Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

deardean 31/03/2024

Como escrito na profecia
"Nós, fremen, temos um ditado: "Deus criou Arrakis para treinar os fiéis". Não se pode contradizer a palavra de Deus."

OBCECADA
Reli ele e devorei como se fosse a primeira vez, a história e os personagens te deixam presos do começo ao fim, toda a riqueza da escrita, a dedicação com a ecologia e o desenvolvimento de todos traz uma imersão maravilhosa e cada página é como se eu estivesse vivendo ali com eles. Com certeza uma das minhas obras favoritas,

É o Lisan Al Gaib não tem jeito.

Bruna.Favorito 31/03/2024

Um das melhores experiências literárias da minha VIDAA!! De verdade Frank Herbert um gênio, está explicado por que Duna é a mãe de todas as ficções científicas por que é perfeita irrevogávelmente deliciosa, ambiciosa e primordialmente perfeita.
Eu entendo o George Lucas por ter feito um copia, mas não faz igual, afinal eu também teria inveja de quem escreveu Duna, e pensaria meu deus por que essa ideia não foi minha primeira!

Guilherme Fernandes 31/03/2024

Duna!
?Em tempos, os homens entregavam o pensamento às máquinas, na esperança de que isso os libertasse. Mas só permitiu que outros homens com máquinas os escravizassem?

Paulo Victor 31/03/2024

Magnífico
Não é um clássico absoluto por acaso. Uma história que sobreviveu décadas afio e, até hoje, é extremamente relevante, tanto pelo lado político, ecológico ou até mesmo de narrativa. Usualmente, costuma-se limitar a literatura do século passado como leituras massantes e difíceis. Como um leitor não convencional de obras antigas, Duna me deixou apaixonado, a construção dos cenários são tão boas, os personagens tão marcantes e a escalada da história tão genial que estou absurdamente apaixonado, a escrita desse cidadão é coisa de louco, sou muito fã e quero muito poder seguir lendo os outros títulos da saga. Duna é genial e atemporal, uma obra que conquista geração atrás de geração. E eu, sem dúvida, fui conquistado.

bia.aps 31/03/2024

O livro é melhor que o filme ?
"Um mundo é sustentado por quatro coisas: o conhecimento dos sábios, a justiça dos poderosos, a prece dos justos e a coragem dos bravos. Mas tudo isso de nada vale sem um governante que conheça a arte de governar."

"É surpreendente saber quantas pessoas não acreditam ser capazes de aprender e quantas outras creem que aprender é difícil."

"O medo mata a mente."

"- Àqueles que ainda não morreram.
- Então deixe-nos viver enquanto é tempo."

"Nas profundezas do inconsciente humano, encontra-se uma necessidade difusa de um universo lógico e que faça sentido. Mas o universo real está sempre um passo adiante da lógica."

"Quando a religião e a política viajam no mesmo carro, os condutores acreditam que nada é capaz de ficar em seu caminho. Seu movimento tornar-se impetuoso, cada vez mais rápido. Deixam de pensar nos obstáculos e esquecem que o precipício só se mostra ao homem em desabalada carreira quando já é tarde demais."

"Quando a lei e o dever, unidos na religião, são a mesma coisa, a pessoa nunca chega à consciência plena de si mesma. Será sempre pouco menos que um indivíduo."

"É preciso que a religião continue a ser uma válvula de escape para as pessoas que dizem a si mesmas: 'Não sou o tipo de pessoa que quero ser' . Não pode jamais se degenerar num ajuntamento de pessoas satisfeitas consigo mesmas."

"Quando a religião e a política viajam no mesmo carro, quando esse carro é conduzido por um homem santo vivo, nada é capaz de ficar em seu caminho."

Phagas 31/03/2024

OBCECADO
Assisti o primeiro filme pro Oscar e amei, mas assim q terminou o segundo filme, antes de me levantar da cadeira do cinema, entrei na Amazon e comprei os 2 boxes, de tão aficionado q fiquei com os filmes, agora tendo livro o primeiro livro fiquei ainda mais imerso nesse universo, super rico, cheio de personagens cativantes, tem uma narrativa q te leva para uns lugares q vc nn imagina mesmo tendo visto os filmes, é um experiência incrível, eu inclusive recomendo q vejam os filmes antes, assim seu entendimento do livro vai ser maior e vai ser mais divertido ler. Mas então pq nn dei 5 estrelas, eu acho q o livro peca em relação ao filme com a construção de tensão, no filme a questão do/da traidor (a) é algo q nos deixa apreensivo, e pensando em quem pode ser, como no livro temos acesso ao pensamento de todos os personagens, sabemos quem é muito cedo e não nos deixa sentir aquele nervoso e tensão em descobrir, e também pela personagem da Chani que é completamente diferente dos filmes e eu PESSOALMENTE prefiro a abordagem q os filmes deram, mas tirando esses dois pontos, é um livro perfeito

Ricardo 31/03/2024

É meio injusto não dar 5 estrelas só por que o final não é taaaao perfeito quanto o final do livro, mas fazer o que. Fora isso, que livro fenomenal, que mundo bem construído, que trajetória incrível. A gente fica na mesma posição do Paul, sabendo que está por vir e ao mesmo tempo não sabendo, é incrível a forma como a história é contada. Um livro tão bem feito envelhece como vinho, parece mais fresco do que a maioria de obras de ficção científica que vieram depois.

VictolR 30/03/2024

Muita intriga, fofoca e areia
Gostei demais de toda a história, o livro pode ser um pouco lento no começo, sendo basicamente só discussões políticas, um bando de velho ameaçando e querendo matar uns aos outros, mas ainda é muito divertido. Mas é depois dos 60% que o livro realmente começa a ficar incrível, o Muad'ib é sensacional, que mlk foda

Gabriela3462 30/03/2024

Duna
Duna (1° Duna)
880 páginas

????.5

Livro incrível. Simplesmente encantada pelo universo e sua construção. O fato de Frank Herbert ter tido a capacidade de criar algo tão surreal com temáticas super realistas é, sem dúvida, de se admirar ao máximo. A história em si me cativa muito por ter disputas políticas, ser tão fantasioso e ao mesmo tempo trazer temas tão importantes e atuais. Como, por exemplo, a escassez de água. E sem dúvida, a crença e o fanatismo retratado são obviamente o ápice.

12/03/24 - 30/03/24
Livro 24

Palito Holl 29/03/2024

Bendito seja esse livro
Por trás da ficção e do romance, Duna é um manual de política e religião. E isso fica ainda mais claro nos apêndices (vale muito a pena ler também).
O tema central do livro é a humanidade, destacada desde o primeiro capítulo. Humanidade essa que é tratada como espécie: origens, fraquezas e evoluções da nossa raça.
Existe algo mais humano que religião e política?

Luis361 29/03/2024

Areia no cool e gritaria
Resolvi ler esse livro pois achei o filme de 2021 chato.

A parte que diz respeito ao primeiro filme (cerca de 60% do livro) é muito boa, explora sim coisas que teriam feito toda a diferença no filme.

Após isso, da uma grande decaída na transição do segundo para o terceiro livro interno, destoando de tudo que já tinha sido apresentado, o que poderia facilmente ser um livro a parte, pois apresenta muitas coisas novas que nem chegam a ser nada na maioria das vezes.

Perto do fim, a qualidade da um salto novamente, não explicando exatamente o que aconteceu no time skip de dois anos, os poderes do Paul e nem nada muito elaborado, o que é até bom para dar pano para o resto da franquia.

A extensão da influência de Duna na cultura é inegável, o livro é muito bom, mas não é tudo aquilo que os alucinados dizem.

Talvez eu veja o segundo filme e em um futuro breve leia o segundo livro.

yas 29/03/2024

O que eu senti durante a leitura foi uma grande de emoções. só li porque gosto dos filmes. achei o livro muito bom e interessante, um universo muuito bem construído, mas certas partes foram bem entediantes (tanto que acho que por isso levei tanto tempo pra terminar).

malu 29/03/2024

O livro é bom sabe, entendo dizerem que é um dos maiores de ficção científica, o mundo criado aqui é realmente mt interessante e da pra ver a influência que ele teve e tem até hoje. Mas o livro, apesar de não ter uma linguagem complicada, não é uma leitura rápida ou fluida, meio que eu lia um capítulo e n dava essa vontade de ler outro, também achei o final meio mais ou menos