Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Joaoao 21/04/2024

Duna
Legalzinho, mas dava pra ter diminuído essas páginas aí né
Enrolação do caramba, não era mais fácil enrolar um pouquinho só e ir direto pro ponto ?

Byfeferreira 21/04/2024

Ótimo início!
?Duna? já estava na minha lista há bastante tempo para ler, mas resolvi ler depois dos comentários muito positivos a respeito da segunda parte do filme que estreou esse ano.

O início confesso que foi bem complicado, muitos nomes de pessoas e lugares sendo jogados a todo momento na história me deixaram bem confusa e só fui começar a entender mesmo quem eram as pessoas e os lugares a partir do capítulo 10.

Depois que realmente comecei a entender a história fluiu bem mais facilmente e passei a gostar e querer saber mais da história, o que foi muito positivo.

Uma coisa negativa é que achei que faltaram descrições em algumas cenas mais para o final do livro. Algumas cenas importantes parecem que foram cortadas e trazidas de forma editada para o livro, e senti falta de ver mais dessas cenas visto que eram importantes.

No geral, gostei bastante do livro, e quero ler os próximos!!

saasa 21/04/2024

Uau
o livro duna tem um universo de cair o queixo. você lê tudo aquilo e pensa ?como frank herbet teve capacidade de construir tudo isso??. É surreal. Mas também não vou dizer que foi uma leitura fácil e rápida. Demorei cerca de 2 meses pra terminar esse livro e em muitas cenas tive um pouco de preguiça de ler, mas o livro no geral tem um desenvolvimento tão bom que não me impediu de terminar essa obra.

Alice 21/04/2024

Duna é realmente tudo que dizem sobre ele, tão bem escrito e rico em detalhes importantes, a política nem se fala. Só que os personagens são tão perfeitos que acabam sendo falsos, como se fossem parte da decoração, isso acabou prejudicando um pouco a leitura.

William 20/04/2024

Que livro BOM !
Lendo muito por conta dos filmes, mas, que delícia de leitura.

Tem muita coisa que ficou de fora dos filmes como a relação de Paul com Chani e suas consequências; aprofunda bastante na cultura e política dos Fremen.

10/10 - recomendo a todos que gostam de uma boa história de ficção.

Victória 20/04/2024

O poder do deserto
Adiei essa leitura por três anos e ainda bem que escolhi o momento certo para fazê-la.
Afinal, Duna não é um livro fácil e o exemplo mais emblemático disso é o fato da edição possuir um glossário com várias páginas no final.
Mas isso se deve completamente à genialidade e grandeza da obra, que pelo 1 mês e meio que me custou para finalizá-la, me deixou totalmente imersa nas dinâmicas políticas, religiosas, sociais e fantásticas contidas em Arrakis e seu entorno; cada coisinha em Duna é pensada e expandida além das 640 páginas nas quais a história está inserida.
Por anos eu venho procurando um livro que me cause a mesma sensação que As Crônicas de Gelo e Fogo me causaram, e eu diria que Duna definitivamente cumpre esse papel de certa forma, inclusive, muitas coisas que o George RR Martin criou podem ter sido retiradas do Frank Herbert.

No entanto, a principal diferença em relação ASOIAF acontece na fluidez da narrativa. Duna tem vários altos e baixos ao longo do livro, pois uns capítulos são super envolventes enquanto outros bem arrastados. Além disso, a quantidade de termos e conceitos novos, e um certo tom místico e onírico em algumas partes pode dificultar a leitura e deixá-la cansativa.

Por conta disso, acho que o filme do Denis Villeneuve fez um bom trabalho em ir direto ao centro da história sem tirar os pontos principais, pulando os detalhezinhos. Mas pra mim, são esses detalhezinhos que dão a alma pra toda a trajetória do Paul e de Arrakis, então acho que vale muito a pena superar o cansaço das partes arrastadas do livro, e não vejo a hora de fazer uma releitura no futuro.

isa 19/04/2024

Duna, pra mim, é um dos melhores (se não o melhor) livros de ficção científica que existem. Ele nos introduz a um universo super completo e bem escrito, que dá vontade de se afundar cada vez mais nele. É também uma grande crítica e lição, que faz cada vez mais sentido comparado com o contexto em que vivemos.
Reler Duna após ver os filmes, parte I e II, é magnífico. Me fez entender mudanças que foram feitas da história pro filme e admirar a precisão das cenas que continuaram as mesmas.
A construção de universo de Frank Herbert é perfeita. Dá pra ver que cada detalhe foi pensado e isso contribui muito pro entendimento do livro, e nos faz amar ele cada vez mais. Os personagens também são super bem construídos, cada um tem sua essência e isso contribui bastante também pra experiência de leitura.
Por fim, Duna é um clássico atemporal que faz valer a pena cada página lida. É lindo, trágico, te faz sentir mil sensações diferentes e você sente que não quer acabar nunca.

Marcos Toledo 19/04/2024

Eu amei muito, fiquei totalmente submerso na história.

Assim, genial.

Duna é conhecido por ser uma das ficções científicas mais importantes a literatura. Mas acho que também bebe muito na fonte da fantasia.

Muito dos clássicos do gênero beberam na fonte de Duna. Então algumas coisas podem ser repetitivas para gente, mas Duna que meio que inventou haha.

Eu acho que ter visto os dois filmes antes de ler ajudou, eu consegui entender melhor o livro. Então achei tudo muito fácil de ler e entender.

O livro é uma jornada de Messias do nosso protagonista: Paul Atreides.

Dividido em duas partes, confesso que amei muito a primeira parte (e não curto tanto o filme 1). Mas a parte dois também é muito boa.

Eu gostei muito da história, do messianismo da trama, da construção das personagens, da construção dos mitos?

Obs.: amei os apêndices no final do livro

Marcos Toledo 19/04/2024

Eu amei muito, fiquei totalmente submerso na história.

Assim, genial.

O livro é uma jornada de Messias do nosso protagonista: Paul Atreides.

Fernando642 19/04/2024

Tô com preguiça de falar mas...
O livro bom meu. O Universo é tão robusto que teve momentos que eu fiquei só lendo o glossário para ver todos os termos que existiam ali. História fora de série tbm. Ótimo demais

Leonardo 19/04/2024

Melhor livro que ja li na vida
Realmente uma das melhores escritas que já li, amo ficção e romance e é um mundo complexo e denso que te prende do início ao fim não consegui parar enquanto nao terminasse!

Clara 18/04/2024

"Absolute cinema!"
Que livro incrível! Eu confesso que esperava que ele fosse um livro muito arrastado e difícil de ler, considerando que foi escrito na década de 60, mas é muito bom. A parte mais difícil de entender, na minha concepção, é o início, porque o autor não parece fazer muita questão que nós, leitores, entendamos o que está acontecendo ou o universo do livro. Ele só joga a história lá e a gente que se vire. Mas nesse quesito, o fato de eu ter assistido o filme antes de ler, me ajudou muito a entender o que estava acontecendo e como funcionava o universo (assim como ler o livro me ajudou a entender algumas coisas do filme).

Não vou dizer que ele tem uma leitura "fácil" igual essas fantasias infantojuvenis atuais, mas, por incrível que pareça, eu achei a história muito envolvente e realmente me prendeu. E que proposta e construção de universo incrível! Eu fiquei pensando nesse livro (e nos filmes) por dias, conversando sozinha como se estivesse contando para alguém kkkkk. Tenho que confessar que meu cérebro é um pouco limitado, então sim, teve algumas partes que eu não entendia, mas era só seguir o baile. Um dos motivos disso foi a grande quantidade de palavras e expressões que eu não fazia ideia do que significava. Eu só fui descobrir que tinha um "dicionário" no final do livro quando eu terminei de ler (sim, eu li em um PDF pir4ta).

Outro ponto importante de ressaltar é que o livro não tem a mesma "dramaticidade" dos filmes, desde o ínicio já é deixado claro o plano dos vilões e o que vai acontecer e aí você fica se perguntando "será que vai acontecer isso mesmo?" (eu não fiquei porque já tinha assistido o filme, mas mesmo assim). Então assim, não esperem sentir aquela mesma "emoção épica" dos filmes.

Em resumo é isso, amei o universo e a história, mas não sei se vou ler os próximos da série por agora, querendo ou não é uma leitura mais densa.

Tarumim.Villanueva 18/04/2024

Duna
"A pergunta, no caso dos seres humanos, não é quantos conseguirão sobreviver dentro do sistema, e sim que tipo de vida levarão aqueles que sobreviverem."
-Pardot Kynes, primeiro planetólogo de Arrakis

O segredo pra ler Duna é persistir e ir aceitando todas as informações que o autor joga na sua cara nas primeiras
100 páginas. Depois a história flui por si só e você vai se encontrar maravilhado por toda a intriga política, religiosa e ecológica do livro.

Toda narrativa política, cheia com jogos de trapaças, traições e muito mais me fizeram ficar um pouco obcecada, e apesar de ser uma leitura densa e maçante em nenhum momento me vi desinteressada pelos personagens, pelos problemas e pelas doideiras do livro em si.

Os personagens aqui apresentados são espetaculares e cada um tem seu próprio papel na trama seja ele um guerreiro, um herói ou vilão.
Mesmo Lady Jessica sendo uma personagem inteligente e astuta vemos nela a fragilidade que uma mãe carrega, Paul que tenta evitar um futuro pior ja predestinado cumpre muito bem seu papel de herói, líder religioso e talvez um anti-herói?
Gurney Halleck foi meu personagem de apego e sua lealdade é com certeza a melhor do livro.

A minha nota só não é a máxima pois, na terceira parte as coisas ficaram um pouco confusas ,como um salto temporal sem muita explicação, situações que foram apresadas em varias partes, além de querer ler mais do relacionamento da Chani e do Paul.

Recomendo Duna até para aqueles que não curtem muito ficção científica ou nunca leram o gênero pois, com certeza Duna é um livro atemporal muito á frente de seu tempo que traz questões muito debatidas até nos dias de hoje.

RenanSantana1 17/04/2024

Uma ficção científica original
Duna esteve parado na estante por alguns anos e sem pensar muito resolvi lê-lo. Numa rápida folheada percebe-se muitos diálogos, mas não se enganem pois a leitura é ligeiramente densa, pelo menos é o que achei.
A trama em si tem elementos que eu ainda não havia lido em outras ficções do gênero. Portanto, no aspecto da originalidade, me ganhou. Há muitos jogos políticos e de interesse ao longo de todo o livro. As personagens são cativantes e parecem ter vida própria para além das páginas.
Não dou 5 estrelas porque não me cativou por completo. Gostaria de ler outros livros da saga mas talvez fique por aqui mesmo.