Duna Saga (eBook)

Duna Saga (eBook) Frank Herbert

Resenhas - Duna

Gui Atreides 27/04/2024

Inigualável, genial e excepcional: Duna é uma obra de arte.
É como eu disse no título: Inigualável, genial e excepcional: Duna é uma obra de arte.

Duna é uma obra literária tão perspicaz e genial. O livro é surpreendentemente tão atual quanto eu pensava ser. Frank Herbert estava, de fato, a frente de seu tempo; o escritor é um completo visionário. É interessante essa visão dele, até porque o livro aborda a atualidade daquela época, anos 60. Entretanto, são a partir de obras antigas como essa que notamos que nossa sociedade tende a ficar sempre estagnada num certo ponto. Nós nunca avançamos, mas quando damos pequenos passos, mais próximos da obliteração humana vinda de máquinas chegamos. E é daí que surge uma das minhas falas favoritas de Duna:

? Um dia os homens entregaram a própria razão às máquinas, esperando que isso o libertasse. Mas só se deixaram escravizar por outros homens com máquinas.
Nisso, nota-se algo me deixou pensativo e me fez refletir por um bom tempo após finalizar a leitura: daquela época até os dias atuais se passaram cerca de 58 anos ? cinco décadas ?, mas certas atitudes dos seres-humanos não se aprimoraram nem um pouco. E, serei sincero ao dizer que possivelmente nunca irá. Vivemos um ciclo que se retrocede sempre, exatamente por esse motivo Duna e outras obras que têm como objetivo abordar percepções humanas continuarão sempre atuais.

Frank Herbert era um escritor muito astuto, característica que ele demonstra principalmente em sua obra-prima Duna, introduzindo o seu leitor, de maneira muito delicada, um universo que se passa no ano 10.191. Algo totalmente inesperado, que eu possuía ciência, porém não sabia que seria feito de maneira tão precisa e bem executada, foram as metáforas sutis que o escritor desenvolve entre esse universo tão longínquo com o nosso planeta atual, Terra. Foi algo que funcionou de uma maneira espetacular, se atentando em cada detalhe, cada problemática vista na época que, reforço novamente, se mantém atual até hoje.

A escrita de Frank Herbert é completamente fluida e única, seu modo de escrever demonstra aquele empenho em que ele tinha ao criar algo que fosse bom, relevante, que fosse conquistar as pessoas. Me senti engajadíssimo no livro não apenas pela estória sensacional, mas também pelo capricho do escritor. Ele claramente não queria fazer algo qualquer.

Abordando agora a estória em si, Duna é extraordinário, uma obra de ficção científica insubstituível. Seus personagens, a ambientação, as questões políticas apontadas e apresentadas minuciosamente, entre outros diversos elogios que tenho para este grande livro. Quanta genialidade produzir um livro tão fantástico quanto esse.

O desenvolvimento de cada um dos personagens me deixou atônito. Aos poucos ir vendo cada um deles se sentirem forçados a agir pensando politicamente diante de tragédias, se tornando cada vez mais gananciosos, a ponto da própria mãe se surpreender com a mudança de seu filho.

Dos personagens principais, eu diria que a Lady Jéssica é uma das minhas preferidas, eu amo como as Bene Gesserit agem, pensam, fazem coisas num contexto geral. A atmosfera em cada uma das Bene Gesserit é Inigualável, tão fortes e corajosas. Ademais, há personagens secundários que me chamaram muita atenção durante a leitura, o Liet Kynes é o principal dentre esses. Que personagem cativante, falas tão astutas, maneiras de agir tão bem pensadas.

É um livro grandioso que vai surpreender qualquer um que pegá-lo para ler. Os termos chamam muita atenção, e são tão importantes que há um glossário inteiro ? de A a Z ? nas páginas finais.

Para finalizar, não importa quantas vezes você for avisado de que essa é uma obra que se mantém atual, pois, ao finalizá-la, você vai se surpreender com o quão de fato ela persiste relevante aos dias de hoje. Leiam Duna, pessoal. Esse é o concelho que darei a todos leitores que conheço. Duna é uma leitura necessária, qualquer pessoa deve experienciar a grandiosidade desse universo e a magnificência da escrita de Frank Herbert. Nem preciso dizer que se tornou um dos meus livros favoritos, não é? Leiam Duna!

Gabriel 27/04/2024

Uma histórias bem complexa que leva seu tempo para destrinchar todos os seus aspectos. Em uma visão superficial pode se parecer como uma típica história de salvador branco, porém o autor faz questão de nos lembrar a todo o momento sobre o condicionamento do colonialismo.
Gostei muito dos filmes, porém o livro me passou uma profundidade maior sobre os freeman e sua cultura. Apesar da fé na religião, eles não sentavam estáticos esperando a mudança chegar a eles, o propósito deles de mudar arrakis lentamente diz tanto sobre esse povo e acho que o filme falhou em não abordar sobre isso.

Alia melhor personagem, espero ver mais da mini queen nos outros livros.

Itaron 27/04/2024

Areia, vermes e religião
Demorou, mas consegui terminar. O livro é incrível, mas o início pode ser um pouco cansativo devido a todo worldbuilding e contextualização. Entretanto, a partir do segundo livro (O messias) as coisas começam a ficar muito intensas. Acredito que ter assistido os filmes tenha me ajudado a conseguir entender mais do mundo de Duna. O livro por si só supera muito os filmes por conta da grandiosidade que é, tecnicamente, impossível transpor para as telas.

Miry 27/04/2024

A história é boa mesmo
Algumas diferenças são tão nítidas do filme que chega a ser grotesco. E a própria personalidade de alguns personagens também. Paul é um machão e a Jessica uma chata. Alia uma afrontosa (adorei ela). No filme 1 nao deu pra ver muito da personalidade da Chani, mas ela pareceu ter uma personalidade muito mais forte do que no livro. A Chani no livro pareceu bem apagada. Gostei muito do conceito político as intrigas e tudo que se envolve no governo de um planeta. Não é aquela coisa de ?amor cura tudo?. É uma fantasia clássica mesmo.

nathaliabeatriz 26/04/2024

"Mas o universo real está sempre um passo adiante da lógica"
Escritores que conseguem criar um novo universo completo com novas formas e arranjos sociais sempre terão toda minha admiração, e não é diferente com Duna. Este é um livro denso sim, é um daqueles que não vai te entregar as informações de uma só lapada, mas ao mesmo tempo é incrivelmente bem trabalhado, vê-se quão bem foi estudado os mais diversos assuntos e referências presentes aqui (deixo um destaque para as questões ecológicas de Arrakis que eu só achei incríveis msm). Apesar das qualidades, um ponto um tanto negativo na minha visão foi a complexidade (pra mim, desnecessária em alguns momentos) na escrita de assuntos que por si só já eram complexos de explicar.

Carlos 26/04/2024

É uma leitura fascinante. Hebert cria um mundo complexo e interessante, assim como uma história intricada e que provoca nossa imersão. Espero que os demais livros sejam tão bons quanto o primeiro.

Leandro 26/04/2024

O que vem agora?
A pergunta que me faço ao terminar o livro é essa: O que vem agora nos outros livros?
Um livro completo. Personagens fantásticos e cheios de segredos que vão se revelando em todo tempo. Várias reviravoltas. Tradições e culturas únicas de cada povo. Política, negociações, traições, mentiras, manipulações, transformações, tecnologia, escassez de recursos, vários inimigos?
Uma narrativa completa numa linguagem e modos diferenciados de cada povo. E sabedoria e perspicácia das Bene Gesserit?
Demais. 5 estrelas sem dúvidas?

Expedicionário Literário 25/04/2024

Minha experiência com "Duna" foi intensa e desafiadora. A trama gira em torno da produção de especiaria, o "Melange", que é vital para a navegação interestelar e possui propriedades extraordinárias, como conceder poderes mentais e prolongar a vida. Nesse universo complexo, um único imperador governa as casas nobres e controla o fornecimento da especiaria, protegido por um exército leal conhecido como Sardaukars.

As casas nobres, por sua vez, têm suas próprias forças militares e se preparam para um possível conflito contra o império. O palco central dessa trama é o planeta Arrakis, onde os vermes de areia, fonte da especiaria, habitam. Os nativos, os Fremen, são guerreiros habilidosos, porém oprimidos pela tirania dos Harkonnens, que dominam a extração da especiaria.

Quando os Atreides assumem o controle de Arrakis, tornam-se alvos de uma armadilha do imperador e dos Harkonnens, resultando em um massacre quase total. Paul, o membro mais importante da família Atreides, escapa e dá início à profecia do Kwisatz Haderach, liderando os Fremen em busca de liberdade.

A leitura foi densa e demorada, levando mais de um mês para ser concluída. No entanto, o autor merece crédito por criar um universo tão rico e complexo. Apesar do estilo descritivo, que geralmente me incomoda, neste caso foi necessário para construir o mundo de forma detalhada. No geral, "Duna" é indiscutivelmente uma obra-prima, merecedora de todas as suas cinco estrelas.

Felipe.Barcelos 25/04/2024

Uma grande obra
Assisti os filmes e quis me aprofundar mais no universo de Duna. E que grata, surpresa! O livro se mostra tão atual e profético. No decorrer das páginas percebemos que muito do que aconteceu ali, pode sim acontecer na nossa realidade de mundo. Principalmente com o advento da I.A. Personagens com profundidade, história bem construída e... Apenas leiam!

Sofia.Kloos 25/04/2024

Duna.
Concordo plenamente com a frase: "Não conheço nada que se compare a este livro, a não ser o Senhor dos Anéis".
Eu me apaixonei por esse livro que conta a toda a trajetória de Paul Atreides até ele se tornar o Lisan al-Gaib. A história é um dos melhores romances de ficção científica que já li em toda a minha vida.
Mal posso esperar para ler os outros dois livros da primeira trilogia. Super indico para quem tem interesse em lê-lo, é fascinante!
O livro é muito detalhado e te deixa totalmente imerso em um novo universo (tem até um dicionário no final do livro para você ver os significados das palavras novas).

Gigi 25/04/2024

Ficção científica de milhões
Não é atoa que tem o hype que tem. Duna é um livro complexo mas que te imerge dentro do universo da melhor forma?

Foi uma experiência muito boa ter lido após assistir os dois filmes? Gosteii mesmo!! A adaptação tem suas perdas mas, na minha opinião, está muito boa!!

Andra265 24/04/2024

Absolutamente perfeito
Eu particularmente nunca fui a maior fã de ficção científica, principalmente pela escassez de boas personagens femininas. Duna veio como uma luz no fim do túnel para todas as mulheres da ciência.

A obra contém personagens femininas completas, com suas próprias vontades, ideias e ações. Mesmo sendo protagonizado por Paul, o livro não descarta em nenhum segundo a importância das mulheres na vida dele.

É um universo completo e lindo, cheio de ciências, filosofia e a velha politicagem. 680 páginas de questionamentos, ações e reações, com um ritmo interrupto.

Uma leitura boa, fácil e construtiva.
Entrou na minha lista de favoritos.

Larissa.Queiroz 24/04/2024

Eu não devo ter medo. Medo é o assassino da mente. Medo é a pequena morte que leva à aniquilação total. Eu enfrentarei meu medo. Permitirei que passe por cima e me atravesse. E, quando tiver passado, voltarei o olho interior para ver seu rastro. Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu permanecerei.

Cinthia 24/04/2024

Um mundo todo novo?
Uma leitura imersiva em um mundo totalmente novo. Quanta criatividade! Um livro muito bem escrito, mas cheio de termos novos que deixa as coisas confusas e mais lentas em alguns momentos.Realmente aquele glossário no final é necessário.