Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Giii 31/05/2021

O começo é meio lento, mas se faz importante para entender o restante do livro, e a importância de cada personagem além do mais como o Paul foi treinado e ensinado.

É incrível o universo criado pelo autor, além de sua grandeza, também é algo que nunca vimos. E também a biologia que é abordada no livro torna tudo mais fantástico.

João 08/11/2020

Árido, quente, eterno...
Um calhamaço cheio de elementos que se transformaram em referências em diversas obras mais atuais. A discussão sobre ecologia, filosofia, política, religião, bem como uma trama inesquecível repleta de momentos épicos, me levaram a Arrakis (Duna) e me fez sentir sede, calor, agonia, mas principalmente muito prazer numa jornada única e fantástica.

Guellere 06/07/2023

DUNNA
Gostei muito de DUNA, é uma leitura extensa e rica de informações que no decorrer você acaba se acostumando com o que o autor quer propor. É um clássico da ficção científica, escrito em 1965 por Frank Herbert

Duna se passa há milhares de anos à frente do nosso tempo. É uma sociedade que se sustenta em alguns pilares: tem o poder centralizado nas mãos do Imperador, que comanda as Casas Nobres, cujas famílias revezam o domínio sobre planetas específicos; uma Guilda Espacial, que monopoliza as viagens espaciais e quem detém o comércio e consequentemente, a economia; e uma ordem de mulheres com poderes e objetivos obscuros, conhecidas como Bene Gesserit.
No Livro 1° os acontecimentos ocorrem sobre duas dessas casas, que são mais importantes para a trama: Os Atreides, que habitam o planeta de Caladan, e os Harkounnen, responsáveis pelo planeta de Arrakis, um lugar desértico, e por isso também conhecido como Duna, único lugar onde se extrai Melange. Essa é uma substância com uma importância crucial para o Império e, portanto, quem detém a extração, detêm um grande poder. Tudo porque essa substância aumenta a percepção das pessoas, aumenta a longevidade e é o que possibilita as viagens espaciais.
Também existe os fremen que sobrevive sobre o deserto de duna e tem suas especialidades pois em arrakis a água é escassa. Para eles é muito importante cada gota, e vivendo no deserto eles precisam criam uma forma para filtrar a própria água de seus corpos sobre um traje especial ( achei super incrível).
A muito pontos em que você precisa prestar atenção, pois são relevantes no fim do livro. Não tem como citar mas vale apena ler.

Sem mais delongas, vamos aos ponto positivo:
É um livro que te coloca dentro de um mundo de imaginação muito boa, e na minha leitura acabei intercalando com o Filme que lançou a primeira parte e funcionou muito bem, pois tornou mais fácil de visualizar o que o autor quer descrever em algumas passagens. Para quem tem dificuldade, segue a dica. rsrs

Ponto negativo:
Por ser um livro com muitos detalhes, acaba sendo um pouco chatinho em algumas partes, mas vale muito a pena pois tem o contexto perfeito para compreensão do final.

E existem pontos do livro que tem a passagem dos anos, no qual o autor não deixa claro no inicio do capitulo, e então o leitor precisa prestar muita atenção, pois fica bem solto a passagem do tempo. Rs

JÁ ESTOU PRONTA PARA LER O SEGUNDO!!! :)

Furacão 04/11/2021

Perfeito, adorei ler isso, Altas emoções Recomendo vocês a ler esse livro, vocês não iram se arrepender assim como eu, Irei ler essa obra de arte o tempo todo, incrivelmente perfeito!

Coelho 09/07/2021

Incrível e frustrante ao mesmo tempo.
O primeiro "livro" é incrível, depois dele você começa a sentir como a prosa não é lá essas coisas, o que te deixa meio dividido: você quer saber mais sobre aquela história, mas a escrita tende a ser cansativa e não muito fluida. O mundo criado realmente é muito rico, e muitas das frases com certeza vão ficar na minha cabeça por muito tempo, mas acho que vou ter que dar um break antes de tentar ler o segundo.

Bia Torrezam 26/10/2021

Fantástico
O livro é maravilhoso, claro que é lento em vários pontos, mas apaixonante. Super recomendo para todos que gostem de ficção científica é uma boa história.

Dri 11/01/2022

Sei nem o que colocar aqui
Eu não sei o que falar, sinceramente. Esse livro é grandioso e não digo apenas em número de páginas kkkkk
É uma mistura de filosofia, ecologia, fuga, vingança, traição, traição de novo. O quanto veneram a água e entendem que ela é o nosso bem tão precioso, sem palavras. Esse autor foi visionário.
Gabriele 11/01/2022minha estante
Esse livro é muito bom e o filme é adaptado com perfeição!

Dri 11/01/2022minha estante
Quero assistir depois

Thauany 07/10/2022

Não terei medo. O medo mata a mente
Ai gente eu achei tão bobo, tão sem graça kkkkkk
Bom, a história é cheia de aventuras e reviravoltas no deserto mas não me conquistou e por várias vezes me senti perdida no enredo.
O ponto alto pra mim foi a última cena do Duque Leto e falas da Alia, no restante achei sem graça.

Evellyn 06/10/2023

O livro é muito bom, extremamente desenvolvido e com uma ótima escrita, mas a leitura foi muito lenta pois normalmente eu só leio romance( romances clichê), mas o livro é muito bom e eu indico muito

tha 25/10/2020

LEIAM DUNA
Acabei de ler Duna e não sei como explicar esse livro e a sensação que ele me causou. Acho que nunca li nada parecido.

A história é muito envolvente e fluída desde o começo, logo no início já sabemos o propósito de cada personagem ali e isso causa aflição para saber como a história vai se desenrolar. É impossível largar o livro.

O universo criado é uma coisa maravilhosa, cada detalhe tem uma genialidade que eu tinha visto poucas vezes e me deixou maravilhada.

Eu amei cada um dos personagens e as lendas criadas em torno deles e a forma que o autor abordou a religião e a esperança das pessoas daquelas lendas e todas as crenças e os costumes dos povo fremen me deixaram em êxtase com essa história.

Vanessa.Mariano 30/10/2021

No começo do livro eu fiquei um pouco perdida , e por isso não muito animada com a leitura , mas depois que fui ambientando com os personagens e a forma da escrita , a leitura fluiu muito rápido. Um ótimo livro , sei que ele foi inspiração para muitos autores e grandes obras que vieram depois . O livro trata ao meu ver como nasce essa figura de "messias" como o povo acredita e vai aos poucos criando um salvador. A questão política tbm esta muito presente no livro . Enfim é um livro que deve ser lido.

Ester 07/02/2022

INCRIVEL!
Simplesmente maravilhoso, a escrita e criação de universo feita por Frank Herbert é perfeita. Uma leitura pesada (pela quantidade de detalhes e informações) e muito diferente do que estou acostumada, mas amei demais, estou muito ansiosa pra continuar a leitura dessa série.

kaio 10/01/2022

Deus criou Arrakis para treinar os fiéis
?? Classificação indicativa: +14 | Gênero: Ficção Científica | Gatilhos: Violência e Alcoolismo ??

Paul Atreides é um jovem de 15 anos que vive em Caladan, foi treinado pelos melhores guerreiros de seu pai, duque Leto da casa Atreides, e pela sua mãe Lady Jessica em sua irmandade que avança os poderes mentais, chamadas de Bene Gesserit. Até que um dia, seu pai é concedido a um planeta onde o bem mais precioso é a água, e se encontra uma especiaria muito valiosa e grandes vermes que as caçam, o planeta Arrakis, ou popularmente chamado de Duna. Em uma grande missão, a família Atreides é enviada para lá e com o passar do tempo descobrem que Paul pode ser a grande lenda do salvador de Arrakis, a Lisan Al-Gaib (a voz do mundo exterior).

Pra começar, Duna não é um livro que eu recomendaria para qualquer um. Se você tem o costume de ler clássicos literários (porque realmente é um clássico da Ficção científica) esse livro é ótimo pra você! Eu li ele por alguns motivos: o primeiro é que sou apaixonado nesse gênero de livro. Segundo, no dia 21 de outubro de 2020 foi lançado o filme Live action dessa obra e contava com muitos atores famosos que eu particularmente gosto. Terceiro, George Lucas, o criador de Star Wars (uma das minhas sagas favoritas) se baseou nesse livro em sua criação. Outro fator que quero ressaltar é que Duna não é um livro que vai te tirar de uma ressaca literária, não é uma leitura leve e você deve prestar atenção em vários detalhes que ele faz ao longo do enredo, eu demorei três semanas pra ler e em algumas partes eu fiquei totalmente perdido na história, mas conforme fui lendo tudo se esclarecia.

Agora falando sobre o conteúdo dele. Paul é um dos melhores personagens já escritos. Ele é tão bem aprofundado na história e totalmente desenvolvido. Na primeira parte (Duna), Paul é retratado como um jovem em treinamento que está se adaptando ao novo planeta que se mudou, e ele começa a perceber como o todos estão sempre batalhando por poder. Já na segunda parte (Muad'Dib), o protagonista se depara com um terrível acontecimento que o obriga a tomar escolhas decisivas para sua sobrevivência e a da sua mãe, assumindo um papel de protetor de sua família. Agora na terceira parte (O profeta) - que se passa quase três anos depois, ele já está com uma autoridade gigante, tomando atitudes maduras demais, nem parece que tem apenas 17 anos. E todas essas mudanças de amadurecimento do Paul são feitas de modo sutil, nada muito forçado e gritante.

Os personagens são muito legais, Aila é o desvio cômico dos diálogos (pena que ela não aparece tanto na história). Lady Jessica é uma mulher muito misteriosa, muitas das vezes eu me perguntava se realmente ela era confiável ou não. Já o vilão, Barão Valdimir Harkonnen, é um homem terrível (o que é bom, já que ele é um vilão KKKKKKKKKKKK), as atitudes dele são totalmente cruéis, você fica com um ódio dele.

Mas o romance não foi tão bem construído, mas entendo totalmente, porque esse não é o foco do livro. Mesmo assim eu ainda queria um pouco mais de aprofundamento nas relações deles (não vou falar os nomes para não dar spoiler).

O universo de Duna é GIGANTESCO, da pra criar tantas novas obras e possibilidade que chega a dar uma crise existencial. São muitas espécies de criaturas, línguas diferentes, lendas, cultura e seus ritos, personagens, cargos políticos, ecologia, leis... é realmente muitas coisas para se aprofundar e ir descobrindo ao longo do livro.

Duna é MUITO bem escrito, me senti muito cult lendo ele KKKKKKKKKKKKK, Frank Herbert se superou, nem imagino quanto tempo ele deve ter demorado pra escrever. As citações que ele faz durante a história são bem filosóficas e deixam um espaço pra você refletir.

No fim, foi uma leitura muito boa, mesmo sendo um pouco confusa e arrastada em boa parte do livro. Eu realmente não consigo dar menos do que quatro estrelas!!
Atenasis 10/01/2022minha estante
Que resenha bonita

kaio 10/01/2022minha estante
muito obrigado ??

Flávia Menezes 10/01/2022minha estante
Bela resenha. ?????? Kaio você gostou do filme?

kaio 10/01/2022minha estante
Uau q consideração!! Sobre o filme... eu ainda não assisti pq queria ler o livro primeiro, mas pretendo ver sim!! :)

Flávia Menezes 10/01/2022minha estante
????

gicherry 21/10/2021

?Despertar de Arrakis?
Até agora esse é um dos livros mais inteligentes que eu já li, o universo é extremamente bem construído, e os personagens são impressionantes, principalmente a história e o propósito de cada um, tenho uma relação de amor e ódio com literalmente todos, principalmente com o Paul. A história foi tão bem desenvolvida, com tantos detalhes que só melhoravam os acontecimentos, sério que livro incrível
Maria 21/10/2021minha estante
Me deixou com vontade de ler agora

Thais645 21/10/2021minha estante
Que legal o seu comentário, essa série tá na minha lista (infinita), mas me animei pra ler