Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Beels 18/08/2021

?Deus criou Arrakis para treinar os fiéis"
Que universo complexo e maravilhoso, meu deus. Fico pensando como tudo isso saí da cabeça de 1 pessoa. 5 estrelas favoritado.

Gabriela3462 30/03/2024

Duna
Duna (1° Duna)
880 páginas

????.5

Livro incrível. Simplesmente encantada pelo universo e sua construção. O fato de Frank Herbert ter tido a capacidade de criar algo tão surreal com temáticas super realistas é, sem dúvida, de se admirar ao máximo. A história em si me cativa muito por ter disputas políticas, ser tão fantasioso e ao mesmo tempo trazer temas tão importantes e atuais. Como, por exemplo, a escassez de água. E sem dúvida, a crença e o fanatismo retratado são obviamente o ápice.

12/03/24 - 30/03/24
Livro 24

Garcia 29/10/2021

Por pouco 5 estrelas... favoritado!
Este livro é um livrão, uma viagemmmm, jasus. Que ainda não terminou uma vez que VOU LER OS OUTROS DE CERTEZA JÁ JÁ A SEGUIR!
Só não dei mesmo as 5 estrelas porque houve momentos que enrolou (pouco, mas enrolou) e momentos em que eu esperava um maior justificação dos acontecimentos e não tive .
De resto quem diz que não percebeu e desistiu, Tenho pena de vocês! A arte está aí esforcem-se por perceber! Lacunas preencham com imaginação e dêem o vosso toque pessoal! Vale a pena está viagem pelo deserto da duna... PS: poupar água ao máximo que isso é uma riqueza!!!!!
E hidratem-se! ?

Edi 08/05/2021

Duna é apaixonante !!
Pra começar falando de Duna devo mencionar a sua leitura longa e complicada no início. O autor nos joga de cabeça no universo onde se passa toda a história e somos pegos por palavras, nomes e termos estranhos.

PORÉM? o esforço é recompensador.

Aos poucos as coisas começam a fazer sentido, ligando uma coisa a outra, e é aí que nos damos conta de como o universo de Duna é complexo e cheio de mistério.

O livro é cheio de ação, aventura, cultura, política, religião, traições e reviravoltas, tudo super intenso e bem desenvolvido.

Os personagens são cativantes e com o passar da história existe um grande desenvolvimento dos mesmos.

O final deixa muitas perguntas fazendo com que o leitor sinta vontade de ler os próximos buscando respostas.

Um ótimo livro, um universo simplesmente incrível.

Silas Jr 03/06/2021

Finalmente li
Pensei que nunca lerei e achei que não iria gostar. Fiquei surpreso com esse universo e quero saber mais sobre.

Luiz.Marcondes 05/03/2022

Obra prima.
Considerado a lenda dos livros Sci-Fi, Duna continua sendo um livro que é um desafio para vários.

Com seu ritmo lento, muitas paginas e altamente descritivo, Duna pode ser considerado um livro razoavelmente inacessivel, mas é uma experiência altamente recompensadora para quem consegue chegar ao fim.
Há uma razão para o sucesso desse livro, não tenha medo e se deixar levar pelo universo maravilhoso que existe nessa páginas.

Targaryen 21/08/2021minha estante
Tbm amei esse livro, ele engloba todas as pautas possíveis de uma maneira genial

Dai 30/11/2023

Achei um pouco cansativo, algumas partes do livro se estendam desnecessariamente para no final acontecer um desfecho muito rápido, que talvez pudesse ter sido trabalhado melhor. Mas a história é interessante, e o universo muito bem construído.

Eduardo.Staque 29/10/2020

Tramas, dentro de tramas, dentro de esquemas, dentro de esquemas, dentro de planos, dentro de planos...
Basicamente esse é um resumo simples de Duna.

Já começo assim: que livro incrivel!!!

E não, o livro não é sobre vermes gigantes como algumas pessoas acham por aí kkkkkkkkk.

Não é um livro fácil e rápido, é denso, com muitas camadas e linhas a serem percebidas e entendidas
Me surpreendeu para um livro de ficção cientifica!
Um futuro muito distante, que pode ser visto com utópico e distópico, mas ao mesmo tempo algo muito fora disso também.

A forma como são abordados temas políticos, religiosos e econômicos, todos independentes, mas muito dependentes um do outro e ligados fortemente para a construção desse universo.
Aqui podemos ver como um líder, seja religioso ou politico, consegue conduzir suas massas para um objetivo, seja ele coletivo ou individual, vemos como, de certa forma, um fanático pode ver e seguir essa liderança de olhos fechados apenas com sua fé.
Religião que por sua vez influencia na construção da politica, que por sua vez ajuda a dar forma em como os mitos são criados, fazendo com que a religião se adapte ao dia a dia e volte a influenciar na politica.

Um alimentando ao outro e se retroalimentando. Um grande ciclo.

Coincidência? Acho que não!

Temos até traições por aqui, acredita?

Será que não vimos isso em algum outro lugar?

Temos ainda grandes casas que detêm parte do poder de decisão sendo comandadas pela vontade de uma grande corporação, que por sua vez, depende em parte de um imperador que também comanda as casas. E todos eles dependem da economia, que nesse universo gira em torno de um produto: a especiaria (ou tempero, que pode aparecer em algumas traduções).

Tudo isso se volta para Arrakis, o planeta conhecido como Duna, já que é só deserto por lá e é onde se consegue essa especiaria.

Há muita coisa para falar por aqui, porém preciso reler esse livro, pois na primeira leitura, sempre queremos saber o desenrolar da trama e chegar logo ao final para saber o fim e assim, é certo que alguma coisa irá passar.

Ficou confuso? Sim! Talvez! Mas a culpa é do livro u.u

garotadovlog 15/09/2021

RESENHA | Duna (Frank Hebert) | por Carol Sant
💭 Não é novidade para ninguém que "Duna", do Frank Herbert é um dos livros mais hypados e bem comentados na comunidade dos livros e da ficção científica, e por assim ser, minha curiosidade falou mais alto e me enfiei em uma leitura conjunta.
Tenho que ser honesta e dizer que não gostei da obra e não foi uma boa experiência de leitura pra mim - talvez por não estar acostumada com o gênero, ou por esse não ter sido o momento certo para que eu fizesse a leitura, talvez porque estava com as expectativas altas demais, talvez porque a história não me cativou e não seja o meu tipo de livro ou por muitos outros motivos.

🗣️ CONTA MAIS, CAH!

No início, a leitura estava muito fluida e eu estava amando conhecer os personagem, principalmente o Paul e a Jéssica, mas conforme outros personagens iam sendo apresentados aos leitores, eu me sentia um pouco perdida dentre tantos nomes difíceis e não conseguia distinguir quem era quem em vários momentos. Outro ponto que me fez perder o interesse em toda a trama do livro, foi as partes onde os personagens conversavam sobre estratégias, especiarias e água - para minha tristeza, eu me sentia uma burra lendo sobre tudo o que eles diziam e não entendendo absolutamente nada (🤡).
Os personagens também foram deixando de me cativar ao longo da história, o Paul em vários momentos se tornou alguém arrogante pra mim em diversos aspectos e a Jéssica se tornou um tanto chatinha por parecer que ela sempre sabia de tudo e sobre todos o tempo todo!
O livro não é ruim, está longe de ser. É um livro muito bem escrito e com uma história complexa, que talvez eu não estivesse preparada para conhecer ainda!

♥️ Mas está tudo bem eu não ter curtido um livro hypado e bem comentado, o problema não está no livro e não está em mim. Somos leitores diferentes com gostos diferentes e está tudo bem nisso também, como eu já disse, nem tudo que te agrada vai me agradar e nem tudo que me agrada vai te agradar.
Beijo em você e até a próxima!

site: https://www.instagram.com/p/CTkzaFsrcEL/
Rafahh 30/09/2021minha estante
Concordo plenamente!

garotadovlog 30/09/2021minha estante
???

Bernardo Luiz 30/12/2021

Um livro sobre, Legado, Traições, Religião e Política ?? !!
Que livro maravilhoso meus amigos,um clássico atemporal, uma leitura gratificante do início ao fim.

O livro conta principalmente sobre a vida do jovem Paul Artreides , filho do Duque Leto, do país de Caladan. A família Artreides está em transição para assumir um novo planeta, chamado de Arrakis, um planeta desértico, repleto de dunas de areia e também hábitat natural dos gigantescos vermes da areia, que vivem nas profundezas do deserto. Nas areais de arrakis está concentrada toda especiaria mélange, que é o produto mais valioso do universo e é o que sustenta a economia global, sendo fonte de alimentação humana e de combustível para as naves imperiais.

Paul sendo treinando desde seu nascimento para combate e sobrevivência, começa a despertar alguns dons latentes, como visões do futuro, onde acaba descobrindo ser o escolhido, o menino da profecia que mudaria o destino do mundo inteiro.

Uma grande traição ocorre dentro da casa Artreides, trazendo consequências catastrófica
a toda família e principalmente ao Duque Leto, Paul juntamente de sua mãe precisa fugir para sobreviver, e o único lugar seguro era o deserto de Duna. Onde os poderes ocultos de Paul se põe à prova pela sobrevivência e sua profecia finalmente se inicia.

Uma história sobre, Legado, Traições, Religião e Política. Sobre Passado e Futuro, Justiça e Liberdade. Uma verdadeira obra de arte da literatura. Recomendo a todos!

Caio_Rafael 09/01/2021

Duna é uma obra prima magnífica!
Duna de Frank Herbert é com toda certeza uma das melhores coisas que eu já li em toda minha vida até o momento, o universo criado pelo autor é fantástico e sendo lançado em 1965, pode ser considerado muito a frente de seu tempo.
Recomendo esse livro para todos que amam ficção cientifica com fantasia, Duna é um livro simplesmente épico. Agora é só aguardar para ver se o diretor Denis Villeneuve irá conseguir fazer uma adaptação digna a esta obra prima.

Bia Torrezam 26/10/2021

Fantástico
O livro é maravilhoso, claro que é lento em vários pontos, mas apaixonante. Super recomendo para todos que gostem de ficção científica é uma boa história.

Evellyn 06/10/2023

O livro é muito bom, extremamente desenvolvido e com uma ótima escrita, mas a leitura foi muito lenta pois normalmente eu só leio romance( romances clichê), mas o livro é muito bom e eu indico muito