Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Bia 13/02/2021

Não é pra mim
Que pena !!! Queria muito ter favoritado Duna, vi que era o favorito de muita gente e também só vi críticas positivas. Não é ruim, pelo contrário , o universo é incrível os temas apontado é muito importante e entendo o porque muita gente gosta.

Mais não é pra mim, achei cansativo e não via a hora de acabar, tava quase abandonar. Pode ser que não li no momento certo, talvez seja porque eu não leio muito ficção científica. Não sei!!!

Donizeti 03/03/2024

Um universo cativante e uma história prazerosa
Duna é uma obra de ficção científica que me propus a ler após tanto me recomendarem e eu nada conhecer da trama.
O livro é dividido em 3 grandes arcos, onde basicamente encontramos a apresentação de personagens e universo, a história de Paul com os fremens e por último o desfecho.
Os 3 grandes arcos são ótimos, com destaque para o segundo arco que para mim foi o mais prazeroso, é incrível acompanhar os fremens e a sua cultura.
Dentre os personagens destaco Paul, Chani e Stilgar que são personagens muito bem escritos e com uma ótima linha de enredo.
Tratando-se de história o livro é ótimo, porém nos momentos de ação foi bem decepcionante, é tudo tão rápido e corrido que chegou a me desanimar um pouco. Outro fator que me decepcionou é alguns caminhos que a história toma, mas isso é algo bem pessoal.
É um bom livro de ficção científica, recomendo a leitura.

Bruno.Oliveira 23/01/2022

Um Excelente Livro
Uma Mistura de Aventura, Ecologia, Religião e Política, Assim Começa Uma Trajetória Para Transformar Um Homem Comum em Herói e Messias.

Karol Alencar 24/11/2021

Duna - livro 1
Duna é arrastado ?! É sim ! Duna é complexo ?! Bastante. Frank é prolixo ?! Demais kkkkkkk?. Massssssss? Duna tbm é atemporal, original, genial e inesquecível!!!!

A história demora um tempo pra prender a gente, por diversos motivos, não acontece muita coisa e além disso o autor criou um vocabulário próprio, ou seja você vai se deparar com várias palavras que só existem no universo de Duna, isso quer dizer que você vai precisar consultar o tempo todo o apêndice que fica no final do livro pra saber o significado das palavras pra poder conseguir compreender o que elas significam e consequentemente entender a narrativa, isso torna a leitura bem cansativa e chatinha e até você se acostumar com isso e aprender as palavras, não vou mentir pra vocês, não é legal kkk depois fica mais fácil, eu prometo kkkkk.

Após superado essa fase a história engata e fica muito boa, a gente se envolve e apesar das poucas cenas de ação, não conseguimos largar, pois a construção dos personagens é impecável de modo que você precisa saber o que vai acontecer com eles, além disso a trama política desse livro é genial,nunca vi nada igual, algo assim de tirar o fôlego, cada coisa ali é pensada nos mínimos detalhes? Todo o universo de Duna, é um presente para o leitor, quando você chega no final você simplesmente não consegue largar de tão incrível que fica, não tem uma ponta solta!!! E é de uma profundidade impressionante!!!!

Cheguei ao fim da leitura olhei pra trás, pensei em toda a minha trajetória acompanhando a vida dos personagens e o universo de Duna e tudo que eu senti foi uma Saudade enorme e um sentimento de que valeu a pena demais cada página, e cada tédio que eu passei kkkk e não vejo a hora de ler os próximos livros pra saber o que me espera desse universo tão maravilhoso que é Duna !

Finalizo minha resenha dizendo a vocês ! Leiam Duna ! Não tenham medo desse calhamaço e nem desistam quando ficar difícil, pq vale muito a pena! Eu garanto !!
??????
Daphini.Santos 24/11/2021minha estante
??

Maravilhoso né ?! ???

Rick 24/11/2021minha estante
?? enquanto isso, eu fico esperando o meu chegar pra começar a ler!!

Karol Alencar 24/11/2021minha estante
Você vai amar Rick ! Vale mto a pena!!!?

Daphini.Santos 24/11/2021minha estante
Eu tô lendo o começo ainda mas já tô amando

Michela Wakami 24/11/2021minha estante
Arrasou, amiga! ??????

Karol Alencar 24/11/2021minha estante
Ai amiga valeu a pena demais ????

Danilo sm 01/01/2021

Um planeta, um povo, um messias
Ecológico, religioso, profético e político. Duna apresenta não só essas, mas inúmeras outras temáticas super instigantes. Com uma narrativa complicada no início, devido a várias peculiaridades desse universo complexo construído por Frank Herbert, confesso que até me habituar com a história, com seus personagens e suas motivações, não foi uma leitura tão fluida.

Além disso, digo que depois da primeira "reviravolta" (falo assim entre aspas porque o autor já insere trechos do que houve depois dos acontecimentos do livro e também deixa claro a ação que irá gerar a reviravolta) há uma quebra na velocidade da narrativa. O lado bom disso é que o desenvolvimento psicológico dos personagens é aprimorado. E com seus vários pontos de vista era preciso uma maior exploração dessas diferentes personagens.

A grande ressalva que tenho dessa história é o seu desfecho, não o evento em si porque é coerente com a progressão do livro, mas com o modo de como foi feito: realmente apressado em comparação com todos detalhes e minúcias das partes anteriores, não teve o peso necessário.

Mesmo assim, gostei bastante. É um livro que possui cenas épicas, que me prendeu na leitura - me fez refletir alguns aspectos sobre assuntos atuais como a monopolização de recursos, e mais complexos como o legado familiar e as percepções da mente humana - possuindo também tem uma bela mensagem de característica social e ambiental com a muito bem feita construção de mundo sobre Arrakis/Duna e a cultura de seu povo, os Fremen, a qual é toda baseada na noção de água como a peça chave, o poder limitado do planeta. Algo que serve como aviso ao povo do planeta Terra sobre a preservação da tão preciosa água.

OBS: na edição da Aleph, os apêndices não foram tão necessários durante a leitura, mas depois que os li, percebi que eles expandem bastante esse universo com várias histórias do passado e métodos usados nesse mundo como as intenções da irmandade Bene Gesserit e da religião dos Fremen.

Mirna.Cristina 11/03/2021

Simplesmente esplêndido! A melhor ficção que já li... estou super ansiosa para ler o 2 livro_ O messias de duna
O que será q me aguarda?

Leonardo 05/08/2020

Ficção Científica Épica
Realmente uma obra-prima, história interessante e muito bem contada. O meio desse livro é simplesmente maravilhoso, chegando ao final dá uma sensação épica mas uma nostalgia e saudade da época em que as coisas eram mais simples, na verdade, essa nostalgia se sente a cada capítulo com uma complexidade e tensão até o final. Realmente muito bom.

yasmin 30/08/2021

é com o coração doendo que estou dando esse total de estrelas. no começo do livro eu estava super envolvida com os personagens, mas conforme a história foi se desenvolvendo acredito que devido à descrição excessiva do ambiente e dos personagens atrapalhou e muito o livro.

Bia 20/12/2021

Incrível
Que livro incrível! Decidi começar Duna por causa do filme e o livro atendeu a todas as minhas expectativas e um pouco mais. É uma leitura lenta e cansativa, mas que me prendeu do início ao fim. Foi emocionante acompanhar a trajetória de Paul Atreides durante a sua jornada em Arrankis, o livro aborda tramas políticas, religiosas e temas ecológicos por se passar em um país onde a vida é dura e a água é escassa, mas que é rico em Melange, especiaria mais importante do universo do livro. Embora a escrita do autor seja lenta, achei a linguagem dele bem simples e fácil de entender, exceto por algumas palavras, mas que não atrapalharam a minha leitura, as descrições do autor me fizeram sentir-me dentro da história. É uma boa leitura, mas que não indicaria para qualquer pessoa, exige um pouco de paciência e pra quem não tem o hábito da leitura ficaria mais difícil de concluir.
Maressa.Pessoa 12/01/2024minha estante
Estou pensando em ler tbm por causa do lançamento do filme, só estou meio atrasada, mas tudo bem. Não acho que vou conseguir ler por ebook, então devo comprar o livro. Em Duna há seres místicos, que lembre seres sobrenaturais do tipo Stranger Things?

Paula 24/11/2022

Ótima leitura
Achei o livro lento, porém a construção de mundo foi muito bem trabalhada ao longo da história.
Mas quando nos acostumamos com a escrita e os detalhes importantes da história o livro muito bom.

Edi 08/05/2021

Duna é apaixonante !!
Pra começar falando de Duna devo mencionar a sua leitura longa e complicada no início. O autor nos joga de cabeça no universo onde se passa toda a história e somos pegos por palavras, nomes e termos estranhos.

PORÉM? o esforço é recompensador.

Aos poucos as coisas começam a fazer sentido, ligando uma coisa a outra, e é aí que nos damos conta de como o universo de Duna é complexo e cheio de mistério.

O livro é cheio de ação, aventura, cultura, política, religião, traições e reviravoltas, tudo super intenso e bem desenvolvido.

Os personagens são cativantes e com o passar da história existe um grande desenvolvimento dos mesmos.

O final deixa muitas perguntas fazendo com que o leitor sinta vontade de ler os próximos buscando respostas.

Um ótimo livro, um universo simplesmente incrível.

Eduarda.Silva 25/09/2021

bom...
O contexto é ótimo, aborda religião, política, meio ambiente e tal, mas eu me decepcionei um pouco com o livro pq coloquei expectativas no lugar errado hahah

Achei que a história iria se passar em torno dos vermes da areia (tipo o filme "O Ataque dos Vermes Malditos"), quem sabe agora eu aprenda a ler pelo menos a sinopse do livro antes de comprar kkkkk

Mas eu recomendo muito, tem elementos interessantíssimos e é muito bem escrito.

Garcia 29/10/2021

Por pouco 5 estrelas... favoritado!
Este livro é um livrão, uma viagemmmm, jasus. Que ainda não terminou uma vez que VOU LER OS OUTROS DE CERTEZA JÁ JÁ A SEGUIR!
Só não dei mesmo as 5 estrelas porque houve momentos que enrolou (pouco, mas enrolou) e momentos em que eu esperava um maior justificação dos acontecimentos e não tive .
De resto quem diz que não percebeu e desistiu, Tenho pena de vocês! A arte está aí esforcem-se por perceber! Lacunas preencham com imaginação e dêem o vosso toque pessoal! Vale a pena está viagem pelo deserto da duna... PS: poupar água ao máximo que isso é uma riqueza!!!!!
E hidratem-se! ?

wendelwonka 15/11/2021

Excelente
Livro incrível e essencial pra quem curte sci-fi. Apesar do começo arrastado, a história desenvolve mt bem. Não gostei mt do modo como a passagem de tempo é retratada, mas ok :p