Nós matamos o cão-tinhoso

Nós matamos o cão-tinhoso Luís Bernardo Honwana

Resenhas - Nós matamos o cão-tinhoso

golden_onion_lari 15/11/2023

Se apegue aos detalhes
O livro é um compilado de contos, passados durante a década de 1960 em uma Moçambique colonizada, que relata os pormenores e a luta de um povo contra as amarras do opressor europeu. Apesar de ser uma leitura densa e por vezes confusa e repetitiva, é extremamente rica. Depois de recorrer a várias análises e refletir sobre cada elemento dos textos, o livro é uma mensagem do autor ao seu povo diante sua realidade e um convite a reflexão: é melhor ser revolucionário ou agir com cautela? Ser impulsivo ou aguentar até que o momento certo apareça?

Os contos são uma mensagem de união, conhecimento e luta. Além de estarem carregados de denúncias em meio há um cenário de colonização, também é uma crítica e análise de diversas posturas diante a opressão. O que fazer?

Apesar de uma leitura demorada e por vezes cansativa, valeu muito a pena ter contato com tamanha genialidade.

Lorena760 12/11/2023

Amei!
Tinha esquecido de colocar como concluído?
eu amei o livro, são contos maravilhosos com muitas reflexões importantes, sobre, principalmente, a luta de um país colonizado. Recomendo super

Mariana.Percabeth 09/11/2023

Excelente
O primeiro conto eu não tinha entendido a metáfora e no último conto, como eu gostaria de não ter entendido.

Isabelalalala 07/11/2023

Um livro que precisa ser lido por motivos muito maiores que a prova da fuvest. Trazer temas tão fortes em contos tão envolventes não é algo simples. É uma leitura rápida, mas física. Você sente cada conto, sente cada palavra, cada analogia. Belíssimo e de uma importância sem tamanho o trabalho de Honwana! Viva a literatura africana (na qual pretendo conhecer mais e mais).

Giorgia 02/11/2023

Uma leitura complicada
Li esse livro para um trabalho da escola e achei extremamente confusa a escrita do autor. A minha maior dificuldade foi acompanhar o narrador, já que ele mudava do nada, apesar disso o livro tem um peso muito grande e apresenta críticas muito profundas.

Caroles2 02/11/2023

Esse é meu primeiro contato com o autor e foi uma experiência ótima. O conjunto de contos abordam uma visão sobre a colonização moçambicana de modos distintos, porém sempre mostrando ao leitor a posição dos povos originários nessa história.

Recomendo leitura!

Gabi.Neman 31/10/2023

Muito bom mas?
Muito bom mas fazendo a resenha um tempo depois não lembro direito da história skskskkk. Lembro que na época gostei bastante e o conto principal do cão tinhoso me tocou muito, são contos que revelam a literatura africana como muito relevante e interessante. Ótima a leitura.

heitor_rg 25/10/2023

Por trás
Esse livro, não pode ser feito com uma leitura literal e ao pé da letra, nada é apenas o que está escrito, em todo livro são feitas analogias entre o regime colonialista opressor e os colonizados por meio dos personagens dos livros, também descreve a censura e o medo por meio dos contos. Ótimo livro pra se aprofundar entender de verdade o que está por trás da escrita.

Mafe 22/10/2023

A violência material e simbólica do colonialismo
Esse livro me surpreendeu muito!! confesso que pelo título eu não estava muito afim de iniciar essa leitura, mas agora que finalizei posso afirmar que valeu muito a pena. o conto que dá nome ao livro é muito interessante e quando pesquisei as metáforas e simbologias por trás da história fiquei chocada com a genialidade do autor. tiveram alguns contos q eu não entendikk mas faz parte né, e meu favorito foi "Papá, cobra e eu" a história sendo narrada pela criança é ingênua e ao mesmo tempo avassaladora.

Isa 20/10/2023

Leitura angustiante
Gostei muito do livro, a experiência é angustiante de ler e foi bom aprender mais sobre a situação de Moçambique sob influência do colonizador. Meu conto preferido: As mãos dos pretos

Leh 18/10/2023

Li para fazer uma prova na escola, mas sinceramente sei que não entendi tudo que a autora queria passar com os contos que compõem este livro, o que importa é que fui bem na prova.

mntainsound 18/10/2023

"o que os homens fazem é feito por mãos iguais."
O livro é uma coletânea com vários contos importantes para a época do colonialismo em moçambique, logo no primeiro conto você percebe muito da violência presente mesmo que no olhar de crianças, mostrando a inocência se perdendo diante de tantas situações envolvendo o racismo e a violência.
"nós matamos o cão tinhoso!", "inventário de imóveis e jacentes", "a velhota" e "mãos dos pretos" foram particularmente os que mais me marcaram de diversas maneiras durante a leitura. apesar de poder ser um livro denso e meio difícil, recomendo muito!

Luiza.Mainardi 15/10/2023

Luis definitivamente sabe como articular um texto para pesar a consciência do leitor sobre assuntos já extremamente pesados,entre eles racismo, violência doméstica...
Os contos são muito bons e ter tido contato com palavras dos dialetos moçambicanos deixou o texto mais imersivo.
Vale muito a pena a leitura!!

maduxz 15/10/2023

Silêncio como resistência.
Esse é um livro que toca nas feridas do colonialismo. É pesado e denso. Luís Honwana com apenas 22 anos foi capaz de iniciar a sua luta contra as estruturas de dominação.
Deixo aqui dois quotes que me causaram arrepios:

?Deve ter sido a pensar assim que Ele fez com que as mãos dos pretos fossem iguais às mãos dos homens que dão graças a Deus por não serem pretos?

?Eu não consegui bater o tipo porque ele era todos os outros, e exatamente como isso é que ele me bateu?

Maria 15/10/2023

"– Sim, já era tempo de sermos doidos."
Fui ler esse livro sem expectativa nenhuma e eu me surpreendi positivamente demais. Li ele pra fuvest e novamente fui apresentada a outro livro que, por vontade própria, nunca leria e que me encantou grandemente. Particularmente, eu gosto muito da seleção de livros da fuvest - talvez seja por idade, mesmo a minha sendo pouca, mas acho muito interessante os livros que eles escolhem. Li esse querido em dois dias e eu queria ter lido em menos tempo kkkkk ele é muito bom. Faz um tempo que eu li ele, não tinha cadastrado aqui antes por conta da rotina do cursinho, mas foi uma leitura incrível e muito boa.