Nós matamos o cão-tinhoso

Nós matamos o cão-tinhoso Luís Bernardo Honwana

Resenhas - Nós matamos o cão-tinhoso

rayssadioli 26/04/2024

Neste livro, temos acesso a vários contos que, apesar de diferentes, convergem quanto à crítica. Tais contos, de modo geral, abordam a realidade da vida das pessoas moçambicanas durante o período de colonização portuguesa. Para isso, o livro utiliza metáforas e outros recursos que deixam o que o autor deseja transmitir ao leitor nas entrelinhas.

Os contos têm suas particularidades, de forma que cada um denuncia de uma forma a vida que os moçambicanos eram obrigados a levar. Alguns contos são narrados por crianças, e a visão da criança sobre o que estava ocorrendo me marcou profundamente.

Além da denúncia à colonização, há também contos que abordam sobre o racismo, com destaque para ?As mãos dos pretos?.

Apesar da difícil realidade que nos é narrada, há um certo tom de esperança em relação ao fim dessa colonização, culminando para, no fim, o narrador do último conto, que na verdade não é o último devido ao conto extra, não aceitar mais tal exploração e se mobilizar.

É uma leitura curta e de fácil entendimento que recomendo a todos lerem, principalmente os brasileiros, já que a literatura africana influencia diretamente a nossa.

Janete75 24/04/2024

Submissão
Contos que contam sobre a violência, o racismo, as injustiças vividas pela população moçambicana no século passado. Mas, também tem contos singelos, amorosos.

cris.serpa 22/04/2024

2/9 FUVEST
Amo as histórias contadas pelo ponto de vista de crianças, muito doido ver como pessoinhas tão inocentes tentam entender e navegar por uma realidade tão brutal de colonialismo, ditadura, racismo
linguagem super de boa, lerdei um pouco pra ler só porque procrastinei mesmo

Clara 22/04/2024

Sempre que eu assisto ou leio algo triste relacionado a cachorro eu sou muito afetada
E esse livro não foi diferente
Fiquei com um aperto no coração durante toda a leitura

Lele 19/04/2024

Uma leitura muito importante para quem gosta de literatura. É incrível como a literatura tem o poder de te dar um soco no estômago atrás do outro. A literatura africana deveria ser mais lida e eu recomendo muito Nós matamos o cão tinhoso! A violência do colonialismo não está presente somente no Brasil, também está na África. Leiam e descubram.

steh.araujo 17/04/2024

Comecei a ler por ser uma leitura obrigatória para os vestibulares, porém, percebi que simplesmente adorei ele. O mesmo trata de diversos assuntos, como o colonialismo e o racismo em Moçambique. Aproveitem e leiam esse livro maravilhoso.
Nos mais diversos contos presentes nesse livro, cada um com sua essência e com sua proposta, conseguimos perceber que o óbvio que é errado para nós, não é errado para todos.
Esse livro possuí uma importância gigantesca, além de poder servir como repertório para diversos assuntos de debates ou redações.
A leitura foi maravilhosa, cada conto mostrando uma ideia e uma história marcante, claramente, o primeiro conto foi o meu favorito, que foi o qual sugeriu o nome do livro.

madukkyt 17/04/2024

Leitura obrigatória da fuvest
Eu até que gostei do livro, a ligação que ele faz com os momentos sofridos e o cotidiano do colonialismo são bons.
Porém, ele inegável é um livro difícil de ler e se entender.

kvso 16/04/2024

Leitura obrigatória Fuvest
"Mas, não me olhes como se eu tivesse culpa, Cão Tinhoso! Desculpa, mas eu tenho medo dos teus olhos..."
Esse conto definitivamente foi o meu preferido do livro, muito sensível, impossível não se comover e não se chocar com a tristeza e a violência. Alguns dos outros contos admito que tive certa dificuldade para entender qual era a intenção do autor, como por exemplo: "Inventário de imóveis e jacentes".

Ao ler o posfácio de Vima Lia De Rossi Martin é possível então entender a relevância da obra para a descolonização de Moçambique que passava por um regime de totalitarismo pelo domínio português.

teka. 15/04/2024

"nós matamos o cão tinhoso" retrata a luta contra o racismo, o colonialismo português, e é um marco de resistência política e humana. cada conto te apresenta a um cenário de violência, opressão e questiona a estrutura daquela sociedade tão cheia de injustiças. ao longo das histórias, observa-se claramente a relação colonizador e colonizado, além da desumanização de algumas personagens.
todos os contos, sem excessão, são extremamente bem escritos, pesados e te mostram diferentes realidades do processo colonial de Moçambique.
como alguém que tem pouco conhecimento sobre os países africanos colonizados, estes contos te apresentam muito bem à cultura Moçambicana, dando ênfase à linguagem utilizada ao longo dos textos.
confesso que li devido aos vestibulares, mas todos deveriam ler estes contos de Luís Bernardo Honwana. uma obra extremamente interessante, necessária, complexa e realista.

Liað· 14/04/2024

Foda
Eu adorei o livro. admito que li por conta do vestibular, mas eu gostei muito. foi bem interessante ler contos de um país que eu não estou acostumada a saber sobre, e em uma época que ele foi escrito que foi muito difícil pra o país como um todo.
é muito legal ver essa relação do conto com a realidade (pq ela é bem presente), recomendo muito

Elena 14/04/2024

O melhor conto é o "Nós matamos o cão tinhoso", mas os outros também são muito legais. São histórias sobre a cultura africana que eu não estou muito acostumada a ler

Gabi 11/04/2024

Não gostei muito?
Tem um contexto histórico e assuntos importantes, mas achei a maioria dos contos chatinhos.
O primeiro conto, ?Nós matamos o cão tinhoso?, é intenso

vivian 04/04/2024

Muito bom!!
5 estrelas! Não é uma surpresa que esse livro faz parte das leituras essenciais para fazer alguns vestibulares!
Juro, esse livro deveria ser um ?must read? para todos, já que aborda diversos tipos de assunto, mas principalmente a relação entre colonizador/colonizado, considerando que o autor é de Moçambique, país colonizado assim como o Brasil pelos Portugueses, tendo participado ativamente da Frente de Libertação de Moçambique.

O conto com mesmo título da obra ?nos matamos o cão tinhoso? demonstra altíssimos traços psicológicos, portanto faz com que o leitor sinta vários tipos de emoção conforme o passar da história . Assim, embora esse tenha sido um dos meus contos favoritos, preciso destacar ? As mãos dos pretos? que apesar de ser bem curtinha possui muito significado e é com certeza uma narrativa muito poderosa.

Isabel583 03/04/2024

Nós matamos o cão tinhoso
"O luar inundava a minha cama de amarelo e era agradável sentir a pele a arrepiar-se com a sua carícia fria. Incompreensivelmente veio-me aos sentidos a sensação morna do corpo de Sartina. Por momentos consegui reter a sua presença quase física, e desejei adormecer com ela para não sonhar com cobras e cães" achei tão poético o conto acabar assim.