Nós matamos o cão-tinhoso

Nós matamos o cão-tinhoso Luís Bernardo Honwana

Resenhas - Nós matamos o cão-tinhoso

Luiza.Mainardi 15/10/2023

Luis definitivamente sabe como articular um texto para pesar a consciência do leitor sobre assuntos já extremamente pesados,entre eles racismo, violência doméstica...
Os contos são muito bons e ter tido contato com palavras dos dialetos moçambicanos deixou o texto mais imersivo.
Vale muito a pena a leitura!!

maduxz 15/10/2023

Silêncio como resistência.
Esse é um livro que toca nas feridas do colonialismo. É pesado e denso. Luís Honwana com apenas 22 anos foi capaz de iniciar a sua luta contra as estruturas de dominação.
Deixo aqui dois quotes que me causaram arrepios:

?Deve ter sido a pensar assim que Ele fez com que as mãos dos pretos fossem iguais às mãos dos homens que dão graças a Deus por não serem pretos?

?Eu não consegui bater o tipo porque ele era todos os outros, e exatamente como isso é que ele me bateu?

Maria 15/10/2023

"– Sim, já era tempo de sermos doidos."
Fui ler esse livro sem expectativa nenhuma e eu me surpreendi positivamente demais. Li ele pra fuvest e novamente fui apresentada a outro livro que, por vontade própria, nunca leria e que me encantou grandemente. Particularmente, eu gosto muito da seleção de livros da fuvest - talvez seja por idade, mesmo a minha sendo pouca, mas acho muito interessante os livros que eles escolhem. Li esse querido em dois dias e eu queria ter lido em menos tempo kkkkk ele é muito bom. Faz um tempo que eu li ele, não tinha cadastrado aqui antes por conta da rotina do cursinho, mas foi uma leitura incrível e muito boa.

Duda 13/10/2023

Que livro ruim misericórdia
Um dos piores livros q eu já li com toda a crtz. Livro sem nexo e com um péssimo aprofundamento, tinha tudo pra ter uma critica legal e aceitável, mas foi extremamente mal executado
Contos ridículos de tão ruim como esse Papá, mama e a cobra HORRÍVEL. Único conto q salva é Dina, de resto é horrível sinto mto. Me forcei a ler real, experiência terrível

bia 13/10/2023

contos relativamente curtos mas que cada um mostra diferentes facetas de um país colonizado e suas sequelas. conclusão é: Portugal vai se ferrar

mariana1335 12/10/2023

Interesssnte.
Literatura muito interessante com contos importantes e reflexivos que estudam nossa sociedade, apesar de o conto do cão tinhoso ser bem pesado e até bem agressivo para pessoas sensíveis (eu), acho um livro bom para ler.

L. Winterfell 12/10/2023

É o tipo de livro que só se lê por ser obrigatório para vestibular
A leitura não é muito fluida
Mas mostra a realidade da colonização
O conto que da o nome é meio fraco, mas por ser o maior é o mais linear
O conto Dina é um dos mais desconfortáveis que já li e acho que é o que mais sensibiliza

Lênin 08/10/2023

Entre os anos 1960 e 1970, Moçambique vivia um período histórico turbulento resultado da frustração e agitação entre os cidadãos moçambicanos, contra a forma de administração estrangeira, que defendia os interesses econômicos dos portugueses na região. É nesse cenário de descontentamento anticolonialista que em 1964 o escritor e militante Luís Bernardo Honwana ? que na época tinha apenas 22 anos e cumpria 4 anos de prisão por suas participações em movimentos em prol da independência do seu país ? publicou "Nós matamos o Cão Tinhoso!". A obra é composta por 7 contos que denunciam e transmitem a atmosfera angustiante vivida pelos trabalhadores colonizados e sua famílias. Conto a conto, muda-se a perspectiva de quem sofre com aquela estrutura de dominação e nessa alternância de pontos de vista, sobressai as formas de sofrimento que cada geração vivencia. A narrativa vai desde crianças que não entendem a dominação que seus pais são submetidos, a pais que apesar de cogitarem a hipótese de um mundo melhor para as gerações seguintes, precisam de alguma forma preparar seus miudos para uma realidade onde o silenciamento diante de humilhações e abusos era sobretudo uma estratégia de sobrevivência. O olhar infantil é capaz de expor como a crueldade colonial age na vida dos Moçambicanos desde a sua formação, como no conto "A Mão dos Pretos" onde uma criança ouve do professor que as mãos dos pretos eram claras porque ainda há poucos seculos seus avós andavam com elas apoiadas ao chão, como bichos do mato, sem as exporem ao sol. Obra de reconhecimento internacional, que apesar de pouco conhecida entre os brasileiros, traz a tona sofrimentos comuns ao nosso povo, inclusive na língua que apesar da herança colonial, cria e utiliza seus próprios símbolos, sua própria linguagem e discurso emancipatório.

felipeabeijon 08/10/2023

Eu sempre fico chocado com a idade de alguns escritores... O conto "Nós matamos o cão tinhoso" é muito angustiante. "As mãos dos pretos” é muito bom. Eu não tinha ideia de que esse livro era lido pra vestibular.

Clarice 05/10/2023

Bem interessante
Eu li meio que obrigado pela a escola, é um bom livro, mas eu achei meio sem nexo, cada conto conta uma história diferente, achei meio confuso, a escrita é normal, só achei meio difícil compreender pq está no português de Moçambique, mas tirando que é meio confuso é bem bom.

Carolina.Lazzarett 02/10/2023

Precisa de uma leitura bem atenta. Os elementos culturais, com termos de outras línguas principalmente, fazem com que algumas pesquisas rápidas sejam necessárias pra entender as sutilezas das ações das personagens. O Conto da cor das mãos dos pretos é de deixar sem palavras. Nem que seja para ler somente aquelas páginas,mas leia.

Gui tac 02/10/2023

Engajado
Um livro engajado, que rompe com as barreiras de Moçambique e comunica-se com o mundo, principalmente com o Brasil

Evellyn.Souza 02/10/2023

Um pouco difícil de ler, mas acredito que seja uma grande obra, já que é cobrada no vestibular agora.
Mariane 03/10/2023minha estante
o primeiro conto (único que li) é angustiante

Evellyn.Souza 04/10/2023minha estante
Da raiva demaiss

Tuyl 02/10/2023

Muito interessante, pelo conhecimento de novas culturas. Os textos, pela diferença no português, trazem certa dificuldade de assimilação.

AmandaGotardo 01/10/2023

Não sei
Não tenho uma opinião muito bem formada, li pra Fuvest e alguns contos eu até gostei, como o primeiro, outros eu li bem arrastado.