O nome da rosa

O nome da rosa Umberto Eco

Resenhas - O Nome da Rosa

Aline no mundo das maravilhas 12/03/2023

Uma obra prima
Demorei dois meses para ler esse livro incrível, queria aproveitar cada descrição detalhada da narração de Adso, o aprendiz que acompanha seu mestre em busca de respostas aos crimes ?sobrenaturais? que acontecem no mosteiro.
Já tinha me apaixonado pelo filme, que assisti há muito tempo, mas o livro me deixou sem palavras.
Na biblioteca, que é praticamente o tema central do livro, estarão as respostas para os maiores suspenses do livro.
Me apaixonei pela inteligência de frei Guilherme e na sensibilidade que ele tem de ensinar seu aprendiz. Mas uma das coisas mais lindas do livro, foi a descrição de um amor proibido, entre um religioso e uma simples mulher, que ele nunca soube o nome.

Rssbnw 07/03/2023

Muito bom.
Excelente leitura e que a uma primeira olhada parece ser bem difícil porém até certo ponto é bem tranquilo. Um livro com uma trama policial que é entremeada de filosofia dentre outros assuntos, as passagens em Latim são bem tranquilas e pra quem leu em ebook é bem fácil o acesso aa notas relativas a essas passagens. Não recomendo para quem gosta de "tudo mastigado"!!!

Camilla 27/02/2023

Mano
Simplesmente incrível, cada página eu ficava mais focada no livro! Eu amei muito! Vale muito a pena ler!!

Luna 24/02/2023

Fantástico
Não é um livro, é uma experiência, um nível a mais de literatura. Muito mais que um livro investigativo, é um livro com questões filosóficas, teológicas e por ai vai. Tem muita simbologia e muitas homenagens a grandes nomes da literatura mundial. O final é deslumbrante e não teria como ser outro!

Domino 14/02/2023

#lido

Amei a leitura deste livro, nossa estou encantada com a forma como @umberto_eco_official me retratou um mosteiro transforma este em um personagem complexo. É um livro sobre livros, sobre a importância da leitura, sobre o tratamento do homem com o #livro. A investigação é bem legal é o causo dos óculos que acontece em determinado aspecto da história muito engraçado. Super recomendo a leitura a quem busca um #romancepolicial com muita qualidade, e que faz você refletir sobre aspectos da vida.

Nota 5 estrelas + favorito

#amoler #leiamais #onomedarosa #umbertoeco #book #bookgram

Vivi.Montarde 12/02/2023

Neste livro que é o mais conhecido de Umberto Eco, e já foi até adaptado para o cinema, a história traz o frei Guilherme e seu assistente Adso tentando desvendar uma série de assassinatos que ocorrem em uma abadia da Idade Média. Guilherme tem um perfil observador, uma incrível capacidade dedutiva, é atento aos detalhes e percebe coisas que outros não veem.

Os assassinatos tem a mesma característica de uma profecia e apontam sempre para a biblioteca da abadia, biblioteca que era uma das mais famosas da época.

Mas não leia esperando apenas a trama policial, o livro trata de muito mais coisas e é cheio de símbolos e significados.

É interessante ver como o conhecimento era monopolizado pela Igreja e não podia circular livremente. A própria biblioteca da abadia não era acessível a todos, os livros eram controlados, alguns até proibidos, e ela era organizada em forma de labirinto.

Mas a obra é densa, repleta de personagens e não tem tanta agilidade. Há toda uma contextualização histórica de disputas eclesiásticas e longos diálogos sobre teologia e filosofia. Muitas vezes achei cansativa.

A edição é muito boa e bonita. No final tem as traduções dos trechos em latim e um texto do próprio autor falando sobre a obra.

theoflores12 12/02/2023

Um clássico
Uma obra clássica, agora em uma versão lindíssima (se esse livro fosse capa dura eu infartaria de tanta beleza)!
História relativamente simples, mas que te deixa interessado em saber mais sobre os segredos que a biblioteca guarda.
No entanto, a leitura é um pouco difícil. São períodos muito longos, com vários detalhes e palavras difíceis. Não raro você acaba se perdendo no meio dos monólogos. Não a toa eu demorei mais que o dobro do que geralmente demoro para ler um livro.
Não deixe a dificuldade te impedir de ler! É muito bom, escrito por um dos maiores historiadores que se conhece. Para quem, como eu, é apaixonado por idade média, é um prato cheio!

KinoplexGuilha 06/02/2023

Comunicação e religião
Ler esse livro foi uma experiência interessante e oposta para mim. Pois, ao mesmo tempo que faço um curso de comunicação e sou interessada pelas ciências naturais, meu conhecimento religioso é extremamente limitado.

Por um lado, me via completamente apaixonada pelas discussões trazidas por Guilherme sobre a racionalidade e a naturalidade do mundo. Do outro, as vezes me via perdida nas citações de passagens religiosas ou no uso do latim.

Porém, a trama construída de forma tão inteligente e interessante foi me prendendo em seus debates sobre a condição humana e a modalidade que vem com ela. Uma leitura que eu recomendo para aqueles que gostam de um debate sobre a vida.

Nath Mel 04/02/2023

Sherlock Holmes da Idade Media
Acompanhamos Guilherme, um inquisidor, investigando um assassinato numa abadia de franciscanos. O livro gira em torno do mistério dos assassinatos. Todas essas mortes tem relação com uma misteriosa biblioteca que guarda todos os livros considerados hereges e proibidos pela igreja católica.

Além desse suspense adorei as reflexões que Eco trás sobre a importância do livro, do conhecimento e da ciência. Penso que era um momento que se iniciava o pensamento renascentista, então Guilherme trás vários debates interessantes sobre a liberdade e justiça.

Leitura longa, precisa de um pouco de paciência , mas vale muito a leitura.

Adriana1161 03/02/2023

Homenagem aos livros
O livro foi escrito em 1980.
Para mim, foi uma releitura, li em 1986.
O livro é excelente, mas confesso que sem a parte do mistério perdeu um pouco a graça. Apesar de agora eu ter prestado mais atenção às questões filosóficas, que foram muito importantes. Além de tudo é uma história de livros!
Referências a Sherlock Holmes.
Personagens: Guilherme, Adso, Salvatore, Jorge, Berengário, Venâncio, Severino, Nicolau, Bêncio
Local: Mosteiro/Abadia na Itália - 1327, século 14, plena Idade Média
@driperini

Fernando 27/01/2023

Suspense medieval.
Eco prende o leitor em cada página. Material de primeira. Obra inesquecível. Não é nada cansativo, aliás, um livro com muita fluidez.

Ricardo 26/01/2023

Obrigado Eco!
Sou muito grato aos livros por oportunizar vivências que seriam impossíveis de viver. Como se referir a esse livro? Uma genuína obra de arte. Algo genial que palavras não conseguiriam descrever. Quando terminei a leitura, simplesmente fiquei pasmo com a viagem que tinha acabado de fazer. O autor leva o leitor a uma imersão na cosmovisão da Idade Média. É possível sentir o sabor das comidas descritas, o cheiro da atmosfera vislumbrada. O delicioso assombro pelas artes presentes na música, pintura e arquitetura. Sim, é possível sentir a indignação correr as veias pelas monstruosas injustiças cometidas aos pequenos da sociedade. As desigualdades sociais gritantes da época geradas por um sistema econômico injusto atrelado a uma religiosidade que sustentava toda aquela ordem chamada de “divina” onde o desfrute de uma vida boa era destinado apenas a uma ínfima parcela da sociedade. A exclusão era a palavra de ordem velada nos princípios morais. A linguagem, cultura, saúde e educação eram uma realidade da elite, por isso destinada a poucos. O resto da sociedade em si tinha como vocação natural viver na periferia desses valores. Destinados a receber apenas as migalhas do que sobrava de valores educacionais e culturais. Não é de estranhar que para tal sociedade as bibliotecas deveriam ser labirintos. Locais para esconder o conhecimento invés de anunciá-lo. Obrigado Eco por oportunizar essas vivências!

Monica.Fusco 21/01/2023

O nome da rosa
Um livro cheio de mistérios com uma trama bem amarrada que envolve a igreja na época medieval. Vale a leitura!

Carina 21/01/2023

Interessante porem lento
Gostei muito dessa leitura o mistério que envolve a trama é interessante e instigante...porem achei as discussões de cunho religioso um tanto lento e chato....