Os Filhos de Anansi

Neil Gaiman

Resenhas - Os Filhos de Anansi

Fimbrethil Call 21/11/2011

Deuses africanos
Neil Gaiman é um gênio, realmente sensacional o modo como ele descreve Anansi e todos os outros deuses africanos, no começo ou no fim do mundo.
Será que Charlie e Spider foram separados quando crianças ou tem mais na história?

Muito bom o livro, que além de ser ótimo, movimentado, é muito bem humorado e em partes eu ri alto.

lucas 06/04/2010

Otimo
Mais uma vez usando a mitologia nórdica pra escrever um romance, Gaiman escreve uma história cativante, e que faz rir.

Muito bom o livro, o leitor chega a ter afinidade com todas as personagens, o que ajuda a leitura

raulpereira 16/09/2011

Mais uma vez a linguagem de Neil Gaiman prova como é divertido ler, romance que no início eu não dava nada, achei até muito maluco e sem pé nem cabeça toda a história no início, porém tudo vai tomando forma, cor e a fantasia criada por Gaiman te abraça de forma que você só queira parar de ler no final. Uma ótima leitura para entreter.

César 03/05/2013

Gostei muito da forma de escrever do autor, a história prende do começo ao fim, confesso que algumas lendas de anansi que achei sem nexo, mas mesmo assim o contexto da história foi muito bom, achei um livro muito bom pra se passar o tempo, queria ter lido quando eu era mais novo. Mas mesmo assim achei o livro demais, pretendo ler o outro livro deste autor.

Digão Livros 19/05/2013

Havia um tempo em que os animais dominavam a Terra, cada um a seu tempo.

Entre esses tempos, houve um tempo de alegria, felicidade, travessuras e sabedoria.

Esse era o tempo de Anansi, a Aranha, e essas histórias são muito conhecidas em Gana principalmente, e são passadas oralmente de geração a geração.

“OS FILHOS DE ANANSI” situa a história em tempos modernos, tempos de hoje, e começa falando sobre a vida simples e pacata do desajeitado Charles Nancy, ou Fat Charles, apelido que ele odiava, e que lhe presenteado pelo pai, em algum momento do passado.

Quando pequeno, Charles Nancy morava nos EUA, próximo a seus pais, e sob a sombra de seu pai, uma figura tida por todos como cativante, sedutora, mágica; menos para ele, é claro.

O pai de Nancy vivia a pregar peças em todos ao redor, inclusive no próprio Fat Charles. “Fat”, aliás, era um apelido injusto atribuído a Charles, pois este não era gordo, e o fora por muito pouco tempo.

Mas tudo o que o pai de Charles Nancy dizia, acontecia; qualquer apelido pegava, qualquer mentira tornava-se realidade.

E foi fugindo principalmente das estripulias do pai, e do contraste de seu jeito desajeitado com o jeito sedutor e carismático do pai, que Nancy mudou-se para Londres, à procura de paz e de uma doce rotina.

E a vida de Charles seguia conforme planejado, pacata, com uma namorada que casaria com ele, mais para contrariar a própria mãe do que por outra coisa (ele não sabia desse detalhe), e com um trabalho monótono de contabilidade em uma empresa de gerenciamento de artistas, com um dono corrupto.

Tudo ia bem até o falecimento de sua mãe, que era obviamente apaixonada pelo pai, e vivia a viajar em seu período terminal da doença, por influência do próprio pai; e posteriormente, ao falecimento do pai.

É a partir desse momento que Charles descobrirá literalmente metade de sua vida que ele próprio desconhecia.

Por intermédio de uma antiga e tenebrosa vizinha, Charles descobre que tinha um irmão, e que não estava só nesse mundo como imaginava.

Contudo, a descoberta do irmão e de outros atributos da família é cercada de boa dose de mística e de surrealidade, e o modo para localizar o seu irmão, continha atributos de loucura, para uma pessoa comum.

Charles Nancy está confuso com o desdobramento dos fatos, mas ao mesmo tempo muito curioso com a expectativa de conhecer alguém que deveria ser muito próxima. Nancy só não sabe que decidir encontrar seu irmão irá mudar completamente a sua pacata vida.

Após o chamado pelo irmão, o mesmo aparece e, para o terror de Charles, tem a personalidade muito próxima a do pai. Spider é cativante, atlético, sedutor, carismático e impetuoso.

Rapidamente seu irmão lembra-lhe de seu apelido “Fat”, e muda completamente a vida do anfitrião.

Fat envolve-se em bebedeiras, confusões, suspeitas de roubo, e vê a sua vida amorosa e profissional completamente abalada.

A partir desse momento, Fat Charles Nancy percorrerá um longo caminho de ódio e amor por seu irmão (nessa ordem), com histórias de superação, conflitos, coragem, risco de vida, viagens e, principalmente, auto-conhecimento. Percorrerá caminhos mágicos e inimaginários.

Fat Charles caminhará em direção a verdade, a características que desconhecia de si próprio, e que aprenderá a dominar e gostar.

E é nesse momento que eu paro de dar detalhes do livro, para não tirar o prazer das descobertas do estimado leitor.

O livro é de fácil leitura, as vezes contado em forma de contos, e apresenta muitas músicas e características da sociedade norte-americana.

Gostei do livro e recomendo.

Boa leitura!!

Gabriel Seixas 23/05/2013

Deuses humanos
História boa, bom enredo e boa fluência em todas as partes que envolvem.

Quem imaginaria que uma linhagem de aranhas-deuses pudessem fazer tantas coisas acontecerem assim? Nem em um milhão de anos!

O ápice da história é sensacional, não deixe de ler.

Lico 15/08/2013

Folclórica, cômica e rítmica são termos perfeitos para definir mais essa aventura de Neil Gaiman. Considerei esse livro como uma ramificação da obra-prima "Deuses Americanos" do mesmo autor pelo seguinte: seres fantásticos do plano espiritual coexistindo conosco no plano material onde são parcialmente submetidos à condição humana.

Lili 20/07/2015

Fantástico!
O livro é realmente muito bom, a história é envolvente, não da para se esperar menos do grande escritor que é Neil Gaiman, com trilhas sonoras magníficas e que valem uma parada na leitura para pesquisar e ouvir a melodia. O Spider, que é um dos personagens principais, apesar de acarretar toda a confusão, é um personagem cativante e que se não fosse ele, talvez Fat Charlie (outro personagem principal) não tivesse se tornado o que se tornou no final do livro. Super recomendo a leitura. Vale muito a pena com certeza.

Núbia Esther 02/10/2015

“As pessoas reagem às histórias. Elas as contam, as histórias se espalham e, conforme são contadas, mudam os contadores. E quem nunca tinha pensado em nada além de fugir dos leões e se aproximar com cautela dos rios para não virar comida de crocodilo agora começa a sonhar em morar em um local diferente. O mundo pode ser o mesmo, mas o cenário mudou. Entende? As pessoas ainda têm a mesma história, em que nascem, fazem coisas e morrem, mas agora a história tem um significado diferente do que tinha antes. ” (Página 237)

Se não me falha a memória este já deve ser o quinto livro do Gaiman que leio (ainda preciso começar a ler suas graphic novels) e não importa seu público alvo, quer seja um romance com aura de contos de fadas, uma aventura infanto-juvenil, ou um romance envolvendo anjos e demônios. Gaiman sempre acerta o tom e é expert em tornar seus leitores cativos. Com Os Filhos de Anansi não foi diferente, a começar pela dedicatória destinada a nós leitores e se embrenhando por uma história de muitas pernas, personagens e eventos aparentemente incongruentes. Gaiman se mostrou um bom tecedor de teias e um exímio contador de histórias.

Se você como eu pegou (ou pretende pegar) Os Filhos de Anansi para ler sem ter muitas informações sobre a obra, pode ficar encucado com o texto de orelha do Fábio Moon na edição da Intrínseca. Nele nós descobrimos que aqui, Gaiman irá retornar ao universo fantástico já explorado em Deuses Americanos e aí é impossível não bater a dúvida. Será que não é imprescindível ler Deuses Americanos antes? Será que se partir direto para a leitura deste livro, posso não compreender a história narrada em Os Filhos de Anansi? Sem ter Deuses Americanos na estante, a solução foi arriscar. E no fim, ainda que seja um universo revisitado, não ter travado conhecimento com ele anteriormente em nada prejudica esta leitura. A única sensação que ficou, foi o desejo de conhecer mais a fundo o resto desse universo criado por Gaiman. Mal posso esperar para ter Deuses Americanos nas mãos. Mas, voltando aos filhos de Anansi…

Charlie Nancy está satisfeito com sua vida estacionária e seu emprego entediante em Londres. E talvez, isto se deva em grande parte, ao fato de haver mais de mil quilômetros de oceano entre ele e seu pai. Aquele que desde que ele se entende por gente tem o poder de lhe constranger das mais diversas (e requintadas) formas. Só que agora, Charlie está para se casar, e Rosie, a noiva, quer que ele convide o pai para o casamento. Mas, quando Charlie está para dar o grande passo, ele recebe a notícia da morte do pai e viaja para a Flórida para a última despedida. Essa viagem, além de reaver sua “querida” alcunha Fat Charlie, também resgata velhas conhecidas de seu pai e dois segredos de família: seu pai foi um deus (Anansi) e Fat Charlie tem um irmão que herdou toda a divindade do pai não deixando nada para ele. Ah, e o irmão, pode ser convidado para uma visita por meio de uma aranha. Elas sempre dão o recado!

— Anansi, a aranha, é uma figura popular da mitologia do oeste africano. Uma criatura astuta, trapaceira e que frequentemente se dá bem sobre outros deuses e humanos, espalhando infortúnios (enquanto recolhe graças) por onde passa. Sua figura é particularmente bem conhecida nos Estados Unidos. —

Fat Charlie não imaginava que um convite feito em um momento de bebedeira, poderia tirar sua vida dos eixos. Spider aparece em sua porta e a partir de então, nada é mais o mesmo. Rosie se apaixona por Fat Charlie (que na verdade é Spider), Fat Charlie se encanta por outra garota, e uma atitude de Spider coloca Fat Charlie na mira de seu inescrupuloso empregador e da polícia. Agora, tudo o que ele quer é se livrar do irmão, mas é claro que nada sairá como o planejado e mais uma dose de loucura é adicionada.

Misturando mitologia, crime do colarinho branco, assassinato, acordos impensados, vingança e fantasmas, Gaiman criou um romance de ares psicodélicos, ritmo frenético (mesmo com tantas viagens intercontinentais) e com personagens que se não o cativam à primeira vista, acabam te conquistando mesmo sem você se dar conta. É fácil ser arregimentado para as desventuras de Fat Charlie. Afinal, o que ele sempre quis foi a normalidade, mas sua família nunca foi normal e depois da morte do pai e um encontro com uma aranha, a loucura se tornou ainda maior. Não é difícil entender seu anseio e torcer para que Spider pare de provocar rebuliços e parta novamente. Por outro lado, mesmo com toda sua obtusidade, não há como negar que Spider contribui para que algumas passagens da história sejam extremamente hilárias e ele até mesmo consegue nossa admiração em alguns momentos. Provando que um pouco de loucura na normalidade tão desejada por Fat Charlie talvez não seja uma péssima ideia.

O livro, publicado originalmente em 2005, já contava com uma edição brasileira publicada pela Conrad em 2006. Agora, chega com uma nova edição e tradução publicada pela Intrínseca. Nesta nova edição, os adendos originalmente incluídos na nova edição britânica foram mantidos: o acréscimo de uma cena cortada (estrelando Spider) e duas perguntas respondidas por Gaiman sobre sua experiência enquanto inglês em escrever sobre os Estados Unidos e sua “fábrica de ideias”. E como fã do autor, quanto mais Gaiman melhor!

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2015/09/17/os-filhos-de-anansi-neil-gaiman/

Paulo 24/11/2015

Quem é você, ou o que você acha que é.
Quem é você, ou o que você acha que é, e o que você faz quando descobre o que é realmente. Neil Gaiman de uma maneira que é sua marca registrada, mostra a as mudanças na vida do filho de um antigo Deus africano. E na de seu irmão. E na vida de todos que os cercam.
Os Filhos de Anansi pode ria ser sobre eu ou você, sobre nossas decisões e escolhas.

Luigi 07/01/2016

A dona Aranha subiu pela parede...
Anansi, uma lenda que eu admirava quando criança em um livro de um autor que admiro. Achei incrível como retratou o deus-aranha tão divertidamente, fiquei muito com Pedro Malasartes na cabeça.
A história tem um fluxo tranquilo e nada confuso, segue numa linha tão divertida e a narrativa do Neil é tão suave quanto o balançar de uma rede na casa de vovó. Me senti tão cativado que não queria que o livro acabasse.
Fat Charlie e Spider, irmãos "descolados", tem uma química divertida e por muito tempo você acha que não vai dar certo pela diferença deles, h-eh, e também pelas travessuras do Spider, que parecia muito com o pai.
Recomendo a leitura. Afinal de contas, você se lembra de quem é? E se por acaso lembra... O que faz com essa informação?

Paula 23/01/2016

Divertidíssimo!
Anansi é um personagem da mitologia africana, do tempo em que todas as histórias eram contadas por meio da música. Na obra de Neil Gaiman, Sr. Nancy tem dois filhos: (Fat) Charlie e Spider. A vida de Fat Charlie, a princípio é bastante normal. Ele tem um emprego, uma noiva, uma sogra e algumas vizinhas idosas. Quem torna a vida de Charlie peculiar é seu pai, um tipo constrangedor que adora fazer piadas, criar apelidos e colocar Charlie em situações embaraçosas.
Em um certo momento, os pais de Fat Charlie falecem e ele entra em contato com suas vizinhas. Então, Charlie descobre que seu pai é, na realidade, um deus-aranha e que quem herdou seu "lado divino" foi o seu irmão Spider. Eles não mantinham contato e, a partir do momento em que se encontram, a vida de Charlie vira um inferno.
O livro é muito divertido. Os conflitos entre Charlie e Spider são engraçadíssimos e as reuniões com as vizinhas na tentativa de resolver a situação, melhores ainda. Gostei muito de como Neil Gaiman abordou a música nesse livro. Há várias citações que sempre aparecem em momentos cruciais.
O livro foi publicado no Brasil, pela primeira vez, em 2005; mas a nova edição de 2015 apresenta uma cena excluída. Essa cena não integrou a narrativa, mas Neil Gaiman quis publicá-la à parte porque tanto ele como sua editora haviam gostado do texto. Essa edição também traz um pequeno sobre o processo de escrita do autor.
Ótima leitura!

Tawane.Sudan 21/04/2024

É, então...
Essa história conta sobre problemas familiares de relacionamento, mas definitivamente, nenhum dos três livros foi algo interessa te para mim. Em algum momento se tornou massante.

Kal 13/02/2020

Mais que uma história sobre o Deus das Histórias, uma história sobre família
Uma aventura que me fez aprender um pouco mais sobre mitologia africana e me fez conhecer esta divindade que aparece relativamente em deuses Americanos, mas rouba a cena quando aparece, neste livro ele aparece pouco também, sua influência e histórias tem o tom perfeito para situação que está ocorrendo no tempo presente do livro, a única ressalva é que ele funciona bem melhor depois da leitura de Deuses Americanos.