Por Isso a Gente Acabou

Por Isso a Gente Acabou Lemony Snicket

Resenhas - Por isso a gente acabou

Melissa 09/01/2018

Apesar de tudo, surpreendente...
O livro narra a história do fim, como está óbvio, mas traz também os pequenos detalhes e particularidades de um relacionamento, e tudo que culminou para o seu fim. Narrado em primeira pessoa por Min, que descreve em uma carta os momentos e coisas preciosas para o seu namoro com Ed, e tudo isso ainda misturado com uma mente brilhante e perspicaz que narra com excelência passagens de diversos filmes icônicos.

Talvez alguém que não seja amante de filmes não vá gostar tanto, mas vale a tentativa.

É bem um livro daqueles "cura ressaca", uma narrativa simples e, ao mesmo tempo, profunda.

Recomendo pra quem quiser se dar uma chance de conhecer novas histórias e é apaixonado por algo, principalmente se o assunto for cinema.

isabel 05/01/2018

Não foi a melhor leitura, mas também não foi a pior.
eu tinha expectativas bem altas em relação ao livro, e acabei me decepcionando. o livro tinha um potencial enorme para ser um dos melhores livros que já li, mas infelizmente o autor não soube escrevê-lo muito bem. achei a escrita dele bem confusa, e teve coisas que mesmo eu relendo o parágrafo umas 3 vezes, não fui capaz de compreender. porém, teve muitas partes boas, e que eu me identifiquei bastante com a personagem.
o final foi bom, as últimas paginas compensaram muito, pois foi algo bem inesperado, pelo menos para mim.
por mais que a escrita do Daniel não tenha me agradado, foi uma leitura rápida e leve, que eu consegui ler em pouco tempo.
por fim, sim, eu indico o livro para vocês. foi uma boa experiência, e acho que vocês deveriam experimentar e tirar suas próprias conclusões!?

Mariana 23/12/2017

É, mais ou menos.....
Eu me interessei pelo livro porque a história é contada por um jeito bem diferente, de fato é bem clichê. O que eu não gostei foi que as vezes a Min fazia uma descrição e comparava algumas coisas que até agora eu terminei a leitura e não entendi, isso tornou a leitura MUITO cansativa, as vezes eu me pegava revirando os olhos de tão arrastada que tava ler aquelas partes. Nossa se eu fosse a Min eu já estaria mandando o Al enfiar a opinião não formada dele naquele lugar. O Ed é um típico garoto babaca popular que pega todas as menininhas e bebe mais do que troca de cueca, nada de novo nisso. Eu gostei da Min e achei ela muito inteligente mesmo ela me irritando as vezes com essa história de cinema, toda hora ela achava um motivo pra falar disso zzzzzzzz. Eu adorei ela ter sido consolada por quem ela menos esperava. No fim eu acho que a história não chega a ser boa mas também não é ruim.

Sarah Rappl 30/11/2017

O livro não é ruim, ele é ~diferente
Fiquei tão dividida com a obra/comentários sobre "Por isso a gente acabou", que precisei fazer um também.

Primeiro, sempre tive aquela tendência para ler “Desventuras em série”, e depois que li abaixo que esse é o próprio estilo do autor sobre a realidade de personagens e tals, me deu mais vontade ainda de ler a série.

Segundo, o livro realmente não é para todos. Tem que gostar minimamente de filmes para ter saco para a Min – queria que as referências existissem. Me atiçou a pesquisar mais e querer entender de onde o autor tirou essas ideias. E tb gostar desses livros de menininha (claro rs).

Terceiro, eu levei para o pessoal, bem para o pessoal. Ai não teve como não gostar da Min e do drama total (e meio desnecessário) dela.

Quarto, o livro não é ruim, ele é ~diferente. A narrativa achei bem pessoal, bem dentro da cabeça da Min. Todas as referências a filmes e tals, torna cansativa, mas também expressiva a leitura.

Quinto, se vc quer passar raiva e gosta de drama adolescente, leia. Pode não mudar sua vida. Acho que não vai. Não mudou a minha. Mas valeu a experiência. Igual aquele filme x, sabe? Em que você quase acha q vai ter uma epifania, mas não tem.

Juba 16/10/2017

E somente no final, foi que a história me atingiu
Nossa, que história mais real, quem leu já viu que essas coisas acontecem bem assim na vida da gente. Todos tem de enfrentar a dura realidade do mundo, e no final das contas o que vai valer é a gente saber ficar de pé novamente e receber os aplausos daqueles que realmente estiveram do nosso lado e nunca nos iludiram.
Rogério Leite 16/10/2017minha estante
Do mesmo pseudônimo usado para as Desventuras em Série...
...? Ôo

Juba 16/10/2017minha estante
Uma coisa a si notar hein (y) :)

Rogério Leite 16/10/2017minha estante
\o/

Joao.Pedro 11/09/2017

Por isso eu amei o livro
Por isso a gente acabou é simplesmente incrível.
O livro basicamente é uma carta de uma garota, a Min, para o seu ex namorado Ed, que foi mandada junto com uma caixa cheia de objetos (Aliás, os capítulos são divididos por cada objeto) que significaram algo dentro do namoro deles e que a Min está devolvendo. A carta explica o significado desses objetos e narra alguns acontecimentos em torno deles, possibilitando a gente a acompanhar a trajetória do namoro dos dois e como esse namoro acabou.
Min é fissurada em filmes, e o autor deixa bem claro isso, pois Min durante a carta menciona dezenas de filmes e cenas, eu diria que é uma garota "das artes". Já Ed, é o capitão do time de basquete (ou melhor, o co-capitão), descoladão que nunca teve dificuldade para conquistar as garotas. É válido destacar também o Al, que é o melhor amigo da Min, que também curte filmes e não tem opinião formada sobre algumas coisas, principalmente sobre o Ed e além do Al, temos também a Joan, que é a irmã do Ed, que acaba se tornando amiga da Min, sem contar algumas outras amigas da Min e do Ed, e suas ex-namoradas.
Uma das coisas mais significativas no relacionamento deles e que é construído durante a narrativa, é o planejamento para a festa de oitenta e nove anos da Lottie Carson, uma atriz que Min gosta e ambos foram ver uma apresentação dela no início do livro. Isso é usado de certa foram como impacto no final do livro, deixando um pouco implícito; ao meu ver; os planos amorosos de Min para o futuro, e que deixa o final muito legal e coerente.
Daniel Handler escreve o livro de forma que você esquece que ele á o autor, por mim, mudavam o nome dele ali na capa para "Min Green", pois você realmente é convencido que é ela ali.
O livro tem uma pegada de romance mais leve, não é nada exagerado, porém, tem partes que emocionam obviamente (Não sei pra quem leu, mas quando ela fala do o que estava escrito atrás do guardanapo em que eles faziam o plano do trajeto deles, eu achei sensacional). As ilustrações ajudam a criar uma atmosfera para a história também. E ele consegue mesclar muito bem essa coisa do romance, um pouco da comédia, as descrições são bem feitas. Super recomendo.

Off: Primeira resenha, desculpe qualquer coisa ksks

Bea Oliveira 10/08/2017

RESENHA: POR ISSO A GENTE ACABOU, DANIEL HANDLER | BEA OLIVEIRA.
Estou escrevendo nesta carta toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais.

Quem nunca teve o coração partido? Se não teve, fica tranquilo, vai acontecer! Tá, isso pode soar cruel, mas é a simples e pura verdade. Em algum momento na vida de qualquer pessoa ela terá um relacionamento que vai dar errado, e que vai fazer ela sofrer, não tem como fugir disso, é tão certo como a morte. E o livro de Daniel Handler fala exatamente sobre isso, nós sabemos como a história começa, e acima de tudo, sabemos como termina. Min teve seu coração partido.

"Caro Ed, eu confiei em você, porque você fez isso comigo?"

Min Green é uma garota apaixonada por filmes antigos e beeem longe de ser popular. Seu grupo de amigos é bastante peculiar, e é justamente no aniversário de 16 anos de seu melhor amigo que sua vida começa a mudar. Ed Slaterton é atleta, popular e um ímã de garotas. Apesar de estudarem na mesma escola, Min e Ed nunca se falaram. Pelo menos não até ele ir de penetra na festa de Al e convida-la para sair.

"A menina conhece o menino, Ed, e aí tudo muda."

A partir daí eles começam um relacionamento improvável e que já sabemos como irá terminar, já que a história dos dois é contada através de cartas que Min decide escrever e enviar para Ed - junto com objetos significativos do namoro -, explicando os motivos pelo qual eles não deram certo.

"O mundo entrou nos eixos de novo, o sorriso é por isso. Eu te amava e aqui vão as suas coisas, para longe da minha vida onde você deve ficar, o sorriso é por isso. Eu não te amo mais, claro que não, mas ainda tem alguma coisa que eu posso te mostrar. Você nunca viu de verdade os filmes da minha cabeça e foi por isso, Ed, que a gente acabou."

O livro é o eterno clichê de um casal que tinha tudo para dar errado, e deu, mas ela nos é contada de uma maneira tão especial, que nos passa a impressão de nunca ter ouvido uma história como essa. Pelo relato, podemos ter certeza que Min sabe onde estavam os erros e acertos da relação, inclusive reconhecendo quando deveriam ter se separado.

"- Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Desculpa. Vinte e seis. - você disse, antes que eu pudesse perguntar. Todo mundo estava reunido ao redor, ou bom, estavam à nossa volta, num turbilhão que parecia a rebentação, alta e suja. A multidão virou fundo na mixagem, alguns gritinhos, alguns miados. - Vinte e seis - você disse de novo, para a multidão, e deu um passo em direção a mim.
- Não. - falei, mesmo que não tivesse certeza.
- Vinte e seis- você disse. - Um para cada dia que a gente esta junto, Min. - Alguém fez "ooohh". Alguém fez o outro ficar quieto. - E espero que algum dia eu faça outra coisa imbecil e tenha que dizer um milhã de vezes porque vai durar até lá, você e eu, Min. Você e eu.
[...] Eu te odiei muito."

O fato mais interessante do livro é que sabemos que eles terminaram o namoro, sabemos que algo deu muito errado, mas ao ler os relatos dela sobre como a história começou e como prosseguiu, fica difícil acreditar que algo realmente aconteceu. Eles eram o casal perfeito. Me peguei muitas vezes durante o livro torcendo para que tudo fosse um engano e que eles ficassem juntos, e segundo depois me perguntando "Como eu podia torcer por algo que eu já sabia que não daria certo?", e é exatamente essa a magia do livro, nos fazer esperar por um final diferente. O pior é que nada no livro é uma surpresa, como eu disse é um clichê, mas mesmo assim ele nos faz torcer por um personagem que nós sabemos que é o culpado. Sim, Ed é irremediavelmente culpado, mas mesmo assim vamos nos apaixonar por ele.

"Foi por isso que a gente acabou Ed, por uma coisinha pequena que sumiu ou quem sabe nunca tenha estado de verdade nas minhas mãos."

Ed é como um pote de sorvete no meio da dieta, você sabe que não deve, que isso ira te fazer mal no futuro, mas mesmo assim você come o pote todo. Ele me fez acreditar em seus sentimentos, me fez querer defende-lo, e acima de tudo fez eu me apaixonar por ele, e no fim de tudo assim com a Min, percebi que fui enganada.

Por Isso A Gente Acabou não é bom por sua história, mas sim pela forma como é contada. Ed é aquele cara que você não sabe se ama ou odeia até que ele resolve as coisas por você. E Min é cativante, forte para aprender com seus erros, e uma ótima narradora! Desde o lançamento ouvi maravilhas sobre o livro e posso dizer que ele ultrapassou minhas expectativas.

site: http://biblioteca-r.blogspot.com.br/2016/11/resenha-por-isso-gente-acabou-daniel.html

Nêssa 08/04/2017

E é por isso que eu amo Lemony,ops, Daniel ...
Ai cara, como eu falo desse livro? Gostei? Sim. Gostei, já acostumei com o estilo desse autor, amo esse autor. Por que? Porque ele é muito honesto com os personagens dele. Porque ele não maquia a realidade, não faz você sonhar com uma ilusão estúpida. Particularmente levei esse livro muito para o pessoal. Me identifiquei muito com a Min (gostei demais do nome dela, achei que foi uma ótima escolha, e ela explicando o nome é engraçado, meio sádico,meio ridículo...) Quantas vezes a gente não consegue enxergar o que todo mundo já viu? Amo a perspectiva do Daniel, amo os personagens construídos na base;nem bom, nem ruim; acho que ele tem uma forma nada sutil de dizer:"olha, a vida não é esse céu de baunilha,você não é especial e a vida não vai ser legal sempre..." Eu gosto disso. Dessa coisa tragicômica. E é por isso que eu prefiro romances assim.

Aninha 04/03/2017

“Por Isso a Gente Acabou”, foi escrito pelo escritor Daniel Handler, nome verdadeiro de Lemony Snicket, criador da famosa série “Desventuras em Série”. Quando li o nome do autor fiquei super animada porque eu adoro o tom cômico e sarcástico que Daniel usa em suas obras. O enredo dessa história é “simples”: o fim de uma história de amor entre adolescentes; as primeiras descobertas como casal, as brigas e as dificuldades intrínsecas de todo relacionamento humano.
Min Green só teve um namorado em toda sua vida e encontra em Ed Slaterton o companheiro que sempre sonhou, mas nunca imaginou que pudesse se interessar por ela: ele é popular, bonito, sai com várias meninas e é co-capitão do time de basquete do colégio, ou seja, um verdadeiro galã.
Min, surpreendentemente, chama a atenção de Ed, que revela amar a garota por seu jeito diferente de ser. Min não compreende o porquê de tal afirmação, mas, aos poucos, ambos vão construindo um tímido relacionamento. Há o primeiro encontro no cinema, as festas de amigos, a primeira cerveja compartilhada, a primeira vez... de Min.
Enquanto nos encantamos e nos tornamos próximas de Min, cada vez mais nos preocupamos com ela, pois é evidente que está se apaixonando por Ed, enquanto este vai se mostrando ao leitor um cara não tão legal e nobre (que Min merecia). O sentimento que temos por Ed é dúbio: ele é encantador e carismático quando quer, mas ele não é verdadeiro. E é isso que parte nosso coração.

“A gente achou que tinha tempo. Eu acenei mas não podia responder, porque finalmente tinha me permitido sorrir tanto quanto eu queria a tarde inteira, a noite inteira, cada segundo de cada minuto com você, Ed. Que merda , acho que eu já te amava. Condenada, como uma taça de vinho sabendo que um dia vai cair, sapatos que logo vão ficar gastos, a blusa nova que logo vai sujar.” (página 72)

Com as festas de Halloween se aproximando, Min e Ed fazem planos e, ao que parece, tudo ia bem... Não perfeito, mas que relacionamento não tem problemas? A leitura flui e o momento que tudo chega ao fim é de arrematar o coração. O autor encarna uma garota de 16 anos com tanta fúria e veracidade que me deixou de boca aberta. Tanto sentimento, tanto amor... Uma historia de amor e perda. Mas nem por isso ela é menos bela... Pelo contrário, vale a leitura para todos que já tiveram o coração partido. Estamos todos juntos, numa caixa, assim como todas as lembranças que Min guardou e devolveu para Ed e que foram ilustradas por Maira Kalman, dando um toque especial e cor à toda a obra.

“Todo suvenir de amor que a gente tinha, os prêmios e os destroços dessa relação, que nem confete na sarjeta depois que o desfile passa, o tudo e o não sei que mais chutado para o meio-fio. Estou largando essa caixa toda de volta na sua vida, Ed, cada pertence do meu eu com você. Vou largar essa caixa na sua varanda, Ed, mas é você, Ed, quem está sendo largado.” (página 11)

Laura 05/02/2017

Esperava muito mais.
Não espere muito do livro. É mais uma história clichê sem qualquer emoção. O que me encantou no livro foi à arte, que valeu ter comprado o livro.

Renata 28/12/2016

Por Isso a Gente Acabou - Daniel Handler
A expectativa era alta quando fiquei sabendo de Por isso a gente acabou, estava com bastante expectativas quando livro chegou aqui em casa, mas conforme fui lendo a animação foi diminuindo. Não diria que foi uma decepção, porque o livro realmente é bom, mas acho que poderia ter sido melhor trabalhado.

O livro inteiro na verdade é uma carta de Min Green para Ed, seu atual ex-namorado, nesta carta a garota conta a história de ambos, desde o início até o término da relação. Contando, basicamente, o porque dos dois não terem dado certo, que ela entregará para Ed junto com uma caixa com todas as lembranças.

"Estou contando porque a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais."

Min e Ed são muito diferentes, todos acham que aquela união é muito estranha, e, como percebemos ao longo do livro, nem todos os opostos se atraem.
Minerva, por amar filmes antigos, constantemente compara as coisas com eles, o que é muito chato e cansativo. Ok, a ideia é bem legal, concordo, mas ela não passa uma página sem fazer alguma relação com esses filmes, isso me irritou bastante.

Ed é o típico atleta da escola, é cocapitão do time de basquete e gosta de coisas muito diferentes de Min. Sinceramente? Não gostei muito de Ed, achei ele meio "ta, e dái?!", acho que ficou faltando um pouco de substância.
O casal também diz "eu te amo" muito rápido e isso me irritou bastante, porque era perceptível que não era verdade, diziam isso para se desculpar na maior parte das vezes, como brigamos, mas vou dizer "eu te amo" pra mudar de assunto e ficar "tudo bem".
A relação dos dois não dura muito e é bem intensa, o típico "vocês estão indo rápido demais".

"Você saber, Ed, que soco no estômago é a minha própria mãe agora estar com a razão? Eu devo ter gritado alguma coisa e ela deve ter gritado também e voltou batendo o pé, acho que foi, pra dentro de casa. Mas só lembro da música diminuindo, o volume baixo de vingança, para não ser mais a trilha sonora do dia."

Gostei bastante do Al, melhor-amigo de Min, ele estava lá para ela a todo momento, inclusive é ele quem leva Min no caminhão para devolver a caixa com os objetos que significaram algo no relacionamento dos dois para Ed.
O ponto forte do livro com certeza são as ilustrações desses objetos seguidos do texto explicando o motivo de eles estarem ali, gostei bastante disso.
Como disse, a ideia do autor é bem interessante, mas o livro muitas vezes se tornou maçante. Gostei sim do livro, principalmente de alguns trechos e determinadas cenas, minha parte preferida é o final, o que ela diz na carta depois de contar sobre o término. Gosto também de certas relações que ela faz, como que eles são a escolha errada do elenco para o filme.
Por mais que isso tenha me irritado, gostaria de assistir vários dos filmes que foram citados, porém eles são fictícios.

"Você sabe que eu quero ser diretora, mas você nunca viu de verdade os filmes da minha cabeça e foi por isso, Ed, que a gente acabou."

Por isso a gente acabou é um livro bom, mas que poderia ser melhor desenvolvido, com menos repetições. O livro é bom, porém é meio lento e arrastado. O que é triste, pois tinha bastante expectativa em relação a ele.
Ana 01/01/2017minha estante
Eu também achei o livro meio cansativo. E ele traía ela, como vc disse, ele era "tá, e daí??" .

Bruna 03/12/2016

A releitura me fez gostar um pouco menos do livro, mas ao mesmo tempo sinto que tirei mais proveito da leitura dessa vez.
A história é bem clichê, mas o autor conseguiu a tornar tão original com a narrativa, diálogos e referências culturais que eles mesmo inventou.
Lembro que da primeira vez até gostei do casal, mas dessa vez estava TÃO nítido que eles não iriam dar certo que até revirava os olhos às vezes. O protagonista é um tremendo babaca e nossa, sei lá, só muito ódio de caras como ele. A protagonista me irritou às vezes também pela ingenuidade dela, mas também a entendi um pouco melhor.
Enfim, é um livro de romance bem fora da caixinha, mas não sei se vou fazer mais uma releitura.

Raquel Comunale 16/11/2016

O livro é baseado no fim de um relacionamento adolescente. Min Green é uma adolescente de 16 anos viciada em cinema que acaba se envolvendo com Ed Slarteron, o capitação da equipe de basquete do colégio. Ele superpopular e ela uma menina "das artes" totalmente diferente das líderes de torcida que Ed costumava se envolver. Contudo o relacionamento deles termina depois de um tempo e o livro traz uma longa carta de Min para Ed explicando a história deles e o motivo do término.

Tinha lido várias resenhas sobre o livro e por isso priorizei essa leitura mas confesso que me decepcionei. Achei a leitura cansativa e um pouco arrastada, Min é bem bobinha e Ed um grande bobão. Não consegui gostar.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/