Por Isso a Gente Acabou

Por Isso a Gente Acabou Lemony Snicket

Resenhas - Por isso a gente acabou

Aninha 15/12/2013

De: Journal de Sorrisos | Por isso a gente acabou
Uma boa recomendação, boas ilustrações, Snicket/Handler e romance. Foi por isso que li “Por isso a gente acabou”.

O segredo todos já sabem: Lemony Snicket é apenas um pseudônimo do Daniel Handler, autor que conseguiu consagrar dois nomes distintos no mundo literário do século XX. Aliás, no começo eu confundia tudo; confiei fielmente que Snicket era o verdadeiro, enquanto Handler era só uma personalidade extra do ilustre escritor de Desventuras em Série. “Snicket, seu lindo”, dizia quando encontrava suas obras aqui e ali nas prateleiras da vida. Mas então me deparei com Por isso a gente acabou, descobri toda a verdade e, hoje, quando encontro as obras do Snicket, penso: “Handler, seu danado”. Se, assim como eu, você busca saber mais da personalidade ímpar do autor, achei uma entrevista bem legal no blog da Companhia das Letras, vale a pena espiar (aqui!).

Confesso que comprei esse livro por recomendação de uma amiga, então, se não tivesse escutado ela falar tantas vezes dele, talvez eu nunca teria ido atrás e hoje seria infeliz por não conhecer o jeito magnífico (que aqui significa belo, cômico, emocionante e iluminador) de Handler me envolver em suas palavras. Porque eu me preparei. Quem me conhece já sabe que tenho manias (muitas) e uma delas é… começar do começo. Não quis ler nada do autor sem antes ter lido sua obra mais famosa, então só me permiti ler o livro dessa resenha depois que já estava familiarizada (o que aqui significa parada no meio da série) com Desventuras em Série.

Só então aceitei o desafio. O livro já tinha passado pelas mãos de duas primas e ambas tinham dado notas médias a história de nossa querida Min. Eu esperei até ter a vontade necessária para abri-lo e, mesmo com um pé atrás diante do seu figurativo volume, consegui fechá-lo só depois de um ataque: larguei tudo o que tinha pra fazer, sucumbi até à academia ou gritos pelo meu nome, simplesmente sentei e terminei de ler tudo. Não consigo me conter quando vai chegando no final (o que aqui significa perto-do-meio-do-livro).

A história é contada a partir de uma caixa. Sim, uma caixa. Nela, Min guarda lembranças do seu antigo relacionamento. E com o objetivo de fazer uma limpa emocional, ela escreve uma carta ao seu ex explicando o que significa cada um dos objetos da caixa. É dessa forma divertida que conhecemos a história do relacionamento e, claro, porque ele acabou.

Não vou frisar com muita força o porquê me identifiquei tanto com essa coisa toda de guardar memórias, só vou dizer que… eu e Min temos muito em comum (alguém lembra desse post?). Queria muito deixar todos os meus sentimentos expostos aqui, mostrar tudo que senti quando acabei o livro e quis contar a história para todos que passavam do meu lado. Não farei isso. Vou deixar vocês com o elemento surpresa (que o Handler sabe muito bem manipular) ainda em jogo.

A narrativa é simples, limpa e envolvente. As ilustrações são um quê a mais. Você não vai querer só ler o livro, também vai querer comprá-lo tê-lo e agarrá-lo – assim como eu e minha melhor-amiga-de-recomendações quisemos. Vocês vão gostar. Boa leitura. :)

Com carinho,

A.

site: http://journaldesorrisos.wordpress.com/

Karen 07/12/2013

Uma palavra para este livro: decepcionante.
Min é uma garota interessante, daquelas cults, que tem um ar de quem sabe de várias coisas e esconde muitos segredos, que você só saberia se fosse realmente merecedor. Ed é um dos capitães do time da escola, forte, alto, bonito, completamente diferente de Min.

A história do livro não é envolvente, mas é bastante real, uma história boba que para Min - uma adolescente como todas as outras - é uma história de amor. Após o término dos dois, ela decide pegar todas as coisas que guardou do relacionamento e escrever uma carta, acho que mais para tirar aquilo tudo de dentro dela, compartilhando com Ed sobre seus pensamentos, coisas que aconteceram e ele não sabe, pra tentar tirar um pouco da cabeça dela sobre eles, contando pra ele, escrevendo sobre o por quê deles terem terminado.

A melhor parte do livro é que só no final a gente realmente entende o que aconteceu, mas mesmo assim, achei ruim a forma que o livro terminou, eu basicamente fiquei pensando "tipo, perdi meu tempo lendo este livro so para descobrir que o final é completamente sem graça?". Achei ruim o enredo todo...
Rafael 24/08/2014minha estante
"tipo, perdi meu tempo lendo este livro so para descobrir que o final é completamente sem graça?" [2]
Melhor descrição sobre o livro, rsrs.

Bruna 04/12/2013

E é por isso Ed, que a gente acabou.
Naturalidade. Acho que é essa a palavra para descrever este livro. Afinal, o que há de mais natural do que se apaixonar, terminar e se magoar?

Min Green está de coração partido.. Mas se sente pronta para deixar aquele seu breve relacionamento com Ed Slaterton para trás. Ela guarda numa caixa tudo àquilo que teve um significado pro casal - ou pra ela. E escreve uma carta a caminho da casa do Ed, onde ela deixará a caixa na porta da frente -aquela que ninguém usa.

O livro é a carta de Min. E eu adorei o modo como ela descreve os acontecimentos, sentimentos e pensamentos que lhe ocorreram. É de um jeito natural. Tudo, tudo, tudo. Você sente, através das palavras dela, o amor e a mágoa que ela sente pelo Ed. Sabe, eu daria tudo para saber da reação dele ao ler a bendita carta! De verdade!

O livro é recheado se citações de filmes antigos, os quais por sinal, ouvi dizer que são fictícios. Portanto, não vá procurá-los na locadora, ou numa loja, ou no Google.

Enfim, é um história incrível. Nada de clichês chatos, romance exagerado, melação demasiada. Apenas.. naturalidade. Tai, não falei que essa era a palavra para melhor descrever este livro? haha
Bárbara 06/05/2014minha estante
Também queria a reação dele, se ele ainda amava ela, e o que aconteceu com a Annette...

Camila F 30/11/2013

Uma palavra para este livro: decepcionante.

A melhor parte do livro é que só no final a gente realmente entende o que aconteceu, mas mesmo assim, achei ruim que a história desenrolasse dando isso.

Achei legal a iniciativa de como fazer o livro, só achei bem ruim o enredo todo... Mas, tudo bem. Bonzinho pra ler quando não tem nada pra fazer.

Laura Lins 29/10/2013

“You either have the feeling or you don’t”

Daniel Handler é o nome real do escritor da série infantil “desventuras em série” para a qual ele utilizou o pseudônimo Lemony Snicket. Nunca tive a oportunidade de ler a série, mas sempre ouvi falar coisas boas sobre ela e também amei o filme.
O seu livro “Por isso a gente acabou” apresenta uma carta da protagonista Min Green para o seu ex-namorado Ed Slaterton com os motivos pelo quais eles acabaram. Minerva é uma garota diferente das outras e que os outros consideram “das artes”, embora ela odeie ser chamada assim. Ela, então, junta todas as coisas do Ed que ainda estavam com ela e junto com a caixa deixa uma carta:
“Estou contando porque a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais” (Pág 5)
Na leitura você se vê tão imerso nos pensamentos da Min que você esquece que isso é uma carta escrita por ela apenas com os motivos pelos quais ela acha que acabou e que não mostra a visão do Ed em nada que é mostrado. Ela é a dona da verdade na história.
Eu sei que o que ele fez foi horrível e eu provavelmente teria ficado tão magoada quanto ela, mas a gente esquece quando está lendo uma história em primeira pessoa, que as histórias tem mais de um lado. Tenho certeza que o Ed também tinha os motivos dele para fazer o que fez. Ele parecia um cara bem problemático para mim. Não estou dizendo isso porque ele é meu personagem preferido nem nada, porque ele não é. Acho que a Min deveria ter ficado com o Al desde que comecei a ler o livro.
Isso acontece na vida real também e isso o que me deixou apaixonada pelo livro. Ele traz uma personagem que fez um bocado de burradas ela mesma. Que está tão cegamente apaixonada que releva cada coisa ruim que o namorado faz, só porque é ele quem está fazendo. Até que acontece algo que é sério demais para aguentar e acabam terminando.
Fiquei imaginando como ela poderia ter escrito uma carta tão grande no caminho para deixar a caixa na casa do Ed, esse era um dos grandes problemas que estava vendo enquanto lia, mas depois fica estabelecido que ela deu uma parada no meio do caminho para que pudesse terminar.
O jeito como a escrita flui é maravilhosa e toda a diagramação do livro é incrível. Realmente adorei as ilustrações e não senti falta alguma da separação por capítulos no livro. O trabalho que a companhia das letras fez com o livro foi extraordinário.
Por isso a gente acabou está super recomendado.

site: http://somewhere-just-for-us.blogspot.com.br/2013/10/resenha-por-isso-gente-acabou-daniel.html

Natália Coelho 27/10/2013

Por isso
Min deixou uma coisa para Ed em sua porta.
Um tempo depois de Min terminar com Ed depois de acontecimentos, ela entrega uma caixa com todos as coisas que tiveram significado entre eles durante o relacionamento.
Eles se conheceram em uma festa e começaram a se aproximar. Mesmo com algumas crises de ciúme de seu melhor amigo, Al, Min continuava com Ed vivendo um relacionamento que, de acordo com Ed e todos, é diferente, o que classifica Min como "das artes". E então a história deles dois é contada a partir desses o jeitos deixados na caixa.
Todo relecionamento tem altos e baixos. mas o deles tinha montanhas e abismos.
Bom para os dias em que você acabou de terminar com seu namorado.

site: http://leioreleio.blogspot.com/

Sandi 16/10/2013

Por Isso a Gente Acabou- Daniel Handler
Resenhas boas são sempre mais difíceis de escrever. Como contar para todo mundo que o livro te arrebatou, principalmente quando esse livro não é unanimidade entre os leitores? No fim, acredito que os livros que amamos não passam de um reflexo de nós mesmos. E, Por Isso a Gente Acabou do Daniel Handler tem muito sobre mim.

O livro é uma carta de uma adolescente, Minerva, para seu ex-namorado contando todas as razões pelas quais o relacionamento não deu certo. Cada momento do namoro é resumido por um objeto que Min enviará para ele junto com a carta. Sabe aquelas lembranças que a gente acaba guardando do passado e não fazem bem algum? Minerva resolveu se livrar delas em grande estilo.

Embora a sinopse seja extremamente clichê e simples, o que me prendeu nesse livro foi o modo como o autor desenvolveu o relacionamento do casal. Ed é o típico cara popular, que namora todas e Min é a menina alternativa, com uma paixão extrema por filmes. Sessão da tarde? Não! Aqui a narrativa é crua, real e o autor descreve cada parte desse namoro,as boas e ruins. Por isso tanta identificação: é impossível não ver um reflexo de nós mesmos nas atitudes dos personagens. Quem nunca se apaixonou pela pessoa que obviamente é errada?

Quanto aos personagens, desenvolvi um sentimento de amor-ódio por cada um deles. Min tem uma personalidade forte, é determinada, mas ao mesmo tempo se torna chata com suas atitudes alternativas em excesso. Ed me conquistou muitas vezes, a ponto de eu torcer pelo casal(mesmo sabendo que em vão), mas se tornou a pior pessoa do mundo no momento da verdade. Enfim, Daniel Hadler nos trouxe personagens reais e intensos.

A forma de escrita é fluida, rápida e convincente. Alguns trechos são um espetáculo a parte e me fizeram re-acreditar que ainda há escritores na atualidade (John Green na lista) que se preocupam tanto com a forma como com o conteúdo.

Por Isso a Gente Acabou é um livro para quem tem um certo ceticismo quanto ao amor; para quem já teve experiências ruins; para quem sabe que o mundo não é cor de rosa, mas sobretudo para quem, apesar disso tudo, ainda está disposto a enfrentar essa loucura que é se apaixonar ;)

"Eu amo, sinto falta, odeio ter que te devolver, essa coisa complicada, foi por isso que a gente ficou junto.”

site: http://bora-ler.blogspot.com.br/

Vanessa Vieira 03/10/2013

Por Isso a Gente Acabou_Daniel Handler
O livro Por Isso a Gente Acabou, de Daniel Handler, nos conta a história de Min Green e Ed Slaterton. Os dois viveram um romance curto, porém intenso, deixando a garota com o coração partido. Min é uma menina centrada e inteligente, apaixonada por filmes e que acalenta o sonho de ser uma grande diretora de cinema. Já Ed é o garoto popular do colégio, co-capitão do time de basquete e muito bonito, sendo objeto de desejo de muitas meninas.

Amargurada com o fim do relacionamento, Min resolve reunir vários objetos que fizeram parte da rotina do casal, como ingresso de cinema, elástico de cabelo, camisinha, entre outros, e acomodá-los em uma caixa, que é remetida para Ed. Junto com a caixa, consta uma carta de Min, descrevendo a importância de cada um dos itens, juntamente com os motivos do rompimento do casal.

"Então foi tudo para a caixa e a caixa foi para o closet, deixei em cima daqueles sapatos que eu nunca uso. Todo suvenir de amor que a gente tinha, os prêmios e os destroços dessa relação, que nem confete na sarjeta depois que o desfile passa, o tudo e não sei que mais chutado para o meio-fio. Estou largando essa caixa de volta na sua vida, Ed, cada pertence do meu eu com você. Vou largar essa caixa na sua varanda, Ed, mas é você, Ed, quem está sendo largado."

Por Isso a Gente Acabou é um livro muito bem escrito, com uma linguagem coloquial, e algumas vezes, até mesmo poética. Narrado em primeira pessoa pela Min, acompanhamos toda a sua trajetória ao lado de Ed, desde o momento em que os dois tiveram o primeiro encontro até o fim derradeiro, de uma forma simples e levemente cômica.

Min é uma garota muito culta e inteligente. Acaba se apaixonando por Ed e vivendo na pele todas as emoções do primeiro amor, tanto as boas quanto as ruins. A forma como ela narra a história é totalmente envolvente e convidativa, por mais que nos leve a um certo drama. Gostei da personagem logo de início, tanto pelas suas qualidades quanto pela sua forma de encarar a vida.

"Eu acabaria com qualquer dia, todos os dias, por essas longas noites com você, e foi o que fiz. Mas é por isso que já estava condenado, bem ali. A gente não podia ter só as noites de magia zumbindo pelos fios. A gente tinha que ter os dias, também, os belos e impacientes dias que estragavam tudo com os cronogramas inevitáveis, os horários obrigatórios que não se cruzavam, os amigos leais que não se gostavam, os absurdos imperdoáveis rasgados da parede independentemente das promessas feitas depois da meia-noite, e foi por isso que a gente acabou."

Por Ed, não consegui nutrir simpatia. Sabe o tipo de garoto que é lindo, sexy e oco? Ele é exatamente assim. Sua imaturidade fica evidente ao longo da história e ele não tem planos, ideais traçados para o futuro. Suas atitudes são meramente infantis, lhe dando um ar bastante irresponsável.

Os personagens secundários da história foram bem trabalhados, especialmente Al, o melhor amigo de Min, um rapaz doce e carinhoso, a quem me afeiçoei bastante, e Joan, a irmã mais velha de Ed, bem temperamental e sem papas na língua.

Em síntese, Por Isso a Gente Acabou nos traz uma história bem construída, com uma narrativa simples e informal. Me identifiquei bastante com o dilema vivido por Min, e creio que muitos leitores também irão se identificar com ela. Quando amamos, não enxergamos os defeitos: tudo é belo, mágico e especial. Porém, com a decepção, tudo aquilo que estava encoberto pela fulminante paixão, vem à tona e com força total, nos dilacerando completamente. A capa é simples, porém bem condizente com o enredo do livro e a diagramação está perfeita, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e diversas ilustrações, feitas por Maira Kalman, que conseguem trazer um dinamismo impressionante para a leitura. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2013/10/resenha-por-isso-gente-acabou-daniel.html

Rebeca 27/09/2013

As merdas que são feitas quando se está apaixonado.
Muito bom! Mostra que quando se está apaixonada você está cega, algo que a maioria das pessoas já sabe mas mesmo assim insiste em se apaixonar. Talvez seja um ciclo de vida pelo qual não sabemos quando se iniciou, só sabemos que ele nos persegue até hoje. O interessante são os detalhes, Daniel é riquíssimo em sua descrição nos fazendo deliciarmos com cada palavra, que nos faz ter outra perspectiva sobre a história de cada objeto presente naquela maldita caixa. Um livro pelo qual se vive cada momento, desde o dia na casa do AL até a entrega da caixa, que foi jogada na porta do Ed. Uma das coisas que eu aprendi com ele é não fazer o que a Minerva fez, ou seja, tenho que me valorizar. Ela não pensou em si, ela se deu totalmente a ele, e ultrapassou seus próprios valores por amor a ele, mas pelo visto ela não se amava. Ela em momento algum pensou em si e acredito que se o Ed tivesse ido atrás dela no dia em que descobriu os fatos ela teria cedido novamente e o perdoaria com tanta facilidade a ponto de esquecer o que ocorreu. Não que ela não devesse perdoa-lo, mas ela tinha que no mínimo ter amor próprio. Pelo menos ela reconhece isso de uma forma indireta relembrando cada atitude suspeita que ele teve ao longo do relacionamento.

Rafaela 26/09/2013

Foi por isso Ed, por isso a gente acabou.
Por isso a gente acabou é simplesmente o livro mais maravilhoso que eu já em toda minha vida. Acho que hoje em dia eu leio em busca de que algum livro possa ser comparado a ele.
Eu sempre tive uma mania estranha de me interessar em um livro pelo seu título e confesso que já me decepcionei muito. Mas com esse foi diferente.
O livro é, realmente, um clichê. Mas um clichê "diferente. Seus protagonistas são um típico casal adolescente, a "estranha" da escola e o "Popular". Mas Min Green, personagem principal, pra mim era muito mais que " a estranha" ou só " a garota das artes", como era intitulada por muitos.Por muitas vezes comparei Min comigo, e quem nunca teve um Ed Slaterton que nos fizesse subir pelas paredes e chegar a escrever uma carta explicando os motivos pelo qual nós havíamos terminados?
O livro tem uma pegada culta mas ao mesmo tempo descontraída e juvenil o que eu, particularmente, amo e também gostei muito da forma como a história se desenvolveu. Do jeito fofo da Min ao se referir ao Ed e todos aqueles desenhos. Gostei muito também do fato do autor não dramatizar demais a história.
Certa vez, li em algum livro que nada é comparado à primeira vez. E que embora a gente queira nunca vamos conseguir repetir um sentimento.Nunca vamos conseguir repetir a sensação que sentimentos ao ver nosso filme preferido pela primeira vez, ou como no caso, ler o nosso livro preferido pela primeira vez. Se eu pudesse ter dois desejos eles seriam, 1 - o show da minha banda preferida (Coldplay) no Rio e 2- sentir pela segunda vez o que eu senti lendo esse livro. Não consigo explicar o real motivo, talvez eu tenha ficado tão satisfeita pois estava passando pelo menos no momento ou porque eu nunca quero passar por aquilo, ou porque eu com essa minha mania de gostar de sofrer, quero ter um Ed Slaterton na minha vida. Eu gostei tanto que terminei "por isso a gente acabou" em um dia. Enfim, espero que vocês possam sentir o mesmo lendo esse ou algum outro livro, mas super recomendo :)

“Eu esperei até a música chegar de novo no refrão antes de ir te procurar. Não sei por quê, Ed. Não é que eu nunca tivesse te visto. Todo mundo te conhece, você é, tipo, sei lá, o filme que todo mundo vê quando é criança. Todo mundo te viu, ninguém lembra de não te ver. Mas de repente eu queria mesmo, de verdade, te ver de novo naquele instante, naquela noite.”

Carol 23/09/2013

Por isso a gente acabou
Mais um livro que chego a ultima página com um sonoro: ownnnn, rs.
Por isso a gente acabou, é aquele tema já batido e conhecido por todos: dois adolescentes apaixonados que estão no auge do ensino médio com seus grupinhos separados entre populares e 'não' populares. Clichê! Porém o que diferencia essa história de outras e a destaca tanto é a forma como um assunto já corriqueiro é abordado. Percebe-se como a roupagem do tema faz toda diferença.
Min Green, uma garota fofo, linda, inteligente... Sério, amei. Uma garota 'das artes'. Apesar de muito jovem e ingênua é cativante. Com seus pés, ora no chão, ora nas nuvens. Identifiquei-me com a personalidade da Min, e até mesmo com seu dedo pobre para escolher certos namorados (risos).
Ed Slaterton, vulgo... Ex. Popular, meio fútil e a grande desilusão amorosa de Min. Ed conseguiu me deixar em duvida ate o ultimo capitulo, não sabia se simpatizava ou não; Com o pé atrás. Mas no final ele mesmo resolveu as coisas por mim :x
Nada do que mencionei chega perto de spoiler. Começamos a leitura já conscientes do termino do namoro de Min e Ed. A grande sacada é o motivo desse rompimento, lemos e grudamos no livro para entender o que houve.
Min coloca em uma caixa todos os objetos que de alguma forma lembram Ed. Coisas bobas e baratas, mas com valor sentimental. E junto da 'valiosa' caixa de recordações coloca uma carta (mais pra diário), onde mostra para Ed o porque de cada coisinha, cada momento, cada decepção.

"Estou contando por que a gente acabou Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais"

Não se trata de nenhum tipo de livro que mudara a sua vida, mas é lindo. Simples e comum... Lindo.

NOTA: * * * *

site: http://carolina-diaz-s2.blogspot.com.br/

The Serial Reader 29/08/2013

Por isso a gente acabou...
"(...) Ed, estava bem diante do seu nariz, mas você não viu até eu ter que chamar a sua atenção, e foi por isso que a gente acabou.”

Um romance que tinha tudo para dar errado e realmente deu. Esse livro é, na verdade, uma carta de Min para seu ex namorado, Ed Slateron, após um rompimento difícil, contando os motivos pelos quais eles terminaram. Desacreditado por todos, o relacionamento entre Ed, o popular co-capitão do time, e Min, a diferente e das artes, começou inesperadamente e tomou rumos que nenhum dos dois imaginava.

"O dia está lindo, ensolarado e tudo mais. É daqueles dias em que você acha que tudo vai dar certo etc. Não era o dia para isso, nem para nós, que saímos de 5 de outubro a 12 de novembro. Mas já é dezembro e o céu está claro, assim como tudo agora está claro para mim. Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais."

Queria muito ler esse livro há bastante tempo, mas comecei a leitura sem altas expectativas e sem saber muito bem o que esperar. Mas me surpreendi bastante. Uma história de amor que não deu certo narrada por uma garota machucada, que amava demais, se entregou demais e sofreu demais. No começo eu gostava bastante do Ed, e me dava uma dor no coração de saber que eles iam terminar (sem spoilers, está no nome do livro). Eu torci para eles darem certo, e saber logo de cara que isso não ia acontecer me deixou bem desanimada (com em "A breve segunda vida de Bree Tanner", todo mundo que leu Eclipse sabe o que acontece com ela, e isso faz a leitura extremamente dolorosa).
A edição do livro é PERFEITA! As ilustrações da Maira Kalman são lindas, e me aproximaram bastante da história. Elas nos mostram os objetos que Min, junto com a carta, devolveu ao ex namorado após o término da relação, e foram muito importantes, deram um impacto visual bem bacana que ajudou na compreensão da história.

"O mundo entrou nos eixos de novo, o sorriso é por isso. Eu te amava e aqui vão suas coisas, para longe da minha vida onde você deve ficar, o sorriso é por isso. Sei que você não vê, Ed, mas se eu contar a trama toda talvez você entenda dessa vez, porque mesmo agora ainda quero que você veja. (...) mas você nunca viu de verdade os filmes da minha cabeça e foi por isso, Ed, que a gente acabou."

Gostei bastante da escrita do autor, o modo como Min descreve o que pensa, o que sente, é bem intenso. Em algumas partes me identifiquei com ela, e adoro quando isso acontece em um livro! Mas algumas partes da narrativa me pareceram um pouco forçadas, como quando a Min começa a lembrar de várias coisas e quer contar cada uma delas em uma mesma frase. Gosto desse tipo de construção, mas nesse livro elas eram muito grandes, ocupando quase uma página algumas vezes, e isso me dispersava a atenção e o foco na maioria das vezes. A Min é uma personagem extremamente passional, já o Ed é bem desligado, fofo e lerdo algumas vezes, mas eu realmente gostei dele. Os outros personagens não tem um destaque muito grande, com exceção de Al, mas ainda assim ele não tem um grande destaque na história. Gostei bastante dele também e não fiquei surpreendida com o que descobrimos sobre ele ao longo do livro.
No geral, gostei bastante do livro, apesar de algumas construções me cansarem um pouco, foi uma leitura rápida, divertida pelo modo tragicômico da narradora, que mostra uma cena que a maioria de nós já passou: um relacionamento intenso, de nos deixar apaixonados, suspirando e sonhando, que acabou não dando certo.

"Mas é por isso que já estava condenado, bem ali. A gente não podia ter só as noites de magia zumbindo pelos fios. A gente tinha que ter os dias, também, os belos e impacientes dias que estragavam tudo com os cronogramas inevitáveis, os horários obrigatórios que não se cruzavam, os amigos leais que não se gostavam, os absurdos imperdoáveis rasgados da parede independentemente das promessas feitas depois da meia noite, e foi por isso que a gente acabou."

4/5

Love always,
Francielle

site: http://www.theserialreader.com/2013/06/resenha.html

Carol 09/08/2013

Por isso a gente acabou foi lançado pela Editora Cia. das Letras em 2011. Daniel Handler é dono do pseudônimo Lemony Snicket, sua assinatura da coleção Desventuras em Série. Mas esse título segue uma linha completamente diferente. Comprei-o pela Submarino, que saiu por 10 reais. O que foi ótimo, já que está na minha lista desde o lançamento e até agora eu não havia comprado por causa do preço normal que é meio salgado. Enfim, depois de muito adiar, acabei concluindo a leitura.

Min Green está sofrendo pelo término do seu namoro curto, porém intenso com o popular Ed Slaterton. Como uma forma de se recuperar, seguir em frente e ainda se vingar, Min resolve devolver a ele uma caixa cheia de objetos que foram significativos para o casal durante o namoro, junto com uma carta explicando a história e o significado de cada objeto. O livro é a carta, e os capítulos são divididos pelas figuras dos objetos. Apesar disso, a história é contada sem perder os detalhes e a continuidade.

Min é obcecada por filmes e sonha em ser diretora de cinema. Por isso, ela compara as situações com cenas de filmes de que eu nunca ouvi falar. Isso Apesar disso, gostei muito do estilo da narrativa. A atmosfera é divertida e irônica, e apesar de a história ser clichê à primeira vista, o livro passa bem longe disso. Achei a idéia das figuras geniais, a história muito bem contada e bem desenvolvida. Os personagens são muito bem criados, os diálogos muito bem escritos e originais. Uma obra realmente muito bem feita e que vale muito a pena.

site: http://bussoladepapel.blogspot.com.br

Leandro | @obibliofilo_ 08/08/2013

Resenha Postada Oficialmente no blog "Palavras ao Vento".
Eu não pretendia expor minha opinião sobre este livro. Mesmo não possuindo uma história surpreendente, eu pude sentir um misto de sensações acerca dos protagonistas. Tudo aconteceu, muitas vezes, de uma forma muito palpável. Foi impossível não sofrer com o rumo que a história tomou, mas ao mesmo tempo, eu pude entender que, certas coisas acontecem para que possamos nos desprender de algo ou alguém que não nos merece.

[SINOPSE] Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.

A história do livro gira basicamente em torno de uma carta. Na realidade, uma carta enorme, onde Min Green narra o motivo de seu relacionamento com Ed Slaterton ter acabado. Ela decide juntar tudo o que fez parte do relacionamento deles e entregar para ele. Ela está arrependida por ter se apaixonado pelo cara mais bonito e popular da escola. Ao se envolver com ele, algo mudou intimamente em sua vida.

Uma leitura melancólica e sem muitas surpresas, onde o leitor tenta compreender o relacionamento comum entre Ed e Min.

"(...) Eu acabaria com qualquer dia, todos os dias, por essas longas noites com você, e foi o que fiz. Mas é por isso que já estava condenado, bem ali. A gente não podia ter só as noites de magia zumbindo pelos fios. A gente tinha que ter os dias, também, os belos e impacientes dias que estragavam tudo com os cronogramas inevitáveis, os horários obrigatórios que não se cruzavam, os amigos leais que não se gostavam, os absurdos imperdoáveis rasgados da parede independentemente das promessas feitas depois da meia-noite, e foi por isso que a gente acabou."
Pág.: 94

"Por Isso a Gente Acabou" não entrou para a lista de livros favoritos, mas foi um livro que me marcou e de alguma forma, mexeu comigo. Falar sobre relacionamentos é complicado. E se torna mais complicado ainda, quando apenas se tem um ponto de vista sobre o mesmo, como é o caso do livro. Todo o relacionamento é narrado, comentado, criticado e explicado apenas do ponto de vista da Min. No entanto, mesmo eu não tendo uma visão ampla da história em si, foi impossível não compreender e não sofrer com a Min em muitos momentos.

Envolver-se com alguém, sem medo das consequências, é algo que nem toda pessoa suporta ou tem coragem para tal ato. Mas a Min em nenhum momento se importou com isso. Ela realmente se permitiu viver a experiência ao lado do Ed e eu achei justo da parte dela. A vida é feita de experiências. Entretanto, o ser humano é tão imprevisível que, quando gostamos realmente de alguém, geralmente esquecemos que a pessoa também possui defeitos e que inesperadamente, ela pode nos machucar sentimentalmente; machucar muito mesmo. Esse foi o erro da Min.

Não consegui sentir empatia pelo o Ed. Para mim, durante quase todo o livro, ele sempre demonstrou ser um rapaz que apenas estava se divertindo. Não senti verdade quando ele demonstrava seus sentimentos por Min. Talvez, se eu pudesse observar o relacionamento do ponto de vista dele, eu poderia pensar diferente sobre ele; poderia aceitá-lo mais. Infelizmente, isso não foi possível e essa foi a impressão que eu tive. E confesso que piorou ainda mais, após concluir a leitura.

Ao parar para observar o enredo e as personagens, pude perceber que o autor ― apesar de ter construído uma história simples ― inseriu acontecimentos na história, que fazem com que o leitor reflita sobre e se coloque na situação da narradora. Pelo menos, eu me coloquei diversas vezes no lugar da Min e pude entendê-la. É complicado e desgastante demais se doar totalmente em um relacionamento e nem sempre obter um retorno sentimental do próximo.

Contudo, sem mais delongas, foi uma leitura interessante. Confesso que, por muitas vezes, senti-me melancólico e refletindo sobre como seria se a história tivesse tomado um rumo diferente. Não sei se isso aconteceu com todos os leitores, mas acredito que alguns se sentiram da mesma forma que eu. Então, caso tenha curiosidade e queira tentar compreender o relacionamento entre duas pessoas comuns ― tão comuns que podem se parecer comigo, com você e com qualquer amigo ou conhecido ―, leia. Porém, faça a leitura sem pressa. Acredito que assim a história se mostrará mais palpável para você.

RECOMENDO!

site: http://www.leandro-de-lira.com/

Carol 06/08/2013

O melhor livro de todos
O livro é maravilhoso, foi um dos melhores livros que eu li, porque ele conta fatos que realmente acontecem na vida de muitas adolescentes e até adultas! A Min é um personagem apaixonante, "das artes" como a intitulam, ela se apaixona pelo astro do basquete Ed, com ele vive altas aventuras e histórias maravilhosas, românticas e encantadoras! Quando Min termina com Ed ela coloca em uma caixa todos os presentes e coisas que a fazem lembrar ele e faz uma descrição sobre cada objeto, sua história, importância e o por que a quele objeto contribuiu para o término, o livro é a carta! Eu fiquei super apaixonada, amei mesmo, estou até agora encantada com a Min! Assim como eu me apaixonei garanto que vocês vão amar!