O Anticristo

O Anticristo Friedrich Nietzsche

Resenhas - O Anticristo

Mateus 14/01/2023

"O cristianismo continua sendo a maior desgraça da humanidade"

Posso dizer que foi a leitura mais gostosa que já tive até hoje, queria poder tomar um chá com este senhor..

Mari1465 13/01/2023

?Não nos deixemos enganar: grandes espíritos são céticos.?
?Homens com convicções não entram absolutamente em consideração quando se trata de tudo aquilo que é fundamental em questões de valor e desvalor. Convicções são prisões. Não se enxerga longe o bastante, não se enxerga abaixo de si: mas para poder intervir em questões de valor e desvalor, é preciso ver quinhentas convicções abaixo de si ? atrás de si... Um espírito que quer algo grande, que também quer os meios para tanto, é necessariamente cético.?

Conry Mapel 04/01/2023

Para pensar...
"Homens convictos são prisioneiros."

"A diferença fundamental entre as duas religiões da decadência: o budismo não promete, mas assegura. O cristianismo promete tudo, mas não cumpre nada."

"O amor é o estado no qual o homem vê as coisas quase totalmente como não são. A força da ilusão alcança seu ápice aqui, assim como a capacidade para a suavização e para a transfiguração. Quando um homem está apaixonado sua tolerância atinge ao máximo; tolera−se qualquer coisa.“

Eduardo Mendes 30/12/2022

O filósofo ataca a ideia de que o homem de hoje seja superior aos antigos
Depois de perder o medo e encarar os escritos de Nietzsche no ótimo “Genealogia da Moral” resolvi conferir “O Anticristo.” Ao contrário da sugestão do título, a obra não critica propriamente Jesus Cristo e sua doutrina, mas sim o que foi feito do cristianismo a partir do momento em que a vida de Jesus se torna o fundamento para uma religião.

A experiência de leitura foi bem interessante, esta edição da Nova Fronteira tem uma tradução fluida, deixando o texto claro e objetivo. São capítulos curtos e a obra não é muito grande.

Assim como em Genealogia da Moral a análise passa pelo conceito de bom e mal, pro filósofo “mal” é o que se origina da fraqueza e “bom” é tudo o que aumenta no homem o sentimento de poder, a vontade de potência. Sendo assim, Nietzsche acusa o cristianismo de ser a religião do ressentimento; uma doutrina que torna o homem cada vez mais fraco e alienado, alimentando um ódio impotente contra aquilo que ele não pode ser ou não pode ter. Colocando homem contra homem.

O filósofo ataca a ideia de que o homem de hoje seja superior aos antigos, pra ele o cristianismo está desenvolvendo um tipo ainda mais elevado de barbárie; que a ideia de “progresso” é uma ideia moderna e falsa; e que tudo o que o homem considera hoje como virtuoso é na verdade pura decadência. Que os valores morais na verdade estão subvertidos pelo cristianismo.

Para Nietzsche deus é nada mais do que uma projeção de nós mesmos, logo, um povo que acredita em si e tem também seu próprio deus, projeta nele as condições que o fez estar acima de nós; tudo nele é elevado e inatingível: seus valores, seu prazer, seu sentimento de potência. Assim, a representação de um deus que só tem virtudes significa na verdade a perda da fé em si mesmo e no próprio futuro.

Ele defende que ninguém se torna cristão livremente, pois é preciso estar doente o suficiente para isso. Assim, o ideal cristão pregar o evangelho ao mundo é o projeto da igreja de transformar o mundo inteiro em um hospício. Qualquer visita a um hospício irá mostrar que a fé não move montanhas, mas que as coloca onde não existiam.

site: https://jornadaliteraria.com.br/o-anticristo/

Jace 27/12/2022

Anticristo
Nietzsche, como é de costume, ataca o cristianismo de forma bastante pesada. De uma certa maneira o livro provocou diversas reflexões interessantes acerca da opressão religiosa que sempre existiu.

Vinder 21/12/2022

Polêmica do início ao fim! Nietzsche pistola fazendo uma análise dos fundamentos e consequências do cristianismo? vale a pena

veiza 14/12/2022

O anticristo
simplesmente nietzsche. Pra mim nietzsche é um dos maiores filósofos que já existiram, com esse livro ele questiona situações que eu sempre me questionei, usa exemplos simples que mostram as maiores das verdades.
Silas-sama 19/12/2022minha estante
Podes citar uns exemplos de questionamentos? Fiquei curioso, acho que vou ler

veiza 19/12/2022minha estante
o poder e o que isso afeta nos homens, uma ideia completamente nova para mim sobre achar que estamos progredindo, quando na verdade estamos regredindo, além de muitos outros.

veiza 19/12/2022minha estante
e vendo por esse ângulo parece situações com respostas óbvias, mas é aí que entra o fato de ter me surpreendido tanto, pq quanto mais vc lia mais vc entendia que o negócio era bem mais fundo

hta 13/12/2022

Cansativo
Nietzsche é arrogante e petulante, e eu gosto. Trazendo reflexões, Nietzsche vai despejar nesse livro seus pensamentos e argumentos sobre, Deus, devotos, cristianismo, religião, entre outros. Definitivamente não é um livro para ser lido rápido mas para ser digerido porém em diversos momentos tem muitas repetição, o que torna o texto maçante e chato. De qualquer forma recomendo a leitura.
Mari 13/12/2022minha estante
Tive a mesma sensação, pois ele traz aforismos, então as partes podem ser desconexas.
Como ele iniciou um novo pensamento, muito do que ele disse, apesar de inovador, algumas vezes precisou ser amadurecido.

hta 14/12/2022minha estante
simm, exatoo

Parfu 13/12/2022

Íntegro
Certamente é necessário certo repertório para acompanhar de modo equitativo todo o "ódio" presente sobre o raciocínio do autor, artifício este que eu não possuí de modo completo durante a minha leitura. Portanto, nada disso impede o compreendimento da maior parte da obra, onde suas teses são evidenciadas de modo iluminado e direto.

Suas críticas são verdadeiras, não todas, mas são verídicas, digo por mim mesmo. Também afirmo que seja uma leitura essencial. Primeiro trabalho do autor o qual tenho acesso, me interessei pelo seu então "cinismo", espero me aprofundar um pouco mais em seus escritos sem preconceitos fundados a partir de opiniões de terceiros.

Gabrielly.Bononi 07/12/2022

Fui criada em família cristã (protestante) e dentro da Igreja minha vida toda, então ler as teses criadas por Nietzsche foi algo bem interessante, isso somado ao fato que eu já estava tendo questionamentos pessoais acerca da fé e da religião no mundo. Primeiro preciso dizer que você precisa ter um bom conhecimento acerca da teologia do cristianismo e da filosofia alemã pra poder compreender as ideias do autor de forma mais completa e sem ficar parando pra pesquisar as coisas. Ademais, achei que o livro enrolou um pouco em diversos momentos, sou amante de filosofia e senti que faltou um pouco de sustância para o que ele estava falando. Li isso em diversas resenhas e análises acadêmicas sobre O anticristo e concordo que, em diversos momentos, Nietzsche parecia um adolescente rebelde e indignado porque deus tirou algo que ele gostava muito, e então se criam as teses com muita base em opiniões pessoais e experiências próprias, sei que é difícil não deixarmos de nós enquanto pesquisadores naquilo que escrevemos, mas acho que para benefício do texto seria mais proveitoso que ele tomasse esse rumo. No mais, tudo que ele declara e analisa faz perfeito sentido, não sei como o mundo seria sem a invenção e intervenção do cristianismo e ainda estou refletindo bastante sobre as ideias.

Davi846 02/12/2022

Filosofia como martelo!
O anticristo é uma obra que defende de forma contumaz o combate ao arrefecimento vital. Por meio de poucas páginas, Nietzsche elabora de forma categórica suas críticas às ideias idealistas extraterrenas, principalmente a moral cristã. Ademais, o livro carrega um pensamento bem evolucionista que carrega um paralelo relacionado à seleção natural, no que se diz respeito à prevalência do mais forte com forma de potência. Por conseguinte, esta obra precisa ser lida de forma cuidadosa, como forma de evitar-se interpretações pautadas no racionalismo. Por fim, ainda que tais afirmações necessitem de serem feitas, não obsta, na obra, demérito no que concerne ao questionamento da ética vigente.

Faluz 29/11/2022

O Anticristo - Friedrich Nietzsche
Obra de muita reflexão e merece debates interessantes.
Nietzsche coloca em questão os valores do cristianismo e como seriam possíveis sob outras perspectivas que não houvessem a dominação cristã. O escritor elabora o texto de forma poética.

Summer? 24/11/2022

Caramba, que ....mds
Esse livro com toda certeza é um veneno,não pra mim, pois não é como se eu já não tivesse esses mesmos questionamentos ...mas eu reconheço muito bem que MUITA GENTE ficaria MUITO bravo com esse livro, indignado, repulsivos, hipnotizados ou coisas mais.
Com certeza pode mudar tua cabeça....muito mesmo, eu não recomendo se você tem apreço por Deus ou é cristão, você pode surtar ou ficar muito raivoso ...