O Anticristo

O Anticristo Friedrich Nietzsche

Resenhas - O Anticristo

Thaís 29/03/2023

Quem me conhece pode se perguntar por que teria eu escolhido ler este livro. Bem, é sempre bom ouvir opiniões diferentes. Mesmo que elas não te façam mudar de opinião, o fato de escutá-las é uma forma de respeito, não aceitação.

Pois bem, a crítica não se dá pela opinião, mas pela forma. Como vi em muitas outras resenhas, a forma agressiva sugere um quê de revolta que tende a infantilidade, desacreditando toda uma linha de raciocínio. Além disso, Nietzsche usou do mesmo subterfúgio de retirar dos textos bíblicos passagens que justificam seus argumentos. Ora, a Bíblia não pode ser interpretada em partes, no todo já há uma complexidade na compreensão, retirada de contexto, e se considerarmos, ainda, a tradução, é possível justificar muitas coisas com trechos removidos dos evangelhos. Eu poderia até aceitar seus argumentos, desde que justificados de outra forma.
Bruna.Nunesx 18/12/2023minha estante
Thais, te entendo nesse ponto mas porque não tirar passagens do livro sagrado de contexto como alguns que se dizem Cristão fazem? Isso que Friedrich fez de tirar contexto a própria bíblia como muitos (não generalizado) faz na minha humilde opinião foi genial mesmo eu não concordado um pouco com isso mas foi genial! Porque ele fez o que a maioria dos cristãos fazem (não generalizado) e assim, pra ficar na cutucar os hipócritas porquê não ficar na mesmo nível deles?

cami56 26/03/2023

Indo direto pro inferno após ler este ??? nietzsche tilt fazendo análises dos fundamento e consequências do cristianismo mt bom, é um livro denso apesar de ser curto mas vale a pena dms sério

Ldiaaaaaaaaaaa 13/03/2023

Guia Ateu
Nietzche era um indivíduo com ideias muito únicas e, devo dizer, geniais. Aprecio que ele teve um passado imerso na igreja e os que creem pois da ainda mais credibilidade nas suas palavras, ao meu ver. Se você tem opniões sobre a hipocrisia cristã e suas práticas, recomendo o livro, e se você não tem opniões sobre a hipocrisia cristã e suas práticas, recomendo o livro.

Vanessa1073 19/02/2023

Recomendo
O autor deixa claro seu objetivo com o livro: fazer você se perguntar se as verdades cristãs que acha que são verdadeiras são mesmo verdadeiras. Durante o livro você consegue sinalizar como a sociedade sucumbiu ao cristianismo por busca de um motivo não realista que explicasse o que estava acontecendo. É aqui que passamos a entender o desprezo do autor com o sacerdócio. Não há nada além de busca pelo poder, pela dominação baseada em inverdades, pelo uso injusto do nome de Jesus para proferir os próprios preconceitos. Pregar a palavra de Deus é a mesma coisa que dizer inverdades para pessoas desesperadas por algo irreal que lhes acalme a vida injusta.

Mareufq 15/02/2023

?Quero escrever essa acusação eterna ao cristianismo em todos os muros, onde quer que existam muros ? tenho letras que também farão os cegos enxergar... Chamo o cristianismo de a única grande maldição, a única grande corrupção e a mais profunda, o único grande instinto de vingança, para o qual nenhum meio é venenoso, dissimulado, subterrâneo, pequeno o bastante ? chamo-o de a única mácula imortal da humanidade... E o tempo é contado a partir do dies nefastus[88] em que essa fatalidade começou ? a partir do primeiro dia do cristianismo! ? Por que não a partir de seu último dia? ? A partir de hoje? ? Transvaloração de todos os valores!...?

Amanda 11/02/2023

Nietzsche
Bom,
Ele vai falar que o cristianismo é a religião do ressentimento, como o ódio impotente contra aquilo que não se pode ser ou não se pode ter.
Para Nietzsche, isso é expressão do ressentimento pois o autor de Apocalipse, incapaz de fazer frente às perseguições na vida real, ameaça seu inimigos com uma vingança imaginária que viria de outro mundo, por isso esse valor de se dizer ser bom ou uma pessoa boa para ele significa uma impotência de se vingar

Ele também fala como valoriza o instinto humano e que o homem não progrediu por reprimir seus instintos
Nietzsche afirma que não se pode chamar de "evolução" a transformação do deus de Israel no deus cristão. O deus cristão é o deus da decadência, o deus dos fracos que não se reconhecem enquanto fracos, mas que se chamam de "bons".

Nietzsche também crítica os sacerdotes, padres e pastores, falando:
Quando a bíblia, escrita por sacerdotes, diz que "Deus perdoa aquele que se arrepende", isso quer dizer: "Deus perdoa aquele que se submete ao sacerdote".

Enfim, livro bom para a reflexão e apenas não entendi o Deus como aranha.

Giuly3 08/02/2023

Um bom tapa na cara
Desde o princípio me interessei pelos apontamentos. Mas ao invés de colocar aqui o que me interessei no texto, vou superficialmente apontar o motivo de eu não dar 5 estrelas:
Perto do final ele fez uma comparação tão estranha e contraditória com tudo que ele vinha discutindo ao longo do texto... que fez com que tudo o que foi dito antes perdesse grande parte do impacto, na minha opinião.

Porque ele vinha com uma crítica à um tipo de moral (cristianismo) e depois me pareceu que ele "passou pano" a outro tipo de conduta que ao meu ver também não foge muito do conceito de moral, que por muitos também pode ser visto como anti natural... A noção de que uma hierarquia é necessária.
Se você olhar pra estrutura de ambos, se consistem em uma hierarquia de afastamento do conhecimento para as pessoas "mais suscetíveis a cair em falácias".
Talvez eu não tenha prestado atenção em algum contexto, ou realmente o conhecimento deve ser encarado como um privilégio?
Não é eugenismo, mas comecei a entender o contexto de como se apropriaram do texto dele pra defender esse tipo de coisa.

Bom, é o primeiro livro de filósofo que critica a filosofia que leio, então ainda tenho muito o que aprender.

andressa308 05/02/2023

????
"para onde foi o nosso último resquício de decência, de auto-respeito, se nossos homens de estado, no geral uma classe de homens não convencionais e profundamente anticristãos em seus atos, agora se denominam cristãos e vão à mesa de comunhão?"

Sa 30/01/2023

Adorei o paralelo que teve entre o budismo e o cristianismo. Uma crítica realmente muito interessante e que nos faz refletir.
Alex64 31/03/2023minha estante
Nietzsche critica o budismo também?

Diahba 29/01/2023

Simplesmente impressionante. Foi a minha primeira obra completa do autor e com certeza não será a última, a leitura é totalmente indicada.

eduarda 15/01/2023

?Só o depois de amanhã me pertence. Alguns nascem póstumos.?
No geral, gostei bastante das reflexões do livro. Por ser o último livro do autor, acho que compreenderia ainda melhor o texto se já estivesse familiarizada com os conceitos e ideias das obras anteriores, principalmente ?Assim Falou Zaratustra? que ele acaba citando bastante, mas nada que tenha dificultado a compreensão.
Nietzsche começa falando sobre a compaixão (prática cristã fundamental), a considerando o pior dos vícios, pois tem efeito depressivo e torna o sofrimento contagioso entre os fracos e fortes de espírito. Para ele, a prática deixa de cultivar o homem de mais alto valor, mais digno de vida ? super homem ? para cultivar o animal doente homem, o cristão. Dentro disso, aborda que os valores do cristianismo são valores modernos da decadência, já que corrompem o homem através da perda de seus instintos ao preferir o que lhes é prejudicial. Em outro ponto, Nietzsche critica também os representantes da religião, focando principalmente na figura do sacerdote para afirmar que ele é um representante do nada e do que é falso, e que por isso, o que prega poderia ser usado como um critério para determinar a verdade. Fora a crítica aos adeptos do cristianismo, também discorre sobre como os conceitos de mundo verdadeiro e moral como essência do mundo são erros, determinando que a virtude precisa ser uma invenção pessoal e não um conceito geral e abstrato que todos têm de possuir. O autor também trabalha as causas da religião, com ela como um meio de definir a quem atribuir gratidão e como um meio de se desviar de uma realidade malograda. Com isso, ele também trabalha um pouco mais a origem do cristão e mostra como a figura de Deus muda à semelhança da mudança na mentalidade dos homens. Para ilustrar um pouco de todas essas ideias, Nietzsche compara o cristianismo com o budismo, ?preferindo? o segundo na medida em que também promove a decadência, porém com valores e práticas muito mais realistas e positivas do que a religião cristã ao lutar contra o sofrimento e não contra o pecado, ao inexistir conceitos morais (bem e mal) e por possuir uma maior sensibilidade e espiritualização ao não promover coação. Ao longo do livro, o filósofo evidencia os atos de Jesus e opta por chamá-lo de ?anarquista sagrado? por conta do que entende como uma doutrina de redenção dentro da história de surgimento do cristianismo. Essa ?doutrina de redenção? seria o resultado da morte de Jesus na cruz, momento que foi erroneamente interpretado pelo povo. Uma das ideias principais do cristianismo era a superioridade em relação a qualquer sentimento de ressentimento e a falta de combate em agir negativamente. Justamente por isso, a morte de Jesus teria sido um meio de ?demonstrar? sua doutrina. Porém, os discípulos a entenderam como Jesus em revolta com a ordem, e nisso, cultivaram o sentimento de vingança, completamente contrário ao evangelho. Entenderam como ?reino de Deus? o ato final, e não uma realidade que poderia ser conquistada (75). Com essa interpretação, Nietzsche afirma que Jesus foi o último cristão. Com essa criação da importância verdadeira das coisas na pós-morte, o resultado é acabar com o sentido da vida mortal.

Outros tópicos:
- Deus vs Ciência