O Anticristo

O Anticristo Friedrich Nietzsche

Resenhas - O Anticristo

Natalie39 25/09/2023

Vou dar de presente para minha mãe cristã
Esse livro sou eu personificada todas as vezes que me estresso com religião, tendo crescido nesse meio compreendo perfeitamente todos os pontos de críticas do autor, não concordo com todas mas válido.
O livro faz refletir em como o cristianismo romantiza o sofrimento para controle e benefício próprio, não é por acaso que o Brasil é o 3º país que mais acredita em deus e está desta maneira.
Enfim acho válido acabar com o cristianismo por um tempo só pra ver se a gente sai da miséria.

Rhamon Melo 01/09/2023

Um livro revolucionário
Sabe aquele livro que mesmo com poucas páginas ainda assim consegue fazer uma revolução na sua mente? É este livro. Leiam!

Nathaly.Cristina 17/07/2023

O ANTICRISTO - Friedrich Nietzsche
O Anticristo foi meu primeiro contato com as obras de Friedrich Nietzsche, portanto senti dificuldade em entender completamente as suas ideias. Pretendo conhecer outras obras escritas por ele, e que o influenciaram.
Creio que algumas pessoas possam considerar a leitura um pouco enfadonha e difícil de entender, principalmente levando em consideração as palavras utilizadas. Mas para quem gosta de filosofia, é um livro interessante.
Não concordo com 90% das suas ideias, mas creio que estar aberto para ouvir e aprender sobre novos pontos de vistas nos enriquece como indivíduos.

Romeu Felix 15/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Anticristo" é uma das obras mais polêmicas e provocativas do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Escrito no final do século XIX, o livro foi publicado postumamente em 1895 e aborda uma crítica contundente ao cristianismo, destacando-se por sua natureza iconoclasta e desafiadora das normas e valores tradicionais da época.

Nietzsche apresenta sua visão radical sobre a religião cristã, desvendando-a como uma forma de niilismo passivo que despreza o mundo real em favor de uma suposta vida após a morte. Para o autor, o cristianismo desvaloriza a existência terrena, pregando a submissão, a renúncia aos prazeres mundanos e uma moral que recompensa a fraqueza e a humildade.

O livro está dividido em diversos aforismos, nos quais Nietzsche destrincha os fundamentos do cristianismo e questiona sua moralidade, historicidade e origem. Ele critica ferozmente a figura de Jesus Cristo, a quem enxerga como um líder de uma rebelião de escravos, promovendo uma moral da fraqueza e da submissão ao invés da exaltação das virtudes do super-homem, conceito presente em outras obras do autor.

Nietzsche enfatiza a incompatibilidade do cristianismo com a vida e a cultura, considerando-o um obstáculo ao florescimento do indivíduo e à busca por uma existência autêntica e plena. Ele alega que a religião cristã priva as pessoas de seu potencial criativo e de sua capacidade de afirmar sua própria vontade, contribuindo para uma sociedade de indivíduos enfraquecidos e moralmente desorientados.

Além disso, o filósofo também critica duramente a Igreja e seus representantes, acusando-os de manipulação e opressão das massas através de doutrinas religiosas. Ele expõe os problemas da instituição eclesiástica, como a busca por poder e influência política, bem como a exploração das crenças populares em benefício próprio.

Embora Nietzsche se mostre implacável em sua análise, é importante reconhecer que "O Anticristo" reflete o contexto histórico e filosófico do século XIX, no qual a religião e a moral cristãs exerciam um papel central na sociedade europeia. É preciso considerar que a obra pode ser interpretada como uma crítica radical e provocativa ao status quo da época, e não necessariamente como uma análise objetiva e equilibrada do cristianismo.

Em suma, "O Anticristo - Maldição contra o cristianismo" é uma obra controversa e desafiadora que desmantela os princípios fundamentais do cristianismo, buscando romper com as ideias e valores estabelecidos. Friedrich Nietzsche, ao longo de suas páginas, expõe sua visão filosófica de um mundo pós-religioso, onde a vida é exaltada em sua plenitude e o indivíduo é encorajado a se tornar seu próprio criador e libertador. Entretanto, é essencial compreender o contexto histórico e ideológico em que o livro foi escrito, a fim de apreciar a profundidade e a controvérsia das ideias nele presentes.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

FabioMartineli 02/07/2023

Não sei se fui eu que cheguei com grandes expectativas...esperava outra coisa.
O livro relata de forma bem escrachada um rechaço ao cristianismo. Isso, por si só, não seria um problema, se a estrutura de questionamento seguisse uma linha argumentativa mais robusta.
No caso deste livro, há uma enxurrada de atos desabonadores, que por vezes mostram-se legítimos, mas, ao meu ver, sem substância.

Talvez seja a expectativa que criei, mas não me surpreendeu.

Renato 28/06/2023

Já quero ler mais
Iniciei Nietzsche com crepúsculo dos ídolos (acho que comecei errado, me disseram que eu devia ter começado pelo Demasiado Humano, mas tudo bem), gostei muito da obra, não é um texto muito explicativo e bem difícil no início e pode transformar a sua leitura muito chata e tal, mas depois fica um pouquinho mais fácil.

Mas apesar de ser difícil no início e não ser muito explicativo, vc consegue entender o objetivo da obra. Não é um livro pra começar a estudar Nietzsche, começar por Demasiado humano/ Gaia ciência é melhor, porque é aonde ele se propõe a explicar mais do que o normal (se você for ler "anticristo", "além do bem e do mal" e "assim falava Zaratustra" você vai perceber que ele não explica muito)

nenos 25/06/2023

Corrupted consciousness
Dogmas are pretty influential until this day, it gives you comfort, soar certainties, purposes to live by, sense of community, promise forgiveness, medicine to sufferings, guides your soul towards salvation and by that, achieving Beatitude. It all sounds very tempting, doesn’t it? Well, the immeasurable history of cruelties to impose the superb will of God and all Christianity value judgments exposed by Nietzsche, proves otherwise.
Seems pretty clear and easy to spot the intersections throughout history between religion and science. The self-corrective process going against the old corrective sanctions imposed for so long from the absolute reign of divinity, asserting penance for sinners to benefit faith and curiously enough composed by holy scriptures copied countless times by “reliable” apostles.
It’s important to discern the constructive irrationality by preserving literature and cultural traditions. Nietzsche’s words are greatly misinterpreted, it’s never justifiable to dive into our biased promiscuity for a life without rules. The teological purpose is the result of others thinking, virtues can be recycled and maybe suitable for some, but insufficient for others.

Link to my highlights: https://drive.google.com/file/d/1sM7JMCatwqjg8NIL89p9bac81VSKuQ3M/view?usp=sharing

Luan Miguel 22/06/2023

Esse petardo do Nietzsche é de um conhecimento impar.
Definitivamente, o livro é espetacular, principalmente no ponto de vista critico sobre a moral ocidental cristã.

Essa moral que declarou guerra ao pecado e é nesta guerra ao pecado que a decadência humana se encontra, mentes aprisionadas por uma recompensa do além, o cristianismo tornando humanos em animais de rapinas. A Guerra ao Pecado foi o maior golpe que o cristianismo deu na humanidade, é dele que se conquista, torna o humano dependente do sacerdote, potencializou a ciência como inimiga de Deus, o velho Deus, que na fé dos humanos, os impossibilitou de se chegar na realidade, a igreja condena tudo que é espontâneo e cientifico.

Nietzsche não é anti Jesus Cristo, pois no livro ele reafirma sua posição o colocando no maior pedestal da bondade humana, mas o evangelho morre quando jesus morreu. "O Evangelho morreu na cruz". De Fato.

Mary360 23/05/2023

Nietzsche quando escreveu esse tratado, estava com sífilis já há algum tempo. Sem tratamento, essa doença lhe rendeu problemas neurológicos como bem se vê nesse seu último trabalho!
A obra resume se a falar mal do cristianismo, que o mesmo é uma praga para a humanidade e os cristão são todos odiosos, fracos e invejosos e bla bla bla..... palavras de baixo calão, nenhum argumento histórico ou científico para embasar as alegações......

Dei uma estrela na avaliação porque esse foi um trabalho escrito por um homem literalmente louco, mentalmente insano e doente que morreu não muito tempo depois.
A leitura não é legal, demorei muito para concluir e consegui sentir o ódio do autor em cada frase. Foi angustiante.
O pior de tudo é que tem gente que se utiliza dessa obra como base para continuar atacando o cristianismo. Isso não faz bem a ninguém!
Se o cristianismo que o Ocidente conhece é amor, igualdade e justiça, que tipo de pessoa era Nietzsche?
Debi 23/05/2023minha estante
Por que sempre exigem embasamento científico ou histórico pra criticar o cristianismo, se o próprio cristianismo não apresenta nenhum embasamento histórico e científico? ?

Mary360 23/05/2023minha estante
Kkkk
Sua indagação é infantil, não é porque não aprendemos isso na escola que podemos sair por aí dizendo que não há!
Segue alguns livros que te ajudarão a compreender como religião e ciência estão conectados, poderia te dar títulos de história também mas tô sem tempo.
A ciência pode explicar tudo? John C. Lennox; Design inteligente sem censura Jonathan Witt; A involução de Darwin Marcos Eberlin; Aascendencia da ditadura científica Fhillip Darrell; Discutindo a criação: um encontro entre a Bíblia e a ciência Mark Harris; Ciência e religião: fundamentos para o diálogo Alister Mc Groth

Debi 23/05/2023minha estante
Obrigada pelas recomendações. Aproveitando, já que quer 'embasamento científico', leia O mundo assombrado por demônios, de Carl Sagan e Deus, um delírio, de Richard Dawkins ?

Mary360 23/05/2023minha estante
Conheço a ciencia de Carl Sagan e tenho dois de seus livros, não sou uma analfabeta científica e não sou afetada por histeria coletiva ou invencionices de gente antiga. Nunca confundi paralisia do sono com perturbação demoníaca como ele bem explica em seu livro.Sei muito bem quais são os limites da razão e da espiritualidade, não sou carola e nem tão pouco desdenho das pessoas em seus post.
Mas fica a dica pra vc ampliar seus horizontes.

Bruna.Nunesx 18/12/2023minha estante
Se você quer embasamento histórico, eu vou te dar, A igreja católica romana utilizou da Fé para matar 100mil pessoas na Europa nas décadas 16 a 17 colocando dogmas religiosos para matar pessoas inocentes por nome de Deus, falando que eles eram "hereges" e acusado mulheres de bruxaria na idade média mais conhecido como "idade do trevas" e eles eram tão cruéis que nem as mulheres GRÁVIDAS eram ilesas a torturas e a queimação da fogueira pública (eles falam que elas estavam grávidas do "Diabo") e não vou falar nem das mortes de duas/4 crianças que estavam doentes e os religiosos falam que eram o Diabo e queimaram elas VIVAS! e além disso o cristianismo foi uma invenção da igreja Romana, Tudo que você aprendeu que é "cristã" (tipo as festividades) natal e páscoa foi colonizados pelos portugueses na Roma que era oficialmente PAGÃO e não sou eu que estou falando isso, Isso são os pesquisadores historiadores que falam os fatos mas se você quer negar que a igreja fez vítimas na idade média mesmo com factos, isso já é falta de caráter.

GabrielJurubeba 07/02/2024minha estante
O que não falta é história, é só observar ao seu redor, vai me dizer que não vê? Teve um caso de uma inquisição em pleno século 21. É fato que é uma religião retrógrada, baseada no medo do desconhecido e de mudanças. Absolutamente respeito quem segue a religião, só espero que entenda todo o mal que ela causou e causa, e por que ela faz isso.

soso.taylors 29/04/2023

Antes eu odiava os crentes 100%, agora eu odeio 200%
Esse querido tem tantas falas importantes e necessárias, e a parte mais interessante é que mesmo ele tendo escrito isso há muito tempo, todas elas ainda se encaixam perfeitamente na atualidade. E eu devo dizer que admiro muito a CORAGEM que ele teve de escrever um livro e postar dizendo mil desaforos aos crentes, amei muito. É incrível a capacidade que ele tem que colocar em palavras tudo o que eu já pensei na vida vendo coisas relacionadas ao cristianismo por aí ? mesmo sendo cristã, mas eu sou daquelas que é gente.

KiraLunna 28/04/2023

Tive e ainda tenho muito o que discutir graças a esse livro.
Definitivamente não gosto de como Nietzsche escreve, principalmente por que não gosto do motivo que o leva a escrever assim....
Também não concordo com muitas das coisas que ele escreveu, mas não posso negar que suas ideias têm um sentido lógico.
É um livro interessante e que provavelmente eu terei que revisitar algumas vezes, mas não consigo dizer que amei.

Anne33 16/04/2023

Sem compaixão!
O cara é um mala mas é um gênio, as reflexões são fortes e bem pontuadas mas leia com calma e n vire um anti Cristo !!!

Joyce 13/04/2023

O Anticristo é uma obra provocadora e impactante de Nietzsche, na qual ele critica veementemente o cristianismo e apresenta sua visão sobre a moralidade e a natureza humana. Através de uma escrita poderosa e uma argumentação contundente, Nietzsche expõe a natureza destrutiva e repressiva do cristianismo, defendendo a necessidade de uma nova ética que se baseie na afirmação da vida e na superação das limitações impostas pela religião. Para os leitores que buscam um livro desafiador e inquietante, O Anticristo é uma leitura essencial.

Lukas 12/04/2023

Faz valer o nome
Um ataque de frente contra a moral cristã.

Nietzsche passa a obra inteira formulando suas teses contra a moral cristã que "assombra a europa".
Faz valer o nome de "O Anticristo", afinal, que nome melhor pra um livro de ataque ao cristianismo do que esse.