O Anticristo

O Anticristo Friedrich Nietzsche

Resenhas - O Anticristo

Volkswagen0 29/01/2024

Concordo com Nietzsche
O cristianismo tirou os prazeres da vida, como a bebida,sexo,a beleza do ser humano. Pois tudo o que faz um ser humano feliz eles transformam em pecado. Então, se ser humano é o pecado, pq costumam negar ele?

Paulo2175 21/01/2024

Um livro para mexer com nossas convicções

Um livro para mexer com nossas convicções, principalmente no campo da religião, mais especificamente: O Cristianismo.
Nietzsche vai fundo em suas críticas em seus aforismos que de repente se torna prosa, se torna história e se torna filosofia. Muitas das vezes é preciso retornar à leitura, pois ele está num caminho e de repente muda para um outro caminho, para retornar onde estava.
Não gostei da tradução do livro que eu estou em mãos, pois parece que faltou dizer algo e no rodapé está a tradução óbvia que, ao meu ver, poderia ter sido traduzido facilmente para a língua portuguesa .
Embora seja um livro antigo, mas até hoje mexe muito com nosso ego religioso e nos tira da zona de conforto e nos pegamos a refletir sobre.
No livro ele faz referência a dos livros seus: Genealogia da Moral e Além do Bem e do Mal. Acredito que com a leitura destas duas obras, o entendimento possa ficar mais completo.

Keylla_023 09/01/2024

Algumas criticas até concordo, ou melhor, boa parte delas, mas essa generalização e a idéia de extinção, nao me agrada.

Isaasignori 27/12/2023

Livro muito muito bom. Nietzsche é um dos meus filósofos favoritos mas foi a primeira vez que li um livro dele em si. Impressionada com o quanto essa leitura é rápida e com o quanto ela flui sem perder a complexidade. Sem contar que Nietzsche é Nietzsche, a forma como me fez questionar tudo que conhecia sobre o cristianismo e como como me fez concretizar cada vez mais minha opinião, ai amei kkkkkk

camilabonse 26/12/2023

Este livro é essencial
? Principalmente para pessoas cristãs, por mais impossível que deva ser convencer alguma a ler. Já tinha lido uma vez há 5 anos e tinha tido um entendimento consideravelmente mais supérfluo em relação ao que tive agora. Uma das razões para conseguir entender melhor o texto foi simplesmente enxergar tudo que o Nietzsche está falando no modelo de cristão brasileiro que é hipócrita em tudo que prega (não de maneira a acreditar que todos os cristãos sejam assim, mas começar a pensar por esse modelo ajuda muito). O que me motivou à releitura foi justamente escutar um discurso de quase 1h30 de um cristão convicto que falava o tempo todo sobre valores, mas parecia não ter nenhum. Escutando-o fiquei com um questionamento de Nietzsche na minha cabeça: "Qual é o valor de um valor?" E quis me aprofundar nas discussões trazidas por ele novamente, para que, por fim, eu retomasse o conceito de transvaloração de todos os valores (infelizmente pouco abordado neste livro em específico, que foca mais na gênese e na história do cristianismo). É uma leitura relativamente rápida se você já tiver ideia de alguns conceitos e extremamente proveitosa. Indico muito para todo mundo.

jonesygirl 23/12/2023

Despedida de nietzsche.
Acho interessante como o anticristo foi a última obra de um dos maiores filósofos da história. antes de morrer, após sua vida conturbada, seu último livro foi exatamente negando o céu. todo seu lado crítico permanece mesmo em seus últimos momentos de, talvez sanidade - sabemos que ele morreu em um estado mental bastante deteriorado.
nisso, seus argumentos e críticas nesse livro são MUITO bons. coisas que precisam de meses de estudo e meditação para compreender completamente o que ele quis dizer, ou como sua filosofia é aplicada no atual século.
definitivamente um dos meus favoritos do bigodudo!

Monalisa.Ribeiro 21/12/2023

Alguns homens nascem póstumos
Mesmo sendo um livro antigo, ainda podemos refletir como a religião causa uma perturbação da mente e da sociedade como um todo.
Nietzsche trás a reflexão de como somos tão alienados culturalmente pela instituição da igreja, e como a maioria não consegue nem questionar se aqueles ?ensinamentos? são realmente corretos.

Tiago.Guedes 20/12/2023

Critico ferrenho e chato
Ao ler O Anticristo, de Friedrich Nietzsche, tive a sensação de estar diante de uma crítica contundente ao cristianismo. O autor não mede palavras ao atacar os valores e as crenças dessa religião, que ele considera responsáveis pela decadência da humanidade.

Nietzsche argumenta que o cristianismo é uma religião dos fracos e dos ressentidos. Ele afirma que os cristãos são pessoas que se consideram inferiores e que, por isso, buscam um sentido para suas vidas em uma vida futura, após a morte. Essa busca pelo além, segundo Nietzsche, é uma forma de escapismo, que impede os cristãos de viver plenamente a vida presente.

O autor também critica a moral cristã, que ele considera uma moral do ressentimento. Ele afirma que a moral cristã valoriza a humildade, a compaixão e a renúncia, valores que são próprios dos fracos. Nietzsche defende, por outro lado, uma moral do amor-próprio, que valoriza a força, a coragem e a afirmação da vida.

A obra de Nietzsche é polêmica e provocativa, mas também é importante e desafiadora. Ela nos obriga a refletir sobre os valores e as crenças que regem nossas vidas.

Bruna.Nunesx 19/12/2023

"o verdeiro cristão foi aquele que morreu na Cruz"
Ano: 19/12/2023 | DEZEMBRO
Nota: ????? + ??

RESENHA??: Esse foi o meu primeiro livro desse filósofo alemão. Friederich Nietzsche criticou tudo o que acho do cristianismo e de alguns cristão, Eu nunca pensei que iria concordar com um ATEU pós aínda estou com a religião em mim mas concordei 100% com ele!

Eu gostei muito da linha ao cristianismo pro budismo nunca reparei que o budismo e o cristianismo tinha esse mesmo aspecto de negar a realidade mas o cristianismo são os mais fora da realidade e os mais cruel ao aspecto de como veio ao ocidente de como se estabeleceu que foi de matança e assassinato. Esse livro trás a tona varios questionamento sobre o Porquê o ser humano precisa da fé para se sustentar e vamos dizer que esse livro de 150 páginas é um cutucão na ferida de vários cristão, pastores e padres que usam a religião como um fatoge, COMO INSTRUMENTO DE TORTURA como o próprio Friederich Nietzsche diz no seu livro...

Friederich Nietzsche usa varias passagens bíblicas fora de contexto para se apoiar com seu discurso e eu simplesmente amei a forma genial que ele faz isso.

Ora, porquê não usar passagem do "livro sagrado" que alguns cristão falam que é sagrado para eles mas tiram de contexto para inflar seu ego sujo? os "cristãos" adoram usar texto sem contexto então porquê não usar para cutucar e fazer eles cair na própria armadinha? ele faz também crítica duras sobre a "igreja santa". ele fala também da hipocrisia que vários cristão tem que é falar que tudo e todos vão para o inferno.

se você fala que "ele é um louco, lunático" por escrever a hipocrisia de varias pessoas que denomina-se CRISTÃOS tenho alguma novidade pra te dá e não é boa não.

Enfim, eu gostei muito desse livro e me fez abrir minha mente sobre a igreja, Eu já tinha opinião ácida sobre a igreja e sobre alguns cristão, Terminando esse livro minhas opiniões são mais ácidas ainda.

Agnaldo 13/12/2023

Livro bom
Confesso que o livro é bom, mas minha expectativa era mais alta em relação a ele. Futuramente lerei ele novamente.

Beatriz Almeida ð«ð 08/12/2023

Nao concordo com tudo obviamente mas existe alguns pontos que sao interessantes.... uso da religião pela política é fortemente criticado, os comportamentos hipócritas dos religiosos fervorosos e a forma como as pessoas distrocem tudo que Jesus disse. Talvez ele seja o ateu mais cristão que existiu... els viu o que tava de errado na época e criticou..

Coelho 07/12/2023

Paciência
Ai pelo amor, bem chatinho de ler o livro, tem que ter muita paciência e força de vontade, mas até que compensa, as reflexões dele sempre muito arrogantes e certeiras, foi um marco ler esse livro.

ssam 04/12/2023

Em nome do céu, blasfema-se contra a terra
"Tudo isso, para mim é o 'humanitarismo' do cristianismo! ? Parasitismo como a única prática da igreja; com seus ideais anêmicos e "sagrados", sugando todo o sangue, todo o amor, toda a esperança da vida. O além como a vontade de negar toda a realidade; a Cruz como marca distintiva da conspiração mais subterrânea já ouvida ? contra a saúde, a beleza, o bem-estar, o intelecto a bondade de alma ? Contra a própria vida!"

thejanedoe 04/12/2023

Faço das palavras de Nietzsche as minhas:
"Eu condeno o cristianismo, faço à Igreja cristã a mais terrível das acusações que
um promotor já teve nos lábios. Ela é, para mim, a maior das corrupções imagináveis, ela teve a vontade para a derradeira
corrupção possível. A Igreja cristã nada deixou intacto com seu corrompimento, ela fez de todo valor um desvalor, de toda verdade uma mentira, de toda retidão uma baixeza de alma. Que ninguém
ouse me falar de suas bênçãos ?humanitárias?! (...) Eu declaro o cristianismo a grande maldição,o grande corrompimento interior, o grande instinto de vingança,
para o qual meio nenhum é suficientemente venenoso, furtivo, subterrâneo, pequeno ? eu o declaro a perene mácula dahumanidade...
E o tempo é contado pelo dies nefastus [dia nefasto] com que teve início essa fatalidade ? pelo primeiro dia do cristianismo! ? Por
que não pelo último? A partir de hoje? ? Tresvaloração de todos os valores!..."

Alex 27/09/2023

Um livro espetacular, sempre pensei nessas coisas mas esse livro desenvolveu esse pensando e trouxe muitos mais. Um livro excelente, que faz pensar e desenvolver um pensamento crítico sobre a religiosidade.