A Pianista

A Pianista Machado de Assis

Resenhas - A Pianista

Andre.Barbosa 11/09/2023

Mais um conto de Machado de Assis que consegue extrair em poucas páginas as grandes particularidades da natureza humana.

Arlindo.Ramos 14/07/2023

A Pianista
Mais um conto pra conta( rsrsrs). Esse ano estou lendo alguns contos de Machado de Assis. Estou gostando.

May 08/06/2023

História bem leve
É uma história bem leve sobre o desejo de Tibério Valença de se aproximar dos fidalgos da corte, entretanto o filho se apaixona por uma órfã de um advogado. É importante ver essa discussão feita por Machado entre os sentimentos e o dinheiro/status. Achei a história bem leve e sem grandes reviravoltas, uma história gostosa de acompanhar como folhetim.

Thaís Brito 19/03/2023

História fofinha
Um conto interessante e bonitinho, que nem me pareceu tanto ser do Machado de Assis por não ser tão cínico como outros textos. Mas é igualmente bem escrito, com algumas poucas vezes em que o narrador busca a interação com o leitor. Vale notar qual era a imagem da mulher virtuosa pelos olhos do autor e da sociedade da época: a que era recatada e sedutora ao mesmo tempo (sexy sem ser vulgar), a que tudo suporta, a que cuida de todos, a que concilia todas as desavenças. Pelo menos, a dessa história foi valorizada pelos seus méritos e amada como merecia. Achei bem fofinha a construção de um amor que resistiu às barreiras impostas pela vaidade e pela ambição dos familiares. Um lado amorzinho do Machado!

Joice 13/03/2023

A pianista é uma moça graciosa, gentil e de origem humilde. Ela se apaixona por um rapaz de família importante. Mas o pai do rapaz não aceita o romance por conta da diferença social do casal.

Beatriz 22/02/2023

Curto e simples
Conto de Machado de Assis bem curto e simples, mas tocante e com uma bela lição. O autor, com seu brilhantismo e genialidade, consegue deixar até esta simples história especial.

Camilla 15/01/2023

A nobreza do amor
A verdadeira nobreza encontra-se no amor, e não nas riquezas. A gente vai lendo e se encontra torcendo e sofrendo pelos personagens!

raf's 03/01/2023

um bom conto
não tem muito o que dizer sobre, li de forma despretensiosa mas não deixa de ser Machado de Assis. acaba sendo bem tocante pelo realismo que o livro passa na situação em que os personagens vivem. vale a pena ler por ser um conto rápido e com uma leitura razoavelmente fácil.

eupoetizo 25/12/2022

Machado de Assis sempre brilhante nas suas escritas, esse conto traz um contexto maravilhoso sobre o amor vencer preconceitos.

Grey.reads 11/12/2022

Interessante, mas não teve o desfecho que eu esperava, apesar de nobre.
Elisa ficou indiferente frente tudo isso?
Não entendi.

Aline Araujo 03/12/2022

Vaidade paternal
Através de uma escrita fluida, Machado de Assis narra um retrato da vaidade de um pai e a humildade de um filho, e as consequências de ambos comportamentos.

Ayumi.kimura 25/11/2022

Livro breve e profundo.
Um lindo romance que venceu o preconceito, onde o amor maior passa por cima de um sentimento de culpa levando ao perdão. Onde a humildade e a simplicidade falam mais alto e nos mostra um amor que venceu.

geeh 03/09/2022

Lindo
O mais bem feito muitas vezes é o mais simples e esse conto é um ótimo exemplo disso. Ensina muito sobre uma postura madura em relações humanas com pouquíssimas páginas.