A Escolha

Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 307

??????????????????????????????????????????????????????????????????????

Demorei a ler esse livro. Não gosto de dramas e sempre vi que as pessoas choravam baldes com as leituras de Sparks.

Tenho uma amiga que é grande fã (possui todos os livros) e de tanto me falar que adorava, resolvi comprar A Escolha, que segundo ela era menos dramático.

Resultado?

Gostei!

O livro é contado em terceira pessoa e essa terceira pessoa sabe como contar detalhes de Gabby e Travis (personagens centrais) de maneira a fazer-nos torcer, entender, ter identificação, enfim... o que se espera de um bom livro.

A leitura flui muito facilmente. A primeira parte do livro é divertida, com os clichês de uma comédia romântica e a segunda parte emociona.

Primeira parte: Gabby e Travis aproximam-se por causa dos cachorros que ambos têm (ponto positivo, amo animais) e a atração que sentem vai se tornando intensa até o ponto do primeiro beijo (muito embora Gabby tenha um namorado legal). O fato de a transição entre a atração e o apaixonar-se, propriamente dito ter acontecido muito rápido, não me incomoda ?... logo, os personagens me são verossímeis. Já aconteceu comigo: me apaixonei, namorei e casei num curto espaço de tempo e sou impulsiva, intensa e me jogo quando alguém move meus sentimentos, independente de quanto tempo isso aconteceu. Foi rápido? Foi... mas... e daí?...rs*

A máxima do livro é referente ao título: A escolha. O livro mostra, o tempo todo que, toda escolha tem uma consequência. Isso é fato, né? Mas, pensamos nisso? O sr. Sparks nos leva a pensar nisso de maneira leve, na segunda parte do livro... Quase como se estivesse contando-nos a história dos nossos vizinhos do lado. Quase como se contasse a história de alguém que conhecemos... Isso porque, seus personagens não são impossíveis. São falhos, engraçados, fazem escolhas certas, erradas, enfim... são bem humanos.

E o final? Gostei? Faria diferente?

Gostei... não faria diferente (muito embora eu tenha o vislumbre de como poderia ter sido diferente o mesmo vislumbre que tenho em minha vida pessoal com os muitos e se que colocamos depois de uma situação que tenha dado errado, ou que tenha dado muito certo.
Recomendo a leitura para quem quer passar horas agradáveis e descompromissadas ou seja, nada que acrescente cultura demais, que traga reflexões leves e que nos faça passar um tempo gostosinho com uma obra, que pode não ser fantástica mas também está longe de ser medíocre.

Terminei o livro e quis contar logo pra você, então... se por acaso eu cometi uns erros ortográficos/gramaticais, prometo rever quando acordar (são 00h44).

Finalizo com um trecho que gostei, da página 163 e que bem mostra a sintonia entre ambos:

... quando ele a provocava, ela lhe devolvia a provocação; quando forçava os limites, ela não demorava a colocá-lo de volta em seu lugar. Gostava da natureza espirituosa que ela tinha, seu autocontrole e sua autoconfiança, e ele especialmente gostava do fato de que ela parecia não ter consciência de que tinha essas qualidades. Todo aquele dia lhe pareceu uma dança tentadora, na qual cada um deles havia se alternado no papel de conduto, um empurrando, o outro puxando, e vice-versa. Ele imaginava se uma dança como aquela poderia durar para sempre.
Jaqueline 18/12/2012minha estante
Gostei da sus resenha, estou querendo muito ler esse livro, também não gosto muito de dramas, mais é sempre bom ler um pra refletir na vida e chorar um pouco,rs, e o Nicholas Sparks é o cara, é um autor perfeito, estou tentando participar da promoção, espero ter sorte. Até mais!!!

Mari 18/12/2012minha estante
Adorei a sua resenha, nao vejo a hora de comprá-lo !!

Carol 18/12/2012minha estante
Não tem neem como não gostar do Nicholas, ele é realmente maravilhoso, também recomendo essa leitura a todas minhas amigas! Tô 'louca' pra ler esse livro é um dos que faltam na minha coleção!

Rômulo 18/12/2012minha estante
Nicholas tem mesmo essa fama de 'o escritor das lágrimas'. Nunca li um livro seu mas já assisti filmes sobre as obras dele [Querido John, A ultima música...] e como o livro é novo e a história aparenta ser boa, não tô afim de esperar o filme sair, quero o livro!

Olga 18/12/2012minha estante
amo o slivros do Nicholas, espero ganhar este, ansiosaaaaaaaaaaaaaaaa

VERA 18/12/2012minha estante
VERA
ADOREI A SUA RESENHA ,SE NÃO GANHAR SERÁ O PRÓXIMO NA MINHA LISTA DE COMPRAS.ESPERO GANHÁ-LO.

Emerson Alexand 18/12/2012minha estante
O livro do nicholas são sempre ótimos!! Resenho otima tbm!! *__*

Fernanda @condutaliteraria 18/12/2012minha estante
Olá
Não sou muito fã de dramas tb, então reluto um pouco com leituras assim.
Mas pela resenha gostei desse livro do autor, gosto assim um pouco divertido, com certa emoção e o tema tb despertou minha atenção.
Parabéns pela resenha! bjs

Daiani 18/12/2012minha estante
aaaaaaah, eu amo Nicholas Sparks .. ele é perfeito!
e o livro mais ainda né *.*
história comovente, eu preciso desse livro!

a resenha esta ótima, pena que não pode contar mais para não estragar a história né :p

Tardelli 18/12/2012minha estante
Fiquei com muita vontade de ler \o.

Bia Lima 18/12/2012minha estante
Fiquei muito curiosa, Telminha. Adorei sua resenha. Beijos.

Natalia 19/12/2012minha estante
Tenho quase todos os livros do Nicholas mas esse ainda não tenho :( quero muito ler, parece ser perfeito *-*

Mih 19/12/2012minha estante
Sou uma grande fã de Nicholas Sparks, tenho quase todos os livros dele, mas esse infelizmente ainda não comprei!
Estou louca para ler esse livro , e depois dessa resenha fiquei um muito mais.
Obrigado por compartilhar sua opinião conosco e nos deixar mais tentados a adquirir esse livro.

Tekla Francyele 19/12/2012minha estante
Sou super fã dos livros de Nicholas Sparks, como você disse: "seus personagens não são impossíveis. São falhos, engraçados, fazem escolhas certas, erradas, enfim... são bem humanos." E é isso que me faz gostar cada vez mais dos livros dele!
Ainda não li A escolha, mas já está no topo da minha lista depois dessa resenha! =D

Nathaly 19/12/2012minha estante
Comecei a ler esses tempos, mais pelas resenhas que eu li eu ameeeeeeeeei realmente os livros de Nicholas Sparks , porem não tenho muito livros.. Li a resenha do Livro a escolha realmente me apaixonei por esse livro, e ta aqui a promoção, vamos ver espero que eu ganhe esse libro.. Um beijãaaao amei , amei a resenha *-*

Kessy 19/12/2012minha estante
Gosto muito de Nicholas Sparks, cada livro é um encontro diferente com uma parte de mim .. consigo me identificar com os personagens e estou curiosa para ler A Escolha!

Geane 19/12/2012minha estante
Adoro Nicholas Sparks! Já li quase todos os livros dele, e esse será o próximo! Ótima resenha! Bjos!

Larissa 19/12/2012minha estante
Bela resenha, como sempre! Tô doida para começar a ler Sparks!! :)

Fanny Wu 20/12/2012minha estante
Como os outros livros de Nicholas Sparks, só pode ser mais que perfeito !

Emily 20/12/2012minha estante
Só me falam MUITO, MUITO, MUITO bem sobre este livro !

Jessie 20/12/2012minha estante
Quero ler muito esse livro! *-*

luluzinhapinkgv 20/12/2012minha estante
ainda não li esse livro, mas sempre gostei das resenhas que falam dele, não sei como não virou filme ainda... bjos

luluzinhapinkgv 20/12/2012minha estante

Ana Luiza Silva 20/12/2012minha estante
estou ansiosa pra ler o livro! *-* quero começar a ler alguns livros do Nicholas...

Silvia 20/12/2012minha estante
Já encomendei o meu livro, logo poderei lê-lo tbm.

Jessica 21/12/2012minha estante
Que fofo! Sparks é muito bom. Às vezes, um pouco clichê, mas envolvente.

Jessica 21/12/2012minha estante
Que fofo! Sparks é muito bom. Às vezes, um pouco clichê, mas envolvente.

Maris 21/12/2012minha estante
Ótima resenha, me deixou com mais vontade de ler!

Ellen 22/12/2012minha estante
Amoo os livros do Nicholas, então tenho certeza que esse ñ me decepcionará, sua resenha, que por sinal está ótima, só serviu pra me deixar mais anciosa por ler A escolha

Dany 22/12/2012minha estante
Otima resenha, estou muito ansiosa para ter e ler esse livro.

Lidia Helena 23/12/2012minha estante
Não conhecia o autor (que vergonha)mas gostei do tom leve da história. Por anos achei que só valia ler livros de autores emblemáticos, que muitas vezes são de uma profundidade incompreensível aos mortais. Esse ano estou me permitindo ler o que me distraia, que tire o peso das preocupações e me divirta. A resenha está ótima Telminha!! Naturalidade (tua marca registrada) nos dá vontade de ler e conhecer esses amantes de cães rsrs

Marina 24/12/2012minha estante
Eu já estava com vontade de ler esse livro, agora, depois de ler a sua resenha fiquei com mais vontade ainda!!!
ótima resenha !! *o*

Bjs

Maristela 25/12/2012minha estante
Eu quero muito ler esse livro. Adorei a resenha, está ótima.

Júlia 25/12/2012minha estante
Ainda não li nenhum livro do Sparks, mas com certeza não é por falta de vontade... Vou tentar ler logo logo pelo menos "A última música" e "Querido John" que uma amiga tem e dá para pegar emprestado.
Gostei muito da resenha apesar de ela me deixar triste por ficar com mais vontade de ler o livro, ainda mais que é um dos que não foi adaptado pra cinema ainda, bem melhor ler sem conhecer a história.

César 26/12/2012minha estante
Ainda não li este, porém estou ansioso.
O único de Sparks que li até hoje foi Diário de Uma Paixão. E me parece que o enfoque é bem diferente deste.
Estou curioso.
Excelente resenha. Reforçou minha vontade de ler.

César 26/12/2012minha estante
Ainda não li este, porém estou ansioso.
Estou curioso.
Excelente resenha. Reforçou minha vontade de ler.

Mayara :D 27/12/2012minha estante
Amei a resnha!!
super ansiosa para lê-lo agr!!!!!

Renata 27/12/2012minha estante
Curiosa p ler esse livro.. adorei a resenha!

Lilian 27/12/2012minha estante
Nunca havia lido nada do Nicholas... sempre ouvi comentários muito bons!! Até que um dia uma pessoa do meu trabalho me emprestou esse! AMEIII!!
Chorei muito e pretendo ter em breve na minha estante!! ;)

Lilian 27/12/2012minha estante
Chorei muito e pretendo ter em breve na minha estante!! ;)

Tammy 27/12/2012minha estante
Bela resenha e a julgar por esse pequeno trecho que vc colocou dá aquela pontinha de vontade a mais de ler o livro. Com certeza mais um livro emocionante onde a gente pode se colocar dentro dele e vivenciar a história!

Su 27/12/2012minha estante
òtima resenha!!! Não li esse ainda e vou colocar na lista dos que quero ler!!!

Dih 27/12/2012minha estante
Li vários livros do Nicholas Sparks já. Sou do tipo que ama esses livros românticos que "iludem". A chamada desse me chamou bastante a atenção: "até onde você iria pelo amor da sua vida?" Fiquei com mais vontade ainda de ler com sua resenha! Muito boa!

Vini 27/12/2012minha estante
Nunca li algo de Nicholas Sparks, mas já fiquei impressionado com tantos elogios que já ouvi falar sobre a forma do autor de escrever. Admito que o livro não é muito do meu estilo, mas quem sabe acabe gostando.
www.blogumjovemleitor.blogspot.com.br

Juliana 27/12/2012minha estante
Adorei a resenha! Parece ser um ótimo livro com uma bela história. Preciso muuuito desse livro... eu quero! rsrs

Luana 28/12/2012minha estante
Parece ser muito bom! Quero ler logo.

Júlia Becker 29/12/2012minha estante
AMO os livros do Nicholas Sparks *-* Então, estou LOUCA para lê-lo!

Jullyse 30/12/2012minha estante
"Quase como se contasse a história de alguém que conhecemos... "
Acho que é por isso que eu gosto dos livros dele...

Nina 30/12/2012minha estante
Eu amo os livros do Nicholas Sparks e adorei a resenha deste. Estou com muita vontade de ler.

suu rani 31/12/2012minha estante
eu nunca tinha lido a resenha desse livro, apesar das oportunidades q tive, é bem louco! quero ler agoooora! rs

Carol 03/01/2013minha estante
Pra ser bem sincera, nunca li nenhum livro do Nicholas, apesar de gostar muito de ler e apesar de todo sucesso que ele faz. Este me parece ótimo para ser o primeiro. =D

Mallu 03/01/2013minha estante
Eu gosto dos romances do Nicholas Sparks, porque ele consegue surpreender no final e fugir do clichê.
Já li praticamente todos dele e espero ganhar "A Escolha" na promoção. *-*

Nina 04/01/2013minha estante
Nicholas Sparks sempre consegue me maravilhar com seus livros, tenho certeza que esse não vai ser diferente.

Jay 04/01/2013minha estante
Eu amo os livros dele são todos tao detalhados mas não as coisas chatas e sem importancia como alguns autores e isso deixa o livro perfeito!!!

Tatá 05/01/2013minha estante
Quero ler esse tipo de livro, leitura leve e agradável..chegando época de monografia: A escolha é para abstrair :D

Luísa Andrade 07/01/2013minha estante
Eu ando procurando distância do Sparks porque ele destroça meu coração ao fim de cada livro... tô espantada em como essa leitura parece ser leve se comparado aos outros livros dele que li ;)

Espero ganhar a promo e comprar se a leitura é tão boa hihihi

Kaká 07/01/2013minha estante
Demais! Como sempre arrasando nas resenhas... Adorei, estou precisando ler um desses... Quero lê-lo!!!

Duda 07/01/2013minha estante
Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler *-*

Rafa 08/01/2013minha estante
Depois dessa resenha, minha vontade de ler aumentou *.*

Carine 10/01/2013minha estante
Pra falar a verdade nao curto muito livros de drama nao, mais depois dessa resenha me deu vontade de ler *-*

Ana Julia 10/01/2013minha estante
Eu adoro o Nicholas Sparks desde que li O Diário de Uma Paixão, dai em diante eu li todos. Ele é tão bom em contar estórias que a maioria dos seus livros foram ou serão adaptados para o cinema.
Agora eu já quero ler esse. Ainda mais depois de ler a resenha, fiquei curiosa e este trecho deixou com água na boca.

Jedian 10/01/2013minha estante
Nicholas Sparks é incrível, agrada a todos! A resenha está ótima e realmente deixa quem lê empolgado pra ler o livro. :)

Letí­cia 10/01/2013minha estante
amo Sparks, mas prefiro os livros mais antigos dele.. Amei a resenha :D

Mih 10/01/2013minha estante
Amo os livros do Nicholas Sparks, louca para ler esse livro.
Obrigado pela resenha.

Mih 10/01/2013minha estante
Amo os livros do Nicholas Sparks, louca para ler esse livro.
Obrigado pela resenha.

Raíssa 23/03/2013minha estante
Eu, particularmente, gosto muito dos livros do Nicholas Sparks. Já li uns 3 e acabo de comprar mais dois (esperando ansiosamente chegar *-*). Não me incomodava muito o fato dos livros sempre serem um tom meio de drama, mas prefiro ler entre um e outro um romance mas leve. Esse é o meu livro preferido dele. Realmente muito bom. Sua resenha também está ótima. Beijinho :*

Letícia 27/01/2015minha estante
Você fez uma boa escolha tentando ler e ver se era assim tão dramático.... eu por exemplo já livro que todo mundo chorava mas eu não porque já tinha livros mais emocionantes... e a sua resenha me fez querer ler muito mais esse livro

Ana 11/07/2012

Esse foi meu primeiro livro do Sparks, e confesso que fui com pé atrás, já que a reputação dele é nos levar à lágrimas e mais lágrimas. rs
Em A Escolha, conhecemos Travis, um jovem solteiro rodeados por amigos casados, mas que até então não pensa em se juntar a condição deles, e por outro lado temos Gabby, uma jovem assistente médica que se muda para essa cidadezinha. Os dois se conhecem através de um equivoco com seus respectivos cachorros e desde então estão "sempre se cruzando".

O livro é leve e flui facilmente, uma delicia. Você se pega sorrindo com os personagens, torcendo, especulando, enfim... Definitivamente Sparks faz jus ao seu sucesso.

A primeira parte do livro eu definiria como encantador e a segunda emocionante.

O final eu achei previsível, tem pessoas que acham que ele sempre surpreende, mas sei lá, talvez eu deva tentar de novo (e vou!!)

Super Recomendado!!
11/07/2012minha estante
Sou muitooo suspeita, pq amo Nicholas *-* srrsr e faço parte do grupo das que acham que "os finais surpreendem" srrsrs. Esse eu ainda não li, mas parece ser bem interessante. Adorei a resenha!! =)

MeninasdeVinte 13/07/2012minha estante
Estou louca para ler. Eu não o acho previsível, fico sempre na expectativa do que vai acontecer.

May 13/07/2012minha estante
To doidinha para ler esse livro dele!!

Fernanda 08/08/2012minha estante
Sou super fã de Nicholas Sparks, e já li dois livros dele nestas férias, e o próximo é este " A Escolha " pelos comentários, já sei que vou adorar.

Cauê Miyata 16/08/2012minha estante
Não achei previsivel... (spoiler)

Realmente perdi as esperanças de que Gabby iria acordar.... Achei que terminaria com ela daquele jeito...

Zaira 25/10/2012minha estante
Concordo quando diz que o livro é encantador e emocionante, previsível nem tanto, eu apostava que o final seria outro, tanto que chorei a segunda parte quase toda.
E sim, Nicholas SEMPRE nós faz chorar! rs

biah 26/11/2012minha estante
Me tornei fã do Nicholas Sparks desde o primeiro livro q eu li (a ultima música)e desde daí não parei mais atualmente tenho 9 livros dele ii não teve um me decpecionei, o Nicholas tem uma essencia unica e me apaixono a cada livro q eu compro, já tentei comprar livros de outros autores mas quando termino de lê tenho a sensação q ficou faltando algo, sensação essa q eu não sinto quando leio os livros de Nicholas.

livros que tenho do Nicholas
Diario de uma paixão
um amor para recordar
o casamento
o milagre
á primeira vista (lendo atualmente)
a escolha

Alguém morre no final?

Nessa 23/12/2015minha estante
Tbm não achei previsível,

spoiler *********************************

Eu me surpreendi, porque pensei que ele havia tirado a sonda, e quando percebi que não, achei que ela iria morrer, ou continuar em coma. Amei, pelo menos um final feliz em seus livros, hahahaha...

Lelê 22/06/2012

Resenha: A Escolha
A Escolha com certeza foi o livro mais suave que li do Nicholas, claro que tem seu drama, mas foi tão rápida e satisfatória a leitura, que nem percebi que estava acabando. E quando acabou, bateu uma saudade dos personagens!

Este livro conta a vida de Travis, um veterinário muito bacana, amigo, tranquilo, viajado, aventureiro, porém muito caseiro. E de Gabby, uma mulher que acha que já encontrou tudo na vida; ela trabalha como assistente médica em um consultório pediátrico, tem um relacionamento frio, mora sozinha e acredita que tudo está bem.

O que Travis e Gabby tem em comum além de serem vizinhos, é o amor por seus companheiros Molly e Moby, seus cães.
E por causa de seus cachorros, eles acabam se conhecendo.

"Se Travis não dissesse as palavras "caminhar",
"bola", "dar um passeio" ou "venha pegar um osso",
Moby não se interessava muito pelo que ele dizia."
Pag. 24

Travis fica encantado pelo jeito de Gabby, mas ela é comprometida. Ele não mede esforços para chamar a atenção da moça que quer distância dele.
Ainda tem Stephanie, a irmã mais nova de Travis, uma garota muito engraçada, e que cuida muito bem dos corações dos dois.

"... - Como o próprio Jesus dizia: "Bem aventurados os
preguiçosos que ficam deitados em barcos, pois eles
herdarão um bronzeado"."
Pag. 124

É com frases como essa que Stephanie faz todos rirem dela e com ela.

Num certo momento Travis tem que fazer a escolha da sua vida. Momentos que me fizeram roer as unhas e que foi o assunto de uma tarde inteira na minha casa.
Até que ponto devemos cumprir a palavra dada?
Com certeza, a melhor coisa que devemos fazer é escolher ouvir o coração e fazer o que ele manda. Isso sempre dá certo!

"Ter o corpo dela ao seu lado lhe dava
uma sensação prazerosa, como se eles
tivessem sido feitos um para o outro, mais
do que qualquer coisa que eles já tivessem
sentido, como um quebra-cabeça no qual
as últimas peças finalmente se encaixam."
Pag. 206

Amei a leitura!

Ler Nicholas é sempre garantia de momentos maravilhosos. Sou suspeita para falar, mas acho a maneira como ele transfere os sentimentos para o papel perfeito.
A capa é muito bonita. E a diagramação é simples, as letras tem um tamanho ótimo. Ou seja, adorei tudo!

Se você ainda não leu Nicholas, leia! Se já leu, leia este!
Se você já leu todos do autor, vai se surpreender no final. É diferente dos outros, no sentido de chorar de felicidade...

Dri 28/09/2012minha estante
Eu amei,adorei tudo também,sou super fã do Nicholas, mas ultimamente algumas obras dele me levaram quase ao desespero,eu pensei que com esse não seria diferente,mas como sempre ele me surpreendeu muito,é uma Historia que eu gostaria de ter escrito, os personagens são simplesmente maravilhosas, esta é uma obra que eu adoraria ver em cartaz no cinema.

Katielle 28/05/2012

A Escolha
Este livro é lindo, assim como todos de Nicholas Sparks.
O livro é dividido em duas partes, que são quando os personagens e conhecem e dez anos depois de se conhecerem.
Travis Parker é um cara boa pinta, solteiro, veterinário, apaixonado por cachorros, praticante de esportes radicais e um viajante pelo mundo (ele é maravilhoso).
Gabby Holland é assistente médica, também gosta de cachorros e tem um namorado chamado Kevin.
O que aproxima Gabby de Travis são os cachorros dos dois, que é a única coisa aparentemente que eles tem em comum.
Gabby acredita que o cão de Travis, engravidou sua cadela, e ela vai tirar satisfações com ele, e assim eles começam uma conturbada amizade.

“Ela sabia que o tempo tinha características de ofuscar os limites da realidade, até que apenas uma imagem borrada restasse, e, quando aquilo acontecesse, ela voltaria a uma rotina normal.” (Pág. 69)

Eles começam a se conhecer, descobrir coisas que eles tem em comum, passam um belo final de semana fazendo aventuras radicais, sozinhos e com os amigos e a irmã de Travis.
Gabby e Travis começam a se apaixonar um pelo outro, Travis é solteiro mas Gabby tem um relacionamento com Kevin, no qual ultimamente ela anda se sentindo bem frustrada.
Bom, Gabby e Travis começam um relacionamento eles se casam e o tempo passa.
E hoje um acontecimento na vida dos dois fará com que Travis tenha que fazer uma escolha, possivelmente a escolha mais difícil de sua vida.
Este livro é muito gostoso de ler, é uma história linda, quando cheguei na 2ª parte eu achava que era uma coisa, mas era completamente outra diferente, e o Sparks tem uma capacidade incrível de me fazer chorar, e me fez pensar em algumas escolhas que fiz na vida.

“– O amor é uma coisa maravilhosa. Faz a vida valer a pena. Eu amo amar.”
“– Você fala como se tivesse bastante experiência. Mas mantenha em mente que o verdadeiro amor dura para sempre.” (Pág. 154)

E este pombo que tem na capa do livro, tem um significado na vida de Travis.
E você, até onde iria em nome do amor? Quais escolhas estaria disposto a fazer?
Leiam e descubram a escolha de Travis.

Vistie: www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br
Waléria 28/05/2012minha estante
Até hoje não li nenhum dos livros dele, mas acho que irei começar por esse.
Chamou minha atenção =)

Fernanda 08/08/2012minha estante
Recomendo todos os livros, sou super fã!

Leitora Viciada 14/09/2012

Outra escolha acertada da Novo Conceito. Trocadilhos à parte, esse é um excelente livro feito sob medida para as pessoas mais sentimentais e sensíveis. De uma forma geral um texto envolvente, simples e ao mesmo tempo muito gracioso.
Na simplicidade do cotidiano, em detalhes de vidas e pessoas comuns e em cenários aparentemente sem importância, Nicholas Sparks parece fazer mágica e transformar tudo isso numa história bastante especial.
O autor cria com facilidade extrema simpatia por todas as personagens, mostrando o quanto a vida de cada um é única. O leitor sente que a história poderia ser a sua, devido à forma natural em que Nicholas narra a história, emociona e toca o coração de qualquer leitor.
Alguns podem se emocionar mais que outros, enquanto uma minoria pode apenas pensar que terminou um bom livro, mas isso é inegável: Nicholas tem a sua fórmula pronta, perfeita e inabalável; por mais que ele utilize os mesmos esquemas e fatores para criar e desenvolver seus enredos, ele sempre consegue presentear seus leitores com uma nova história, atraente e charmosa história, como todas as outras. Mesmo percebendo que os ingredientes são os mesmos, não consigo deixar de admirar seu talento e A Escolha de certa forma me pareceu melhor desenvolvido que outros livros que li do autor.

A capa, apesar de possuir uma foto bonita e simbolizar os encontros do casal no deque (0nde tudo começa), não os retrata fielmente – aparentemente falando. Na verdade, a cena é mostrada várias vezes no livro, mas o casal em nada se parece com este. Gabby, por exemplo, possui lindos cachos ruivos (mas o vestuário combina com ela) e Travis se veste de maneira esportiva, quase como um surfista e é bem atlético.
O ponto forte da capa, além de reproduzir um cenário importante, está no pássaro entre o nome do autor e o título do livro. Quem lê compreende o simbolismo e sabe o porquê desse detalhe, embora o destaque fique para os cães, um pombo foi o convidado especial.
Como sempre, sou repetitiva, eu sei, o trabalho gráfico e editorial da Novo Conceito está perfeito para mim.

O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira mais longa que a segunda. No entanto, é na segunda que encontrei a intensidade e me emocionei. Ao ler a primeira parte, pensei que o livro seria apenas mais uma boa história romântica, com cenários de tirar o fôlego e casal cativante, mas me enganei ao chegar à segunda parte.

Antes de tudo temos um prólogo com o momento atual, depois uma primeira parte com catorze capítulos sobre o passado e a segunda parte com oito capítulos onde retornamos ao presente e o epílogo para fechar com chave de ouro.

Na primeira parte conhecemos as personagens: Travis, um homem atraente, que adora esportes radicais e viver a vida intensamente. Nunca consegue ter um relacionamento durável e mora na mesma cidade onde nasceu e possui um cachorro chamado Moby. Além de seu trabalho com o pai e passeios divertidos, ele possui três grandes amigos que sempre o visitam e levam juntamente suas mulheres e filhos.
Gabby se muda para a casa ao lado de Travis para estar mais próxima do namorado que parece nunca estar presente em sua vida e, embora trabalhe num local movimentado da cidade, sente-se sozinha e sem amigos, tendo apenas a companhia de sua querida cachorra Molly.
E a partir de um desentendimento que tem como fator principal seus cães, Travis e Gabby se conhecem. A atração entre eles é inevitável, embora eles sejam superficialmente muito diferentes um do outro e Gabby comprometida com Kevin.
Os opostos se atraem e a primeira parte do livro serve para conhecermos o histórico de cada um, até mesmo das personagens secundárias, como o casal de conhece e se apaixona.
Logo na primeira parte, um deles precisa fazer uma escolha importante.

Eu pressentia que o autor guardava algo emocionante, porém não imaginava o que seria. Não imaginaria que dentre tantas escolhas, uma delas seria o drama central (mentira, era o que eu esperava, afinal é só refletir sobre o título do livro), mas não esperava que fosse tão forte. Estava desprevenida e parei em choque.
Nicholas me fez retornar ao passado de minha vida e relembrar de uma das semanas mais duras que sofri. Só que não revivi minhas lembranças apenas. Retornei ao passado para refletir e me colocar na pele de outra pessoa, momento inédito para mim. Foi duro e isso me fez agarrar o livro com força e correr as páginas para saber o final.
Na segunda parte, mais curta e muito mais densa, outra escolha precisa ser tomada.

Apesar de eu imaginar como seria o desfecho, confesso que o autor soube criar um clima de suspense, elevá-lo a um grande clímax e mantê-lo até o último instante possível. Admirável essa artimanha, já que eu esperava apenas um livro romântico com uma pitada de drama, mas encontrei suspense também.

Fechei o livro, repensei a situação parecida que vivenciei, e não pude parar de pensar em como o Nicholas faz isso: nos apresenta fatos e pessoas comuns e mexe com o coração de quem lê. Como ele busca na simplicidade da vida os mais profundos sentimentos e dilemas da alma humana?
Adorei três personagens, o casal Travis e Gabby, claro e a irmã de Travis, Stephanie. Com sutileza e sem roubar a cena do casal, ela tempera a trama com bons diálogos e boas cenas.
Uma observação: adorei os cães! Eles refletem as personalidades de seus donos, eles são importantes e trazem alegria à história. Amei os cachorros e percebi o quanto a Novo Conceito arrasou na criação do kit do livro!

Recomendo esse livro para quem gosta de cenários apaixonantes e claro: muito romance. A primeira parte é toda focada no lado romântico e na relação entre Gabby e Travis.
De início, alguns leitores, como eu, podem achar a história um pouco entediante. Você pensa em como a relação deles surge, cresce e envolve o leitor, mas fica imaginando que falta algo ao livro. Fica imaginando que parece que o romance não vai a lugar algum. Pensa quando algo de diferente irá surgir.
Por isso eu recomendo: paciência, pois vale a pena esperar.
E o autor não faz isso para engrossar o livro, de forma alguma! Ele precisa realmente mostrar e provar o quanto o amor e respeito entre eles evoluem; o quanto o envolvimento é profundo e como o elo forte entre os dois nasce.
Nicholas precisava criar este vínculo entre o leitor e o casal. Precisava criar uma enorme ligação e simpatia tanto com Gabby quanto com Travis. A primeira parte não serve apenas para eles se apaixonarem; ela foi escrita para o leitor se apaixonar por eles!

E ao seguirmos para a segunda parte, levamos um susto. Sem poder comentar sobre esses capítulos, digo que ao chegar ali o leitor compreende o porquê da primeira parte, o motivo do autor reforçar as personalidades de Gabby e Travis, a trajetória do casal e tudo que foi anteriormente mostrado. Precisamos disso, não apenas para sofrermos a comoção necessária devido ao apego a eles e sua história, mas também para notarmos a mudança drástica na vida e rotina de todos ao redor. E que tudo depende de uma escolha essencial, um peso, uma prova de amor única. Uma mensagem linda num livro simples.

+ resenhas em www.leitoraviciada.com
Lucia Sindeaux 15/09/2012minha estante
tem algum livro do nicholas sparks que não é sucesso? Meu ator favorito, eu ja li algumas resenhas sobre esse livro e realmente quero muito ler. ótima resenha, beijos!

Day 16/09/2012minha estante
Fiquei encantada com a resenha e me deu vontade de ler mais este livro, ainda irei lê ele.
Parabéns pela resenha, ficou muito boa.

Fátima Menezes 16/09/2012minha estante
Não parece o enredo mais criativo que o Nicholas já criou, além de que há muitas opiniões divergentes sobre esse livro. Ainda assim, bem, não deixa de ser uma obra do Nicholas Sparks. E cenários diferentes são sempre legais. :D

Elis 16/09/2012minha estante
Sua resenha ficou muito boa Tati, está bem elaborada e me deixou com vontade de ler, mas em breve eu lerei.

Manuella 17/09/2012minha estante
Tati, sua resenha é muito bem feita. Deu vontade de ler o livro e saber como essa história se desenrola e como acaba. Me seduziu.

Jairolenz 06/10/2012minha estante
Nunca li Nicholas Sparks e me senti tentado a ler esse. Fiquei curioso sobre quais escolhas os personagens devem tomar!

Matheus Braga 30/05/2012

Hey galera, tudo bem?

Tio Nich é aclamado por escrever os mais lindos romances da atualidade, contendo sempre uma lição de vida que em muitos casos superam a realidade. Contudo, mesmo o livro sendo bem escrito e com um enredo interessante, eu esperava muito mais de um livro escrito por um autor deste calibre. Principalmente porque esta foi a primeira obra dele que li.

Travis Parker é o famoso tipo mulherengo/aventureiro/CheiodaGranaComUmaCasanaPraia e leva uma vida sempre ao extremo, praticando esportes radicais. Contudo, nos é apresentado também uma outro lado deste personagem, o do Amigo/Companheiro/AdoraCães, fazendo com que o leitor saiba que mesmo ele sendo irritante, é uma boa pessoa. Ao oposto temos Gabby, uma assistente médica de 26 anos que prefere ter uma vida estável ao lado de sua cadela, Molly (a melhor personagem do livro *__*). Tudo começa quando Travis está dando um churrasco para seus amigos e decide prolongar sua noite um pouco mais ao som de Rolling Stones e Gabby invade seu quintal e começa a gritar que o cão de Travis havia engravidado Molly e que a culpa era do dele. #MomentoALokaO_O. Não sabiam eles que aquele momento seria o inicio de uma história de amor onde suas escolhas iriam repercutir não só em suas vidas, mas na de todos ao seu redor.

"- Eu sempre vou te amar - disse ele, buscando palavras adequadas para confortá-la, sem conseguir encontrá-las.
- Eu acredito em você - sussurrou ela. Ela passou o braço entre o de Travis e apoiou a cabeça no ombro dele. - É por isso que estou aqui."
Pág. 221

Não é que eu não goste de histórias de amor, mas é que algumas delas parecem fugir muito da realidade ao ponto de você começar a achar que é tudo como nos contos de fadas. Não sei se eu dei azar com esse livro ou se o Nicholas que não conseguiu contar a história de duas pessoas de maneira a atingir a todos os públicos, só sei que esperava muito mais desta obra. Apesar de bem escrito e de conter personagens bem construídos, algumas situações e diálogos são meramente para "encher linguiça".

Não posso dizer mais nada sobre história pois isso estragaria a surpresa de muita gente, mas estejam preparados pois mesmo não surtindo efeito em mim, sei que muitas pessoas irão se impressionar/ChorarLitros com alguns acontecimentos presentes na narrativa. Mas como disse acima, Nicholas conseguiu tranformar tudo em contos de fadas.

Que fique claro que esta é a minha opinião e que ela não expressa a verdade absoluta sobre o livro, tanto que muitas pessoas amaram a história e acharam que esse era um dos melhores livros do autor.

Abraços,
Matheus Braga
Lu 05/09/2012minha estante
Eu li o Noites de Tormenta e também não vi nada demais. Continuo sem entender o bafafá em torno de Sparks. Mas gostei da resenha e dos argumentos. Parabéns!

gio 08/09/2012minha estante
Olha, sou "fã" do Nick, e se quer saber, ele tem seus altos e baixos. Se quer um livro realmente bom dele, leia O Diario de Uma Paixão ou Querido John, até mesmo A Ultima Musica, mas ele tem seus "tropeços" como O Melhor de Mim, Noites de Tormenta e pelo que vejo na sua resenha (pretendo começar hoje) A Escolha também.

patita 29/03/2013minha estante
Concordo com a Lu.

Nessa 23/12/2015minha estante
Concordo com você, o contexto sobre a escolha é bom, mas a forma como ele colocou, ficou muito surreal.

Paloma Viricio 13/09/2012

O momento da grande escolha
Por Paloma Viricio

Visão Geral
Nicholas Sparks é um dos romancistas mais consagrados com milhões de livros vendidos e um histórico bem conhecido entre os leitores... Tramas emocionantes. Em A escolha o autor honra ainda mais a fama e traz á tona uma linda história de amor, superação, esperança e fé. Sparks consegue fazer o receptor cair em um liquidificador de emoções que ficam mais intensas a cada página.
É engraçado como duas pessoas podem se conhecer de forma que jamais esperariam. Podemos dizer que Gabby e Travis fazem parte do grupo dessas, já que os dois se conhecem por causa dos cães que cada um tem. Em meio a uma confusão e inicialmente uma relação tempestuosa, os dois passam a conviver intensamente e apaixonam-se em poucos dias. Entretanto Gabby é uma mulher comprometida á quatro anos e pretende casar-se com Kevin. O coração da moça fica deveras confuso e precisa fazer uma grande escolha.
O livro é dividido em duas partes. Na segunda os fatos acontecem de forma totalmente inesperada e pegam o leitor de surpresa, muitas vezes até mesmo enganando-o... Fazendo este pensar em várias situações diferentes. Essa segunda é a mais reflexiva do livro, emocionante, linda e intensa. Nela o verdadeiro amor fala mais forte e exige que, dessa vez, Travis faça uma difícil escolha. Só não é capaz de se emocionar com uma história dessas, quem não se envolve com ela totalmente ou não tem pelo menos o mínimo de compaixão pelo outro... É de fazer lágrimas rolarem. Esse é um livro mega apaixonante e dono de um final surpreendente, que merece ser lido muitas vezes.

O trabalho O momento da grande escolha de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Sabrina 16/09/2012minha estante
Adoro os livros do Nícholas Sparks... Eles sempre me emocionam muito. Minha mãe também adora.

Adorei a resenha.

bjus

Georgia Bugov 17/09/2012minha estante
Eu adoro os filmes baseados nos livros do Nicholas,mas nunca tive a oportunidade de ler nenhum ):

Janinha 18/09/2012minha estante
O Nicholas simplesmente arrebenta, o livro deve ser mesmo muito lindo!!

Maristela 18/09/2012minha estante
Ainda não tive oportunidade de ler , mas pela resenha quero muito ler este livro. Os livros de Nicholas são sempre ótimos.

Tatá 18/09/2012minha estante
Achei muito bacana a parte: ''Gabby e Travis fazem parte do grupo dessas, já que os dois se conhecem por causa dos cães que cada um tem.''
Deu vontade de ter um cachorro também ^^

Tatá 18/09/2012minha estante
Deu vontade de ter um cachorro também ^^

Isie Fernandes 19/09/2012minha estante
Bem, não é segredo para ninguém que eu não simpatizo muito com Nicholas Sparks. Mas preciso reconhecer que ele sabe mesmo como nos emocionar. Falando sobre animais então... Estou curiosa pelo livro, apesar de não apreciar muito o modo de escrever do autor.

Carol Evan 21/09/2012minha estante
quero muito ler! *-*

Maah 22/09/2012minha estante
Eu sou uma fã assumida de Nicholas Sparks, estou doida pra ler esse livro... Muito boa essa sua resenha

Bjos

Silvando 24/09/2012minha estante
Estou muito afim de ler esse livro! e quero muito ler!

Jess 30/09/2012minha estante
Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro do tio Nicholas, mas tenho certeza que quando começar a ler ja tenho que separar minha caixa de lenços. Adoro todos os livro do tio Nicholas pois a narrativa dele me surprende. Concerteza esse livro esta na minha lista de desejados.

Bia 11/10/2012minha estante
O livro já está na minha lista de desejados. Quero muito me surpreender e me emocionar com as palavras do Nicholas.

12/10/2012minha estante
Os livros do Nicholas são muito bons, adorei a resenha :D

Beijinhos!

Saleitura 07/08/2012

A Escolha por Luci Cardinelli
O livro é dividido em duas partes. Na primeira vamos conhecer Gabby e Travis, vizinhos e pessoas completamente diferentes, a única coisa em comum é terem cachorros. Ela havia se mudado havia pouco tempo para ficar mais perto do seu namorado, assistente médica numa clínica, é dona de Molly, uma collie puro-sangue, namora Kevin e está vivendo uma vida que não lhe satisfazia. Gabby é aquele tipo de pessoa muito responsável, séria, cheias de regras.

Travis , veterinário, bom vivant, aventureiro, esportista, sempre bem humorado, que sabe aproveitar tudo que a vida podia oferecer e era dono de Moby, um boxer. Adora receber em casa seus melhores amigos, todos já casados e com filhos. Trabalha na clínica veterinário junto com o pai e ama o que faz. Sua melhor amiga é Stephanie, sua irmã, uma personagem forte que com certeza você vai gostar muito.

Esses encontros alegres e festeiros que acontecem na casa de Travis, incomoda Gabby. Sozinho aopos os amigos irem embora, noite de sábado, a música alta. Isso deixa Gabby extremamente irritada, porém nãoé só isso que tem despertado a revolta dela com ele. Ela tem certeza de que Molly está grávida e que a culpa é de Moby. Nessa noite toma coragem e vai tirar satisfação com Travis.
A partir desse encontro eles passam a ter uma certa amizade, porém Gabby não é mesmo uma pessoa fácil, e parece que tudo que Travis faça para lhe agradar não funciona. Até que um dia eles decidem começar tudo de novo e se darem uma nova chance de serem amigos. Durante toda a primeira parte do livro você vai conhece-los melhor, suas vidas, seus sentimentos

Ao entrar na segunda parte, damos um salto de 8 anos. Muita coisa aconteceu e vamos encontra-los casados e com filhos. Porém uma tragédia acontece e Travis precisa fazer uma escolha. É aí que o autor nos pergunta: “Até onde você iria para manter o amor de sua vida?” E com certeza você vai se perguntar: “Qual seria a minha escolha?”

Esse foi o primeiro livro que li do Nicholas Sparks , até então só havia assistido filmes baseados em livros dele. Achei a primeira parte um pouco lenta, eu diria que os 14 capítulos estariam muito bem escritos em pelo menos 10. A segunda parte foi o oposto, um ótimo ritmo, que você lê cada palavra sabendo que é algo a mais. Quando eu vi a escolha que ele teria que fazer não tive dúvida de qual seria a minha. Tão fácil escolher quando estamos de fora, não é? Naquele momento não gostei da escolha que ele fez, mas entendi e é claro que o autor me fez dar razão a Travis J. Qualquer outra coisa que eu dissesse agora seria spoiler e eu não gosto disso. Uma boa história e que vale a pena ser lida.

Resenha feita por Luci Cardinelli

Link postagem Saleta de Leitura

Pandora 09/09/2012minha estante
É incrível todo mundo diz que o Nicholas escreve boas histórias!!! #TenhoQueLer

House of Chick 18/11/2012

“A Escolha” é mais um romance de Nicholas Sparks que permanece com a sua essência e o seu jeito único de escrever. Nele, se passa a história de Travis, um veterinário de uma pequena cidade dos Estados Unidos, um jovem adulto que adora curtir sua vida viajando, passando tempo com seus amigos e seu cachorro Moby, que faz de tudo para chamar sua atenção. E Gabby, uma assistente médica que acaba de se mudar, com a sua cachorrinha Molly para a casa ao lado de Travis.

A história deles dois começa com uma discussão muito mais da parte de Gabby, por pensar que Molly estava grávida e culpa o Moby por sua gravidez. Ela mal deixa Travis explicar o seu ponto de vista. Depois desse mal entendido ela fica se sentindo péssima. Afinal de contas, não tinha como um cão castrado deixar sua cadelinha grávida.

A partir desse acontecimento eles começam a sair algumas vezes e, como era de se esperar, o amor floresce entre o casal, algo que já dava para imaginar que ia acontecer desde o início. Mas, como o livro não se resume a só isso, por ser escrito por Nicholas Sparks, Travis não poderia deixar de ser nada menos do que um romântico incorrigível, super apaixonado por sua esposa. Demonstrando, não somente com palavras, mas também com ações, o amor que sentia por Gabby.
Brunna 18/11/2012minha estante
Ain, Nick é o deus grego das palavras... Como ele consegue escrever tão bem, nos tocar dessa maneira? Até hoje eu não sei. Esse talvez seja o livro dele que eu menos tenho vontade de ler no momento. Não sei bem o que é, mas ele não despertou minha curiosidade como os outros. É claro que ler algo dele é sempre bom, por isso que esse livro está junto com os outros na minha listinha de livros desejados.

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Vanilda 18/11/2012minha estante
Romântico. Sensível. Emocionante. Delicado. Essas foram algumas palavras que e vieram à mente enquanto lia a resenha. Acredito que a resenha foi tão sensível quanto a própria história, o que me faz acreditar que o enredo é daqueles que cativam o leitor e que nos fazem sorrir sem perceber. Como disse na resenha de Um homem de sorte, eu ainda não li nada do Nicholas Sparks, mas é inegável o talento dele em passar emoção das palavras. Em "A escolha" parece que ele novamente acertou em cheio e a alusão aos cachorrinhos acho que só fez enriquecer a trama. Que bom termos um autor que consegue passar uma carga tão forte de sentimentos em seus livros!

vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Jéssica R. 18/11/2012minha estante
Eu li esse livro e me encantei com a estória.Com o amor verdadeiro do casal, e que Nicholas mais uma vez me fez debruçar em lágrimas e pensar na vida, de passar uma lição de amor,de respeito, de sentimentos intensos e verdadeiros.
Nicholas sempre faz isso, e é tão difícil eu não gosta dos livros deles, já que ele tem uma escrita que só ele tem.
Ele sempre arrasa e emociona o leitor, de qualquer forma, seja pela estória do casal, quanto aquelas frases que fazem o leitor se sentirem emocionados e extasiados com o que ele escreve.
Eu li e recomendo esse livro , um livro lindoooo!!!

Jéssica Rodrigues
jeskinha_416@hotmail.com

Maya 18/11/2012minha estante
Esses romances do Nichoalas agora estão ficando parecidos... Sei lá,
até que é bonita a história. Mais não sei não.
yarasp71@hotmail.com

Nessa 19/11/2012minha estante
Sou suspeita para comentar em um livro do Nicholas Sparks. rs
Amo os livros dele.

Esse é um dos que mais gosto. (por mais que goste de quase todos! rs)

A história, como sempre, tem a cara do Nicholas e nos envolve do início ao fim.
Sempre que pego um livro dele para ler, sei que lá se vão várias noites mal dormidas lendo, tamanha minha ansiedade para acabar o livro. rs

Khrys Anjos 19/11/2012minha estante
Só não considerei esse o melhor do Nicholas por ter tido a traição da Gabby (quando ela conhece o Travis ela era comprometida). Como o próprio título diz temos de fazer escolhas na vida. Entre trair e ser fiel aos meus sentimentos serei sempre fiel a mim.Acho que para a história deles ter um valor ainda maior ela não precisava ter enganado o namorado pois o amor dos dois foi encontro de almas gêmeas. E o final foi extremamente emocionante. Por favor não queiram me matar por essa declaração mas é assim que penso. Sou defensora fervorosa da honestidade e da fidelidade. Não sou puritana mas acho que quando estamos com alguém o mínimo que devemos ter é respeito. E achei que faltou explicar o que aconteceu com o namorado traído. Tirando essa parte o livro é encantador. Fora que o Travis é veterinário e eu amo os animais.

Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Thais 20/11/2012minha estante
Não sou muito fã de romances e nem do Sparks, mas essa história me pareceu tão fofa que tenho vontade de ler.
Me parece o livro perfeito para ser lido durante uma "ressaca literária". Leve, fofo e divertido.

Thais Vianna
@dathais

Joyce 21/11/2012minha estante
Os livros do Nicholas Sparks sempre são uma boa pedida e esse parece ser mais um livro ótimo do autor. Adoro o jeito dele de escrever histórias que nem sempre (a maioria não tem finais felizes, porque na vida real nem sempre é assim). Livro interessante.
bjs

Joyce
joycegadiolli@ig.com.br

Yasmin 15/06/2012

Um pouco diferente do que esperava

Não ia repetir que sempre tive uma birra com o autor, mas eu preciso. Não gosto de Nicholas Sparks e gostei mais ou menos do livro dele que li, um romance muito normal. Quando a Novo Conceito anunciou o lançamento de A Escolha fiquei na mesma situação. Sabia que ia receber o livro e não sabia o que fazer. Além disso, a sinopse não diz muito e principalmente: não condiz com o direito com o livro. Faltou alguma coisa e a pergunta podia ser mais direta.

A Escolha narra à vida de Travis e Gabby. O livro é dividido em duas partes, na primeira conhecemos o futuro casal. Gabby foi criada por uma família conservadora, tradicionalista e sempre seguiu as regras. Sendo centrada para agradar a mãe. Apesar de ser a única das irmãs diferente. Ao invés de ter casado ela estudou e formou em assistência médica. Na faculdade começa a namorar Kevin, com quem mantém um relacionamento estável, mas apático. A confusão começa quando Gabby descobre que sua cadela, Molly, uma border collie, está grávida. Furiosa acredita que o cachorro do vizinho é o responsável pelo feito. E em busca de satisfação de Gabby e Travis finalmente se conhecem. Até aquele dia ele só tinha observado o comportamento do vizinho. Travis é dono de um boxer, segundo Gabby "gigante e monstruoso". Ele adora praticar esportes radicais, viajar sem roteiro, além exerce a profissão que ama. Gabby nem ouve o que Travis tem a dizer sobre o fato e fica furiosa. A partir daí o livro se desenvolve.

Gabby descobre, ao levar Molly ao veterinário, que Travis é veterinário e que seu cachorro é castrado. Morta de sem graça pela cena que fez Gabby decidi sumir da vista de Travis. É muito embaraçoso encontrá-lo toda hora e lembrar a cena. Gabby é comprometida e não quer se aproximar de Travis, com medo que ele entenda ou invista nela. Basicamente o livro é isso. A primeira parte é maior que a segunda parte e por isso tive um problema com o livro. O autor poderia ter dividido melhor as duas etapas da trama. Foi repentina a mudança. Outra coisa que não sou chegada são as frases que Sparks usa para descrever certos ambientes e cenas. Fica um pouco piegas essa coisa de "uma garça descendo no horizonte com um sol se pondo no céu alaranjado".

O melhor do livro sem dúvidas é a segunda parte. Não consigo me imaginar em uma situação daquelas e acho que teria feito à mesma coisa que Travis. Mesmo que minha decisão contrariasse a vontade da outra e toda a lógica médica. No final da primeira a "escolha" dela foi muito mais fácil e boba do que a dele. Tirando as frases que citei acima, que aparece com certa frequência, a narração de Nicholas Sparks é fluida e agradável. Um texto que proporciona leitura rápida e sem intervalos. Adorei a utilidade dos cachorros na trama e a função de aproximar, de forma diferente, o casal. O fato dos dois personagens serem opostos me incomodou um pouco no começo. Essa coisa de opostos se atraindo seria clichê demais. Porém com o passar do livro eles ganharam outros contornos, não tantos quanto gostaria, mas suficiente para percebermos que a Gabby não é tão diferente assim de Travis. O final foi muito bom, pela decisão de Travis, mas foi (...)

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/06/resenha-escolha.html

Thaic 22/09/2012

Sparks: A eterna montanha-russa.
Com A Escolha eu, definitivamente, dei um daqueles mergulhos vertiginosos que vão pra baixo pra sempre na montanha-russa da Sparksôlandia. Pois é.

O livro, na verdade, se passa em dois momentos: o começo do relacionamento de Gabby e Travis, que se inicia, como eu disse ali em cima, por causa dos seus respectivos cachorros fofos, e Travis, separado da esposa, amando-a muito e desbaratinado por causa de.... bem, se eu contar não tem graça. Mas é Nicholas Sparks, correto, então o mínimo que se pode esperar é algo trágico. O "grande" porquê do livro seria, na verdade, esse segundo momento, e o primeiro seria que meio só pra mostrar como eles se amavam e se respeitavam e eram felizes.

Sinceramente? Não achei nada demais. Como em todos os outros livros do Sparks que eu já li, o amor surge do nada, uma paixão avassaladora que consome até os ossos dos ditos cujos em coisa de dois dias (ah, tá). Como já disse em alguma outra resenha, não vejo graça nesse tipo de amor forçado, principalmente num livro de romance que não é voltado exatamente para o público adolescente, no qual os hormônios ainda servem de desculpa. E embora nesse livro os personagens até tenham considerado sua vida de antes e o que seria deles depois por coisa de uma tarde, de maneira geral, ele já se amavam profundamente, do tipo largo minha vida por você, em coisa de uma semana. Ai que nervosinho!

Bem, eu não recomendo o livro não. Não gostei. É parado, sem personagens marcantes, sem grandes frases, idéias ou uma história empolgante. Vai de lugar algum pra nenhum lugar e até mesmo a ideia principal do "até que ponto você pode ir por amor?" tem um desfecho previsível. O suspense criado pra situação principal do livro, que devia ser arrebatador e apertar seu coração, não vai além de uma leve curiosidade, pelo menos de minha parte. Mas, é claro, o Nicholas Sparks tem um monte de fãs que gostam muito do que ele escreve, do jeito de que ele escreve, dos seus amores repentinos e do seu drama característico. Desse, especificamente, não gostei. Acho que foi por que, nos outros que eu li, mesmo que o romance fosse meia-boca, existia alguma outra historia que levava o livro bem até o final. Como nesse tudo gira em torno do amor dos dois, do romance deles, da história deles, o livro não convenceu.

Enfim, foi isso. Agora estou a procura de um romance que seja só romance que seja bom de verdade (se souber de algum, pode indicar!). Mas eu já sei que no Nick Sparks não vou encontrar. Mas, vai saber, de repente no próximo a montanha russa sobe de novo.

Beijos, beijos,
Thai!

Na íntegra no Três Lápis!
Izabella Viana 23/09/2012minha estante
Eu já desisti de ler os livros do Nicholas. Não tenho mais saco pra todo esse amor, esse drama e o mimimi de sempre.
Já leu PS Eu te amo? Eu particularmente AMO esse livro (e o filme também). É um romance lindo, não é cansativo, te empolga e ainda tem um pouco de comédia. Super recomendo =)

drica 25/10/2012minha estante
Mulher, você acaba de dizer tudo o que eu achei do livro. Parabéns pela bela percepção.

Tati 08/03/2016

Não gostei
Eu li o livro por causa do filme. Queria ler antes de assistir, mas não gostei.
Não consegui me conectar com os personagens. Achei o Travis muito clichê, do tipo: nunca me apaixonei por ninguém de verdade, mas tem sempre alguma mulher interessada em mim, e morre de amor por uma mulher que nem conhece direito, só de vê-la algo já é despertado nele. E Gabby, que Travis só vê coisas boas nela (sem nem conhecer), faz o gênero: quem sou eu? O que eu quero e bla bla bla. Fora que ela trai o namorado com Travis, pra mim isso parece falha de caráter e personalidade, mas para Travis... ela é perfeita. Enfim não gostei do livro, não me envolvi com a história e nem com os personagens. O que eu mais gostei foi do cachorro, o Moby.
Nessa 01/12/2016minha estante
Fato, para mim traição não é romance e nunca será e ponto. Mania de romantizar falta de caráter.

Rose 13/08/2012

Se você está procurando um romance hot, esqueça. Se está procurando um amor avassalador, passe longe. Se quer intrigas, armações e desencontros, é melhor procurar outro livro.
Em "A Escolha" você conhecerá Travis e Gaby. Dois vizinhos que se conhecem de uma forma inusitada. Ambos são bem diferentes, Gaby sempre obedeceu as regras e aos pais, e nunca foi de aventuras. Já Travis, o veterinário da pequena cidade de Beaufort, vive sempre no extremo e adora esportes radicais.
Mas mesmo com muitas diferenças, ambos tem um forte elo, o amor por seus cachorros. E é por causa deles que nossa história começa.
Depois de algumas trombadas, eles resolveram baixar a guarda e se conhecerem. Aos poucos uma forte atração entre eles nasce e se transforma em amor. Neste momento entramos no "X" do livro. A vida é feita de escolhas, e Gaby precisa escolher entre ficar com seu namorado ou se aventurar em um romance com Travis. Depois Travis precisa fazer a escolha da sua vida, aceitar o que seria o desejo e a vontade de Gaby e se desliga dela para sempre, ou seguir lutando e acreditando que o amor deles é forte e que ela um dia voltará.
"A Escolha" é um livro que mexe com nossos sentimentos. A história de vida de um jovem casal que aprende aos poucos a conviver com suas diferenças. Que viu o amor entre eles crescer gradualmente e que aprendem que as escolhas feitas na vida são refletidas para o futuro e podem ter consequências inesperadas.
Uma história de esperança e amor e que nos faz pensar: "o que eu faria se fosse o Travis?" Até onde podemos ir em nome do amor?
Eu particularmente acho que faria a mesma coisa que ele fez e enquanto houvesse uma chance estaria lutando.
Só mais um detalhe, Travis é daqueles que nos fazem suspirar logo nas primeiras páginas. Não é a toa que este livro é mais um sucesso do Nicholas Sparks, só ele para falar de uma história assim...
Yassui 01/11/2012minha estante
Eu amo livros do Nicholas Sparks, é ele é incrível!

Deh 21/11/2012minha estante
Eu simplesmente acho o Nicholas demais. Adoro seus livros e este não deve ser diferente.

Val 18/03/2013minha estante
Amo os livros do Nicholas. Suas histórias são maravilhosas e me prendem do inicio ao fim.
Parabéns pela resenha.

Edi @dnabookz 03/02/2017

A escolha |

Como grande fã do Nicholas Sparks, sinto dizer que esse livro é um dos poucos que infelizmente não gostei!

Morno
Fraco
Sem graça
Clichê, alem do aceitável
Sem carisma
Arrastado
Excesso de detalhes em alguns pontos, e falta de detalhes em outros.

Um livro em que, o que mais me agradou foi os cachorros ?

Porém, devo dizer que o maior problema desse livro , talvez, esteja em mim.
Senti uma grande antipatia pela a protagonista logo no inicio do livro e devido a isso, o que era para emocionar, não emocionou!

Tem um romance que acontece rápido demais, daqueles em que num fim de semana um já estar distribuindo "eu te amo" para o outro.
Tem traição, que provavelmente foi um dos motivos que me levou a não curtir a leitura.
Tem uma protagonista chata, grossa ?

Uma escrita arrastada, e em terceira pessoa que pela a primeira vez na minha vida como leitora do Nich, realmente me incomodou.

Maaaaaas - sempre tem um mas - tem um mocinho que conseguiu ganhar um pouco da minha simpatia, tem alguns personagens secundários que me ganharam, tem "A Escolha" que apesar de ter sido um "clichezao" teve um desenrolar aceitável, tem relacionamentos familiares e o valor de uma familia.

Concluindo, é um autor que admiro, capaz de pegar pessoas completamente comuns e sem nada de especiais e transformar suas historias em algo belo, porém dessa vez, PARA MIM, não funcionou, bem mediano em comparação aos outros livros do autor.

Nota: 2,5/5
--------------------------------
"Se a conversa era a letra da música, o riso era a melodia..."
Vivi 23/01/2019minha estante
Eu tive algumas impressões parecidas com as suas. Dei 3 estrelas pois a leitura fluiu e o título tem muito a ver com o conteúdo mas não achei um bom livro.
Também não "me agarrei" na mocinha nem em outro personagem e isso pra mim faz diferença. Achei que o romance aconteceu rápido demais, principalmente pra alguém que era comprometida logo estava falando "eu te amo" para outra pessoa...WTF?
Acho que a decisão e a forma como ela agiu com o noivo deveria ter sido retratada porém já pulou para anos depois contando a história do acidente....Puts!
Não me identifiquei com a escrita do autor e acho que não é o tipo de romance que me atrai.

Juliana ;* 08/06/2013

A Escolha - Nicholas Sparks
Não é segredo pra ninguém o quanto eu costumo gostar as obras do Nicholas não é? Todas as resenhas já postadas aqui de seus livros são positivas, mas, como tudo nessa vida, nada dura para sempre. :(

A Escolha foi um livro que eu criei certa expectativa por ser do Sparks e acabei me decepcionando um pouco. Não que eu tenha odiado, eu só não gostei muito. Sabe aquele livro que se você não tivesse lido não faria diferença alguma? Esse é o caso.

Tuuuuudo bem, desabafo feito, vamos à resenha!

Travis é um veterinário de 32 anos que tem tudo o que quer da vida, a profissão que escolheu, amigos verdadeiros, lindas namoradas e uma casa bonita na, mais bonita ainda, cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Aventureiro e amante de esportes radicais, já viajou por vários lugares do mundo e ainda assim, nunca encontrou a mulher de sua vida. Mesmo tendo os amigos que todo mundo sonha em ter, todos já casados e com filhos, Travis vive apenas com Moby, seu boxer divertido e inquieto.

Gabby é assistente médica e tem apenas 26 anos. Para ficar mais perto de seu namorado, como quem está há 4 anos, mudou-se para Beaufort. Ao contrário de Travis, Gabby não tem o emprego sonhado, perdeu o contato com os amigos por conta da mudança, e seu namorado não parece assim tão interessado em casamento. Molly, sua collie super leal, é quem a impede de se sentir sozinha.

Gabby e Travis são vizinhos, é claro, porém nunca se falaram. Não, até que Molly apresenta sinais de gravidez, o que faz com que Gabby fique completamente, super, mega brava com o boxer do vizinho, que segundo ela, deve ser o responsável pela gravidez.

E vocês sabem o que ela faz? Vocês sabem o que essa mulher doida faz? Ela vai tirar satisfações com o dono do cachorro! Por ter engravidado sua cadela! Como assim, cara? O.O

Mas, enfim, após desejar toda a sua raiva em Travis, Gabby decide levar Molly ao veterinário que, para sua surpresa, é ele! Seu vizinho! E ainda por cima descobre que o boxer dele é castrado. Que vergonha! Ninguém merece!

Por conta disso, nossa garota promete manter distância de seu vizinho, o que se mostra impossível quando Travis consegue convencê-la a passar com ele, seus amigos e sua irmã Stephanie, um final de semana que faz com que os dois se aproximem um pouco mais.

Á partir daí, o relacionamento dos dois vai evoluindo naturalmente, mesmo que não tão lentamente. Os dois vão se conhecendo melhor e têm que decidir se mudam as suas vidas para ficarem juntos, ou se tentam esquecer um ao outro, vivendo da maneira que viviam antes de se conhecerem.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, conhecemos a história de como os dois se conheceram e os desdobramentos dos primeiros anos do casal. Isso não é spoiler gente, na própria sinopse diz que eles ficam juntos.Na segunda parte, conhecemos os motivos das grandes dúvidas de Travis, ou seja, a parte dramática do livro.

“A Escolha”, como já citei, não foi uma leitura que me agradou. Um dos motivos é a primeira parte do livro é demasiado longa. Não é necessário gastar tantas páginas pra tão pouca história. Porém, isso não seria um problema se o autor não compensasse isso acelerando tanto o final.

Além disso, eu não achei que os personagens tivessem, neste livro, tanta carga emocional quantos nas outras do autor. Pareceu que eu estava lendo um livro de banca, sem cenas sensuais. Como se fosse tudo muito superficial.

A segunda parte do livro, que é a parte em que descobrimos qual é a escolha que deve ser feita e as conseqüências que essa escolha pode causar não chega a ser surpreendente, mas todos sabem que a surpresa não é o enfoque das histórias do Nicholas. Porém, apesar de apresentar o conflito emocional que implica tomar ou não uma decisão, não foi suficiente pra me envolver e me emocionar.

Sabe aquele filme de sessão da tarde que você sente que pode te emocionar e no final você só assiste e pronto? Que nada acontece? Foi isso o que aconteceu comigo.

Eu sei de muita gente que adora esse livro, e que muitas dessas pessoas se sentirão ofendidas com essa resenha, mas é necessário deixar claro que a leitura é pessoal, e que o mesmo livro pode funcionar muito bem pra algumas pessoas enquanto não funcionam para outras.

Se você nunca leu Nicholas Sparks, leia “O diário de uma paixão”, “Um amor pra recordar” ou “A última música”. Recomendo todos! Só depois de se apaixonar pelo autor leia “A Escolha”.
Day 13/06/2013minha estante
Gostei do comentário...
Nicholas Sparks é um bom autor mas em alguns aspectos é maçante. Eu somente me interessei em comprar os livros dele depois que li O diário de uma paixão e Um amor pra recordar...