Contos de Imaginação e Mistério

Contos de Imaginação e Mistério Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos de Imaginação e Mistério

Viller (Sanag) 29/09/2013

Bonito livro com contos de terror e suspense incríveis
Que livro bonito !
Sou fã de Edgar Allan Poe.
Embora já tenha lido os contos, comprei esta edição por entender obrigatória na estante de todo leitor.
A diagramação é impecável, cuidadosa.
O livro tem jacket e capa dura preta.
As ilustrações são enigmáticas, bonitas, góticas.
Enfim, já reli dois contos desde que chegou.
Recomendo, recomendo e recomendo, cabendo ressaltar mais uma vez que Allan Poe foi (é) um dos grandes escritores do mundo

site: http://compare.buscape.com.br/contos-de-imaginacao-e-misterio-edgar-allan-poe-8564406357.html?pos=1#avaliacoes

Nandearah 01/03/2014

O livro Contos de Imaginação de Mistério traz vários contos escritos por Poe. Edgar tem um fascínio por enterrar seus personagens vivos ou por deixar essa ideia perambulando em seus contos, assim como adora o fato de contar histórias absurdas, mas com tanta concretidade que você se pergunta se aquilo realmente ocorreu ou se saiu da cabeça do autor. Sua escrita é divina. Descreve com detalhes o que acha que deve ser descrito e apenas cita o que não tem papel tão importante assim em sua narrativa. E esse modo de narrar não o abandona em momento algum, o que incrivelmente foda. Há dois contos de mistério que julgo mais interessante: Os Assassinatos da Rua Morgue e O Mistério de Marie Roget (Esse inspirado em fatos reais). Poe não deixa pistas do que diabos aconteceu ou de quem diabos é o culpado (Você, que já leu, por acaso conseguiu ao menos imaginar a resolução de Dupin para os assassinatos que ocorreram na rua morgue?) e isso só torna tudo mais interessante. Ele revela os detalhes aos poucos e te segura na leitura de um jeito que você chega a precisar saber o que realmente aconteceu pra seguir com a sua vida.

Para quem nunca leu coisa alguma do Edgar antes — como eu, por exemplo — acho que é um bom livro pra começar com o pé direito. É um livro realmente muito bom mesmo e você não conseguirá soltar o volume antes de descobrir parte da genialidade toda que Poe possui.

site: Mais comentários e textos aleatórios em: https://t-o-r-m-e-n-t-a-s.blogspot.com

Daniel - S.P. 22/07/2014

21- O rei Peste
22- Leonizando

Jefferson Pessôa 28/11/2014

Um livro perturbador
Estão presentes nessa edição exatamente 22 contos. Contos que mesclam desde o macabro ao suspense, ao horror à imaginação. Na grande maioria desses contos, temos Poe explorando a loucura e todas as suas facetas como em William Wilson, O Coração Denunciador, O Gato Preto, e Berenice. Uns são mais sensitivos, outros mais reflexivos, mas todos, de uma forma ou de outra, despertam no leitor alguma forte emoção.

O livro começa com o conto William Wilson, que é curto e bem intuitivo. Temos como problemática da história a lenda do Doppelgänger, que segundo as lendas germânicas, falando a grosso modo, seria o “eu malvado” de cada ser humano. Um ser fantástico — provavelmente algum tipo de monstro — que escolheria uma pessoa para copiar e seguir pelo resto da vida, levando caos e desordem para a pessoa escolhida. Ela imita em tudo a pessoa alvo, até mesmo as suas características mais íntimas.
O conto é narrado em primeira pessoa — como a maioria dos contos do livro —, pelo próprio William Wilson, narrando sua história pessoal e seu histórico de combate com seu “eu malvado”. Trajetórias essas que se confundem, sendo até uma mesma história. Ambos se conheceram no colégio e desde já, já trocavam ofensas, vindo essa “batalha” a culminar em algo violento e surpreendente.
Em O Gato Preto, temos um homem tão obcecado com o assassinato que cometeu contra seu próprio gato “querido”, que vê num novo bichano seu antigo “algoz”. Parte daí numa desenfreada loucura, quando cego por sua obsessão ele faz coisas inimagináveis.
Temos também O Coração Denunciador, onde um homem desde o início envolve o leitor numa trama cheia de suspense e toques do macabro, onde somos inseridos dentro da mente de um homem visivelmente louco, mas que mesmo assim afirma ser são e que vai nos provar! No entanto, esse homem “são”, é obcecado (mais uma vez a obsessão, a loucura) pelo olho do seu amo. Isso mesmo. Ele é amedrontado pelo olho de um velho que nunca lhe fez mal. O olho lhe enche de uma fúria descomedida de maneira tão intensa, que ele começa a bolar planos para se livrar do velho e do seu maldito olho.
Em Berenice, temos a “história de amor” de Egeu e de sua prima que dá nome ao conto, que é interrompida por uma doença que se abate sobre Berenice e que a leva a se degenerar aos poucos. No entanto, curiosamente, os dentes dela continuam impecáveis e assim começa a obsessão de Egeu pelos dentes de sua amada, obsessão que vai além da morte.
Este é um conto que representa verdadeiramente a obra de Edgar Allan Poe. Cercada de violência e suspense, onde o foco narrativo é exatamente a figura atormentada do protagonista Egeu e de sua estranha adoração pela sua amada prima Berenice.
No entanto, talvez o ponto alto dessa coletânea esteja em A Máscara da Morte Vermelha. No primeiro parágrafo deste conto temos a descrição do processo de mortificação da peste que é conhecida como Morte Vermelha.
Através da metáfora onde um príncipe buscando fugir da morte, refugia-se em seu grande palácio e vive apenas de felicidade, Poe nos ensina que a fuga da realidade, leia-se, a busca constante e desenfreada pela vida, ignorando a morte, pode não ser a melhor opção. Uma vez que mesmo trancando-se em seu palácio, cercado de festas e convidados queridos, o Príncipe Próspero depara-se com seu último (pior) inimigo.
Em Silêncio — Uma Fábula, Poe nos conta uma história sobre um homem a quem o demônio confidencia uma fábula, falando grosseiramente. Durante a leitura, no entanto, nos deparamos com a profundidade dessa história, onde mais uma vez Poe nos surpreende, levando à debate e à reflexão a insatisfação humana, problematizando a solidão, o isolamento e a morte. Um conto deveras filosófico e essencial.
Temos aqui ainda Os Assassinatos da Rua Morgue, e o Mistério de Marie Roget (baseado num crime real), dois dos três contos no qual aparece o aclamado Auguste Dupin, pai da literatura policial.
Por último temos um conto de viés bastante cômico, porém não por isso menos essencial, chamadoLeonizando, onde nos deparamos com uma narrativa completamente diferente, cômica até, mesmo assim não deixando de lado o toque obscuro característico de Poe.
Considerações finais:
As características de Poe perpassam tanto pela melancolia como pela poesia. Temos contos altamente encantadores, levando-nos a conhecer o auge da profundidade literária de Poe. Suas obras, por vezes taxada como “Romantismo Sombrio” pegam influência tanto do movimento romântico inicial, como se firma como resposta ao movimento filosófico conhecido como Transcendentalismo.
No romantismo de Poe, no entanto, opondo-se ao otimismo exagerado apregoado pelo Transcendentalismo (visão dos autores românticos sombrios), temos a ênfase na falibilidade humana e na propensão para o pecado, para a destruição (principalmente a autodestruição).
Um livro que me marcou um bocado e que tirou certo preconceito que eu antes tinha com os escritos do Poe (devido a um contato pouco produtivo com algumas traduções ruins). No entanto, a tradução da Tordesilhas (feita por Cássio de Arantes Leite) assim como a diagramação e toda a edição está impecável — nota dez. Temos ainda um prefácio feito por ninguém menos que Charles Baudelaire (1821-1867) e ilustrações (ótimas, por sinal) feitas pelo irlandês Harry Clarke (1889-1931).

Douglas 18/12/2014

Simplesmente incrível
Este compilado de contos do Poe foi minha porta de entrada no universo do escritor que, agora, é um dos meus favoritos com certeza. A seleção de contos vai muito além dos clássicos dele como "Coração Delator" ou "A Máscara da Morte Rubra" e nos trás outras obras de Poe menos conhecidas mas igualmente impecáveis.

Se eu senti falta de algo no livro foram os poemas do escritor, mas como o próprio nome diz, essa não era a proposta. Talvez uma outra edição.

E falando em edição, a Tordesilhas faz um trabalho de primeira linha com este livro, as xilogravuras do Clarke são lindas, o papel, a diagramação, a capa dura, tudo que compõe este livro acompanha o conteúdo que, mesmo após tantos anos, não perde a qualidade.

Eu acho difícil precisar essas coisas, mas é provável que este seja meu livro favorito.

site: http://ver-sicu-los.blogspot.com.br/

Maitê 24/06/2015

Boa leitura
Com lindas ilustrações de Harry Clarke, essa edição vale a pena ser adquirido, é focada em contos de mistérios e horror, na sua maioria muito bons. Principalmente "Os assassinatos na Rua Morgue" e a sua continuação "O mistério de Marie Roget", fica claro onde Arthur Conan Doyle encontrou sua inspiração para Sherlock e Watson. Já havia lido a maior parte dos contos em outros livros do Poe, mas foi bom reler depois de tantos anos com outros olhos.

Caroline 01/09/2015

É Poe né
Não dá pra reclamar e, mesmo que eu quisesse, não teria gabarito pra isso =p

Thainá - @osonharliterario 14/10/2015

A maravilhosa escrita de Edgar Allan Poe
O Poço e o Pêndulo conta a história de um homem que está no corredor da morte, mas que por alguma razão é levado para um local fechado antes de ser executado. Um local fechado, escuro e sem noção de seu tamanho. Lá, ele tenta medir através da extensão das paredes o tamanho de seu abrigo, e descobre que no canto há um poço, onde deveria ter caído dentro antes de descobrir sua presença. Não sendo pego pela queda do poço, terá uma surpresa ao descobrir a outra maneira que será usada para causar sua morte.
O Gato Preto é narrado por um homem, que mais novo transbordava amor e carisma, tanto com as pessoas quanto com os animais, mas ao ficar mais velho, já na idade em que acontece a narração e que já se encontra casado, todo esse carinho some e é substituído por um sentimento de ódio. Esse sentimento aumenta quando um dos seus animais de estimação, um gato preto, começa a persegui-lo, sem se intimidar com seus ataques de raiva.
O Coração Denunciador é sobre um homem, que incomodado com a presença de um velho e de seu olho que o causava medo, decide matá-lo, enquanto Uma Descida no Maelström é sobre um homem que enfrenta a fúria de um mar e de um furacão e conta tudo isso a um garoto que acompanhou ao topo da montanha.
O Barril de Amontillado é uma história sobre vingança, enquanto A Máscara da Morte Vermelha é uma história sobre a morte.
O Encontro Marcado narra o caso de uma criança desaparecida no lago, onde todos os homens daquele local vão procurá-la, mas é um homem misterioso quem a salva.
A Queda da Casa de Usher narra o caso de um homem doente, sem amigos e que mora com a irmã, que decide convidar para sua mansão um antigo amigo de infância para passar com ele o resto de seus dias.
Os Assassinatos da Rue Morgue e O Mistério de Marie Roget são contos que se complementam, sendo assim, o segundo continuação do primeiro, tendo os mesmos personagens principais. No primeiro somos apresentados a um assassinato misterioso de uma mãe e sua filha, em que o suspeito de ser o assassino está longe de ser encontrado. No segundo vemos outro assassinato, agora de uma garota bela e amável, mas também com um suspeito difícil de ser encontrado. Nos dois somos apresentados a um personagem incrivelmente inteligente, que é quem consegue desvendar esses mistérios (admito que ele me lembrou um pouco o Sherlock Holmes, por causa de suas características muito semelhantes).

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

Alice 27/01/2016

"A miséria é múltipla. A desgraça do mundo é multiforme (...) mas assim como em ética, o mal é consequencia do bem, igualmente, do efeito, da alegria nasce a tristeza. Ou a lembrança de uma felicidade passada é a angustia do hoje, ou as agonias existentes tê sua origem nos extases que poderiam ter existido."
(Berenice)

"Não tenho nome nessas plagas que habito. Fui mortal, mas sou demônio. Fui impiedoso, mas sou digno de pena. Sentes como tremo. Meus dentes batem quando falo e, contudo, não é pela frialdade da noite. Mas essa hediondez é insuportável. Como podes tu dormir assim tranquilamente? Não encontro clamor nessas enormes agonias. Essas visões mais do que poso suportar. Levanta-se! Acompanha-me pela noite lá fora e deixa-me que te exponha os túmulos. Não é um espetáculo calamitodo? - Contempla!"
"Há momentos em que, mesmo aos olhos sóbrios da Razão, o mundo de nossa triste humanidade pode assumir a simplitude do inferno - mas a imaginação do homem não é nenhuma Caramathis para explorar impunemente cada caverna que ele contém."
(O enterro prematuro)

Mateus 04/03/2016

Sensacional
este livro é a prova que a expectativa também serve para ser superada. Quando ganhei de presente esse exemplar, esperava que a leitura fosse simplesmente espetacular. E ele não decepcionou nem um pouco. Conhecido por ser o criador do conto policial, por conta de “Os Assassinatos na Rua Morgue” e seu detetive C. Auguste Dupin, Poe também é lembrado por seus poemas e contos, sobretudo por conta da narrativa de horror, que elucidavam o pior lado do ser humano. Há quem reclame do estilo de escrita do autor, considerando-a arrastada e enfadonha. No entanto, mesmo quando você se perde na história, vale um esforço a mais e uma releitura, que abre as portas para compreender o modelo de literatura desse autor que viveu entre a genialidade e a loucura e transportou seus sentimentos mais obscuros para suas obras. Como sugestão dos contos presentes nessa edição, é válido o destaque para “O Gato Preto”; “O Coração Denunciador”, “A Máscara da Morte Escarlate”; “O Enterro Prematuro” e “A Queda da Casa de Usher”. Como um bônus, a publicação ainda apresenta as ilustrações de Harry Clarke, que foram publicadas na edição original de Contos de Imaginação e Mistério.

site: http://blogdialogos.com/2016/02/13/cinco-leituras-surpresas-em-2015/

Cacau @dra.leitora 03/08/2016

Contos de Imaginação e Mistério
Terminei de ler os Contos dImaginaçao e Misterio do Edgar Allan Poe. Tem contos muito legais, mas tem uns bem chatinhos, que terminam meio sem pé nem cabeça. Como sou apaixonada nos livros do King nenhum dos contos me aterrorizou. Os que eu mais gostei foi O Escaravelho De Ouro e A Máscara Da Morte Vermelha. Porém o mais legal dessa leitura é ver onde e como as histórias de suspense tiveram o ponto de partida e ver de onde os principais autores atuais tiram a base de suas idéias. Resumindo Poe é um gênio e escreveu um grande clássico do terror e do mistério que inspira até hoje vários autores e histórias. Super Recomendo...