Contos de Imaginação e Mistério

Contos de Imaginação e Mistério Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos de Imaginação e Mistério

Caroline 01/09/2015

É Poe né
Não dá pra reclamar e, mesmo que eu quisesse, não teria gabarito pra isso =p

Thainá - @osonharliterario 14/10/2015

A maravilhosa escrita de Edgar Allan Poe
O Poço e o Pêndulo conta a história de um homem que está no corredor da morte, mas que por alguma razão é levado para um local fechado antes de ser executado. Um local fechado, escuro e sem noção de seu tamanho. Lá, ele tenta medir através da extensão das paredes o tamanho de seu abrigo, e descobre que no canto há um poço, onde deveria ter caído dentro antes de descobrir sua presença. Não sendo pego pela queda do poço, terá uma surpresa ao descobrir a outra maneira que será usada para causar sua morte.
O Gato Preto é narrado por um homem, que mais novo transbordava amor e carisma, tanto com as pessoas quanto com os animais, mas ao ficar mais velho, já na idade em que acontece a narração e que já se encontra casado, todo esse carinho some e é substituído por um sentimento de ódio. Esse sentimento aumenta quando um dos seus animais de estimação, um gato preto, começa a persegui-lo, sem se intimidar com seus ataques de raiva.
O Coração Denunciador é sobre um homem, que incomodado com a presença de um velho e de seu olho que o causava medo, decide matá-lo, enquanto Uma Descida no Maelström é sobre um homem que enfrenta a fúria de um mar e de um furacão e conta tudo isso a um garoto que acompanhou ao topo da montanha.
O Barril de Amontillado é uma história sobre vingança, enquanto A Máscara da Morte Vermelha é uma história sobre a morte.
O Encontro Marcado narra o caso de uma criança desaparecida no lago, onde todos os homens daquele local vão procurá-la, mas é um homem misterioso quem a salva.
A Queda da Casa de Usher narra o caso de um homem doente, sem amigos e que mora com a irmã, que decide convidar para sua mansão um antigo amigo de infância para passar com ele o resto de seus dias.
Os Assassinatos da Rue Morgue e O Mistério de Marie Roget são contos que se complementam, sendo assim, o segundo continuação do primeiro, tendo os mesmos personagens principais. No primeiro somos apresentados a um assassinato misterioso de uma mãe e sua filha, em que o suspeito de ser o assassino está longe de ser encontrado. No segundo vemos outro assassinato, agora de uma garota bela e amável, mas também com um suspeito difícil de ser encontrado. Nos dois somos apresentados a um personagem incrivelmente inteligente, que é quem consegue desvendar esses mistérios (admito que ele me lembrou um pouco o Sherlock Holmes, por causa de suas características muito semelhantes).

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

Alice 27/01/2016

"A miséria é múltipla. A desgraça do mundo é multiforme (...) mas assim como em ética, o mal é consequencia do bem, igualmente, do efeito, da alegria nasce a tristeza. Ou a lembrança de uma felicidade passada é a angustia do hoje, ou as agonias existentes tê sua origem nos extases que poderiam ter existido."
(Berenice)

"Não tenho nome nessas plagas que habito. Fui mortal, mas sou demônio. Fui impiedoso, mas sou digno de pena. Sentes como tremo. Meus dentes batem quando falo e, contudo, não é pela frialdade da noite. Mas essa hediondez é insuportável. Como podes tu dormir assim tranquilamente? Não encontro clamor nessas enormes agonias. Essas visões mais do que poso suportar. Levanta-se! Acompanha-me pela noite lá fora e deixa-me que te exponha os túmulos. Não é um espetáculo calamitodo? - Contempla!"
"Há momentos em que, mesmo aos olhos sóbrios da Razão, o mundo de nossa triste humanidade pode assumir a simplitude do inferno - mas a imaginação do homem não é nenhuma Caramathis para explorar impunemente cada caverna que ele contém."
(O enterro prematuro)

Mateus 04/03/2016

Sensacional
este livro é a prova que a expectativa também serve para ser superada. Quando ganhei de presente esse exemplar, esperava que a leitura fosse simplesmente espetacular. E ele não decepcionou nem um pouco. Conhecido por ser o criador do conto policial, por conta de “Os Assassinatos na Rua Morgue” e seu detetive C. Auguste Dupin, Poe também é lembrado por seus poemas e contos, sobretudo por conta da narrativa de horror, que elucidavam o pior lado do ser humano. Há quem reclame do estilo de escrita do autor, considerando-a arrastada e enfadonha. No entanto, mesmo quando você se perde na história, vale um esforço a mais e uma releitura, que abre as portas para compreender o modelo de literatura desse autor que viveu entre a genialidade e a loucura e transportou seus sentimentos mais obscuros para suas obras. Como sugestão dos contos presentes nessa edição, é válido o destaque para “O Gato Preto”; “O Coração Denunciador”, “A Máscara da Morte Escarlate”; “O Enterro Prematuro” e “A Queda da Casa de Usher”. Como um bônus, a publicação ainda apresenta as ilustrações de Harry Clarke, que foram publicadas na edição original de Contos de Imaginação e Mistério.

site: http://blogdialogos.com/2016/02/13/cinco-leituras-surpresas-em-2015/

Cacau @dra.leitora 03/08/2016

Contos de Imaginação e Mistério
Terminei de ler os Contos dImaginaçao e Misterio do Edgar Allan Poe. Tem contos muito legais, mas tem uns bem chatinhos, que terminam meio sem pé nem cabeça. Como sou apaixonada nos livros do King nenhum dos contos me aterrorizou. Os que eu mais gostei foi O Escaravelho De Ouro e A Máscara Da Morte Vermelha. Porém o mais legal dessa leitura é ver onde e como as histórias de suspense tiveram o ponto de partida e ver de onde os principais autores atuais tiram a base de suas idéias. Resumindo Poe é um gênio e escreveu um grande clássico do terror e do mistério que inspira até hoje vários autores e histórias. Super Recomendo...

Beatriz 26/08/2016

Contos de horror!

IGuittis 22/11/2016

Muito bonito
Eu nunca havia lido Poe antes, o contato com esse livro foi a minha primeira experiência com a escrita do autor. No início eu tive um pouco de dificuldade para conseguir gostar do modo como Poe escreve, mas no decorrer do livro eu percebi que me acostumei e acabei conseguindo entender os contos com mais facilidades. Como todo livro de contos, há uns melhores do que os outros, e sempre irá depender do gosto pessoal do leitor.
Eu achei que foi uma leitura que valeu muito, mas eu realmente demorei para terminar o livro.
Todos os contos, como a maioria das pessoas sabem, tem uma temática de terror ou horror. Poe fala descreve muito sobre o corpo apodrecendo, é mais puxado para o horror do que o terror em si.
A edição é lindíssima, mas me incomodou o fato de que as notas eram todas nos finais do livro e não no rodapé da página em que ela aparecia, mas também, algo bom, nessas notas alguns poemas foram colocados nos originais. As ilustrações são muito bonitas também, elas captam exatamente o que o conto quer passar.

AmadosLivros 28/12/2016

Resenha do blog Amados Livros
"As mil injustiças de Fortunato, suportei o melhor que pude; mas quando ele se aventurou ao insulto, jurei vingança." - O Barril de Amontillado.

Adoro histórias de mistério e suspense. O terror, o sobrenatural, a dúvida, o desconhecido, o segredo me fascinam. Quem me conhece sabe disso. Quando ouvi falar em Edgar Allan Poe, senti que precisava tomar conhecimento de suas obras. A primeira delas foi um conto presente no livro Contos de Vampiro, Berenice. Nem sabia que ele havia escrito contos envolvendo coisas sobrenaturais, sempre achei que ele era mais voltado para o mistério, dentro do suspense policial, até ler Berenice. Este ano encontrei essa seleção com dez contos do autor e poeta norte-americano do século XIX e não pensei duas vezes, precisava lê-lo.

O Poço e o Pêndulo, O Gato Preto, O Coração Denunciador, Uma Descida no Maelström, O Barril de Amontillado, A Máscara da Morte Vermelha, O Encontro Marcado, A Queda da Casa de Usher, Os Assassinatos da Rue Morgue e O Mistério de Marie Roget são os dez contos escritos por Edgar Allan Poe que compõem esta obra. Todos são excelentes, os meus preferidos são O Poço e o Pêndulo, O Gato Preto, O Barril de Amontillado e Os Assassinatos da Rue Morgue. Uma coisa bem escrita, cheia de passagens tensas, de gelar a espinha e com muitas reviravoltas no último segundo. Só senti falta de Berenice nessa edição, mas soube que a Editora Tordesilhas publicou uma edição com 22 contos, incluindo estes. Ambas as edições possuem ilustrações que combinam com o teor dos contos, feitas por Harry Clarke, um famoso ilustrador irlandês que viveu no final do século XIX e início do século XX.

(Continue lendo no blog)

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/05/livro-contos-de-imaginacao-e-misterio.html

Hiago 24/03/2017

A Queda da Casa de Usher.

Envolvente! Um dos melhores, muito bem escrito e extremamente lúcido em sua linguagem, você compreende as minúcias sem fazer muito esforço, pois o autor é um mestre da escrita literária. Ao meu ver, é um conto que caberia aos iniciantes e curiosos sobre a obra de Edgar Allan Poe, pois além de ser icônico, é fortemente representativo e estimula ideias que estão atreladas a inúmeros contos e poemas do escritor, tais como; Psique humana, melancolia aguda, atmosfera sombria, desfechos clássicos e impensáveis, detalhes perturbadores, etc. Aos mais familiarizados, acredito, a obra não possui nada de singular nesse sentido, mas tem a marca inconfundível do mestre. Esse conto é um pouco maior, mas nada que exerça uma influência significativa na estrutura da história, pois faz-se necessário à medida que o compreendemos, não deixando pontas soltas e ao mesmo tempo dando aquele preenchimento característico de uma narrativa gótica livre das amarras do puro cotidiano da época, com suas novelas massivas e tediosas. Encare como um bom aperitivo inicial.

Creio que seja desnecessário e redundante tecer mais comentários sobre essa edição da Tordesilhas, mas ainda assim o farei brevemente. O livro contém ilustrações da época, magistralmente concebidas por Harry Clarke, um grande artista, que estão em sintonia profunda com os contos do autor. A tradução está impecável, na minha opinião, assim como a diagramação e as páginas muito bem produzidas, modeladas, com uma jacket original e muito bonita (essa da foto). Edição caprichada, vale a pena.

Arruda 02/09/2017

Excelente livro
A escrita envolvente de Poe. Destaque para a queda da casa de Usher e o gato preto...simplesmente fantásticos

kunstkato 23/09/2012

Excelência
Não li todos os contos, mas estou quase terminando. Este livro é excelente.
Poe escreve de uma forma que eu vivencio todas as cenas e acontecimentos. Nunca senti tantas emoções. Consigo ver os personagens, consigo ouvir, falar através deles. Até consigo ser, estes seres surpreendentes. Uma emoção incomum.