Contos de Imaginação e Mistério

Contos de Imaginação e Mistério Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos de Imaginação e Mistério

Marci 03/06/2015

Um livro que eu precisei voltar as páginas para reler, porque não consegui me concentrar.

Dos 10 contos que o livro traz, eu li apenas 06. Estes 06 eu li arrastada, porque decidi que deveria terminar o livro, antes de começar outro, mas não consegui terminá-lo.

O livro traz contos realmente interessantes, mas com uma linguagem muito difícil de entender (ex.: Na arquitetura e nos adornos do lugar, a evidente intenção fora de ofuscar e pasmar. Pouca atenção fora dada aos decora ou ao que é tecnicamente chamado de harmonia, ou às normas apropriadas de caráter nacional. - Pág. 80) e isso acaba deixando o livro chato.

Por várias vezes, meu pensamento voava enquanto eu lia páginas e mais páginas e acabava tendo que voltar para ler novamente.

Não consegui terminar o livro, pois nenhum dos contos me prendeu.
Louie 09/06/2015minha estante
Vim olhar as resenhas, porque estava me sentindo "a estranha". Todo mundo fala tãããão bem, e eu estou achando tão chatinho... :( Ainda bem que não estou sozinha, então. xD
Mas vou fazer o possível pra terminar. Só faltam 2 contos e meio... :P

Guga 15/06/2015minha estante
Mais um "estranha" pra lista!
Tinha certeza que esse livro era boa escolha e que eu iria gostar, mas acabou por ser a leitura mais enfadonha dos últimos tempos :S

Victor 29/02/2016minha estante
Normal, é o estilo da época em que foi escrito. Basta ler com paciência e se atentando à construção das frases, que uma hora acostuma. O negócio é não "esperar" que a escrita mude, mas sim se adaptar à ela.
Mas aí vai da escolha de cada um...

Luís 18/09/2016minha estante
Isso acontece porque você não está acostumada com o vocabulário, deve se levar em conta que o autor escreveu os contos nas primeiras décadas de 1800, desta maneira o tradutor quis manter a tradução fiel ao original. Eu quando encaro uma literatura assim fico feliz, afinal sem desafios não há evolução.

Jessica1248 12/12/2016minha estante
Aconteceu exatamente o mesmo comigo!

Isa Soares 30/08/2016

Terminei o terceiro livro que eu havia escolhido para o desafio de outubro. Encerrei-o com os Contos de imaginação e mistério do Poe.
Não sei se vocês sabem, mas assim como com Machado de Assis, eu tenho uma certa incerteza entre gostar e não gostar do mestre do horror. Dessa vez não foi diferente, mesmo tentando não criar uma concepção antes de ler a obra.
A compilação feita pela editora Tordesilhas traz alguns contos de Poe em sua maioria relacionados ao horror e dois ao mistério. Bato palmas para a edição caprichada feita pela editora, tornou o livro lindo, porém não sei se foram tão felizes com as escolha dos contos ou eu é que não consigo mesmo suportar a escrita do autor. Acho que é a segunda opção.
Enfim, admito que realmente Edgar Allan Poe sabe criar o espírito do horror. Em alguns contos parece que estamos nos nossos piores pesadelos e que se torna ainda mais assustador com as ilustrações feitas por Harry Clarke. Edgar traz a tona os nossos medos e explora o lado mais horrível do ser humano que para mim assusta mais do que um ser sobrenatural.
Com relação aos contos de mistério me fez lembrar muito o Sherlock. Talvez Arthur Conan Doyle tenha se inspirado um pouco na obra para criar genialmente as histórias do nosso querido detetive. Os contos de mistério são tediosos e alguns tem desfeichos inconcebíveis ou nem fim tem.
Concluindo, eu ainda tento entender por que as pessoas o acham tão magnífico. Simplemente achei a leitura cansativa e nada atrativa. Abro exceção para alguns contos como o do Gato Preto e o da Mascara da Morte. Mais uma vez deixo aqui os meus parabéns para a editora Tordesilhas pelo belo trabalho.
Luiz Miranda 17/09/2017minha estante
Te entendo. Acho assim, nos melhores contos Poe é de arrepiar, agora nos piores é uma das coisas mais chatas que já li.

Isa Soares 18/09/2017minha estante
Eu ainda não consegui entender tanta adoração, mas gosto é gosto, não é?

Luiz Miranda 18/09/2017minha estante
Acredito que a adoração venha dele ser um artista das palavras. Não importa se a história é boa ou chata, ele é sempre um virtuose das letras. Te obriga a ler com um dicionário ao lado.

Daiane.Vieira 11/01/2018minha estante
Nossa tive a mesma sensação que você com esse livro, muito cansativo .

Janine 09/10/2019minha estante
Estou quase finalizando o livro e tendo a mesma experiência. ? ótimo ver outras pessoas que também não se deram com a escrita do autor. Me sinto compreendida.

Satiro 15/06/2020

Vislumbre-se com Poe
Uma coleção de contos que agrega diversas mensagens, gêneros e surpresas. Porém cada uma tem uma essência de Poe! Chega a fascinar em como as histórias desenrolam e surpreendem, sempre carregadas de uma assinatura própria.
Há alguns contos dos quais não gostei, mas foram poucos (ou talvez eu não os tenha entendido?). Já os que fincaram suas marcas em mim, garanto que foi de uma maneira profunda e arrebatadora.
Leiam e apreciem uma boa imaginação, um bom mistério e um ótimo horror que somente escritores do nível de Edgar Allan Poe proporcionam! LEIAM!

PS. As ilustrações de Harry Clarke são maravilhosas nesse livro.
Ju 15/06/2020minha estante
Os contos do Poe são incríveis

Satiro 15/06/2020minha estante
Realmente são! O mais fascinante é a originalidade contida em cada história.

Ju 15/06/2020minha estante
Sim!! Li o meu primeiro conto em um trabalho de redação para a escola e me apaixonei kkkk

Luiza.Thereza 22/05/2016

Contos de Imaginação e Mistério
Algumas edições nos marcam de tal maneira que conseguimos reconhecê-las pela ponta da capa. Havia comprado este livro meses antes de recebe-lo pela TAG. Aproveitei e dei a edição sobressalente de aniversário para uma amiga tão medrosa quanto eu. rsrs

Assim que comecei a ler Contos de Imaginação e mistério, encontrei algumas dificuldades com o tamanho e peso da edição. Como em toda publicação de luxo, o tamanho impossibilitou o transporte, mas o que mais me chamou atenção, negativamente falando, foi o invólucro da capa. O papel escorregava toda hora e por várias vezes fiquei com medo de rasgá-la, ao ponto que, antes mesmo do terceiro conto, a tirei e a coloquei na segurança na minha estante.

De resto, esse foi o único defeito que encontrei. (Bem, talvez não tenha gostado muito de ter que ir ao final do livro cada vez que precisava acessar as notas e as observações, mas deu para sobreviver a isto).

Esta edição trás 23 contos do escritor americado Edgar Allan Poe, incluindo Os Assassinatos da Rue Morgue e O Mistério de Marie Roget, que inauguraram a narrativa policial, gênero que se caracteriza pela presença do crime, da investigação e da revelação do malfeito, cujo foco está no processo de elucidação do mistério, empreitada geralmente a cargo de um detetive, seja ele profissional ou amador. C. August Dupin, detetive amador criado por Poe, inspirou autores como Arthur Conan Doyle, Agatha Christie, e vários outros autores.

O que gostei nos contos de Poe é que nunca dá para ter certeza do que irá acontecer no final. Os desenvolvimentos e os encerramentos são surpreendentes e bizarros. No início, a surpresa foi meio desagradável, e eu tinha vontade de mudar de leitura a cada conto, mas depois, com o avançar da leitura, acabei de acostumando e ate achando alguma graça.

Demorei três meses quase exatos para terminar este livro, mas não me arrependo de t~e-lo lido por inteiro.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2016/05/contos-de-imaginacao-e-misterio-edgar-allan-poe.html
Jah 28/12/2016minha estante
Luiza, tem muito terror?

Luiza.Thereza 28/12/2016minha estante
Não achei. Apesar de ter algumas coisas meio bizarras, não achei nada que desse medo medo mesmo.

Jah 28/12/2016minha estante
Valeu!

Marcos 29/11/2020

Bons Contos
O livro é uma coleção de contos góticos. Uma boa seleção de conto, alguns melhores do que outros. A linguagem varia um pouco de conto para conto, mas é bastante rico no vocabulário. É divertido, e em alguns momentos causa certa tensão. Dentre os variados contos, os melhores, "William Wilson", "O poço e o pêndulo" , "Os fatos do caso do Sr. Valdemar" , "O gato preto", e "A máscara da Morte Vermelha".
Josenildo 13/04/2023minha estante
O presente da Amazon! ??

Marcos 14/04/2023minha estante
Aquele mesmo kkkkkk

Laura 09/02/2013

Poe é o cara !!!
A edição está excelente (seria impecável se eles tivessem colocado também os poemas de Poe). A introdução e todas as ilustrações nos introduz no grande mundo de Edgar A. Poe.

O que dizer dessa obra? incrível, magnífico, obscura, perscrutador... uma obra-prima.
Adjetivos é o que não faltam para descrever, mas ao mesmo tempo é difícil de transmitir e falar tudo o que Poe é capaz de nos fazer sentir.Ele eleva ao nível máximo o gênero sespense/terror.
Esse livro contém 22 contos unindo o imaginário ao real, com uma narrativa profunda e que fluí por todos os nossos nervos, fazendo-nos sentir e refletir o que cada conto nos diz.
Acho alguns extremamente sensitivos: O Poço e o Pêndulo, A Máscara da Morte Rubra, Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar, Berenice, O Gato Preto. Alguns outros são reflexivos: O Colóquio de Monos e Una, Silêncio - Uma Fábula, O Rei Peste, Leonizando, Willian Wilson. Mas isso vai de cada, e isso é o incrível da 'coisa'. Cada um sente sentimentos diferentes e vê de diferentes formas, mas de uma forma ou de outra ele sempre consegue atingir o ponto mais profundo.
Matheus 19/02/2013minha estante
Nice! Bela resenha! Falou tudo! O difícil agora vais ser, para mim, dizer alguma coisa diferente em uma resenha para esse livro.

Francisco.Neto 22/11/2020minha estante
Eu não sei como eu faço pra ler vcs podem mi ajudar por favor

Rosangela Max 10/11/2021

Um clássico do gênero.
Devido a escrita cheia de floreios, é preciso paciência para ler Poe.
Temos que cavar fundo até chegar no ponto do mistério. O resultado, com certeza, vale a pena. Afinal, esse é o diferencial do autor. É por meio da sutileza e da elegância na escrita que ele nos conquista.
Os contos são muito bons, mas as estrelas do livro são ?Os assassinatos na Rue Morgue? e ?O Mistério de Marie Roget?. Esses dois já vale toda a leitura.
Recomendo muito.
Joao 10/11/2021minha estante
Rosângela, bela resenha! Concordo inteiramente contigo e pra mim essa linguagem é o charme do Poe hehe

Rosangela Max 10/11/2021minha estante
Obrigada! ?? Poe é leitura obrigatória para quem ama suspense e mistério e gosta de clássicos.

Livia.Escudeiro 01/01/2019

Neste livro estão reunidos 22 contos do autor estadunidense Edgar Allan Poe, considerado o precursor das historias de terror, literatura policial, fantástica e de ficção científica, que influenciou autores como: Stephen King, Agatha Christie, H.P. Lovecraft, Julio Cortazar, Jorge Luis Borges e tantos outros. A edição da editora Tordesilhas conta com prefácio do autor francês Charles Baudelaire, responsável pela primeira tradução e consequente divulgação de sua obra, e ilustrações do artista irlandês Harry Clarke. Poe viveu apenas 40 anos e teve uma vida conturbada e marcada pelo alcoolismo. Sua obra é vasta tanto em qualidade quanto gênero, sendo conhecido mais pelos contos e poemas. Escreveu perfeitamente sobre horror, suspense, terror psicológico e sobrenatural evitando as extravagâncias românticas. Seus contos escritos majoritariamente em primeira pessoa, levam o leitor até as fronteiras entre o real/fantástico, lucidez/loucura, medo/razão. Segundo ele, esse gênero da narrativa fornece "a melhor oportunidade em prosa para se exibir melhor talento". Poe morre em 1849.
Le 03/10/2019minha estante
Vai ser minha primeira experiência com o Paul

Le 03/10/2019minha estante
Vai ser minha primeira experiência com o Paul

Erilane.Rocha 28/06/2021

Me sentindo triste
Vi tantas resenhas interessantes sobre esse livro, elogiando os contos e o autor, mas não consegui sentir o mesmo.

Acho que algo não combinou comigo. Claro que gostei de alguns contos como: "O gato preto", " O poço e o pêndulo" e " O enterro prematuro". Porém achei a escrita um pouco difícil e muitas vezes não consegui me conectar a história e aos personagens.

Talvez em um outro momentos tentarei lê-lo novamente.
raphaseixas89 11/07/2021minha estante
Lógico que não é regra e realmente, nem todos os contos são bons. Só que vc aprecia ainda mais a leitura quando entra em um clube de leitura dos contos, ou até mesmo, após o final de cada um deles, buscar vídeos informativos. Para apreciar totalmente de alguns contos, como O Poço e o Pendulo, Rei Peste, Berenice e outros, é preciso ter o contexto histórico da época.

Rusbis 21/05/2013

Confira a vídeo resenha de "Contos de Imaginação e Mistério" do Edgar Allan Poe no canal Ler Vicia:

Nandearah 01/03/2014

O livro Contos de Imaginação de Mistério traz vários contos escritos por Poe. Edgar tem um fascínio por enterrar seus personagens vivos ou por deixar essa ideia perambulando em seus contos, assim como adora o fato de contar histórias absurdas, mas com tanta concretidade que você se pergunta se aquilo realmente ocorreu ou se saiu da cabeça do autor. Sua escrita é divina. Descreve com detalhes o que acha que deve ser descrito e apenas cita o que não tem papel tão importante assim em sua narrativa. E esse modo de narrar não o abandona em momento algum, o que incrivelmente foda. Há dois contos de mistério que julgo mais interessante: Os Assassinatos da Rua Morgue e O Mistério de Marie Roget (Esse inspirado em fatos reais). Poe não deixa pistas do que diabos aconteceu ou de quem diabos é o culpado (Você, que já leu, por acaso conseguiu ao menos imaginar a resolução de Dupin para os assassinatos que ocorreram na rua morgue?) e isso só torna tudo mais interessante. Ele revela os detalhes aos poucos e te segura na leitura de um jeito que você chega a precisar saber o que realmente aconteceu pra seguir com a sua vida.

Para quem nunca leu coisa alguma do Edgar antes — como eu, por exemplo — acho que é um bom livro pra começar com o pé direito. É um livro realmente muito bom mesmo e você não conseguirá soltar o volume antes de descobrir parte da genialidade toda que Poe possui.

site: Mais comentários e textos aleatórios em: https://t-o-r-m-e-n-t-a-s.blogspot.com

Douglas 18/12/2014

Simplesmente incrível
Este compilado de contos do Poe foi minha porta de entrada no universo do escritor que, agora, é um dos meus favoritos com certeza. A seleção de contos vai muito além dos clássicos dele como "Coração Delator" ou "A Máscara da Morte Rubra" e nos trás outras obras de Poe menos conhecidas mas igualmente impecáveis.

Se eu senti falta de algo no livro foram os poemas do escritor, mas como o próprio nome diz, essa não era a proposta. Talvez uma outra edição.

E falando em edição, a Tordesilhas faz um trabalho de primeira linha com este livro, as xilogravuras do Clarke são lindas, o papel, a diagramação, a capa dura, tudo que compõe este livro acompanha o conteúdo que, mesmo após tantos anos, não perde a qualidade.

Eu acho difícil precisar essas coisas, mas é provável que este seja meu livro favorito.

site: http://ver-sicu-los.blogspot.com.br/

Maitê 24/06/2015

Boa leitura
Com lindas ilustrações de Harry Clarke, essa edição vale a pena ser adquirido, é focada em contos de mistérios e horror, na sua maioria muito bons. Principalmente "Os assassinatos na Rua Morgue" e a sua continuação "O mistério de Marie Roget", fica claro onde Arthur Conan Doyle encontrou sua inspiração para Sherlock e Watson. Já havia lido a maior parte dos contos em outros livros do Poe, mas foi bom reler depois de tantos anos com outros olhos.