Contos de Imaginação e Mistério

Contos de Imaginação e Mistério Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos de Imaginação e Mistério

Dani 10/03/2024

Poe, com sua escrita genial e difícil em igual medida, exige uma boa dose de paciência do leitor, mas recompensa com histórias incríveis! Alguns dos contos que integram essa edição eu já conhecia, mas fiz questão de reler, já que é sempre um prazer estar em contato com o mestre. Os inéditos me fascinaram muito, apesar de algumas vezes a leitura se tornar cansativa e arrastada, o que pode ser um reflexo do momento de vida em que estou agora, sem muito tempo para ler (tentarei reler quando as coisas se acalmarem por aqui, aí sim terei a confirmação). Mas, claro, que o homem é extraordinário e atemporal, não podemos negar. Recomendo muito!

Rosangela Max 10/11/2021

Um clássico do gênero.
Devido a escrita cheia de floreios, é preciso paciência para ler Poe.
Temos que cavar fundo até chegar no ponto do mistério. O resultado, com certeza, vale a pena. Afinal, esse é o diferencial do autor. É por meio da sutileza e da elegância na escrita que ele nos conquista.
Os contos são muito bons, mas as estrelas do livro são ?Os assassinatos na Rue Morgue? e ?O Mistério de Marie Roget?. Esses dois já vale toda a leitura.
Recomendo muito.
Joao 10/11/2021minha estante
Rosângela, bela resenha! Concordo inteiramente contigo e pra mim essa linguagem é o charme do Poe hehe

Rosangela Max 10/11/2021minha estante
Obrigada! ?? Poe é leitura obrigatória para quem ama suspense e mistério e gosta de clássicos.

Marcos 29/11/2020

Bons Contos
O livro é uma coleção de contos góticos. Uma boa seleção de conto, alguns melhores do que outros. A linguagem varia um pouco de conto para conto, mas é bastante rico no vocabulário. É divertido, e em alguns momentos causa certa tensão. Dentre os variados contos, os melhores, "William Wilson", "O poço e o pêndulo" , "Os fatos do caso do Sr. Valdemar" , "O gato preto", e "A máscara da Morte Vermelha".
Josenildo 13/04/2023minha estante
O presente da Amazon! ??

Marcos 14/04/2023minha estante
Aquele mesmo kkkkkk

Laura 09/02/2013

Poe é o cara !!!
A edição está excelente (seria impecável se eles tivessem colocado também os poemas de Poe). A introdução e todas as ilustrações nos introduz no grande mundo de Edgar A. Poe.

O que dizer dessa obra? incrível, magnífico, obscura, perscrutador... uma obra-prima.
Adjetivos é o que não faltam para descrever, mas ao mesmo tempo é difícil de transmitir e falar tudo o que Poe é capaz de nos fazer sentir.Ele eleva ao nível máximo o gênero sespense/terror.
Esse livro contém 22 contos unindo o imaginário ao real, com uma narrativa profunda e que fluí por todos os nossos nervos, fazendo-nos sentir e refletir o que cada conto nos diz.
Acho alguns extremamente sensitivos: O Poço e o Pêndulo, A Máscara da Morte Rubra, Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar, Berenice, O Gato Preto. Alguns outros são reflexivos: O Colóquio de Monos e Una, Silêncio - Uma Fábula, O Rei Peste, Leonizando, Willian Wilson. Mas isso vai de cada, e isso é o incrível da 'coisa'. Cada um sente sentimentos diferentes e vê de diferentes formas, mas de uma forma ou de outra ele sempre consegue atingir o ponto mais profundo.
Matheus 19/02/2013minha estante
Nice! Bela resenha! Falou tudo! O difícil agora vais ser, para mim, dizer alguma coisa diferente em uma resenha para esse livro.

Francisco.Neto 22/11/2020minha estante
Eu não sei como eu faço pra ler vcs podem mi ajudar por favor

Daniel - S.P. 22/07/2014

21- O rei Peste
22- Leonizando

Georgeton.Leal 09/05/2018

Enigmático e Primoroso
A prosa gótica de Edgar Allan Poe surpreende do início ao fim: é envolvente, instigante e muitas vezes, até perturbadora! Poe sempre gostou de utilizar diversas referências literárias para enriquecer seus contos, o que acaba dando um efeito mais abrangente à narrativa. A intertextualidade do autor acrescenta valores que perpassam desde o latim, inglês, francês até as antigas obras clássicas. Cada narrativa apresenta um conjuntos de características marcantes que imergem o leitor em um mundo repleto de enigmas e mistérios.
Se alguém ainda acha que Poe apenas usava temáticas mórbidas e maléficas de maneira estritamente gratuita, é porque não entendeu a fundo as minúcias de sua obra. O mal discorrido pelo autor não é pintado sob um viés de glamour e nem muito menos é tido como uma coisa a ser admirada. Além de explorar as várias facetas da maldade, Poe também envereda em questões sobrenaturais e nos complexos arcanos da mente humana.
Sobre essa edição da Tordesilhas, a mesma poderia ter sido melhor ainda se trouxesse todos os contos do autor reunidos apenas neste volume (o que não seria dificuldade, uma vez que já existem edições completas assim no exterior). A tradução de Cássio de Arantes Leite é uma das melhores já feitas aqui no Brasil, isso sem falar nas ilustrações de Harry Clarke, que dão um toque especial para algumas cenas importantes dos contos.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/11/uma-obra-enigmatica-e-primorosa.html

Marcos Santos 14/07/2021

Contos imperdíveis
O livro conta com uma coletânea das melhoras histórias de terror do autor. São narrativas instigante e cheia de suspense. E conta com os contos gato preto, o amotilado e o assassinato da rua morgue.

Lucas 26/06/2020

Considero-o lido?
Posso considerar um livro lido quando é dividido em vários contos e não li todos, mas li uns 70%?
Bem, eu li. A obra de Poe é sem igual. Sua atmosfera, para mim, além de soturna, é de alguém febril, com enxaquecas (muitas de suas personagens são acometidas por doenças inexplicáveis, sim).
O único ponto "negativo" é o fato de sua narrativa tornar-se repetitiva. E, claro, isso é uma percepção natural visto que são as características do autor. Mas, para mim, chegou um momento em que pensei "chega, já deu por enquanto".
Quem sabe um dia não revisito seus contos tão peculiares?

Janaine.Mioduski 13/04/2021

Gótico até a medula
Trata-se de uma edição linda e muitíssimo caprichada contando com ilustrações belíssimas (e perturbadoras) de Harry Clarke. É realmente uma edição digna do maior escritor gótico de todos os tempos.
Só não consegui dar 5 estrelas pois achei que a escolha dos contos poderia ter sido melhor. A seleção conta com alguns dos melhores contos como O Poço e o Pêndulo, O Gato Preto, A Máscara da Morte Rubra, Berenice, entre outros, intercalados com outros não tão bons, mas que ainda assim valem muito a pena. Porém, para mim os últimos 3 contos fizeram com que eu me arrastasse para terminar o livro e não via a hora de chegar ao fim. Terminei o livro até com uma raivinha.
Apesar disso, a edição é linda e os bons contos fazem valer a pena no final das contas.

Marcela 05/05/2022

Magnífico
Relendo Poe e é simplesmente perfeito. Coletânea com 22 contos.
Melhores contos (na minha opinião):

? Ligeia
? A queda da casa de Usher
? O escaravelho de ouro

Madu | O corvo livros 02/10/2020

Um dos meus escritores favoritos
Desde quando conheci Edgar Allan Poe, na matéria de literatura no ensino médio, logo me apaixonei pelas suas estórias, tem tudo o que me atrai. Estou longe de ter lido todos os seus trabalho, mas essa edição me possibilitou conhecer alguns dos mais famosos. Gosto muito das ilustrações, mas a tradução tornou a leitura um pouco complicada e lenta para mim. Ainda assim valeu muito a pena!

Marci 03/06/2015

Um livro que eu precisei voltar as páginas para reler, porque não consegui me concentrar.

Dos 10 contos que o livro traz, eu li apenas 06. Estes 06 eu li arrastada, porque decidi que deveria terminar o livro, antes de começar outro, mas não consegui terminá-lo.

O livro traz contos realmente interessantes, mas com uma linguagem muito difícil de entender (ex.: Na arquitetura e nos adornos do lugar, a evidente intenção fora de ofuscar e pasmar. Pouca atenção fora dada aos decora ou ao que é tecnicamente chamado de harmonia, ou às normas apropriadas de caráter nacional. - Pág. 80) e isso acaba deixando o livro chato.

Por várias vezes, meu pensamento voava enquanto eu lia páginas e mais páginas e acabava tendo que voltar para ler novamente.

Não consegui terminar o livro, pois nenhum dos contos me prendeu.
Louie 09/06/2015minha estante
Vim olhar as resenhas, porque estava me sentindo "a estranha". Todo mundo fala tãããão bem, e eu estou achando tão chatinho... :( Ainda bem que não estou sozinha, então. xD
Mas vou fazer o possível pra terminar. Só faltam 2 contos e meio... :P

Guga 15/06/2015minha estante
Mais um "estranha" pra lista!
Tinha certeza que esse livro era boa escolha e que eu iria gostar, mas acabou por ser a leitura mais enfadonha dos últimos tempos :S

Victor 29/02/2016minha estante
Normal, é o estilo da época em que foi escrito. Basta ler com paciência e se atentando à construção das frases, que uma hora acostuma. O negócio é não "esperar" que a escrita mude, mas sim se adaptar à ela.
Mas aí vai da escolha de cada um...

Luís 18/09/2016minha estante
Isso acontece porque você não está acostumada com o vocabulário, deve se levar em conta que o autor escreveu os contos nas primeiras décadas de 1800, desta maneira o tradutor quis manter a tradução fiel ao original. Eu quando encaro uma literatura assim fico feliz, afinal sem desafios não há evolução.

Jessica1248 12/12/2016minha estante
Aconteceu exatamente o mesmo comigo!

Luiz Miranda 16/09/2017

Básico e difícil
Poe é um virtuose das letras, um escritor de vasto repertório gramatical (leia com o dicionário ao lado), então é óbvio que os 22 contos aqui presentes são escritos com brilho, no entanto devo ser honesto e dizer que pra cada 2 ou 3 histórias arrepiantes (Gato Preto, Coração Denunciador, Enterro Prematuro, etc), temos sempre alguma incrivelmente chata (é uma tortura ler Mistério de Marie Roget até o fim).

Não é pra qualquer um: os quase 2 séculos de idade e a veia poética tornam a coisa impenetrável pra leitores casuais. Quem se aventurar vai estar adaptado lá pela segunda ou terceira história. Uma coisa que me surpreendeu é perceber que Poe nunca se entrega totalmente ao sobrenatural, sempre há uma possível explicação a luz da ciência.

Poe é difícil, exige concentração, vontade. Quando inspirado é impressionante, quando não, é insuportável. De qualquer forma, você tem que ler.

Gisa 10/06/2021

Essa edição é belíssima com ilustrações maravilhosas de Harry Clarke e prefácio de Charles Baudelaire, traz 22 contos e é muito difícil escolher os melhores, mas destaco:

O gato preto
O poço e o pêndulo
O coração denunciador
A queda da Casa de Usher
Os assassinatos da Rue Morgue
O mistério de Marie Roget

É isso, quanto mais se lê Edgar Allan Poe mais evidente fica o porquê dele ser inspiração de tantos escritores que vieram depois.