Contos de Imaginação e Mistério

Contos de Imaginação e Mistério Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos de Imaginação e Mistério

raphaseixas89 09/07/2021

O gênio do terror literário
Edgar Allan Poe fundamentou como deveriam ser as estórias de terror, suspense e mistério na literatura. Tão visionário que inaugurou o medo psicológico, que seria descrito por estudiosos como a real forma do medo humano, sem apelar para o sobrenatural mostrou que nossos medos são traduzidos em monstros, porque pensamos e idealizamos assim. Muito dos seus contos carregam simbologias e significados que remetem a sociedade da época, sem deixar de ser contemporâneo. Inspirou H.P. Lovecraft, Stephen King, Arthur Conan Doyle, Agatha Christie, H.G Wells, Júlio Verne. Concordo que para muitos não é uma leitura fácil, de linguagem romântica e de certa forma arrastada, alguns contos irão afastar novos leitores, mas recomendo fortemente pelo menos tentar com contos como O Gato Preto e Poço e o Pendulo, são contos de fácil absorção e imersão.

Dani 05/04/2020

Alan Poe sabe o q faz.
Edgar Alan Poe sabe o faz, mexe com nossa imaginação. As ilustrações são fantásticas. Recomendo.

Iny 27/01/2013

Contos de Imaginação e Mistério é o meu novo investimento literário. Foi tão emocionante sair da livraria com esse livro que queria tanto em mãos! Ele é bem grandinho, porém leve. A capa que você vê na figura acima é uma sobrecapa, o livro mesmo tem uma capa dura e preta (daqueles modelos antigos), simples, mas só da capa você percebe toda aquela atmosfera que só o Poe sabe criar.

O livro possui 22 contos incríveis: Willian Wilson, O Poço e o Pêndulo, Manuscrito Encontrado em Uma Garrafa, O Gato Preto, Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar, O Coração Denunciador, Uma Descida no Maelström, O Barril de Amontillado, A Máscara da Morte Vermelha, O Enterro Prematuro, O Encontro Marcado, Morella, Berenice, Ligeia, A Queda da Casa de Usher, O Colóquio de Monos e Una, Silêncio - Uma Fábula, O Escaravelho de Ouro, Os Assassinatos da Rue Morgue, O Mistério de Marie Roget, O Rei Peste e Leonizando.

Além dos contos serem bem assustadores, as ilustrações de Harry Clarke ajudam o aumentar o clima de suspense e fantasia das histórias de Poe. São desenhos delicados, cheios de detalhes e expressões, que deixa o livro ainda mais rico de mistério.

O livro é um pouco carinho, mais vale muito a pena ter na estante essa grande obra. Tanto pelos contos do mestre do Suspense Edgar Allan Poe, e tanto pelas ilustrações divinas e sinistras de Harry Clarke. É um livro completo.

IGuittis 22/11/2016

Muito bonito
Eu nunca havia lido Poe antes, o contato com esse livro foi a minha primeira experiência com a escrita do autor. No início eu tive um pouco de dificuldade para conseguir gostar do modo como Poe escreve, mas no decorrer do livro eu percebi que me acostumei e acabei conseguindo entender os contos com mais facilidades. Como todo livro de contos, há uns melhores do que os outros, e sempre irá depender do gosto pessoal do leitor.
Eu achei que foi uma leitura que valeu muito, mas eu realmente demorei para terminar o livro.
Todos os contos, como a maioria das pessoas sabem, tem uma temática de terror ou horror. Poe fala descreve muito sobre o corpo apodrecendo, é mais puxado para o horror do que o terror em si.
A edição é lindíssima, mas me incomodou o fato de que as notas eram todas nos finais do livro e não no rodapé da página em que ela aparecia, mas também, algo bom, nessas notas alguns poemas foram colocados nos originais. As ilustrações são muito bonitas também, elas captam exatamente o que o conto quer passar.

Erilane.Rocha 28/06/2021

Me sentindo triste
Vi tantas resenhas interessantes sobre esse livro, elogiando os contos e o autor, mas não consegui sentir o mesmo.

Acho que algo não combinou comigo. Claro que gostei de alguns contos como: "O gato preto", " O poço e o pêndulo" e " O enterro prematuro". Porém achei a escrita um pouco difícil e muitas vezes não consegui me conectar a história e aos personagens.

Talvez em um outro momentos tentarei lê-lo novamente.
raphaseixas89 11/07/2021minha estante
Lógico que não é regra e realmente, nem todos os contos são bons. Só que vc aprecia ainda mais a leitura quando entra em um clube de leitura dos contos, ou até mesmo, após o final de cada um deles, buscar vídeos informativos. Para apreciar totalmente de alguns contos, como O Poço e o Pendulo, Rei Peste, Berenice e outros, é preciso ter o contexto histórico da época.

HARUMIIIII 01/04/2023

O livro apresenta um jeito de escrita complexo, é preciso pensar um pouco para entender certas coisas, mas nada impossível.
Palavras muito bem usadas e um ótimo jeito de se expressar.

Nícea 23/02/2018

22 contos que mesclam o macabro ao suspense, ao horror à imaginação. Na maioria deles o autor explora a loucura e todas as suas facetas, e alguns mais reflexivos, mas todos, de uma forma ou de outra, despertam no alguma forte emoção. As maravilhosas ilustrações de Clarke aguçam a imaginação de quem se propõe a leitura.

Emilia Yumi 05/05/2019

22 contos de mistério de Edgar Allan Poe
Coletânea de 22 contos. Os melhores: O gato preto, A máscara da Morte Vermelha, O Encontro Marcado (no final todos eles se encontraram, lá do outro lado...), Berenice. Os contos de investigação: O Escaravelho de Ouro e Os Assassinatos da Rua Morgue.
Além de que, essa edição traz ilustrações belíssimas para cada conto... Para os amantes deste gênero, recomendo!!

OgaiT 12/09/2019

Ótima para enfeitar sua estante
Está entre as piores traduções disponíveis, foi necessário eu baixar um pdf para poder ler "O poço e o pêndulo", isso por conta da falta de revisão do texto e pela versão em Português: cheia de repetições de palavras, e sobretudo a utilização de muitos adjetivos desnecessários. Aliás, gravem esse nome: Cássio de Arantes Leite. As versões em português feitas por ele, não fluem e pouca coerência dispõe.

Jefferson Pessôa 28/11/2014

Um livro perturbador
Estão presentes nessa edição exatamente 22 contos. Contos que mesclam desde o macabro ao suspense, ao horror à imaginação. Na grande maioria desses contos, temos Poe explorando a loucura e todas as suas facetas como em William Wilson, O Coração Denunciador, O Gato Preto, e Berenice. Uns são mais sensitivos, outros mais reflexivos, mas todos, de uma forma ou de outra, despertam no leitor alguma forte emoção.

O livro começa com o conto William Wilson, que é curto e bem intuitivo. Temos como problemática da história a lenda do Doppelgänger, que segundo as lendas germânicas, falando a grosso modo, seria o “eu malvado” de cada ser humano. Um ser fantástico — provavelmente algum tipo de monstro — que escolheria uma pessoa para copiar e seguir pelo resto da vida, levando caos e desordem para a pessoa escolhida. Ela imita em tudo a pessoa alvo, até mesmo as suas características mais íntimas.
O conto é narrado em primeira pessoa — como a maioria dos contos do livro —, pelo próprio William Wilson, narrando sua história pessoal e seu histórico de combate com seu “eu malvado”. Trajetórias essas que se confundem, sendo até uma mesma história. Ambos se conheceram no colégio e desde já, já trocavam ofensas, vindo essa “batalha” a culminar em algo violento e surpreendente.
Em O Gato Preto, temos um homem tão obcecado com o assassinato que cometeu contra seu próprio gato “querido”, que vê num novo bichano seu antigo “algoz”. Parte daí numa desenfreada loucura, quando cego por sua obsessão ele faz coisas inimagináveis.
Temos também O Coração Denunciador, onde um homem desde o início envolve o leitor numa trama cheia de suspense e toques do macabro, onde somos inseridos dentro da mente de um homem visivelmente louco, mas que mesmo assim afirma ser são e que vai nos provar! No entanto, esse homem “são”, é obcecado (mais uma vez a obsessão, a loucura) pelo olho do seu amo. Isso mesmo. Ele é amedrontado pelo olho de um velho que nunca lhe fez mal. O olho lhe enche de uma fúria descomedida de maneira tão intensa, que ele começa a bolar planos para se livrar do velho e do seu maldito olho.
Em Berenice, temos a “história de amor” de Egeu e de sua prima que dá nome ao conto, que é interrompida por uma doença que se abate sobre Berenice e que a leva a se degenerar aos poucos. No entanto, curiosamente, os dentes dela continuam impecáveis e assim começa a obsessão de Egeu pelos dentes de sua amada, obsessão que vai além da morte.
Este é um conto que representa verdadeiramente a obra de Edgar Allan Poe. Cercada de violência e suspense, onde o foco narrativo é exatamente a figura atormentada do protagonista Egeu e de sua estranha adoração pela sua amada prima Berenice.
No entanto, talvez o ponto alto dessa coletânea esteja em A Máscara da Morte Vermelha. No primeiro parágrafo deste conto temos a descrição do processo de mortificação da peste que é conhecida como Morte Vermelha.
Através da metáfora onde um príncipe buscando fugir da morte, refugia-se em seu grande palácio e vive apenas de felicidade, Poe nos ensina que a fuga da realidade, leia-se, a busca constante e desenfreada pela vida, ignorando a morte, pode não ser a melhor opção. Uma vez que mesmo trancando-se em seu palácio, cercado de festas e convidados queridos, o Príncipe Próspero depara-se com seu último (pior) inimigo.
Em Silêncio — Uma Fábula, Poe nos conta uma história sobre um homem a quem o demônio confidencia uma fábula, falando grosseiramente. Durante a leitura, no entanto, nos deparamos com a profundidade dessa história, onde mais uma vez Poe nos surpreende, levando à debate e à reflexão a insatisfação humana, problematizando a solidão, o isolamento e a morte. Um conto deveras filosófico e essencial.
Temos aqui ainda Os Assassinatos da Rua Morgue, e o Mistério de Marie Roget (baseado num crime real), dois dos três contos no qual aparece o aclamado Auguste Dupin, pai da literatura policial.
Por último temos um conto de viés bastante cômico, porém não por isso menos essencial, chamadoLeonizando, onde nos deparamos com uma narrativa completamente diferente, cômica até, mesmo assim não deixando de lado o toque obscuro característico de Poe.
Considerações finais:
As características de Poe perpassam tanto pela melancolia como pela poesia. Temos contos altamente encantadores, levando-nos a conhecer o auge da profundidade literária de Poe. Suas obras, por vezes taxada como “Romantismo Sombrio” pegam influência tanto do movimento romântico inicial, como se firma como resposta ao movimento filosófico conhecido como Transcendentalismo.
No romantismo de Poe, no entanto, opondo-se ao otimismo exagerado apregoado pelo Transcendentalismo (visão dos autores românticos sombrios), temos a ênfase na falibilidade humana e na propensão para o pecado, para a destruição (principalmente a autodestruição).
Um livro que me marcou um bocado e que tirou certo preconceito que eu antes tinha com os escritos do Poe (devido a um contato pouco produtivo com algumas traduções ruins). No entanto, a tradução da Tordesilhas (feita por Cássio de Arantes Leite) assim como a diagramação e toda a edição está impecável — nota dez. Temos ainda um prefácio feito por ninguém menos que Charles Baudelaire (1821-1867) e ilustrações (ótimas, por sinal) feitas pelo irlandês Harry Clarke (1889-1931).

Mateus 04/03/2016

Sensacional
este livro é a prova que a expectativa também serve para ser superada. Quando ganhei de presente esse exemplar, esperava que a leitura fosse simplesmente espetacular. E ele não decepcionou nem um pouco. Conhecido por ser o criador do conto policial, por conta de “Os Assassinatos na Rua Morgue” e seu detetive C. Auguste Dupin, Poe também é lembrado por seus poemas e contos, sobretudo por conta da narrativa de horror, que elucidavam o pior lado do ser humano. Há quem reclame do estilo de escrita do autor, considerando-a arrastada e enfadonha. No entanto, mesmo quando você se perde na história, vale um esforço a mais e uma releitura, que abre as portas para compreender o modelo de literatura desse autor que viveu entre a genialidade e a loucura e transportou seus sentimentos mais obscuros para suas obras. Como sugestão dos contos presentes nessa edição, é válido o destaque para “O Gato Preto”; “O Coração Denunciador”, “A Máscara da Morte Escarlate”; “O Enterro Prematuro” e “A Queda da Casa de Usher”. Como um bônus, a publicação ainda apresenta as ilustrações de Harry Clarke, que foram publicadas na edição original de Contos de Imaginação e Mistério.

site: http://blogdialogos.com/2016/02/13/cinco-leituras-surpresas-em-2015/

Maju 04/06/2020

Foi o primeiro contato que tive com Edgar Alan Poe, achei incrível! Para quem gosta de romances de detive, tipo Agatha Christie, vai adorar alguns contos.

Caroline 01/09/2015

É Poe né
Não dá pra reclamar e, mesmo que eu quisesse, não teria gabarito pra isso =p