Garotas de vidro

Garotas de vidro Laurie Halse Anderson

Resenhas - Garotas de Vidro

Samara 05/03/2024

Garotas de vidro
Conhecemos a vida de Lia, adolescente que por alguns motivos e influência, adquire (não sei se este é o termo correto, me perdoem se eu estiver errada) um distúrbio alimentar, anorexia; todo o livro vai nos mostrando mais sobre como ela convive com essa doença, o dia a dia dela, suas motivações, pensamentos e etc

É um livro que aborda temas super importantes e reconheço isso, mas, não achei que o tema foi abordado como deveria, tipo, é um assunto muito delicado, que pode afligir e ativar gatilhos em quem lê, penso que o tema poderia ser abordado com mais delicadeza, (por mais que anorexia não é nada delicada, eu sei) mas em vários momentos acaba sendo meio pertubador, passa uma sensação meio sufocante, te deixa meio agoniado, não sei explicar (só lendo pra saber, mas talvez eu não recomendo a leitura, aliás, não recomendo de forma alguma, caso você seja sensível ao tema de distúrbio alimentar).
Além de que não consegui me afeiçoar demais com a protagonista, mesmo vendo sobre o que ela passou, seu sofrimento e tudo mais, ainda assim não consegui me apegar ou me afeiçoar com ela, algumas vezes até achei ela meio chata.
E no fim, onde eu achei que deveria ser a melhor parte, acabou não sendo.
Achei que o fim foi meio abrupto, não vimos muito sobre a recuperação dela (que eu acho que seria ótimo pra também dá uma aliviada no mix de sensações pesadas ao ler esse livro), como ela conseguiu vencer a anorexia e coisas do tipo; gostaria de ter lido mais sobre isso.

Enfim, foi isso.

beenary. 16/02/2024

Claustrofóbico.
Para alguém que nunca teve contato direto com a doença, esse livro pode vir a ser tanto pesado quanto maçante, mas não o foi para mim. Já estudei sobre a anorexia antes, então escolher ler este livro, com os temas abordados e tudo o mais, foi da mais completa deliberação minha. Não me arrependo.

Ele é consistente com a mente do que acredito ser uma garota que sofre não somente de anorexia nervosa, mas também de certo grau de esquizofrenia. Ela, por motivos que não sabe, se recusa a deixar seus pais e sua família adentrarem o seu pessoal, a lhe ajudarem. Ela xinga a psicológica, xinga sua mãe - mesmo que mentalmente - e xinga a si mesma. É uma espiral.

Foi uma daquelas leituras em que adquiro uma experiência diferente da habitual, e com o habitual quero dizer que claramente estou fadada a experienciar determinadas coisas a cada leitura, mas com Garotas de Vidro foi algo mais estranho. Enfim. A vida de Lia é claustrofóbica de se ler.

whatsmaryreading 16/02/2024

Me fez amar ler, mas não é meu favorito
Foi a minha primeira leitura do ano, no dia 01 de janeiro, após uma ressaca literária de vários meses. Terminei de ler em menos de 24 horas pois a história de Lia e Cassie é extremamente envolvente.

É um drama fictício que conta a história de duas melhores amigas com transtornos alimentares, uma delas vai de arrasta pra cima durante o período em que elas estão sem se falar. No entanto, minutos antes de ?desviver?, Cassie liga para Lia 33 vezes e Lia não a atende por implicações passadas.

Ao saber do falecimento da melhor amiga, Lia busca descobrir o que de fato ocorreu com Cassie que estava sozinha num quarto de hotel.

Laurie, a escritora, consegue detalhar perfeitamente o dia a dia de adolescentes e jovens com transtornos alimentares. Seus pensamentos críticos, suas preocupações com calorias e número de refeições, associações extremamente perigosas e vasta ideias complexas que poderão provocar gatilho para muitas pessoas que enfrentam ou já enfrentaram situações parecidas.

ev-ev 12/02/2024

Não é bom, mas também não é ruim. eu achei que a autora soube fazer uma narrativa bem realista, mas faltou muita responsabilidade ao retratar os assuntos do livro. tem muitos gatilhos e acho que eles deviam ter sido abordados de uma forma mais "consciente".

Henrique Vaz Martins 26/01/2024

O famoso livro do quase? é quase bom, quase ruim, quase confuso, quase fluido? a história tinha bastante potencial por abordar um tema polêmico e necessitado de discussão, mas achei que a execução deixou muito a desejar

AllandaS 15/01/2024

Não recomendo!
Não é um livro ruim, mas nem de longe é bom.
Para quem tem gatilhos com suicídio e bulimia, tem que passar longe desse aqui. Não acho que a autora seja muito responsável nesse quesito.
O desfecho da história é muito jogado e não tem responsabilidade com o tema abordado. Não problematiza o suficiente.

Sachs 01/03/2024minha estante
eu shippo eles tbm amg,mas eu acho que naquele momento foi pessoa certa na hora errada

Erika570 02/03/2024minha estante
Simmmm. Mas acho que um epílogo de alguns anos depois dos dois juntos seria uma maravilha KKKKKKKKKKKK

Sachs 03/03/2024minha estante
concordo superr

flaris_ 07/01/2024

"Eu estou descongelando."
Achei uma leitura forte e intensa por conta do tema e dos personagens. Achei que a autora retratou bem os comportamentos e os sintomas do transtorno.
O livro mostra bastante como a preocupação (das pessoas em volta) para a alimentação, durante o tratamento, é maior do que para o psicológico. Aquilo de que as pessoas não veem o transtorno alimentar como uma doença mental, mas física. Achei que teria um "abrir de olhos" em relação a isso, mas senti que continuou a mesma coisa no fim.
Infelizmente peguei a versão não oficial da tradução, então algumas coisas estavam bem literais ? mas conseguia entender muito bem.

Milena 06/01/2024

Amei o ponto de vista pelo olhar da pessoa que tá sofrendo com os transtornos. Estou fazendo resenha pra cumprir o desafio

___jenny 04/01/2024

Leitura massante
Leitura um pouco massante, confusa e agoniante... Mas por se tratar de um livro pequeno foi ok. O final também deixou a desejar, o enredo foi turbulento e o final um pouco raso.

sammyrrorball 03/01/2024

Pesado
Achei um livro extremamente pesado embora eu estivesse ciente dos gatilhos
dá pra sentir que a Lia está piorando e realmente te deixa aflita por ela
é um livro bom, voce desenvolve empatia pelos personagens e entende o lado de cada um

Mariana 28/12/2023

O livro é ótimo e bem construído. Aborda temas sérios que encaramos na sociedade além de a história ser ótima, recomendo.

Livinha.kkk 26/12/2023

Ok
é um livro bom,mas acho que no final deu uma cagada. Achei que a autora só quis acabar o livro e deu um finalzinho merreca. Todavia,é um livro bom e necessário para pessoas com problemas com o peso, tipo eu.

Fe_Mariluz 26/12/2023

História difícil de ser digerida
Foi o primeiro e único livro que li deste "mundo", e devo admitir que é um tema difícil de ser abordado, porém, a autora conseguiu transmitir tudo e sem romantizar essas situações. Entretanto o que justifica essa nota que dei, foi pelo enredo que para mim, foi extremamente maçante. Poderia ter uma história mais envolvente. Uma pena.

lorena474 21/12/2023

Hm?
Sinceramente não odiei tanto quanto achei que odiaria, o começo do livro foi meio cansativo e maçante tanto que demorei horrores para terminá-lo. mas foi menos pior que imaginei.

não consigo odiar tanto a Lia mas ela obviamente é bem chatinha? mas
entendo todas as questões e transtornos e doenças e fico feliz do final que as coisas levaram.

o livro poderia explorar um pouco mais a Cassie ou quem sabe ter um spin-off da época que as meninas andavam juntas e com ela como narradora

é um livro pesado e não é pra todo mundo, mas foi uma experiência interessante viver ele.

?????