Messias de Duna

Messias de Duna Frank Herbert

Resenhas - O Messias de Duna

Cissa 24/03/2024

Demorei bastante para ler esse livro que é 4 vezes menor que o primeiro mas terminei. Não é porque ele é ruim, pelo extremo contrário, ele é absurdo de bom, mas eu estava morrendo de raiva de alguns( e sim tirei meia estrela só por esse ódio) personagens e isso atrapalhou o começo da minha leitura. Extremamente bem escrito, Paul foi um protagonista absurdo e muito bem escrito. Frank Herbert foi realmente genial para criar essa série sci-fi. Obviamente recomendo.

vitorconatus 24/03/2024

?Se precisam de algo para adorar, então adorem a vida, todas as formas de vida, até o último tiquinho rastejante! Estamos todos juntos nesta beleza!?

? Paul Atreides (p. 274, livro eletrônico).

E está dada a resposta para a pergunta que eu fazia ao terminar o primeiro livro. Agora sei que tipo de homem Paul se tornou. Ou que tipo de homem o fizeram ser.

?O Messias de Duna? explora a humanidade de seres humanos elevados ao patamar de figuras religiosas. O livro reflete sobre o fardo da presciência, sobre a natureza do tempo, da vida e da morte.

Não é uma narrativa saborosa como a primeira. Em alguns momentos eu me vi aborrecido, seguindo a leitura apenas por me impor a necessidade de concluí-la. Mas as reviravoltas e reflexões sobre política, religião e outros temas existenciais compensam a leitura.

Eu gostei e estou curioso para o que vem a seguir. Mas vou dar uma respirada do universo de Duna.

Andreza 24/03/2024

Messias de Duna
Mais uma vez me sinto encharcada com esse universo. Frank Herbert nos leva para um jogo de política, religião, crenças e sobretudo, humanidade. Amei demais conhecer ainda mais a intimidade dos personagens aqui descritos. Não vejo a hora de continuar essa saga maravilhosa.

Gabriel 24/03/2024

Um livro bem mais complexo que o primeiro, apesar de ser bem menor, enquanto Duna mostrou a ascensão de Paul Atreides, Messias de Duna mostra seu caminho para a imortalidade, cheio de tramas e com menos ação que o primeiro esse segundo livro nos explica o porquê da divinização de Muad'Dib que pudemos acompanhar desde o primeiro livro.

LucasFaeru 23/03/2024

Livro muito incrível
Li logo após ter assistido o segundo filme de Villeneuve adaptando a obra Duna. Amo o universo de Duna, mas nunca tinha lido após o primeiro. Gostei demais. Sinto que hoje tenho maturidade pra entender os temas que me escapavam e dar uma cor a este universo que faltava. Livro incrível, rápido, focado em dar continuidade à jornada de Paul Atreides que se inicia no primeiro livro. Bom demais.

Guilherme.Ferraz 23/03/2024

O peso de ser Lisan Al Ghaib
Em Messias de Duna vemos da perspectiva de Paul como o mundo mudou após sua guerra santa e seus conflitos internos.

No livro vemos um debate filosófico muito grande nos pensamentos de Paul para com o império que criou e as pessoas que ama.

Uma grande trama onde o ponto principal é o desenvolvimento final de Paul Atreides como personagem.

Vicmayimona 23/03/2024

Quando é bom, é bom!!!
Esse livro é aquele q veio pra me destruir, saio dele acabada, chorando horrores; mas muito grata!. Nesse livro é possível ver e entender melhor o sentimento dos personagens, algo que eu nem sabia que precisava kkkkk. É incrível a forma como o Paul amadurece aqui e acho q tudo acontece de forma necessária pra gente entender melhor ele, com certeza houve uma mudança na visão q eu tinha dele, mas muito se manteve tbm. Ele é um personagem complexo e é isso que me agrada.

Esse livro é bem mais curto que os outros porém pra mim teve uma carga emocional terrível, gostei muito da forma q os acontecimentos foram tratados, senti meu coração saindo pela boca em alguns momentos cruciais e quero muito ver pra onde o terceiro vai me levar. É aquilo quando é bom é bom, n tem porq ficar falando muito se n você conta todo o borogodó kkkkk, só sei que me senti muito mais conectada e apaixonada pelo universo e é cinco estrelas sem dúvidas ??

Lora_Bee 22/03/2024

Não é tão bom quanto Duna, mas ainda sim um épico
Há um texto, do Neil Gaiman, no qual ele diz que ele achava que Duna era apenas um livro, não uma série. E que, na opinião dele, Hebert deveria ter escrito apenas Duna mesmo. Por conta desse texto, fiquei com medo de ler os demais livros da série. Apesar disso, depois de assistir o 2° filme, me empolguei e decidi começar ?Messias de Duna?. E entendi o que Gaiman quis dizer. ?Duna? tem um início, meio e fim. A saga se completa. Mas ao mesmo tempo vendo Paul no topo, no fim do primeiro livro, fica a sensação de que é preciso um encerramento. Esse encerramento é ?Messias de Duna?. Acho que aí a história se torna realmente uma saga familiar, não a história do Paul. Mas esse livro não tem o mesmo esplendor, a mesma natureza revolucionária que Duna tem. Ele é mais ?comum? e poderia muito bem não ser um livro de ficção científica. Ainda assim é muito bom, mas não espetacular, como o primeiro livro.
Fernandes83 24/03/2024minha estante
Cara, é exatamente isso! Tu sai perplexo do primeiro livro e chega ao segundo sem nenhum carisma para oferecer. Duna é um acontecimento, agora Messias é uma poerinha.

Lora_Bee 24/03/2024minha estante
Siiim, exatamente. E dizem que a história vai piorando nos próximos livros, mas vamos ver né.

xulis 22/03/2024

Terminei chorando
Li o primeiro volume 2 anos atrás e, por isso, demorei um pouco pra me inserir por completo nesse universo outra vez, mas isso não impediu que minha volta à essa história fosse emocionante.
O que gosto muito em Duna é a forma fácil com que o autor me prende em uma história de política e religião, que escrita de outra forma provavelmente não me encantaria.
Nesse segundo volume temos uma versão muito mais complexa e humana de Paul e exploramos mais suas relações pessoais, o que foi um acerto enorme! Mas meus amores eu chorei nesse final viu?

Babi Nole 22/03/2024

Gostei desse livro e entendo que era necessário algo um pouco mais parado para abordar a parte política e religiosa, o que foi feito com maestria.Entretanto, o livro foi feito de uma forma confusa e com uma linguagem desnecessariamente difícil, o que não aconteceu no Duna, não gostei do que foi feito com alguns personagens (alô alô Duncan Idaho) , não gostei do fim da Alia, não gostei do que se passou entre Chani e Paul , etc, etc, poderia ser bem melhor. Mas é uma boa continuação e um bom livro, mas, não brilhou os olhos como o incrível Duna.

AnaP14 21/03/2024

Gostei mais desse do que do primeiro livro. A leitura fluiu melhor, senti uma grande diferença na escrita do autor entre a primeira obra e esta.

Alexy4 21/03/2024minha estante
um dia eu resenho a saga inteira de duna bem crítica mas esse dia não será hoje, hoje eu só vou surtar e chorar

Juliana.Xavier 20/03/2024

Um livro curto, mas grandioso.
Acontece tanta coisa aqui que ainda não sei se absorvi tudo. Mas vamos lá...
Começa 12 anos depois do final de Duna. O que gostei bastante pois já sabia lo que iria acontecer graças às visões precientes do Paul.
Amei o ritmo corrido, várias coisas acontecendo, conspiração, "ressurreição", as consequências políticas e religiosas da Jihad, novos personagens..
Frank Herbert foca em críticas às teocracias e conspirações políticas e no peso que essas coisas tem sobre Paul e Alia, o que deixou os dois mais humanizados.
É um fim bonito. Mas eu queria "ver" ele acontecer e não que outro personagem ficasse imaginando como teria sido.

Sandra Clara 20/03/2024

Li pela segunda vez...adorei
Universo fantástico, deslumbrante, explendido sério li em 2019 pirei, reli agora no hype do filme. Partindo para Os Filhos de Duna ?