Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

olivkholin 25/01/2024

"O operariado, tomando consciência de sua situação, tende a se organizar e lutar contra a opressão, e ao tomar conhecimento do contexto social e histórico onde está inserido, especifica seu objetivo de luta. Sua organização é ainda maior pois toma um caráter transnacional, já que a subjugação ao capital o despojou de qualquer nacionalismo."

Todo trabalhador é comunista, alguns só não sabem ainda.

mandy 25/01/2024

?os que trabalham não lucram e os que lucram não trabalham.?
Adorei saber mais sobre esse pensamento. Tem uma linguagem mais simples comparado aos outros livros que exploram o tema, mas ainda sim a leitura requer um certo conhecimento base sobre História e economia.
Imaginei que eu fosse ter mais dificuldade pra compreender, mas me surpreendi. O meu conhecimento básico foi suficiente pra eu conseguir captar a maioria das coisas e as que eu não absorvi completamente pretendo estudar e pesquisar sobre.
É uma leitura que nunca tem fim na minha opinião. É o tipo de livro que você lê diversas vezes e vai entendendo pedacinho por pedacinho do pensamento de Marx.

milena1046 24/01/2024

O Manifesto
Uma leitura difícil e que sem duvida, vale a pena, gostei muito em partes, me intriguei em outras mas em geral, ele é bom

Ana Bacana 23/01/2024

Manifesto consulta
Encaro o manifesto comunista como uma leitura-estudo a ser revisitada quantas vezes necessário, ainda mais quando encaramos tantas contradições capitalistas diárias que tentam, de forma falha, invalidar informações necessárias para o conhecimento de toda base trabalhadora.

Erika 23/01/2024

Documento histórico
O documento é muito feliz em explicitar algumas dúvidas, fora que fala diretamente de questões que utilizam pra atacar o comunismo (e olhe que eu nem sou comunista, mas é bom entender a base teórica das coisas).
Achei a leitura muito boa, fácil e me instigou bastante, principalmente a pesquisar referências mais atuais sobre o tema.

Certamente não é a melhor edição, já vi umas com mais de 100 páginas, mas me deu muita curiosidade de pesquisa.

vitAria80 23/01/2024

Um livro essencial para os jovens e mais ainda para os adultos, traz uma visão realista sobre a atual realidade que é deturpada e manipulada pelo capitalismo. Os velhos tinham uma visão que continua sendo revolucionária mesmo depois de séculos

sigyniss 22/01/2024

Uma ótima porta de entrada
Apesar de possuir uma linguagem mais ?simples? do que outros livros sobre o tema, ainda assim o manifesto requer uma certa atenção para ser lido, pois cita muitos acontecimentos e muitos outros autores superficialmente e a sensação é de que ainda há muito para se aprender. Acredito que sua função seja melhor como livro de cabeceira, para consultar, usar como base de outros estudos e relembrar conceitos básicos, mas não deixa de ser uma leitura necessária, independente do seu posicionamento político, pois mesmo para criticar é necessário conhecer.

maryelli0 21/01/2024

Uni-vos
Leitura esclarecedora e acessível. Mesmo já conhecendo os principais conceitos e ideias pela escola, ainda haviam muitas dúvidas e coisas ocultas pelo ensino. ?

Omo Felipe de oxalá 18/01/2024

Sou marxista mas não sou comunista
O manifesto é um livro obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas. A ideia comunista é muito tentadora, mas como no livro "crítica a filosofia do direito de hegel" "o estado é uma necessidade do indivíduo", eu não acredito num estado sem estado.
Eu acredito sim em uma ditadura l, mas na ditadura democrática do proletariado.
Este livro traz a base para qualquer progressista.
Se você quer ler Marx indico 3 livros que tem que ser lidos em ordem: manifesto, carta a Gotham e a ideologia alemã.
O estado é necessário apenas para organizar e regular, então se você é de esquerda você pode ler este livro, se você é de direito você deve ler este livro
Omo Felipe de oxalá 18/01/2024minha estante
Não consegui editar pois acabei de entrar na plataforma, tô aprendendo mas é carta a gotha

rodrigo963 17/01/2024

Desafio 2024: não ficção
O presente livro de Karl Marx e Friedrich Engels é um manifesto que busca explicar a seguinte questão: o que é comunismo? Os autores tentam desmistificar o fantasma do comunismo presente na época, onde são apresentados pontos verdadeiros sobre o real comunismo, segundo os autores. O livro é explicativo e fácil entendimento sobre os pontos abordados, tais como: burguesia, proletariado, capitalismo e política.
É curioso perceber que os textos presentes no livro podem ser incorporados ao contexto atual da sociedade moderna, sendo assim, Marx destaca as mudanças que ocorreram na forma das pessoas se relacionarem umas com as outras. Nesse contexto, Marx defende o desenvolvimento do “eu” e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa para todos.

Edreamz_ 17/01/2024

É uma ótima leitura. Muita gente hoje em dia fala muito de comunismo, mas poucas dessas pessoas realmente sabem o que é o comunismo. Eu diria que é necessário para que se saiba do que está falando. Antes de acusarem sobre os malefícios do comunismo, deve-se saber dos malefícios do capitalismo.

Germana 16/01/2024

"A burguesia rasgou o véu de emoção e sentimentalidade"
Do povo para o povo, um manifesto que aborda de forma acessível sua ideologia.

Sinto q a edição me atrapalhou, mas foi muito proveitosa a leitura. Com tudo que foi escrito já dá para iniciar muito bem dentro desta política, não tenham medo de iniciar esta leitura, mesmo q for para criticar!

Contudo não é material único, importante entender q isto não resume TUDO que compõe o comunismo. É uma grande ideia e inicialização, porém ainda existem questões mais aprofundadas que não se abordam no manifesto.

Entende-se que este livro é a base, e com isto cumpre seu propósito. Marx sempre muito coerente com seus textos, sendo claro com suas explicações.

Litter Wolf 14/01/2024

Se quer saber mais sobre o manifesto comunista, leia este livro, ele é bem interessante, ela fala sobre a história do comunismo, como funciona o comunismo e o que é o comunismo, pra quem gosta de livros históricos eu indico bastante

Viny 09/01/2024

Um gay e seu daddy declaram guerra ao capital
Li esse livro pq era uma ninfetinha recém formada do IF ansiando por me politicar. li pq disseram q é fecho atrás de fecho, lacre atrás de lacre. no fim das contas, é tudo isso? é sim. se vc odiar seu patrão e quiser imaginar um mundo sem ele, vc vai se acabar

clementez 09/01/2024

Me sentindo um comuninha
Bom? para poder criticar e falar mal e xingar os outros de comunista vc tem q ler Karl Marx, e pra poder bater no peito e fazer a revolução tb ?
Enfim, no geral eu gostei, aprovei diversas partes do livro e descordei de poucas coisas que me soam meio absurdo.
Proletários, uni-vos!! ?
atemporal

clementez 09/01/2024minha estante
porem achei alguns trechos meio autoritários, preciso estudar mais sobre

Afonsito 09/01/2024minha estante
mano quando tu for avançando lê o 18 de brumário, é bom demais!

clementez 09/01/2024minha estante
preciso msmmm quero fica nerd em marx ?