Risíveis amores

Risíveis amores Milan Kundera

Resenhas - Risíveis Amores

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bruda 29/07/2023

Não foi um dos melhores que já li do Milan. Em alguns momentos me percebi não muito engajada com a história, mas mesmo assim, vale a leitura.

Joao Martins 22/07/2023

Sete contos bem legais de Kundera. O posfácio é muito bom, pois nos faz pensar no que têm de comum entre alguns desses contos e é uma bela resenha para nos abrir a cabeça para as nuances da literatura.

sabrilivros 12/07/2023

eu sempre acabo trazendo a tona a historia do cara com a igreja. tenho memorias de nao conseguir parar de ler. gosto muito da escrita do kundera

lore 09/05/2023

Com uma capacidade de imergir o leitor a ponto dele não querer soltar o livro antes de terminar, kundera expõe situações que à primeira vista parecem ser somente frivolidades de um cotidiano comum, entretanto sua habilidade em conectar todas essas histórias e esses tantos personagens diferentes logo se mostra evidente.
Não são apenas contos sobre homens e mulheres que se amam e fazem sexo, e ao mesmo tempo é exatamente isso.
Ele trabalha sobre o paradoxo/a oposição entre peso e leveza, além do erotismo de maneira crua e do riso, mostrando como ele pode não ser considerado leve, ou algo cem por cento bom.
Ele constrói resiginifica palavras, além do seu universo literário imensamente rico, especialmente com a filosofia, o que faz qualquer um morrer de amores por ele.
O contexto político como pano de fundo é bem presente em todas as suas obras também embora eu tenha sentido que nessa em específico, tenha ficado de forma mais indireta, mas ainda sim sem deixar de aparecer.
Kundera é ótimo em tudo o que ele se propõe e é provavelmente um dos meus escritores favoritos de toda a vida, e admirarei imensamente sempre suas palavras tão ricas e com tanto a nos oferecer.

Juliana.Santos 04/02/2023

Tão risível que nem considero amor
São apresentadas sete histórias diferentes, que abordam diferentes formas de amor - entre casados, namorados, amantes, amigos, colegas.
Algo que notei como um ponto comum entre quase todas elas foi a criação de expectativas e a decepção quando o outro não as atende - levando a tomada de atitudes condenáveis, se tratando do sentimento em questão.
Acho que não gostei muito pelo fato das histórias serem tão fiéis ao título do livro que não se aproximaram do meu conceito pessoal do que seria o amor.

Raquel 20/01/2023

Presente que ganhei do meu namorado e que aqueceu meu coração ?? adorei todos os contos, me peguei rindo sozinha e fantasiando sobre o amor e suas contradições

vitoria 16/01/2023

Leitura dinâmica
Foi uma leitura gostosa, boa para uma tarde preguiçosa na piscina ou na praia. Sem muito mistério, é um livro com vários mini contos engraçados e divertidos. Não é o tipo de livro que irá ter como favorito, mas irá lembrar com carinho

Alysson.Henrique 20/11/2022

Li este livro em sequência ao a Insustentável Leveza do Ser, que havia me fascinado pelo modo como Kundera trazia personagens que representavam questões que representam muito mais do que o personagem em si - a solidão, a busca pela companhia, o medo da proximidade.
Vim para este livro buscando algo semelhante e acredito ter conseguido encontrá-lo, apesar de uma diferença marcante nos personagens. Em Risíveis Amores, os protagonistas são homens que, em geral, tem comportamentos extremamente desagradáveis e que destoam do que você esperaria de um protagonista que você teria que, supostamente, desenvolver uma empatia. Mas acredito que essa característica de trazer personagens ambíguos traz junto consigo uma liberdade maior para questionar e criticar alguns pontos estabelecidos - é muito trabalhado no livro como em muitos relacionamentos se relaciona com a fantasia, não com a pessoa em si, por exemplo, bem como as hipocrisias vinculadas ao que é esperado dos gêneros nos relacionamentos. A obra acaba assim por, muito além de trazer risíveis amores, mostrar o quão risíveis são os amantes - que, acreditando estarem cercados da razão, se afundam no ilógico.

Nazrat 27/07/2022

Sincronia
Os contos em si aqui reunidos formam uma unidade incrível! A temática do amor, conquista, ciúmes, perda de valor, banalização de relações e, também, a ressignificação das relações. Kundera realmente parece um maestro que guia em situações com finais improváveis e, ao mesmo tempo, lógicos.

Tatiana455 08/06/2022

Risíveis amores é um livro de contos, composto por sete deles, relatando diversos modos de relacionamentos amorosos, incluindo traição e hipocrisia? Cada um deles possui uma característica comum, que é o fato de os relacionamentos possuírem alguma mentira ou equívoco, expondo as fraquezas humanas e, dependendo da interpretação,a realidade que nasce de experiências amorosas baseadas em enganos?

Tina Lilian Azevedo 23/05/2022

Merece o porão da história
Este livro está no projeto Volta ao Mundo em 50 livros da Tag como indicado da República Tcheca. Os contos retratam um país que não existe mais, a Tchecoslovaquia, e, uma sociedade que também já se extinguiu: o comunismo soviético. As histórias nos dão mostras de como a vida era controlada pelo Estado e pelos próprios cidadãos. Este panorama histórico é o ponto favorável da leitura. E só. A escrita é de um bom escritor mas o modo como ele desenrola as histórias é bizarro. Os personagens masculinos vão além da escrotice machista e, todos, têm sérios desvios de caráter. As mulheres retratadas existem apenas para respaldar condutas masculinas questionáveis. Além da objetivação sexual, as formas como são descritas é abjeta, comparando mulheres a animais e nominando-as como animais. O escritor desumaniza pessoas descritas como feias ou velhas. Além dos risíveis amores as condutas são imorais. No primeiro conto há relato de pedofilia. No início pensei que se tratasse de uma crítica social mas, avançando na leitura, concluí que as descrições devem ser de como o escritor via o mundo em 1960 a 1968, período que escreveu o livro e, antes de seu exílio na França, que se deu em 1975. Há matérias que afirmam que Kundera tenta de todas as formas esconder suas atitudes na juventude. Deduzo que há muito o que esconder. A Tag errou ao indicar um livro que merece o porão da história. Crenças e condutas que nós mulheres jamais voltaremos a aceitar. Foi meu primeiro livro do autor e dificilmente voltarei a lê-lo, embora tenha na estante sua obra prima. Jamais daria de presente. Terminei com nojo, muito nojo.
Debora 23/05/2022minha estante
Nossa, está fora da minha lista, com certeza! Que triste...

Alê | @alexandrejjr 23/05/2022minha estante
Penso completamente diferente. Justamente por ser um livro tão incômodo que ele deve ser lido. Para que se reflita sobre ele e sobre o autor e sobre o tempo em que foi escrito. Talvez tenha sido essa a avaliação da TAG.

Tina Lilian Azevedo 23/05/2022minha estante
Talvez você pense assim por não ser mulher e este não ser seu lugar de fala

Alê | @alexandrejjr 23/05/2022minha estante
Não existe lugar de fala na literatura, vale lembrar... mas não estou dizendo que o Kundera não é machista. Ele notoriamente é conhecido por essa característica, inclusive. A questão que eu levanto é: muitos livros envelhecem mal e justamente por isso eles devem ser lidos, para que se tenha uma visão crítica da obra. Por isso acho que foi essa a intenção do pessoal da TAG. Isso é a minha opinião, claro.

Giul 26/07/2023minha estante
Gente, lugar de fala todos sempre têm. Por favor, pesquisem sobre o que realmente é o conceito de lugar de fala.

Observações à parte, enquanto concordo que a visão machista dos personagens homens sobre as mulheres seja bem explícita nos contos, isso não descredita tão profundamente o livro assim. Os efeitos do desencontro da expectativa com a realidade, presentes nos contos, existem até hoje, e têm efeitos bem claros em muitos relacionamentos hoje!

O conto "O jogo da carona" é evidência fortíssima disso, principalmente com a tendência recente desse movimento "redpill" (e outros parecidos). O conto aborda justamente a visão machista polarizante e puritana que classifica mulheres como puras/putas. E ao mesmo tempo a autodescoberta, libertação mental (e consequentes surpresa, espanto e horror!) de uma mulher, antes insegura sobre si mesma graças à própria cultura machista em que cresceu, e que agora descobre que ela é e pode ir muito além dos limites que lhe eram impostos. "Sou eu, sou eu, sou eu" é o que arremata essa descoberta: ela é mais. Uma conclusão agridoce, que ao mesmo tempo serve de tapa na cara do macho frustrado (desiludido), e de tentativa de conciliação desse "amor" que era baseado apenas nessa ilusão puritana.

alemesquitaneto 09/05/2022

Milan Kundera é sempre bom, em qualquer estilo. Nesses seis contos, acompanhamos a história de diversos personagens sob a escrita impecável de Kundera e sua criatividade sem fim.

Ravel 30/04/2022

Acho que peguei o livro errado pra começar a ler o Kundera.

Apesar de ter gostado de dois contos, achei o resto meio chato e sem nexo algum. Talvez porque eu sou novo e não tenha entendido os conto que não gostei. Quem sabe com um pouco mas de maturidade eu venha a gosta do livro completo.

caio.cidrini 19/03/2022

Subjetividade, amor e humor
Depois de ler os 7 contos de Risíveis Amores fica fácil compreender porque Kundera ocupa uma cadeira no panteão dos grandes autores da humanidade. Foi meu primeiro contato com a obra dele e só posso afirmar que estou ansioso para ler A insustentável leveza do ser e outras narrativas do escritor checo-francês.

Ele consegue através de um texto muito cativante tecer reflexões profundas sobre nós, sujeitos humanos, com as subjetividades, ambiguidades e complexidades que carregamos. Todos os contos tratam do amor de alguma forma com um desenvolvimento repleto de tensões que são ao mesmo tempo cômicas e graves entre os personagens.

Gosto também da ambientação de uma República Checa soviética e da contextualização histórica que Kundera, um checo exilado, consegue fazer de sua terra Natal. A leitura é simples, humorada e capaz de fazer o leitor pensar sobre si mesmo.

Maria 14/02/2022

Histórias leves e gostosas e ao mesmo tempo com um humor ácido e uma pitada de provocação. Em alguns momentos as histórias correm mais devagar e o livro fica um pouco monotono, mas não engane-se, logo retoma o ritmo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6