Bonsai

Bonsai Alejandro Zambra

Resenhas - Bonsai

Rodrigo.Vieira 08/04/2018

BONSAI
É um livro singelo, sobre perdas, mas talvez singelo demais, falta algo, e a leitura se torna desinteressante. Tinha boas expectativas, mas foi uma leitura um pouco decepcionante.

Bruna 10/02/2018

Bonsai arvore que representa a vida e porque não também o amor?!
Bonsai é o primeiro romance escrito pelo escritor Chileno Alejandro Zambra, é que escrita fantástica a desse moço, ele faz um jogo de palavras tão bonito falando sobre assuntos cotidianos e literatura e, pelo que percebi sempre tem um escritor em suas histórias e um Bonsai que esta sempre relacionado a vida e ao amor. Nesta estória ele inicia o primeiro parágrafo do livro assim:
“NO FINAL ELA MORRE E ELE FICA SOZINHO, ainda que na verdade ele já tivesse ficado sozinho muitos anos antes da morte dela, de Emilia. Digamos que ela se chama ou se chamava Emilia e que ele se chama, se chamava e continua se chamando Julio. Julio e Emilia. No final, Emilia morre e Julio não morre. O resto é literatura”.
Achei este livro bem desafiador, pois ele já te conta que a personagem morre no final, a morte dela em si não é a grande questão do livro, a grande cartada deste livro esta nos detalhes, esta no agir e reagir a situações tão comuns que provavelmente já foram vividas por pessoas como você e eu. No livro veremos como os personagens se conhecem, se apaixonam, veremos o desenvolver dessa relação e nos esbarraremos com outros personagens secundários que também tem muito a dizer, mas entram e saem da trama com igual facilidade.

site: https://www.instagram.com/laco_literario/

Karenzei 08/01/2018

Um livro curto, preciso e excelente
O foco principal é o namoro de Julio e Emilia e o término, mas aborda um pouco sobre os personagens secundários e sua importância (mesmo que mínima) na narrativa. Gosto muito da verossimilhança dessa novela, pois a narrativa é sem rodeios e vai direto ao ponto. Em outras palavras, é um livro que pontua as verdades nuas e cruas (bonitas e não tão bonitas assim) no relacionamento interpessoal entre os personagens e dos próprios personagens, como a opinião que eles têm ou que o próprio narrador tem deles. Além disso, mostra como Julio e Emilia se relacionaram e mudaram mutuamente, sendo não só dois corpos, mas um que compartilhava as mesmas coisas: pensamentos, leituras, músicas – nas palavras do narrador, é “(...) uma história leve que se torna pesada”.

site: https://icherryit.com/livros/bonsai/karen/

50livros 01/12/2017

Livro bom para refletir
Sabe aqueles livros que a gente vai ler despretensiosamente e acaba se deparando com obras-primas? Esse foi o caso.

O tema nada mais é do que o amor; os relacionamentos amorosos. Mas ele já começa com aquelas sentenças que doem nosso coração: uma pessoa já está morta. O livro começa com aquela dorzinha no fundo do peito que vai sendo aquecido com a história de amor. Mas sabe aquelas histórias de amor que são reais, que você sabe que pode acontecer na vida real, cheia de problemas e consequências? É bem o caso.

O problema é esse: a gente esquece que a história de amor já teve um fim dolorido e vai sendo convencido pela felicidade dos tempos contemporâneos. Mas o livro mostra isso: não importa o quão bonito é o caminho, o fim é inevitável. Pode parecer melancólico (e é um pouco mesmo), mas vai muito além disso, é a vida, pura e simplesmente ela.

A escrita é formidável, uma delícia de se ler. Além de ser uma história ágil, o livro é bem pequeno, perfeito para se ler (e chorar) em uma dia mesmo. Não há nenhum momento no livro que canse ou que desestimule, muito pelo contrário. Verdadeiramente uma beleza rara.

Emocione-se, pense acerca da vida e, acima de tudo, reveja suas atitudes e fale mais sobre o amor. O mundo precisa mais disso.

site: www.50livros.com/single-post/2017/11/21/Resenha-de-Bonsai-de-Alejandro-Zambra

albert4 13/11/2017

O resto é literatura.

Marker 13/04/2017

Talvez tenha sido a minha não planejada decisão de ler a obra de Alejandro Zambra fora de ordem a maior responsável pela imensa decepção que senti com Bonsai. Não há como não sentir a minúscula novela (que ele de certa maneira rejeita em trabalhos posteriores) como um ensaio muito frágil, ainda que coerente e bem escrito, sobre os temas de identidade nacional e dificuldades amorosas que povoariam os livros seguintes, em especial o fantástico Meus Documentos. Talvez se tivesse começado por ele o carinho da lembrança seria mais importante ao avaliar.

Luiza 21/10/2016

Um desenvolvimento
Esse é um daqueles livros que o importante não é o fim, mas o desenrola da história.
A leitura é bem rápida e gostosa. Diferente.

Lucas Anderson 30/09/2016

Impressões de Bonsai
Livro curto e de leitura rápida. A rapidez mostrada no livro transborda do físico para o sensível, tendo em vista que o livro não é rápido apenas pelo fato de ter poucas páginas, mas a narrativa mostra a rapidez das relações no mundo atual. As relações tidas por Julio e Emília, são assim, efêmeras e algumas vezes sem sentimento, por essa forma, por mostrar a crueza das relações modernas o livro conseguiu salvar algum valor e fazer com que os leitores possam refletir algumas questões.

Dani.Peghim 26/09/2016

Simples e intenso
Cada livro que leio do Zambra me apaixono mais pelo autor. Um livro super curtinho, fácil e rápido de ler, mas que é incrível em sua simplicidade. Conta a história de Julio e Emília, mas também, como imagino que aconteça em todos os livros do autor, de todos os personagens secundários. O livro entendo eu que seja uma alusão a um Bonsai mesmo, que a história não é do personagem em si, mas de tudo que faz parte da vida dele, como no próprio livro há uma passagem em que diz que um Bonsai não pode ser chamado de Árvore Bonsai, pois a própria determinação Bonsai compreende tudo que faz parte dessa árvore (o tronco, as folhas, o vaso, etc.) Com frases secas e diretas que te dão um chacoalho durante a leitura. Fiquei com curiosidade sobre o que aconteceu com Emília, gostaria que tivesse sido mais aprofundado a questão dela no livro, mas enfim, gostei muito.

dmeyrelle 09/07/2016

Melhor livro de cabeceira!
A história é rápida e simples. Não exige muito e não nos dá vontade de colocar o livro em algum cantinho antes de terminar a leitura. Além dos encontros e das separações contadas na história, o autor nos apresenta a resposta de uma forma bem dinâmica para a pergunta de alguns: o porque do nome “Bonsai”.

site: https://opassaroverdeblog.wordpress.com/2016/07/08/bonsai-de-alejandro-zambra/

Bruh 02/06/2016

" NO FINAL ELA MORRE E ELE FICA SOZINHO, ainda que na verdade ele já tivesse sozinho muitos anos antes da morte dela, de Emilia. Digamos que ela se chama ou se chamava Emilia e que ele se chama, se chamava e continua se chamando Julio. Julio e Emilia. No final, Emilia morre e Julio não morre. O resto é literatura:" Página 8

O autor tem razão! Ele nos revela o desfecho da história no primeiro parágrafo do livro, mas isso não importa. Ler Bonsai foi uma experiência parecida com a que eu tive ano passado ao ler Enquanto agonizo, do Falkner (Zambra faz mais de trinta referências a romances durante o livro, mas sem soar como exibicionismo literário, tive que tentar o mesmo).era uma história simples onde toda a diferença estava no estilo, na escrita do autor. Li hoje, tirei uma soneca e agora estou escrevendo esse pequeno comentário. Amanhã pego o segundo romance do Zambra e espero que seja um livro simples como este.

Hildeberto 29/05/2016

"...mas naquela noite ambos descobriram as afinidades emotivas que com um pouco de vontade qualquer casal é capaz de descobrir" (p. 11)

"Bonsai", de Alejandro Zambra, é um curto romance que, ao meu ver, poderia ter sido impresso em forma de conto (pois é muito curto e chega às 96 apenas pela diagramação). O ponto positivo é que pode-se ler o livro em apenas algumas horas. Trata do relacionamento de dois jovens, Emília e Julio. A trama da estória em si talvez não seja o mais importante, e sim as reflexões do autor sobre os relacionamentos amorosos, amor, solidão, a vida. O livro me afetou profundamente. No final da leitura, fiquei com uma sensação de desolação, pois a forma como Zambra construi sua narrativa causa um pouco de desesperança. É um livro para ser lido e sentido.