Bonsai

Bonsai Alejandro Zambra

Resenhas - Bonsai

Prinup 27/04/2020

Gostei bastante
Contos muito envolventes, recomendo, leitura fácil e fluida, foi recomendado por uma amiga ?

Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - BONSAI
Bonsai é uma obra escrita pelo autor chileno Alejandro Zambra, publicada em 2012 e, no Brasil, a edição foi da Cosac Naify. Esse foi o primeiro livro de um autor chileno que eu li, confesso que o número de elogios foi a minha motivação para investir na leitura.

Bonsai é um livro muito curto, com um enredo muito simples, mas com uma mensagem do tamanho do mundo! Sobre o quê? Amor! Sim, Bonsai é uma história de amor entre Julio e Emilia, um relacionamento que começou de um jeito extremamente comum e se desenrolou da mesma forma. Além disso, logo no começo já recebemos a informação de Emilia morre no final, sim, o baque começa já na orelha do livro (não é spoiler!).

"Do que adianta ficar com alguém que não muda a sua vida?"

O livro apresenta reflexões sobre o relacionamento amoroso e referências literárias incríveis. O modo como o casal encontra uma zona de conforto para o relacionamento nas linhas impressas e, depois, Julio encontra no Bonsai que aprende a criar. Para complementar essa resenha e proporcionar melhor a compreenção da metáfora que o autor faz do Bonsai com o amor do casal, decidi buscar pela definição de bonsai:

Bonsai: Os caracteres chineses para as suas mais velhas paisagens de árvores anãs em vaso foram adotados para o nome da forma de arte japonesa. Em síntese, a definição de Bonsai pode ser explicada como:

“Bon” [caractere abaixo à esquerda] é um prato ou bacia rasa (“um vaso modificado que foi dividido ou cortado de uma forma mais funda”).

“Sai” [caractere abaixo à direita] é uma árvore ou outra planta de cultivo que é plantada — “plantada”, como seria uma alabarda ou lança ou arpão preso no chão.

Sabemos agora que a tradução literal da palavra Bonsai é “árvore em vaso”, mas qual é o significado de uma árvore de Bonsai? A árvore de Bonsai é uma réplica da natureza, na forma de uma árvore em miniatura, sem mostrar sinais muito claros de que houve a intervenção humana.

Em geral, as conotações ou significados adicionais/implícitos de uma árvore de Bonsai incluem:

- Um formato ou estilo geral semelhante ao de uma árvore.
- A profile that is not as detailed as a photographically-real tree but has just enough features to easily suggest a full-grown tree.
- Um perfil que não seja tão detalhado quanto ao de uma árvore fotograficamente real, mas que tenha características suficientes para sugerir facilmente uma árvore adulta.
- Uma relativa fragilidade, se comparada com os mesmos tipos de árvores fora de vaso.
- Uma sensação de naturalidade, que tenha sido sutilmente acentuada pela intervenção humana.
- Algo muito valorizado, que tenha recebido cuidados por praticamente todos os dias de sua vida [que se espera que seja longa] em vasos.
- Estes são apenas alguns pontos, cabe a você decidir o que Bonsai significa para você.

Fonte: Bonsai Empire

Com base nas definições, o Bonsai é algo frágil, que precisa de cuidados todos os dias para ficar do tamanho esperado de modo natural. Basicamente, ao ter um Bonsai, a pessoa pode ter um pedaço, uma miniatura da natureza para si e movê-la para onde quiser. O amor se assemelha absurdamente com a essência do Bonsai.

Acredito que mais do que o amor, a própria obra de Alejandro copia a essência do Bonsai: curto, simples, delicado e flui com naturalidade. Recomendo muito a leitura para quem quer ler um romance rápido e rico.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2020/02/resenha-bonsai.html

ravenclaw 11/04/2020

Três notas de dez mil pesos
Esse é o primeiro livro que leio onde as coisas passam rápidas na minha frente. Prendi a respiração durante a leitura e só notei agora que estava fazendo isso, gostei da sensação de lê-lo. Recomendo alguns minutos de meditação, não na história, mas na velocidade dela. A vida é isso. Um dia vamos gastar o dinheiro de um trabalho chato em uma corrida de táxi para refletir no que passou. Esperando o meu dia.

yomaeli 22/03/2020

Um roteiro curto sobre caminhos, sentimentos, vida e cotidiano. A vida sendo como ela é: transitória e efêmera. Pretendo ler mais coisas do autor, pois é um estilo que me agrada.

Gabi | @universobidimensional 27/02/2020

História curta, realista e ácida sobre caminhos que se cruzam e se separam.

Brisah 19/02/2020

Livro muito bom, a leitura e rápida e eenvolvente, a maneira que o autor entrelaça as histórias dos personagens é magnífica. O início do livro foi o que me motivou a ler, o autor ter exposto o final dos personagens já de início foi inovador. Adorei!

Steph.Mostav 05/02/2020

No final ela morre e ele fica sozinho
Excelente! Quero voltar a ler mais livros latino-americanos e escolhi um bem curtinho, muito elogiado e não me decepcionei. Já impressiona no início, logo na primeira frase: ?No final ela morre e ele fica sozinho, ainda que na verdade ele já tivesse ficado sozinho muitos anos antes da morte dela, de Emilia.? É um livro breve sobre um relacionamento breve, sobre a vida que os dois personagens tiveram para além do 'fim' (do tal relacionamento), sobre a literatura e o processo criativo, sobre o bonsai e várias metáforas que podem ser construídas a partir dele. A escrita do Zambra é uma delícia e me lembra um pouco o Borges no sentido de mais parecer uma sinopse de uma história muito mais extensa, além de explorar a metalinguagem, principalmente ao misturar/confundir o bonsai real, o bonsai literário do conto que Emilia e Julio leram e o bonsai imaginado pelo escritor que iria contratar os serviços de Julio. Praticamente todos os trechos que tratam da relação do casal com a literatura são geniais, mas o que mais me marcou foi o do capítulo 4, a respeito do romance desse tal escritor, Gazmuri. Além disso, apesar de tratar de alguns assuntos sérios, a narrativa de Zambra tem uma leveza e um bom humor fascinantes. Esse romance foi premiado no Chile no ano de lançamento e foi mais que merecido!

laísh 07/10/2019

Breve
Bonsai é um livro breve. A história é contada como de quem marca um café com um amigo que não via há muito tempo. Os sentimentos experienciados em cada momento da novela são pontuais. As analogias são interessantíssimas e as referências também. No entanto, em alguns momentos da leitura sinto que faltou um maior aprofundamento. A impressão que fiquei da trama é tal qual o bonsai: condensado.

wondanland 18/07/2019

Simples e encantador
É isso! Li super rápido e achei muito envolvente, jovial, moderno, divertido e... triste!

@gugugb 03/04/2019

Um texto preciso e envolvente! Tinha história pra mais capítulos... queria mais!!!!

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

Metaliteratura
?Bonsai (japonês: bon, vaso + sai, planta)
[Botânica] Árvore ou arbusto miniaturizado através de técnicas de jardinagem especiais, originariamente japonesas."

O chileno Alejandro Zambra propõe na sua estreia em prosa, um romance miniaturizado numa curiosa analogia a um "bonsai". Com 90 páginas, talvez a metade no formato comum de impressão, esse também foi o título escolhido para narrar uma história de amor sem futuro.

Assim como em "Metamorfose", de Kafka, cujo clímax está na primeira página (Gregor Samsa vira um inseto), o autor revela no parágrafo inicial: "No final ela morre e ele fica sozinho, ainda que na verdade ele já tivesse ficado sozinho muitos anos antes..." Portanto, o grande desafio de "Bonsai" é prender o interesse do leitor, narrando os fatos que convergirão para o desfecho anunciado.

Esqueça as vírgulas e dê boas-vindas aos polissíndetos, o texto possui uma linguagem e estilo muito pessoais para tratar de jardinagem, livros e, especialmente, de um amor inspirado no conto "Tantalia", de Macedonio Fernandez, que se você não conhece, irá encontrar na "Antologia da Literatura Fantástica" de Borges, Casares e Ocampo.

Na realidade, usando e abusando da metaliteratura, Zambra apresenta uma experiência literária. Para tal, flerta com Proust, remete a Flaubert e Tolstoi para abordar o caso entre Elena e Júlio, dois estudantes de letras. Numa clara alusão a duas heroínas trágicas, Anna Karenina e Emma Bovary, o autor afirma que por vezes, a memória é de um amargor difícil de suportar.

Enfim, de rápida leitura, essa é uma história perfeita para quem quiser sair do lugar comum.

Lais.Pedrecal 12/05/2018

Enredo desinteressante l
Eu me interessei a ler depois que vi a sinopse: no final, ela morre e ele fica sozinho (não é spoiler, são as duas primeiras linhas do livro).
Infelizmente, não alcançou nenhuma das minhas expectativas. Os personagens não são aprofundados e, sinceramente, não consegui me importar com nada que acontecia com eles. O livro é bem fininho, e eu só marquei como regular para dar os devidos créditos à edição maravilhosa da Cosac Naify. O texto é centralizado na página para dar a ideia de bonsai mesmo, muito inteligente!
Katarina 03/06/2019minha estante
Poxa, da próxima vez coloca um alerta de spoiler né!!!