Bonsai

Bonsai Alejandro Zambra

Resenhas - Bonsai

Aléxia 02/08/2022

Enjoy the ride
?O resto é literatura?. O primeiro parágrafo de Bonsai já te adianta o spoiler: a moça morre no final. E o resto é literatura. Esse é um jeito ótimo de definir uma categoria de autores que, pra mim, o Zambra lidera: a de que a narrativa em si quase não importa, o principal é ~enjoy the ride~.

Conheci o Zambra direto com a preciosidade que é Poeta Chileno, então obviamente eu já esperava que ler os anteriores seria uma coisa meio ?ler Elena Ferrante depois da tetralogia?. É tipo um prêmio de consolação pros órfãos, mas um prêmio ainda assim muito bom. Por isso comecei a correr atrás do tempo perdido e ler a ficção completa desse autor que perdi o bonde do hype nos últimos anos. E comecei com Bonsai.

Tem algo de fascinante no Zambra que eu acho que me lembra um pouco o Antonio Prata. É um passeio tão gostoso entrar na facilidade que ele tem com as palavras que parece uma escrita extremamente simples de se reproduzir - e essa é sua genialidade. Porque o mais difícil é você chegar na forma despretensiosa que ela ganha. É um jogo diferente do que você tá acostumado, mas que faz sentido - e dar o final no começo é parte dele. Agora que você já sabe o final, continue se quiser.

Dito tudo isso, Bonsai é uma leitura curtíssima, de duas horas no máximo, mas já tem esse glimpse de malandragem. De pedaços soltos no meio do texto que são tão bonitos que você pensa como vim parar aqui de repente. Um ótimo teaser da leitura avassaladora que é Poeta Chileno.

ravenclaw 11/04/2020

Três notas de dez mil pesos
Esse é o primeiro livro que leio onde as coisas passam rápidas na minha frente. Prendi a respiração durante a leitura e só notei agora que estava fazendo isso, gostei da sensação de lê-lo. Recomendo alguns minutos de meditação, não na história, mas na velocidade dela. A vida é isso. Um dia vamos gastar o dinheiro de um trabalho chato em uma corrida de táxi para refletir no que passou. Esperando o meu dia.

lali vix 10/01/2021

sei lá
achei meio confuso o livro, sinceramente não gostei muito não viu.

Lari 16/08/2013

Não sei.
“No final ela morre e ele fica sozinho”. Não isso não é um spoiler. Essa é a primeira frase presente no livro “Bonsai”, do autor chileno Alejandro Zambra. Bonsai conta a história completa de um amor. E não digo completa por conter os mínimos detalhes do relacionamento de Júlio e Emília, o que de fato não faz, mas sim por ser a história de um amor que nasce, vive, e morre. Não morre com a partida de Emília, morre muito antes disso. Morre porque o amor acaba.

O livro tem apenas 90 páginas. Com uma diagramação peculiar, o livro representa um vasinho de Bonsai. Na própria capa se percebe a relação borda/texto, as bordas largas funcionam como o vaso, e a pequena parte onde ficará o texto, representa a plantinha. Portanto, as margens são muito largas, e se diagramado da forma como estamos acostumados, o livro teria uma média de somente 40 páginas. A própria estética do livro já é uma metáfora. Com tão poucas páginas seria difícil não ter a preocupação de contar mais do que deveria sobre o livro, mas nesse caso esta preocupação é nula. Já sabemos desde a primeira página sobre quem é a história e como ela termina. Simples assim. Não existem surpresas.

Júlio se apaixona por Emília. Emília se apaixona por Júlio. Já tiveram outros relacionamentos, já amaram antes, mas nunca nenhum contentamento, e por consequência sofrimento, foi tão grande. Tudo que viveram antes de se envolverem foi uma mera imitação do que acontecia agora, e tudo o que aconteceu depois, foi uma busca pelo que tiveram. Não existe uma realidade antes ou depois de seu relacionamento. Nada nunca foi, e nunca será da mesma maneira. A relação que tiveram não é melhor ou pior que outras de suas vidas, ela é, simplesmente, incomparável.

Júlio e Emília iniciam seu relacionamento com uma mentira. Júlio diz ter lido Proust, apenas para mostrar-se intelectual e culto. Emília, intimidada, faz o mesmo. Pouco a pouco criam um hábito de leitura antes de dormir, leem um para o outro ; Leituras leves, livros, contos, crônicas. Houveram histórias que agradaram apenas um membro do casal, outras que encantaram os dois, e houve uma, que acabou com tudo. É essa história que faz o leitor pouco a pouco compreender o porquê do nome do livro, essa história que mostra que o amor pode acabar. E é essa história que de fato faz com que o amor acabe.

Não prolongarei os detalhes do envolvimento de Júlio e Emília. Se eu continuar, será mais rápido ler as 40 páginas de uma vez e descobrir a história completa. Li esse livro três vezes. Da primeira vez, odiei. Não entendi o propósito do autor, não conseguia entender porque fez o que fez, ou o que quis passar com a história. Resolvi dar uma nova chance, e me identifiquei com algumas partes, frases, acontecimentos. Essa identificação incomodou, não foi positiva. E, na terceira vez, resolvi escrever sobre o livro. Ainda não sei direito se gosto ou não dele. É impossível dar uma nota. É o tipo de livro que indico como “Lê e depois me fala o que achou”, não porque gosto do livro e quero receber um feedback positivo das pessoas, mas porque quero entender o que os outros irão sentir quando lerem. Então é isso: Lê e depois me fala o que achou.

site: http://somosletra.wordpress.com/

Bárbara 23/08/2022

Uma escrita bastante fluida e uma visão superior e objetivista sobre o romance e as relações humanas. A alegoria entre o amor e o bonsai é interessante. Me incomoda o ceticismo, entretanto, ao mesmo tempo que me resgata do romantismo, o que é relevante. Curioso notar que boas escritas, originais, com presença e identidade, surgem para acompanhar histórias trágicas. O popularismo da arte realmente decaiu nossa visão coletiva do mundo, vivemos uma cinematograficalização de tudo, especialmente agora com as redes sociais, câmeras e aplicativos de vídeo. Mas a vida não é uma fotografia, ela é crua e complexa, como este livro olha para duas pessoas que se relacionaram intensamente. É curioso como o narrador tece a trama um pouco como um deus revelando a história, ciente de todos, mostrando ângulos e coisas que às vezes nem os próprios personagens admitem para si mesmos. Valeu a leitura pela reflexão que me sugeriu.

Leo 10/02/2022

Agradável
Desses livros que voam, Bonsai é um curto romance, tão curto que histórias satélites são evocadas e entrelaçadas. E você se pergunta o quanto dele seria autobiográfico. Existe uma brincadeira nas palavras, mas o tema pode ser mais sério, porém, atenuado pela escrita que, pra mim, pareceu meio desdenhosa de si e de tudo ao redor.
Deve ser lido, porque pode lhe causar uma leve estranheza, um desconforto que não agride, mas que coloca o leitor numa posição diferente. Existe uma 4ª parede? "Eu quero ser cúmplice desse narrador"?

rcvianna 31/01/2013

Acho que não alcancei o talento do autor.

Destaco um trecho abaixo que gostei.
"Julio fugiaa dos relacionamentos sérios, não se escondia das mulheres, mas da seriedade, pois sabia que a seriedade era tanto ou mais perigosa que as mulheres. Julio sabia que estava condenado à seriedade, e tentava, obstinadamente, torcer seu destino sério, passar o tempo na estóica espera daquele espantoso e inevitável dia em que a seriedade chegaria para se instalar para sempre na sua vida"

Steph.Mostav 05/02/2020

No final ela morre e ele fica sozinho
Excelente! Quero voltar a ler mais livros latino-americanos e escolhi um bem curtinho, muito elogiado e não me decepcionei. Já impressiona no início, logo na primeira frase: ?No final ela morre e ele fica sozinho, ainda que na verdade ele já tivesse ficado sozinho muitos anos antes da morte dela, de Emilia.? É um livro breve sobre um relacionamento breve, sobre a vida que os dois personagens tiveram para além do 'fim' (do tal relacionamento), sobre a literatura e o processo criativo, sobre o bonsai e várias metáforas que podem ser construídas a partir dele. A escrita do Zambra é uma delícia e me lembra um pouco o Borges no sentido de mais parecer uma sinopse de uma história muito mais extensa, além de explorar a metalinguagem, principalmente ao misturar/confundir o bonsai real, o bonsai literário do conto que Emilia e Julio leram e o bonsai imaginado pelo escritor que iria contratar os serviços de Julio. Praticamente todos os trechos que tratam da relação do casal com a literatura são geniais, mas o que mais me marcou foi o do capítulo 4, a respeito do romance desse tal escritor, Gazmuri. Além disso, apesar de tratar de alguns assuntos sérios, a narrativa de Zambra tem uma leveza e um bom humor fascinantes. Esse romance foi premiado no Chile no ano de lançamento e foi mais que merecido!

Lahdutra 01/10/2023

História sensível e envolvente
História curta, bem escrita e envolvente. Adorei a maneira que ele entrelaçou a história dos personagens. Foi meu primeiro livro do autor e com certeza lerei outros.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 24/11/2014

Menos é mais, já dizia alguém suficientemente sábio.
Menos é mais, já dizia alguém suficientemente sábio. E é com uma simplicidade genial que Alejandro Zambra traz essa história de amor em que “há mais omissões que mentiras, e menos omissões que verdades, dessas verdades que são chamadas de absolutas e que costumam ser incômodas”.

Julio e Emilia protagonizam uma história que, segundo o narrador, é leve mas se torna pesada. Um casal que tem suas extravagâncias – sexuais, emocionais e também literárias –; ler juntos antes de "trepar" virou hábito, e não apenas como incitador erótico. Perec, Raymond Carver, Armando Uribe, e até Nietzsche foram parar em sua cama. Tchekhov, Kafka, e Proust com seu Em busca do tempo perdido – que ambos fingiam já ter lido anteriormente. Mas foi um conto de Macedonio Fernández, “Tantalia”, o que os impactou como nenhuma outra leitura.

No primeiro período da narrativa, Zambra trata de nos revelar a verdade doída: no final ela morre e ele fica sozinho. No entanto, a trajetória de Julio e Emilia é marcada por idas e vindas, e circunstâncias as mais variadas, que são exploradas de maneira direta, sem muitos rodeios. O autor usa de um minimalismo preciso, que envolve e entrega personagens bem delineados e livres de excessos. De excessos narrativos, que fique bem claro – Julio e Emilia, como já disse antes, são dados a extravagâncias.

Aqui, amor e literatura se confundem, se completam, e algumas vezes se repelem. Tamanho o poder de ambos. Para quem curte livros dentro de outros livros: Bonsai é cheio de referências, e a própria trama envereda por caminhos literários.

Nem tão explícita, a melancolia se faz muito presente. Aliás, se livros tivessem poros, diria que Bonsai exala melancolia pelos seus. Doce, perfumada; às vezes fria, ou então repleta de sensações em ebulição que pareceriam impossíveis. Mas, sempre, uma melancolia que toca fundo.

Um livro todo ele simbólico, Bonsai só poderia terminar de uma maneira e é assim que o faz: cortando-nos a respiração e arrancando-nos a capacidade da fala. Tudo isso numa simplicidade que só.

LEIA PORQUE...
É uma história de amor diferente das que estamos acostumados a ler. E triste, tão triste...

DA EXPERIÊNCIA...
Livro e autor que há muito moravam na minha wishlist, e depois migraram para minha fila de leitura. Então, eis que li Bonsai. Livrinho atrevido esse; me tocou, é tudo o que posso dizer.

FEZ PENSAR EM...
Antologia da literatura fantástica, de Borges, Bioy Casares e Silvina Ocampo. Leitura marcante para o casal de personagens, é também um livro que tenho na minha estante há meses, esperando para ser devidamente devorado – para quem não sabe, adoro literatura fantástica, realismo mágico e afins.

site: http://livrolab.blogspot.com

brunapcorreia 06/11/2021

Aí gente... eu esperava tão mais de um livro premiado. Superficial, impossível conquistar. Realmente não entendi a fama