Eu sei por que o pássaro canta na gaiola

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola Maya Angelou

Resenhas - Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola

Rosa 05/12/2023

Vida Real
Romance autobiográfico sensacional,Marguerite passou por tudo de ruim durante a vida abusos, racismo , abandono e gravidez na adolescência. A história é de uma menina/mulher inspiradora que lutou muito e sofreu o dobro. Recomendo a leitura para todos, todo mundo deveria conhecer !

thabooks 02/12/2023

Tema relevante
A narrativa é muito envolvente. Daquelas que você não quer parar de ler mas também não quer que acabe. Contém descrição de abuso sexual e violência racial. Acho importante avisar porque é bem impactante, difícil de ler.

Fernando.Araujo 30/11/2023

Quando uma poeta conta sua história
Em geral não acho plausível comentar sobre biografias, pois cada vida tem suas perspectivas. Entretanto, o relato de Maya é ao mesmo tempo poético, rico, importante e muito bem desenvolvido. A autora vai percorrendo o início de sua vida relatando sua história cujo contexto muitas vezes só vemos como fatos históricos. Sua vida nos mostra na prática o que é e foi a segregação, o movimento negro, o anulamento dos orientais, os trabalhadores maltratados das fazendas, o alívio através da religião. Tudo isso nos é relatado com uma sensação poética e sensível que poucos autores conseguem trazer. Não é somente a sua história, mas como ela se sentiu, o que ela pensou, quem era ela. Ao tomar frente da sua narrativa ela mostra como enfrentou o mundo e o que aprendeu com isso. Destaca-se os relatos que envolvem a comunidade negra que são uma lição histórico-social de como um povo se une através de suas vivências e heranças. Enfim, um livro que deve ser lido, que deve ser relido, que deve ser exposto e estudado.

Xuxu 27/11/2023

Uma história de força e liberdade
Essa foi a primeira autobiografia que li, pois apesar de querer a muito tempo conhecer a vida de pessoas incríveis como a Maya, jamais pensei que uma história desse gênero pudesse ser tão cativante e deliciosa de ler.

Qual não foi a minha surpresa, então, ao adentrar a narrativa poética e envolvente sobre a vida da criança doce e esperta que foi Marguerite Ann Johnson, criada por sua avó no sul dos Estados Unidos extremamente racista dos anos 30.

Ao longo das páginas, conhecemos as idas e vindas de sua vida pelos Eua, e como seu irmão, sua momma, avós, pais, padrastos, madrastas, amigos e amores impactaram em cada aspecto da formação da mulher forte e livre que Maya se tornou.

Também é perceptível o quanto a descoberta da literatura influenciou o seu dom com as palavras e a salvou diversas vezes dos caminhos tortuosos que as ?Moiras? teciam para sua vida.

Em poucas páginas, Marguerite deixa qualquer leitor indignado pelos preconceitos e violências que eram tão comuns e permitidos a comunidade negra norte-americana, principalmente quando se tratava de mulheres e crianças. Mas, ela também faz quem lê se apaixonar pela força dessas mulheres, que apesar de toda a dor, seguiam firmes na vida.

A verdade é que não importa o quanto eu fale, não acho que serei capaz de descrever a grandeza dessa obra, e o quanto ela tocou meu coração e minha mente. Marguerite Ann Johnson a Maya Angelou, inspirou e segue inspirando até hoje aqueles que a conhecem.

Recomendo absurdamente que você leia esse livro em algum momento da vida, mas vá ciente de que ele trata de temas pesados e importantes.

Alyne66 27/11/2023

Queria que fosse ainda maior
Eu amei ler esse livro e fiquei me perguntando como ela se lembra de tantos detalhes da sua infância/adolescência e eu não. Ao final do livro, percebi que a infancia/adolescência da autora a marcou em diferentes pontos, impossíveis de serem esquecidos.

O amor dela com o irmão é lindo de ver, o cuidado, esquentou meu coração durante a leitura com tantos pontos problemáticos sofridos por ela. A mãe dela também, a negligenciou em tantos momentos e no final entendemos que ela foi essencial em sua formação. Livro duro de ser lido mas necessário. Recomendo!

ALERTA: estupro

Literathatha 16/11/2023

O livro é tão admirável quanto Maya
Gostei muito, muito. A história da sua vida não é de qualquer um. Mas a forma como ela conta, o modo como consegue ser espirituosa no meio da tristeza e do preconceito, a sua transparência sem se vitimizar. Parece que ela juntou todas as dificuldades e transformou numa grande força. Daqueles livros que você fica triste quando acaba.

manumoura18 15/11/2023

Destaques preferidos
"Se crescer é doloroso para a garota negra do sul, estar ciente do seu não pertencimento é a ferrugem na navalha que ameaça a garganta. É um insulto desnecessário."

"Era horrível ser negra e não ter controle sobre a minha vida. Era brutal ser jovem e já estar treinada para ficar sentada em silêncio ouvindo as acusações feitas contra a minha cor sem chance de defesa."

TatianeSantos 07/11/2023

Que história fantástica
Eu sei por que o pássaro canta na gaiola é uma obra autobiográfica de Maya Angelou, que teve uma história de sofrimento e de luta e ao longo da vida, desenvolveu muitos talentos. Mulher negra, batizada de Marguerite Ann Johnson e apelidada de Maya, foi criada pela avó paterna no sul dos Estados Unidos, nesse livro ela vai descrever sua vida de sofrimento e de crescimento aonde ela se liberta da gaiola que a aprisionava.
Recomendo que prepare o lencinho porque esse livro vai te desestabilizar e te fazer chorar muito.

Gois 06/11/2023

A dureza poética da vida
Autobiografia da autora contanto sua infância e adolescência. Uma vida tensa mas poética, de alguém que viveu num limbo entre o fim da escravidão e a falta de direitos civis. Uma vida dura mas sentida. Livro muito bem escrito e que vale demais a leitura, temas como infância, religiosidade, maternidade, família, pobreza, racismo são amarrados com uma personagem central muito cativante. Cuidado que há relatos de violência fisica e sexual. Recomendo demais.

Lerica 02/11/2023

Nessa obra da brilhante poetista norte-americana, Maya Angelou, mergulhamos na história de Margueritte Annie Jhonson ou Maya Angelou, como ficou conhecida, conhecemos um pouco sobre a infância conturbada, seus traumas e a desigualdade e apartheid que existiam naquela época.

Marguerite e seu irmão foram deixados na casa de sua avó, quando ainda eram bem pequenos. A rotina de trabalho e igreja era o que restava naquele vilarejo, desde nova ela sempre foi muito introvertida. Anos depois, seu pai vem buscar as crianças, essa viagem seria um marco de tristeza e traumas na vida da jovem. Sendo levada para morar com sua mãe e o padrasto, Maya é abusada por ele e acaba retornando para morar com a avó.

Nesse retorno, a jovem se apaixona ainda mais pelo mundo dos livros, mas o local é perigoso para jovens negros, o que faz com que alguns anos ela retorne a morar com sua mãe. Nessa nova vida, Maya é cheia de vida, de vontade e sonhos. Sendo reconhecida como uma das melhores alunas da escola.

Ao longo da leitura, é possível perceber o regime separatista com que os negros eram obrigados a passarem em suas vidas. Mas a coragem de Maya em insistir e lutar contra isso é inspiradora.

cxvmilena 02/11/2023

A riqueza em que a Maya tem em trazer memórias da sua infância/adolescência é inexplicável, que não tem como não se sentir dentro da história. é bastante doloroso ler sobre as vivências com racismo e os abusos sexuais de uma menina Negra do Sul dos Estados Unidos, porém que tem forças o suficiente para apresentar uma outra perspectiva de pessoas Negras que são enquadradas a um padrão de uma sociedade estruturalmente racista. A leitura desse livro para mim foi necessária e indiscutível.

Caroline Vital 29/10/2023

Lido em 2018
Que mulher! Que história! Depois desse livro, além de conhecer a Maya escritora, já conheço a Maya atriz, cantora, poetisa, historiadora, dançarina, ativista, mãe, filha, diretora e etc. Uma artista completa. Rainha! É para aplaudir de pé!

Lucas.Santos 19/10/2023

Uma autobiografia que (apesar de demorar ler, por outros motivos alheios ao livro kkkk, me perdia um pouco e necessitava voltar para relembrar passagens) tira o fôlego e dá um nó no estômago pela nudez da realidade, leitura mais que recomendada, necessária.

Emilly Marrichi 17/10/2023

Esse livro aqui me prendeu de tantos modos. A inocência de uma criança sendo tirada a força dela através da violência e do racismo, a força que as mulheres são obrigadas a ter? é forte