Eu sei por que o pássaro canta na gaiola

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola Maya Angelou

Resenhas - Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola

cxvmilena 02/11/2023

A riqueza em que a Maya tem em trazer memórias da sua infância/adolescência é inexplicável, que não tem como não se sentir dentro da história. é bastante doloroso ler sobre as vivências com racismo e os abusos sexuais de uma menina Negra do Sul dos Estados Unidos, porém que tem forças o suficiente para apresentar uma outra perspectiva de pessoas Negras que são enquadradas a um padrão de uma sociedade estruturalmente racista. A leitura desse livro para mim foi necessária e indiscutível.

Caroline Vital 29/10/2023

Lido em 2018
Que mulher! Que história! Depois desse livro, além de conhecer a Maya escritora, já conheço a Maya atriz, cantora, poetisa, historiadora, dançarina, ativista, mãe, filha, diretora e etc. Uma artista completa. Rainha! É para aplaudir de pé!

Lucas.Santos 19/10/2023

Uma autobiografia que (apesar de demorar ler, por outros motivos alheios ao livro kkkk, me perdia um pouco e necessitava voltar para relembrar passagens) tira o fôlego e dá um nó no estômago pela nudez da realidade, leitura mais que recomendada, necessária.

Emilly Marrichi 17/10/2023

Esse livro aqui me prendeu de tantos modos. A inocência de uma criança sendo tirada a força dela através da violência e do racismo, a força que as mulheres são obrigadas a ter? é forte

Karenina 17/10/2023

Maya Angelou relata como foi para ela, uma criança negra, crescer no interior do estado do Arkansas (no sul dos EUA) gerido implacavelmente pelo racismo e pela segregação racial. É muito doloroso ler sobre o preconceito, a violência, o ódio e a destruição dos sonhos.
Também é muito doloroso ler sobre o abuso sofrido pela pequena Maya e a culpa que ela imputa a ela mesma, ao invés se ver como vítima de um monstro.
O livro termina com a Maya aos 16 anos e eu fiquei com morrendo de vontade de saber mais sobre a vida dela.

?Qualquer coisa que funcione contra você também pode funcionar a seu favor desde que você entenda a Lei do Retorno?

?Ela dizia que seu segredo para a vida era que ela ?esperava o melhor, se preparava para o pior, e qualquer coisa entre essas duas coisas não era supresa?.?

Alessandra.Lantimant 15/10/2023

?Está vendo, você não precisa se preocupar em fazer a coisa certa. Se quer fazer a coisa certa, vai fazer sem nem pensar.?

Mari.cf 14/10/2023

Leitura emocionante e necessária
Esse livro é autobiográfico, descobri pela sinopse, e isso tornou a leitura ainda mais sensível e dolorosa. A escrita é fluida e os capítulos também. Com tantas partes pesadas, e acompanhar alguns dos anos da infância e da adolescência da Maya, sua família, seus pensamentos, foi emocionante e machucou demais. É compreensível agora saber que é um livro aclamado, pois todos deveriam ler.
São livros assim que me lembram o porquê do meu amor pela leitura.

Gabrielly682 14/10/2023

Leitura que emociona do início ao fim
Eu Sei Por Que o Pássaro Canta Na Gaiola é um livro autobiográfico escrito por Maya Angelou e publicado em 1969, quando a autora tinha 41 anos de idade. Antes de realizar essa leitura, eu já tinha uma certa ideia de quem era a Maya, mas só conhecia o seu ?eu? acadêmico e este livro me permitiu conhecer além disso. Eu Sei Por Que o Pássaro Canta Na Gaiola nos apresenta as memórias da infância e adolescência de Maya em várias camadas, tais como: seu relacionamento conturbado com os pais, sua infância em Stamps (cidade do Sul dos Estados Unidos), questões de autoestima, tudo isso em meados dos anos 40, época em que a população afrodescendente dos Estados Unidos vivia em regime de segregação racial, dessa forma, episódios de racismo e violência estão presentes por todo o livro.
O livro é dividido em 36 capítulos e através deles ela vai contando os eventos que marcaram sua infância o que possibilitando o leitor observar como é crescer sendo uma pessoa negra naquela época, e o que mais me surpreendeu foi o fato de eu estar me identificando com episódios que aconteceram na vida de Maya há mais de 70 anos atrás, então, recomendo ler essa obra em pequenas doses, pois a sua narrativa é muito forte e emocionante, nem mesmo a escrita poética de Maya é capaz de suavizar tudo o que ela passou, principalmente o abus0 sexual sofrido por ela quando tinha menos de 10 anos. Uma coisa que me deixou muito feliz durante a leitura é que mesmo com todas as dificuldades que apareciam durante a sua vida, Maya nunca deixou de acreditar no poder do seu intelecto, e acredito que isso foi um grande diferencial para ela se tornar a grande escritora e poeta que ela foi.
Por fim, gostaria de ressaltar que amei o livro, fiquei emocionada do início ao fim e estou louca para ler outras obras da autora.

Mari Carneiro 06/10/2023

O posfácio diz e define bem: ?Nesta obra, muitos silêncios são ditos, se forma tão alta que não são somente audíveis, mas transformadores.?

cecil :) 03/10/2023

Foi um livro lindo e dolorido, a escrita foi um pouco diferente para mim, demorei um pouco para pegar no embalo, mas logo foi entendendo os personagens e me introduzindo ao ambiente.

é muito triste pensar que tudo essa menina passou está diretamente ligado a vida de muitas outras meninas do mundo, e tenho certeza que qualquer mulher negra que pegar essa história para ler irá se emocionar e se identificar.

anne (: 19/09/2023

Encantador, no mínimo.
Esse livro me lembrou porque linguagem é tão essencial

enquanto mulher consciente da minha raça, dos meus atravessamentos, o nome de Maya Angelou sempre esteve ali no meu imaginário, como alguém que DEVIA ser lida. tipo leitura obrigatória nesse imaginário cultural, saca?! e eu fui adiando, compreensivelmente. quem quer ficar lendo tanto sobre sofrimento? autobiografia de uma mulher negra no século XX nos EUA, que desgraça deve ser!

e aí morou um certo engano de minha parte, corrigido agora que finalizei minha leitura. Apesar do sofrimento inegável nas suas vivências, ver o surgimento de Maya, Marguerite... que prazer inenarrável. Ela te faz esquecer às vezes que esse não é um trabalho de ficção. Tantos dilemas em tanto silêncio, multitudes de espaços e o desenrolar da vida... Ainda assim, ela realmente se levanta. E paira muito acima das realidades postas, das expectativas alheias, do senso comum. E olhando em retrospecto, é ainda mais assombroso perceber que esse livro só cobre sua vida até os 17 anos. Quanta riqueza habitava nessa mente, quão brilhante pode ser uma menina negra em todo o resplendor do seu existir, no mais genuíno estado?! Quão longe pode chegar a palavra, que me conectou de Belo Horizonte, àquela menina sob o sol quente de Stamps?!

VictAria109 15/09/2023

Forte de um jeito leve
Foi o primeiro trabalho de Maya Angelou que tive contato. Ela descreve os locais e personagens de forma bem rica - e eu adoro isso. Maya conseguiu descrever a saudade do pai, a falta da mãe, o amor por seu irmão e até o abuso que sofreu de forma intensa, mas não de um jeito que te assusta de continuar lendo, pois ela escreve como se fosse a própria criança escrevendo - e isso foi o que achei mais incrível.
Não sou muito de ler romances, mas esse eu amei! Muita crítica social e informações sobre a comunidade negra pós escravocrata do sul dos EUA.

Wilson.Oliveira 08/09/2023minha estante
É muito legal acompanhar o seu envolvimento com a leitura ao longo deste ano. Especialmente, suas resenhas.

Livia M. 06/09/2023

Uma história de libertação.
As feridas da violência de gênero e de cor.
Palavras poderosas e sem melodrama, apenas a raiz de todas as coisas.
Uma denúncia do racismo e da herança de horrores da escravidão carregada de reflexões.
Uma fênix que renasce impulsionada pelos livros.
Ler é libertador.