Eu sei por que o pássaro canta na gaiola

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola Maya Angelou

Resenhas - Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola

Luciana Dryer 02/05/2023

Leitura necessária
Eu só queria poder proteger a Maya de toda essa dor, porque mesmo tendo sido escrito há tanto tempo, tudo é muito atual, infelizmente. O racismo continua, os abusivos continuam e as consequências de toda essa maldade contra os negros ainda machucam fundo nosso coração.
Quantas Mayas ainda terão que sofrer para que algo seja feito de verdade? Por quanto tempo ainda teremos que ser humilhados e maltratados pela nossa cor?
Uma leitura mais do que necessária!

30/04/2023

Lido "Eu sei por que o pássaro canta na gaiola". Este livro é meu primeiro contato com a escritora, cantora e roteirista Maya Angelou que também foi uma ativista que lutou pelos direitos civis ao lado dos líderes sociais Malcolm X e Martin Luther King Jr. Ela revolucionou o gênero autobiográfico em sua época. Obrigado @conceicaoevaristooficial , curadora, por me proporcionar essa experiência através da maravilhosa @taglivros . Este livro é uma autobiografia que nos mostra a infância e adolescência da escritora marcada pela segregação racial no sul dos Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1940 e também pelas modificações sociais causadas pela 2ª Guerra Mundial. Que mulher incrível. Superou abuso, racismo, sexismo e as diversas intempéries da vida. Mas nada disso talvez teria acontecido senão fossem as outras mulheres incríveis que passaram por sua vida: Sra Flowers que apresentou o mundo dos livros à protagonista e a sua avó paterna Momma que a criou até a adolescência. Uma das partes mais marcantes para mim foi a descrição do abuso com a visão infantilizada da autora e o estrago que este ato causa ao psicológico de uma pessoa. Este livro é muito mais que apenas superação, é sobre ser livre de todas as amarras que, a sociedade, a vida e o nosso psicológico nos aprisionam e nos mostra a cura através da escrita. O pássaro canta na gaiola por que nada pode conter sua natureza - o canto é a sua linguagem, sua forma de expressão e ela independe das ações externas do homem. O negro vive por que nem a escravidão foi capaz de conter sua força - força de viver, de lutar e tornar um mundo igualitário.

Este livro é do século passado, mas os problemas sociais abordados são tão atuais que faz deste livro uma leitura necessária por todos.

Isabelle Ervilha 29/04/2023

"Eu Sei Porque o Pássaro Canta Na Gaiola", de 1969, foi a sua primeira obra lançada e o meu primeiro contato com a autora.
É impressionante a sensibilidade com a qual Maya Angelou foi capaz de descrever os momentos mais traumáticos e inimagináveis de sua vida, tais como o estupro sofrido aos 8 anos de idade.
Sua autobiografia não foi apenas um relato de superação e inspiração, mas também uma fonte de conhecimento político para entendermos a segregação racial vivida nas décadas de 1930 e 1940, e eu achei muito interessante como ela conseguiu nos imergir totalmente neste cenário.
Sua autobiografia se inicia na infância e termina em sua adolescência aos 16 anos de idade, logo após um evento que mudaria o rumo de sua vida.
Durante as 100 primeiras páginas a leitura é altamente dinâmica devido aos tantos de acontecimentos impactantes vivenciados por apenas uma criança e, como salientei, é realmente impressionante a sensibilidade com a qual ela os descreve, fazendo-nos acompanhá-los através da mente inocente de uma criança, posteriormente passando pelo amadurecimento desta mente que se revela cada vez mais sagaz e revolucionária.
Apesar da boa escrita e de sua história marcante, é preciso frisar também os contrapontos.
Para termos uma imersão maior da criação que recebeu e de seu cotidiano, Maya estendeu-se por demais na descrição de eventos que não havia necessidade de se desenrolar por tantas páginas, como por exemplo, quando ela relata as experiências vividas dentro do culto em que era obrigada a frequentar. Era entediante para ela e acabou sendo para o leitor também.
E o outro ponto, que me decepcionou demasiadamente, foi ela finalizar a sua biografia de maneira precoce, quando havia apenas 16 anos de idade, justamente após um acontecimento de alto impacto que me fez querer saber como ela lidou com aquilo e como foi a sua vida dali em diante, eu estava com grande expectativa de conhecer a sua jornada em tornar-se a primeira mulher negra a ser diretora e roteirista de Hollywood, realizando peças teatrais e apresentações de dança por todo o país, em conhecer como foi a sua luta por igualdade ao lado de Martin Luther King e Malcolm X, mas nada disto foi contado.
Então esta é a razão de eu ter dado 4/5 estrelas.
Mas apesar destes contrapontos, é um livro que merece ser lido.

Bru 29/04/2023

Uma autobiografia que me fez entrar e sentir cada momento da vida de Maya, mesmo aqueles que enroscam no estômago e dão um nó na garganta.

A luta, persistência, força que Angelou teve é além de admirável, também inspirador.

..."Está vendo, você não precisa se preocupar em fazer a coisa certa. Se quer fazer a coisa certa, vai fazer sem pensar"

Yas (@vestigiosdesolitude) 23/04/2023

Um livro pra se ler aos poucos.
Uma leitura que levou muito tempo pra ser concluída, é um livro pra se ler aos poucos, a história é densa, é pesada e as situações são difíceis de serem lidas, não por causa da escrita, a autora é incrível, tem uma escrita impecável, mas as situações em que ela passou durante a vida são extremamente pesadas, difíceis de se digerir, então não recomendo ler de uma vez só e sim aos poucos, com calma e digerindo cada parte do livro.

Recomendo demais, foi meu primeiro contato com a autora!!!

hiyosilver 20/04/2023

Esse livro me pegou de surpresa, e eu não poderia estar mais grata por isso. Com uma escrita arrebatadora e a capacidade de ressignificar a banalidade da existência humana em uma experiência transcendente, Maya Angelou se desnuda para o leitor em todas as suas facetas: uma criança solitária e traumatizada, uma irmã dedicada, uma mulher negra em busca de seu lugar no mundo.

Nunca vamos entender completamente como é ser outro alguém, mas esse livro nos leva próximo o bastante para sentirmos com a autora toda a confusão, a indignação, a raiva, a doída resignação e o crescente orgulho de existir enquanto mulher preta em um mundo que, quando a enxergava, era apenas para se impôr, subjulgar e ferir. O florescer de uma menina violentada (física e mentalmente), de quem não se esperava nada de excepcional ou grandioso, em uma mulher que marcou e marcará gerações nos leva a questionar quantas pessoas, igualmente excepcionais e grandiosas, não sobreviveram às injustiças lhes impostas antes mesmo do nascimento. Pois foi isso que Marguerite fez, ela sobreviveu. Em suas próprias palavras, "O fato de que a mulher Negra americana adulta surge como um personagem formidável costuma ser visto com surpresa, aversão e até beligerância. Raramente é aceito como resultado inevitável da luta vencida por sobreviventes que merece respeito, se não aceitação entusiasmada".

Na busca pelo seu valor em uma sociedade que a rejeitava de todas as formas possíveis, Maya é uma história física: uma história de violências, sim, mas, acima de tudo, uma história de superação (por mais clichê que isso seja), uma história que nos mostra que, não importa tempo ou lugar, somos todos dolorosa e maravilhosamente humanos.

Tamires 17/04/2023

Maya queria te abraçar
Nesta autobiografia temos Maya uma criança descobrindo da pior forma o que é ser uma mulher negra, me identifiquei tanto com você que por muitas vezes chorei.

Paloma 17/04/2023

É tão realista a forma que Maya Angelou conta suas histórias, sendo assim achei muito triste e revoltante determinadas partes. Senti como se fôssemos próximas.

Ana 09/04/2023

Gostei
Achei a história muito envolvente, fácil de entender os sentimentos e anseios da autora. A história é complexa, mas extremamente verdadeira e com tantas faces quanto uma vida de verdade tem.

Charilson 08/04/2023

O livro até que é bom, mas me decepcionou criei demasiadas espectativas em relação a este livro.
É a primeira auto biografia que eu li e também o primeiro livro sobre racismo... Não vi nada de especial mas foi uma boa leitura

Ryna.Fernandes 07/04/2023

O livro é cativante e a escrita é extremamente poética, profunda e envolvente.

Nada disso nos prepara para o choque das brutalidades narradas pela Autora.

Há muito tempo um livro não me fazia rir alto e, logo depois, chorar.

Uma voz poderosa, que tem realmente algo a dizer, que não pôde se calar na gaiola e consegue nos passar pelo menos uma pequena percepção da razão dessa canção.

KarinaSil 05/04/2023

Nesse livro autobiografico, Angela maestramente conta sua história desde a infância, triste, sofrida e do seu irmão até a adolescência.

História maravilhosamente contada e realmente triste.

"As lembranças dolorosas e as descobertas de Angelou estão contidas e eternizadas nas páginas desta obra densa e necessária"

Gabs 05/04/2023

Pra ler aos poucos
Livro muito bom, para ir sorvendo aos poucos. Legal para entender um pouco o períodos de segregação nos EUA e seus impactos até hoje.
Algumas partes me revoltaram, outras me levaram à reflexão, algumas me fizeram lembrar de amigas queridas e suas histórias. Vale cada segundo.

fefesfn 02/04/2023

Lindo e pesado
Meu Deus, me dá um choque em pensar que esse livro é uma BIOGRAFIA, uma pessoa sofreu tudo aquilooo!! muito bom viu, leiam!