Eu sei por que o pássaro canta na gaiola

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola Maya Angelou

Resenhas - Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola

@limakarla 06/03/2023

Iniciei essa leitura esperando muita desgraça e sofrimento, mas não foi bem isso que eu encontrei? Com uma escrita delicada, simples e envolvente, nós acompanhamos a infância e adolescente da própria autora, que transformou sua história de vida em um livro incrível.

Ela atravessou sim momentos difíceis, a maioria relacionado à cor da sua pele, já que ser uma pessoa preta sempre foi e sempre será motivo para ódio de tantos, mas também abusos e maus tratos. Só que isso não toma nem metade do livro, acompanhamos muito mais as relações criadas e recriadas nesse período, descobertas e questionamentos instigantes da autora, e a saída desse primeiro momento da vida de uma jovem para o estágio adulto.

Livro lindo, super gostoso e que me deixou querendo mais da autora.

Let Carvalho 27/02/2023

Livro lindo e super emocionante sobre a infância e adolescência da Maya Angelou, uma escritora e ativista norte americana.

Alice.Tabarin 22/02/2023

Surpresa agradável
Li o livro sem saber da história/autora. No fim achei uma leitura muito interessante. Mesma linha de ?o sol é para todos?

Kduvasconcellos 22/02/2023

Um livro que revela o mais lindo do ser humano!
Uma história contada por uma mulher negra, que ressignificou diversos traumas e momentos difíceis de sua história. A escrita de Maya Angelou é algo incrível aproxima de tal maneira que nos sentimos íntimos dela! Como Conceição Evaristo propõe é uma escrevivência? ou seja uma vivência por meio da escrita. São tantos trechos emocionantes e tocantes, mas ao mesmo tempo reflexivos. Seus escritos são feitos de maneira leve, mas sem perder a tensão e muitas vezes o horror de determinadas ações humanas?
Esse não é meu primeiro contato com Angelou, já li Mamãe & Eu & Mamãe, e percebo sim um escrita diferente, mas entretanto a essência não muda: como ela mesmo o diz ?Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas nunca esquecerão o que você fez elas sentirem.? Sendo assim digo a Maya Angelou, eu nunca esquecerei o que a sua escrita e sua história me fizeram sentir !

Isa 21/02/2023

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola
Não leio muito biografias, mas esta obra autobiográfica valeu muito a pena. O livro relata a infância até a adolescência de Maya Angelou ou Marguerite Ann johnson, mais ou menos dos 7 aos 16 anos, em um período que o racismo e a segregação no EUA assolava a população negra. Maya e seu irmão Bailey são cirados pelos avós. Aos 8 anos eles vão passar um tempo com a mãe na Flórida. Nesse período Maya é abusada sexualmente pelo padrasto. Após o julgamento, eles retorna para a casa dos avós e só retornam na adolescência. Maya conta sobre sua primeira relação sexual consensual no que levou a gravidez indesejada.
É um livro contado com detalhes sobre o racismo, as dificuldades de além de ser mulher, ser negra, suas descobertas e até aventuras. É simplesmente ótimo. Recomento a todos a leitura.

Yentl 21/02/2023

Melhor autobiografia que já li.
Maya Angelou tem um jeito de escrever que me encantou. Simples, direto, engraçado e dramático ao mesmo tempo. Devorei o livro em 3 dias!
Foi uma jornada intensa pela infância e adolescência da autora, narradas pela Maya já adulta, mas tive a sensação de que quem estava me contando a história era a criança e depois a adolescente, com todos os questionamentos e dúvidas tão características de cada idade. Eu ri, chorei e até me identifiquei com alguns dramas. Recomendo muito a leitura!

maywin 19/02/2023

Foi um soco no estômago ler esse livro, mas eu me apaixonei e preciso conhecer mais ainda sobre essa mulher inspiradora que mesmo passando por coisas tão horríveis na vida conseguiu resistir, dar voz, criar e se expressar de uma forma tão poética e bonita.

dont 18/02/2023

Foi cansativo pra mim, terminar esse livro. doloroso. as vezes um capitulo so ja era pesado demais e eu tinha q parar pra digerir tudo.
fiuqei curiosa para ler Mamãe & Eu & Mamãe. quero entender melhor o relacionamento dela com a Vivian.

"A mulher Negra é agredida nos anos jovens por todas essas forças comuns da natureza ao mesmo tempo em que fica presa no fogo cruzado triplo do preconceito masculino, do ódio branco ilógico e da falta de poder Negro.
O fato de que a mulher Negra americana adulta surge como um personagem formidável costuma ser visto com surpresa, aversão e até beligerância. Raramente é aceito como resultado inevitável da luta vencida por sobreviventes que merece respeito, se não aceitação entusiasmada."

Sâm 18/02/2023

Um livro que te atravessa
Maya e sua forte, intensa, de dá nó na garganta e ao mesmo tempo esperançosa biografia. O início é difícil de digerir de tão impactante e forte tudo que ela viveu ainda criança, a escrita fez eu me sentir lá a cada parte da história de sua vida. Sobrevivente. Eu sei que o pássaro canta na gaiola.

Leiam mas cuidado com os gatilhos.
Tice 07/03/2023minha estante
É um livro marcante. Daqueles que definem.

Tice 07/03/2023minha estante
É um livro marcante. Daqueles que definem.

Victor Meira 18/02/2023

Profundo
Primeiro contato com a auto ficção. A história de vida negra na sociedade norte americana nos mostrando na vivência como que o racismo e suas violentas ou sutis formas de existir mina os caminhos em direção a liberdade. Mulher, negritude, abuso e preconceito.

Igor Azevedo 15/02/2023

É difícil, para mim, avaliar uma biografia
A história de Marguerite é tensa, cheia de dificuldades e gatilhos a quem lê a obra de Maya Angelou. Mesmo assim, a autora nos repassa a garra e a coragem de uma mulher negra, que, diante de tantos percalços, buscou de uma maneira extrair o melhor da vida.
Foi um livro um pouco cansativo de ser lido por mim, mas isso de nenhuma forma retirou o meu gosto pela leitura e a mágica que o enredo me trouxe.

Jessica 11/02/2023

Não é uma leitura fácil, tem alguns gatilhos e apesar de pequeno, demorei muito pra terminar (eu li junto com outros livros tbm). Enfim, são as primeiras fases da vida de Maya e inclusive, no final, nos deixa avidos por saber mais da vida dela. Amei e com certeza vou ler mais livros dela.

Liane Duarte 10/02/2023

"O talento das crianças para aguentar as coisas vem da ignorância sobre as alternativas"
É muito difícil (pra mim) avaliar uma autobiografia. Principalmente quando é difícil me relacionar com a maioria das coisas narradas, considerando a diferença de época, de país e de raça. Mas mesmo com as diferenças é impossível ser indiferente a dor.

Maya Angelou escreve com uma riqueza de detalhes, facilitando o trabalho da imaginação. É uma leitura linear, "tranquila" (da perspectiva da dificuldade gramatical ou coisa assim, porque tranquila mesmo ela não é). Com essa mania que eu tenho de não ler sinopses de livros que quero ler, comecei achando que seria um romance autobiográfico, mas não é (mas também não deixa de ser em certos pontos).

Fernanda Pereira Borges 08/02/2023

Acabei de ler agora e estou sem palavras para essa obra maravilhosa. Esse livro me engasgou, é uma leitura muito sensível e muito intensa. Maya vai relatando momentos de sua infância e juventude de uma forma tão simples mas ao mesmo tempo tão sincera que me fez parar para refletir e dar uma respirada em vários momentos. Ela vai contando da forma como ela vai se lembrando dos acontecimentos é algo muito verdadeiro e muito dolorido. Esse livro é uma obra de arte e acho que todo mundo deveria ler uma vez na vida.

Lara.Leder 07/02/2023

"parecia que a paz do fim do dia era uma garantia de que o acordo que Deus tinha feito com as crianças, os negros e os aleijados ainda estava valendo".