Sombra da Noite

Sombra da Noite Deborah Harkness

Resenhas - Sombra da Noite

@pedagogageek 11/05/2020

Contagiante essa energia passada nesse livro. Amei!!!
Eu tô amando essa saga. Leitura bem detalhada e cheia de magia e paixão As batalhas tão envolventes quanto as cenas de amor. Leitura longa e mesmo assim super envolvente. Prata e outro, a mistura alquimia mais preciosa. Adorei a volta no tempo e tudo que aconteceu. Amo as referências de outras obras(histórias e estórias) entre os acontecimentos. Ansiosa pra o próximo e último livro.

Alessandra 24/01/2021minha estante
A segunda temporada da série é melhor que o livro.... esse livro li na força do ódio !! Não acabava nunca !! Odiei ver um Mattew frágil

Babi 16/07/2021

E vamos de viajar no tempo
Londres, 1950. É onde, e quando, Matthew e Diana resolvem se esconder e até então, tudo parecia conforme o planejado, mas é claro que isso não duraria muito tempo. Eles chegam ao passado na intenção de encontrar o Livro da Vida enquanto Diana treina e aprende sobre sua magia, porém, por uma mínima mudança de curso eles acabam parando no lugar errado, onde Matthew, por trabalhar como espião na época, não deveria estar.
Junto com a surpresa de sua presença, a autora introduz uma série de novos (e incríveis) personagens do passado de Matthew, como: Gallowglasss, Christopher Marlowe, e o pai dele, Phillipe de Clermont, um vampiro forte, manipulador e inteligente que Matthew não via a anos, pois foi morto pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Este encontro, e a necessária mudança de personalidade fazem com que Diana conheça as outras facetas do homem que ela conheceu na Londres do futuro. O príncipe, o assassino, o espião? São nesses momentos do livro que eu entendi que é impossível você julgar o personagem só pelas suas atitudes superprotetoras, porque se existe um personagem que sofreu a vida inteira, esse personagem é o Matthew, não tem como negar isso.
A Diana de ?Sombra da Noite? se mostra mais experiente e independente que bruxa perdida que conhecemos no início da trilogia. Conforme treina e entende sua magia, fica claro que ela é uma bruxa incrivelmente poderosa e temível, e tudo que ela precisava era de alguém capacitado para ensiná-la. Eu adoro essa Diana! Ela tem medo, sim, mas isso não a impede mais de se aproximar de quem ela realmente é e de lutar pelo que importa.
Durante as suas tentativas de pôr as mãos no Livro da Vida, o casal precisa encarar figuras nobres como o arrogante (e insuportável!) Imperador Rodolfo II e a poderosa Rainha Elizabeth I. Essas e muitas outras figuras de história verdadeira trazem ao livro os detalhes históricos tão característicos da escrita de Deborah Harkness.
Depois de criar laços, enfrentar inimigos, estudar magia e causar uma boa quantidade de confusão, chega a tão esperada hora de voltar para casa.
O que eles não sabem é que o futuro do qual partiram, já não é mais o mesmo.

Luana Mesquita @livros.da.lua 27/05/2021

Não foi fácil. Esse livro tem muita informaçao e a autora é bem detalhista. Mas depois de Outlander (quase) nada mais me abala. São dezenas de personagens diferentes ao longo do livro (cada capítulo eram uns 10 personagens novos), Diana e Matthew viajam pra vários lugares, várias vezes. Foi uma jornada, sério.
Apesar disso, a descrição histórica da autora sobre lugares, pessoas e eventos é bem gostosa de ler.
Gosto também do modo como a autora descreve a bruxaria e seus pormenores, temos feitiços, vassouras, poções e familiares. Cada bruxa tem um talento que tende a um elemento como água, terra, fogo e ar. Nada necessariamente original em questão de histórias de bruxaria, mas o modo como ela colocou fez "sentido" e me foi satisfatório.
Nesse livro, em cada capítulo acontecia alguma coisa diferente que mudava o rumo da história. Matthew e Daiana mal conseguiam focar na missão principal deles ali. Ficavam indo de um lugar ao outro, resolvendo cada hora um problema diferente.
Finalizando, é um livro de 576 páginas, que mais parecem 900 e que poderia ter 400. Demorei muito pra terminar a leitura, mas ainda assim valeu a pena.

jdelisiario 05/09/2021

E a saga continua...
No segundo livro de Débora Harkness, continuamos a história sobre Diana Bishop e Mathew De Clermont. Mas agora, ambos viajaram no tempo em busca do famigerado Ashmole 782, um manuscrito alquímico que supostamente possui respostas sobre vida e morte.

A história em si tem uma proposta legal, mas o desenrolar muito muito muito lento. Então, demorei bastante para finalizar e acabei me perdendo no final, onde fiquei com dúvida se eu não prestei atenção em alguns pontos ou se realmente eles estavam abertos.

Ainda tem mais uma próxima obra, mas confesso que estou bem desanimada.

Em todo o caso, a série na Netflix já contempla a segunda temporada e promete entregar mais rápido o resultado da história rs.

#leituraTerapia

Luiza Trevenzoli 07/08/2022

Excelente
Esse livro é muito bom!
Com uma viagem ao tempo, conta detalhes e fatos do passado, vividos por pessoas do presente, muito bacana.
Recomendo muito essa trilogia.

Francini Farias 07/07/2021

O desenrolar da trama está cada vez mais envolvente. O livro e muito bem escrito e cheio de detalhes que nos prende do incio ao fim.

Vivi 30/08/2021

Maravilhoso ??
Gostei muito do segundo livro desta trilogia! Fiquei totalmente ligada, sempre querendo voltar ao livro para seguir as aventuras de Diana e Mathew! Criatividade, fatos históricos e fantasia, misturados na dose certa! Recomendo!

Duda 11/02/2021

Amei mais que o primeiro?
É fato que algumas continuações não se comparam aos primeiros livros, aqueles que dão início a tudo. Muitos são bem ruins, outros são melhores.
Esse segundo livro eu diria que chegou muito perto ou está na mesma posição do primeiro, mesmo eu sentindo que A Descoberta das Bruxas acontece muito mais coisa, e é uma sensação completamente equivocada, já que o tanto de revelações e percalços que acontece nesse livro.
Amei demais o fato de podermos entrar em contato com personagens que no tempo "presente" não teria como encontrar, sem tirar os personagens históricos como a própria Rainha Elizabeth.
Esse livro tem tanto embasamento na alquimia, história, biologia que me deixou impressionada.

Loézinha 21/07/2015

Nossa!
Muita aventura e ação nossaaa!!!!
Beth 30/09/2015minha estante
Sim, o livro é muito bom! Mas a Editora Rocco fez uma péssima tradução, não efetuou nenhum tipo de revisão, deixando passar parágrafos confusos e erros crassos de português; não há notas de rodapé nem tradução dos textos em alemão e latim. Um desrespeito para com a autora e para com os leitores.

Fabiola69 13/11/2015minha estante
Beth você falou tudo, "confuso devido a tradução " pois só isso pode explicar a confusão que senti em varios momentos, e cheguei a conclusão que vou ter que reler um dia, e essa falta das traduções no rodapé é imperdoável.

Isa 20/06/2020

Gostei desse segundo mas esperava mais, foi muita enrolação pra mim, espero que o último livro seja mais emocionante.

Gaal 08/07/2020

Cansativo
O primeiro livro foi ótimo, introduziu o romance e a história das criaturas, já o segundo, digamos que se perdeu.
É legal toda a narrativa de volta ao passado, falar sobre a cidade, inserir personagens históricos reais... Mas parece que a autora se empolgou demais, e acabou que alguns capítulos eu simplesmente não tinha mais paciência pra enrolação.
A sensação que deu foi que a história não andou direito, o primeiro livro é corrido, com desenvolvimento, já esse você dá uma pausa, tudo é devagar, tudo é comentado, tudo é explicado... E no meio do livro já cansou.

fonsecsa 28/01/2023

exaustivamente bom
Esse livro me fez entender quando Matthew diz que para um vampiro um minuto pode ser eterno ou muito rápido. Esse é exatamente o sentimento que o livro causa. Muitas vezes os eventos se prolongam muito e os personagens perdem do real objetivo deles e a autora acaba inserindo muitas informações, o que pode deixar a leitura cansativa.

Apesar disso, o livro é bom, possuindo muitos eventos interessantes e até despertando uma certa curiosidade sobre alguns eventos históricos. Eu espero ansiosamente pelo próximo volume para encerrar a trilogia.

Gabi Sampaio 06/08/2020

Incrível
Dividido em 5 partes a sombra da noite é uma continuação perfeita uma trama ainda mais inteligente do que o primeiro,
A jornada de Diana e Matthew se torna ainda mais perigosa, reveladora e imprevisível. Com os novos personagens e a volta daqueles que estiveram presentes no passado (ou presente rsrs)

Thyago12 03/08/2023

Este segundo livro da saga foi bem mais interessante que o primeiro, gostei como a escritora envolve a história com os fatos históricos do passado. E o final deixa o coração quentinho, sentido que chegou em casa