Sombra da Noite

Sombra da Noite Deborah Harkness

Resenhas - Sombra da Noite

Mel Rodrigues 04/04/2022

Viagem no tempo
O segundo livro da trilogia das almas de Deborah Harkness supera a si mesmo em qualidade, levando-nos junto ao casal principal em sua aventura na Inglaterra Elizabethana. O livro é longo, talvez um pouco ao limite do excesso e se torne repetitivo.

A estranheza do linguajar dos personagens se perde, se por a autora estar tentando manter-se mais formal dado a época em que eles estão, ou se pela estranheza do primeiro livro de fato se dar na tradução, sou incapaz de dizer. Os personagens parecem mais bem estabelecidos nas idades que tem, em suas próprias personalidades e jornadas, o que é reconfortante.

Sendo fã da série antes de me tornar leitora dos livros, tendo a dizer que a série organiza melhor os eventos, ao passo que no livro eles se apresentam quase como uma checklist em certos momentos, onde a autora empurra a suspensão da descrença no mundo em que ela mesma criou até o último limite para criar algumas situações específicas.

@ofantasticomundodebabs 04/03/2021

Qual personagem te deu vontade de tacar o livro na parede??
Minha gente, que ladeira abaixo que foi esse livro, viu? Haha. Eu gostei bastante do primeiro, e achei que o segundo tinha tudo pra ser super bacana, mas fiquei tão irritada com as atitudes de Matthew, com a falta de diálogo e a mudança de foco da história, que tive vontade de jogar o kindle na parede!! (brincadeira, viu gente? pelamordeDeus jamais faria isso com meu bebê! Haha.)?
Acho que a autora enrolou demais e acabou se empolgando muito nas questões históricas (afinal, ela é uma historiadora), e o livro acabou ficando muito cansativo e sem objetivo.?
Apesar de ter passado muita raiva, os últimos 10% (sim, 10% kkkk) melhoraram consideravelmente e me deixaram curiosa pra terminar essa história. Se não fosse por esse final, não faria questão de continuar a série, mas vou persistir porque sou teimosa! hahaha?
Vamos então ao que interessa? ?
A resenha abaixo ?Ã? tem spoiler, viu gente??
Diana Bishop é uma bruxa que não sabe muito bem como utilizar os seus poderes. Matthew De Clermont é um vampiro milenar que estuda a possível extinção de sua espécie e de outras criaturas.?
Os seus caminhos se cruzam após Diana entrar em contato com um poderoso manuscrito, o Ashmole 782. ?
Neste livro, eles precisarão fazer uma importante viagem para encontrar alguém que ajude Diana a praticar e compreender melhor os seus poderes, além de buscar mais informações sobre o Ashmole 782 para entender o que faz esse manuscrito ser tão importante.?
Mas, durante essa viagem, muita coisa vai acontecer. Será que Matthew e Diana conseguirão sobreviver às traições, artimanhas políticas e aos numerosos inimigos que farão pelo caminho? Diana conseguirá exercitar a sua magia? Encontrarão as informações que estão procurando sobre o manuscrito??
É aquilo de sempre: só lendo pra saber!?
É isso, gente! A premissa é bacana, né? Pena que não me conquistou muito! Espero que o próximo melhore.?

Vivi 18/03/2022

Novamente achei o começo meio lento. Mas a história em si é boa e vale a pena. Até então estou achando a série bem fiel, com poucas exceções de detalhes importantes, como os familiares das tecelãs.

Maria_ 01/03/2022

SOMBRA DA NOITE 2°VOLUME TRILOGIA DAS ALMAS DEBORAH HARKNES
2 vol , onde Diana e Matthew fazem uma viajem no tempo para o ano de 1591.
Intrigas ,paixoes da Era Elizabethana.

Envolvente,rico e muito recomendo

T 19/08/2021

Perguntas, respostas e mais perguntas
Se não se apaixou no primeiro livro esse é o momento de se entregar com tudo !
Um novo mundo vai surgir sob as cinzas do velho mundo, bruxas, vampiros, demônios e humano ... Quem liga para rótulos ?

Daniele 08/08/2021

2° volume
Gostei do segundo livro. Já sabia algumas coisas aconteceriam por causa da série de TV. Mas é bom ver o ponto de vista do livro. Espero mais no próximo volume.

G 07/04/2021

Sombras da Noite
Assim como no primeiro livro a história é contada de forma rica e detalhada, mas o que realmente faz você não querer largar o livro é o desenvolvimento da Diana e do Mathew, não só como um casal, mas individualmente, ao decorrer do livro eles passam a aceitar quem são e pelo que passaram, e esse descobrimento próprio deles faz com que eles se apaixonem perdidamente um pelo outro de novo, e com que você se apaixone por eles. E além deles todos os outros personagens apresentados são maravilhosos (exceto o Kit, eu sei que ele é um dramaturgo, mas gente ele não precisava ser tão dramático assim). Phillipe é tudo que se imagina que Zeus sonha em ser um dia. O Jack e a Annie não foram só adotado pelo Matt e pela Diana, mas por mim também. E
o Gallowglass é oficialmelte meu novo crush, em conclusão eu amei (quase) todos os personagens e amei o livro.

Carol B. 23/11/2020

Esse livro é tão cheio de múltiplos eventos que acontecem muito rápido como seu predecessor. Apesar disso, o primeiro não é ruim e esse consegue ser ainda melhor. Parece que os personagens conseguem se encaixar melhor e fazer mais sentido. Soma-se a isso o crescimento da personagem principal, que mantém sua honestidade com os sentimentos, característica já interessante no primeiro livro, e acrescenta a isso a determinação e força que vem de ter conhecido a si e sua história.
Ah e as piadinhas com livros de vampiro (a.k.a Crepúsculo) rendem algumas risadas bônus.
Alguns personagens secundários também crescem na história e no coração do leitor e não pude deixar de torcer por eles também.
Enfim, um ótimo livro

Vanessa 17/11/2020

Completo!
Diana e Matthew vão a fundo para descobrir os mistérios do Ashmole 782 e lutam contra seus inimigos. Diana descobre que pode viajar no tempo e retornam a 1590 para que possa completar seu treinamento de bruxa. Neste tempo Diana conhece figuras como Shakespeare e a rainha Elisabeth I e conhecem outros membros da familia De Clermont.

Tatiana Brandão 10/02/2020

Continuação da trilogia A Descoberta das bruxas
Nesse segundo livro a autora nós leva para a Europa medieval e continua nos contando o fantástico romance e aventuras dos personagens Diana e Matthew.

Vanessa Comenta 29/11/2018

Apaixonante
Deborah Harkness como sempre surpreendendo, uma narrativa elegante e totalmente bem descrita. ADOREI a maneira como ela abordou fatos e personagens históricos na história de maneira totalmente natural, fica visível a maneira como a autora domina bem o assunto e sabe exatamente sobre o que esta falando.
Confesso que no inicio acabei ficando um pouco confusa com a quantidade de novos personagens que apareceram na história, mas acabei me acostumando ao longo da leitura.
Foi um livro extremamente proveitoso.
Ket 29/11/2018minha estante
Tenho muita vontade de ler essa trilogia!

Aline.Fernandes 26/10/2018

"Começa com ausência e desejo, começa com sangue e medo. Começa com a descoberta das bruxas."
Diana e Matthew precisam correr contra o tempo em busca de uma solução para os problemas do presente e para isso recorrem ao passado. Para ela tudo é novo, para ele uma sucessão de reencontros. Porém, independente dos obstáculos que precisam ser ultrapassados, ainda é necessário lidar com os contratempos encontrados nessa viagem e isso acaba tumultuando ainda mais as coisas.

Nessa sequência de A Descoberta das Bruxas, somos transportados para um passeio histórico pela Inglaterra de 1590, século XVI. Esbarramos com alguns personagens reconhecidos por historiadores, como Shakespeare e até mesmo a última monarca da Casa de Tudor, Elizabeth I, entre outros. E também surgem novos personagens fictícios interessantes e marcantes, como Gallowglass (aquele tipo que vai te conquistando no decorrer da trama) e Goody Alsop (aquela senhorinha maravilhosa que você quer cuidar para sempre), e outros que embora tenham sido tocantes, me fizeram questionar o motivo de sua aparição, se foi só para bagunçar mais ainda o tempo ou se terá algum encaixe no próximo livro. Veremos.

Achei o tour histórico maravilhoso, mas na minha opinião as coisas saíram bastante do eixo principal. Existe um motivo para que os personagens tenham ido parar nesse período em particular e fiquei com a sensação de que rolou um pouco de desorientação nesse desenrolar. Muita coisa acontece e o objetivo fica praticamente em suspenso.

É complicado fazer uma crítica assim, pois o livro é bom. Mas preciso dizer que tinha expectativas diferentes. Diante de tudo o que foi alcançado, acho que poderia ter sido mais enxuto e objetivo, ao meu ver não tinha necessidade de quinhentas e sessenta e oito páginas. Não digo isso pela quantidade, digo pelo desenvolvimento do enredo.

O ponto alto desse livro para mim foi o aparecimento de personagens que não passariam de lembranças, especialmente Philippe de Clermont, virei fã desse cara! Foram momentos emocionantes e que me fizeram repensar uma série de acontecimentos e encaixar algumas peças. Algumas ainda estão soltas, mas guardo a esperança de que no próximo livro encontre todas as respostas.

site: http://www.bosquedaimaginacao.com/