Sombra da Noite

Sombra da Noite Deborah Harkness

Resenhas - Sombra da Noite

Loézinha 21/07/2015

Nossa!
Muita aventura e ação nossaaa!!!!
Beth 30/09/2015minha estante
Sim, o livro é muito bom! Mas a Editora Rocco fez uma péssima tradução, não efetuou nenhum tipo de revisão, deixando passar parágrafos confusos e erros crassos de português; não há notas de rodapé nem tradução dos textos em alemão e latim. Um desrespeito para com a autora e para com os leitores.

Fabiola69 13/11/2015minha estante
Beth você falou tudo, "confuso devido a tradução " pois só isso pode explicar a confusão que senti em varios momentos, e cheguei a conclusão que vou ter que reler um dia, e essa falta das traduções no rodapé é imperdoável.

Francini Farias 07/07/2021

O desenrolar da trama está cada vez mais envolvente. O livro e muito bem escrito e cheio de detalhes que nos prende do incio ao fim.

Daniel 23/02/2019

História de amor muito mais tóxica do que o anterior
Para falar de ficção e sobrenatural, é um livro ótimo, contudo, a história de amor é o ponto fraco da história, um vampiro machista e uma bruxa que aceita o inaceitável em nome desse amor. Chega a ser desconfortável. A bruxa, que deveria ser uma mulher moderna acaba sucumbindo à uma relação doentia
Carolina1364 14/03/2019minha estante
Estou ledo suas resenhas e apavorada com esse livro, acho que não quero começar a trilogia!
O problema é que comprei super caro os três livros =(

Nathi 28/04/2019minha estante
Vc tá certíssimo

Natalia Fioravante 28/01/2022

História profunda
Levei um bom tempo pra terminar esse calhamaço, e não só pelo número de páginas, mas pela profundidade da história, apesar de ser um livro de fantasia, de um romance de uma bruxa por um vampiro, não se engane, a narrativa da autora é algo que não se vê em livros com essa temática, bem madura e em muitos momentos bem real no diz respeito aos reveses da vida quer você seja um personagem de uma história de magia ou não. O relacionamento mesmo de Matthew e Diana é permeado por anseios, meio truncado em alguns momentos, apesar do desejo de ambos, não espere algo meloso, circunstâncias desafiadoras ao longo da história faz aflorar sentimentos conflitantes neles. Gostei desse volume, apesar do primeiro ter sido melhor, talvez por não ser tão denso como esse, o outro devorei, esse achei que não ia terminar nunca apesar de estar gostando, e em alguns momentos o excesso de detalhes me cansava um pouco, mas no geral valeu muito a pena, quem gosta de História e de mistério com um toque de ocultismo e claro, com um romance mais maduro super recomendo.

RhannaP 21/07/2022

Finalmente consegui concluir esse segundo livro.
A história me prendeu muito em muitas partes, mas também me deixou avoada e desinteressada em vários outros momentos. Levei quase um mês pra concluir, mas a leitura foi muito boa, mesmo as partes mais enroladas são de muito bom proveito, eu que estava um pouco sem paciência nas últimas semanas e não consegui desfrutar muito bem.

Mile 26/06/2021

"Cicatrizes não me incomodam. São sinais de que lutei e sobrevivi."

Nessa sequência conhecemos bem mais da história do Matthew, o que ele fez durante suas várias "vidas", seu reencontro com o passado, sua luta contra instintos....

Enquanto isso Diana tenta se adaptar, descobrir quem é, lidar com seu relacionamento e aprender sobre os seus poderes.

Esse livro têm mais drama, mais romance e mais lágrimas que o anterior, é divertido também e tantos personagens históricos que fiquei perdida.

Fiquei com o coração na mão em muitas partes, quero muito saber como tudo termina!

Liine 13/07/2019

Muito cansativo
Achei o livro muito cansativo, a história não é ruim, porém pensei um milhão de vezes em abandonar esse livro. Finalmente depois de longos meses consegui terminar. Se a história fosse mais objetiva seria melhor. Poucos pontos em que fiquei com vontade de saber mais.
Anny F5 15/07/2019minha estante
Também estou achando muito cansativo, gostei muito do primeiro livro, mas esse está difícil de terminar.

Liine 17/07/2019minha estante

Allyson 06/10/2019minha estante
O problema é as referências mas como eu amo literatura inglesa muitos dos acontecimentos históricos foi simples li em 2 dias

Alessandra 28/11/2020minha estante
muito muito lento... desanimador> parece que a escritora fez um check list da tese de doutorado. E o livro da vida foi esquecido ne? lembraram so no final.... affffff

raissa.santos.3 14/11/2020

Da trilogia, este é meu favorito, pois a dinâmica do casal em 1590 é incrível. São tantas pessoas históricas apresentadas, o que eu gosto, pois adoro pesquisar sobre eles, mas o que pode ser negativo para alguns. Há também muita mitologia e magia no meio.

Cati 21/05/2017

Histórico, inteligente e bem descrito
O segundo volume da Trilogia das Almas, numa edição da Rocco bem melhor trabalhada que no primeiro volume, narra a sequência da busca de Diana Bishop e Matthew Clairmont (crush eterno, risos) pelo manuscrito Ashmole 782, um casal peculiar que não está dentro das normas e leis sobrenaturais. Por isso, não só a coexistência de vampiros e bruxas corre perigo, como também a dos demônios, dessa forma, em busca de segurança, o casal viaja no tempo rumo à Londres Elizabetana de 1590. Mas, será que o passado é realmente o refúgio ideal?

Deborah Harkness por ser historiadora conta a história de uma forma única e incrivelmente envolvente. Sua narrativa e detalhes de um cenário do passado consegue de forma fluente fazer com que você sinta até os odores das ruas antigas, veja as estruturas arquitetônicas erguidas e se envolva na atmosfera de uma forma sem igual. Por mim, um dos melhores pontos do livro, já que tal, se passa em sua grande
maioria no passado e as partes históricas são muito bem desenvolvidas nas rotinas, vestimentas, problemáticas, hábitos, personagens: como, Elizabeth I (rainha da Inglaterra), Christopher Marlowe (escritor de Fausto), Thomas Harriet (inventor do telescópio) e William Shakespeare (escritor), todos eles e mais alguns, compõem a história.

Nele, é desenvolvido o amadurecimento do romance e casal principal, bem como relações de perdão (merecemos ser perdoados? Inclusive por termos matado?), familiares, arrependimentos, verdade (não demoram para serem reveladas o que acaba não causando intrigas, como a maioria das outra relações de outros romances em que esconde-se a verdade).

Há uma busca pela identidade de Diana como bruxa e mulher, onde muitas vezes ela parece de certa forma aprisionada ao vampiro, dependendo "dele" para encontrar essa nova identidade mágica, por outro lado, há partes sim, em que ela ainda mostra aquela personalidade forte e excêntrica do início do primeiro livro.

O mundo sobrenatural principalmente em relação às bruxas é bastante criativo e eu gostei especialmente das bruxas antigas, quando há relatos sobre a caça às bruxas é quando? elas ajudam Diana a usar seus poderes (que não seguem padrões de outras histórias sobrenaturais).

Outro fato interessante é que alguns capítulos não se passam no passado e sim no presente (com os personagens que não viajaram no tempo) e como estão levando seus problemas (e romances?), além de como os atos de Diana e Matt no passado está modificando o presente. Será que eles fizeram algo inadequado??

De um modo geral eu gostei do livro, já que gosto de histórias com bruxas e da história em si, porém, achei as primeiras partes um pouco enroladas, demorando para acontecer aquilo que se espera desde o início. Assim, as primeiras 300 páginas são pouco fluentes e a narrativa fica interessante só a partir disso e até a personalidade de Diana parece evoluir só a partir dali também.

*OBRIGADA PELA LEITURA, ESPERO QUE TENHA GOSTADO!*

SilviaV85 20/10/2020

Bela continuação
Acharia que seria uma mistura muito grande de situações e que iriam me deixar confusa, mas tudo flui muito bem e te envolve q cada página. Amei essa continuação que não te faz desistir de ler e querer saber tudo até a última página. Recomendo claro

Lili 24/09/2020

Sombra da Noite
O segundo livro da trilogia das almas, traz Matthew e Daiana lutando por sua segurança além da busca pelo manuscrito Ashmole 782. A partir do momento em que a bruxa e o vampiro assumem seu amor, a segurança da convivência harmoniosa das criaturas (vampiros, bruxas e demônios) entre os humanos é ameaçada e eles passam a ser "caçados". Em busca de proteção e do Ashmole 782, eles viajam no tempo e se deparam em Londres de 1590. Todas as tramas, perigos e descobertas são vivenciadas no passado, mas ainda assim, não encontram a proteção ideal. Precisam retornar ao presente (futuro) e encarar as consequências das possíveis alterações sofridas e continuar a desvendar os mistérios que o tão desejado livro pode oferecer sobre à origem das criaturas.
Uma trama riquíssima em detalhes históricos da Inglaterra Elisabetiana de 1500.
Tania 24/09/2020minha estante
Amei toda a trilogia!!! E a série tmbm está fantástica....???

Lili 24/09/2020minha estante
Também amo demais! A série não é tão minuciosa quanto o livro, até gostaria que pudessem explorar mais, com mais episódios... ou seguirem mais a risca cada detalhe, porém, amoOoOOoo de paixão a série também. ?

Simone 23/09/2020

História cheia de reviravoltas, com tensão e suspense. Uma história de vampiro diferente de todas as outras.

Lauren 30/07/2020

que história!
Se é pra escolha um favorito da trilogia a minha escolha é por esse livro.

Eu amei tanto a Diana e o Matthew se conhecendo, se descobrindo, amei toda a trama histórica, as mudanças de cenário. Ouso dizer que esse foi o livro para conhecer o nosso casal, porque aqui eles mostraram vários lados deles, várias cartas na manga, seus defeitos, seus erros e foram se apoiando e criando confiança uns nos outros.

Eu não sei nem expressar como foi bom ver a evolução e a Diana descobrindo seus poderes e aprendendo a lidar com eles, a Corra é uma força da natureza e ver a Diana se aceitando bruxa e poderosa foi muito bem construído e desenvolvido nessa história. Pra mim nesse livro ela mostrou a força não só como bruxa, mas como mulher, além de ter demonstrado um coração e uma bondade sem tamanho, foi cada gesto bondoso e lindo.

Ver o Matt todo vampiro dominante em alguns momentos me irritou, mas nao pude deixar de entender ele e achar ele cada vez mais charmoso, mdss que homem charmoso e encantador! Os melhores personagens nos ganham nos detalhes e nas suas fragilidades expostas: e esse foi o livro pro Matt mostrar tudo isso e pra trabalhar a cura em muitas coisas. Foi impossível não se apaixonar por ele.

E o que são os personagens secundários?

O Philippe no início me deu vontade de sacudir e dizer umas verdades, mas depois ele foi se mostrando tão acolhedor, paternal, inteligente e tão libertador pra eles, que a única coisa que eu fiz foi amar ele e lamentar o seu já sabido fim. Pra mim ele ter aparecido na história foi um bônus gostoso e inesperado e ao mesmo tempo tão imprescindível pra toda a trama, pra todo o desenvolvimento, escolhas, atitudes e pra que eles pudessem se permitir mais como casal. Que vampiro foda senhoras e senhores!

O Gallowglass? Não sei nem o que dizer desse vampiro lindo e superprotetor que eu amo, ele é aquele estilo badboy durão que tem um coração imenso e um senso de lealdade. Aff, apenas perfeito, quero pra mim!

A Mary é uma mulher maravilhosa, amo mulheres na ciência, então achei o empoderamento, lógica e a classe dela sem iguais. A amizade dela e da Diana foi tão demais, pois foi a primeira vez que apareceu a Diana interagindo com uma amiga e a Mary conseguiu ensinar a Diana a ser mais política nas atitudes, ter mais classe em algumas coisas.

A Annie e Jack vieram pra enriquecer a vida deles, trouxeram a sensação de aconchego, família e lar. Com certeza não teria sido a mesma história sem eles, achei eles tão fofos. O Matt com o Jack é de encher o coração ? ME ADOTA!

Os amigos do Matt são maravilhosos e ver ele percebendo a falta que eles fazem na atualidade é uma lição sabe!? de que muitas vezes as pessoas passam pelas nossas vidas e ficam as lembranças boas, mas que nenhuma memória substitui o estar presente. Claro que dentre os amigos o que eu menos gostei desde o início foi o Marlowe, mas não tem como não sentir certa empatia por ele e entender que eles chegaram do futuro e acabaram impondo realidades duras pra vida dele e achei muito nobre a atitude da Diana com ele, confesso que eu nunca imaginei isso acontecendo.

No final aparece uma pessoa que é um bônus tão maravilhoso que chega a aquecer o coração, melhor surpresa! E não vou falar mais nada, pois sem spoiler.

Todas as surpresas foram bem-vindas e as descobertas também, o livro continua seguindo aquele ritmo detalhado, mas eu não acho que seja demais, a escrita sabe nos envolver e fazer a gente se apaixonar e odiar vários personagens, não apenas os principais e eu amo isso no livro, amo que os personagens secundários são importantes e inesquecíveis, colaboram muito com a história e o desenvolvimento dela.

Eu amei cada parte desse livro e como ele foi dividido, to muito curiosa pra ver como que isso será trabalhado na série, porque essa história tá muito bem desenvolvida, trabalhada e os detalhes são todos tão importantes.

Foi maravilhoso ver todo esse amor crescer enquanto eles se descobriam como criaturas que são.

Thalita 10/04/2023

O que foi esse livro?!!!!!
Apesar de já conhecer a história inteira eu fui muito impressionada com a riqueza de detalhes que tem nesse livro! Diana tentando de ajustar á época e o Mattew tentando fugir do Phelippe para não enfrentar os traumas foi motivo de risada e preocupação por aqui.

A parte que mais me tocou e me deixou muito emocionada foi quando o Mattew reencontrou o Phelippe e eles tiveram aquela "luta"/"acerto de contas" que foi tão importante pra o Mattew se aceitar e superar o fato de ter matado o pai, além de que o perdão do Phelippe me arrancou inúmeras lágrimas, foi a parte mais emocionante da trilogia eu ouso dizer, acredito que nunca vou superar a parte dos dois em Sept-Tours no passado e a alegria plena deles em estar com o Phelippe e também o fato dele ter mandado um recado pra Ysabeau do futuro me deixou muito emocionada.

Além disso foi incrível o encontro da Diana com o Stephen no passado, me entristece ele ser tão frio e não ter demonstrado o afeto que aposto que ele sentia pela filha, imagino como teria sido se a Rebecca tivesse ido ao passado também e visto a Diana como o Mattew.

Fiquei bem aflita na parte que eles estavam em Praga, o rei era maluco e por pouco ele não tornou a Diana um de seus troféus a serem exibidos.

No mais esse é um bom livro mas se não fosse o encontro com o Phelippe eu não teria gostado tanto.

Laura.Oliveira 08/06/2018

Viagens no tempo.. huummm
Nossa bruxa Diana resolve dar um rolê pela Inglaterra Elizabetana a fim de encontrar um "tutor" ou uma "tutora" para que lhe ensine a usar os poderes que ela renegou durante a vida inteira só por medo dos mortais... pffff, esse negócio da Diana não se assumir os poderes foi umas das coisas que mais me irritou no primeiro livro, tipo, os pais delas são mortos por humanos e ela fica com medo de ser bruxa, se fosse eu ia se tornar a bruxa mais terrível, poderosa e cruel que a humanidade já conheceu, é claro que se você leu tudo o primeiro livro e chegou neste aqui, (ou decidiu chegar) já entende que a decisão dela foi super conveniente com os desfechos (eu ia usar a palavra "roteiro" isso é permitido com livros?), então ela parte com seu amado Matthew para o século XVI, e encontra com personagens cativantes como a turminha da Escola da Noite, e as outras figuras históricas como Kit Marlowe (ui, ele era apaixonado pelo Matthew) a Rainha Elizabeth, em fim. Se você gostou do primeiro livro, o segundo mantém a essência, a trama é muito boa e fica cada vez mais intrigante com o lance do tempo e da Diana conhecendo o sogrão e o passado do seu namorado vampiro, detalhes e descrições a dar com pau, mas cenas emocionantes dignas de umas lágriminhas, Diana, na minha opinião, evolui um pouco (ainda bem) e Matthew, bem, não vi muita diferença do primeiro livro, talvez a gente veja se levarmos em consideração que conhecemos a história dele e talz. No mais, se você não largou o primeiro pela metade e ainda tem curiosidade de saber sobre os apuros de Diana, eu recomendo.