O Colecionador de Lágrimas

O Colecionador de Lágrimas Augusto Cury

Resenhas - O Colecionador de Lágrimas

Helen Daiane 15/07/2021

De início antes de ler, imaginei que fosse um livro de autoajuda mas ele é um livro de romance psicológico maravilhoso.

Willian Nicácio 16/05/2020

O colecionador de lágrimas
A mais ou menos a uns cinco anos atrás vi a capa desse livro em uma loja, me chamou muito a atenção decidi ler a sinopse, gosto muito de assuntos relacionados a segunda guerra. Só comprei a livro dois anos depois e demorei muito tempo para ler, para ser mais preciso esses dias.
O livro tem uma história interessante, que gira em torno de um professor universitário. O suspense na sua maior parte é interessante, um pouco forçado em certos momentos, mas segue bem a cada capitulo. Os personagens poderiam ter sido mais bem trabalhados, principalmente alguns que foram cruciais para o caminhar da trama, e o autor, que é um dos meus preferidos, peca às vezes como em outros de seus livros pelo simples fato de que praticamente todos os personagens são muito inteligentes e sábios e é um pouco cansativo também o excesso de falas filosóficas e de grandes efeitos.
O colecionador de lagrimas, é um livro que relata muito bem alguns fatos sobre a Segunda Guerra Mundial e misturando isso tudo com ficção cientifica deu uma boa mistura. Foi um dos melhores livros que li no ano, vale a pena ler. Já estou lendo a continuação.

Roberta 21/12/2012

Fascinante,esperando pelo segundo volume!
Excelente leitura para educadores e futuros educadores,que tem por missão formar pensadores e não repetidores de idéias para que num futuro próximo não venhamos cair nas garras de mais um ditador.O livro fala sobre a mente humana,sua complexidade e tantas outras coisas que prefiro aguçar a curiosidade de todos e deixar que descubram lendo esse romance inexprimível.
A quem vier a ler esta obra,desejo uma excelente leitura e reflexão,para que possamos educar nossa mente,construir uma visão crítica,contribuindo assim para o "Holocausto nunca Mais".

Suuh | @leitora.ansiosa 22/09/2022

Uma bela aula de história
A história inicia com o professor Júlio Verne, especialista no estudo da Segunda Guerra Mundial, acordando aos prantos e indignado, pois, tinha sonhado com a execução cruel a queima roupa de uma família de judeus e neste sonho ele não fez nada para ajudá-los.

Os sonhos realistas na qual Júlio sempre está no período do Holocausto passam a serem constantes e isso começa a irritá-lo muito. Verne sempre foi considerado um ótimo professor, mas depois desses sonhos muito reais, ele muda bastante sua dinâmica em sala de aula e isso tanto agrada quanto desagrada muita gente.

O professor passa imitar nazistas, a imitar Hitler, a passar toda a angústia que sentia nos sonhos com todas aquelas crueldades para seus alunos. Relatava fato por fato afim de instigar a curiosidade, a reflexão, o senso investigativo em seus alunos. Ele gostava que o conhecimento ultrapassasse a sala de aula e aos poucos foi ficando mais famoso ainda na faculdade.

Com o passar dos dias ele começa a receber umas cartas estranhas, escritas por pessoas que viveram na época da Segunda Guerra Mundial, passa a ser perseguido por fanáticos pelo Hitler e até a sofrer um atentado.

As coisas parecem estar tão fora da realidade que ele e até sua esposa Kate, que é psicóloga social, passam a desconfiar de sua sanidade mental.

Junto a toda essa trama, a uma excelente aula de história. Júlio narra a Segunda Guerra, a história do Nazismo, a vida de Hitler, de uma forma tão dinâmica que o leitor fica vidrado na história querendo ler mais e mais.

Verne, que além de ser professor de história também é formado em psicologia e usa seus conhecimentos para desvencilhar a mente doentia de Hitler. Nos mostra como uma criança que se tornou um simples soldado que só mandava recados e era super magro e medroso, conseguiu manipular uma sociedade tão à frente do seu tempo, como a Alemanha.

Foi uma leitura tão gostosa de fazer que meu exemplar ficou assim, cheio de flags marcando as minhas partes favoritas da história.

site: https://www.instagram.com/reel/Ci0_D3kgtzd/?utm_source=ig_web_copy_link

Carol 26/01/2013

Incrível.
É um dos poucos livros de Cury, que nos faz realmente pensar sobre a humanidade, esse livro me fez realmente refletir sobre Hitler, sobre aquela época, e em como isso ainda nos afeta, como podemos ter nos tornado insensíveis perante a dor do próximo. Recomento muitissimo esse livro, pois além de nos dar uma verdadeira aula de historia, ela nos faz pensar e repensar em nossas atitudes.

NatAlia.Sousa 24/01/2022

Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial começa a ter insônias e pesadelos, como se estivesse vivendo as atrocidades ocorridas durante o Nazismo. Em um ponto de desatino, diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos. Bem quisto por alguns, mas criticado e processado por outros, sua fama coloca os holofotes sobre ele, ainda mais quando um complô nazista parece persiguí-lo.

Malu.Rodrigues 20/09/2020

Um bom romance histórico!
Em O Colecionador de Lágrimas, Augusto Cury conta a história de Júlio Verne, um professor de história especialista na história de Hitler. Júlio Verne dá aula para seus alunos na universidade quando diversos acontecimentos fora do comum acontecem com ele, virando seu mundo de cabeça para baixo.
Há um segundo volume com a continuação da história de Júlio Verne, que não termina neste livro, porém a história não me cativou o suficiente para continuar a leitura.
Apesar do livro ser uma ficção romântica, Cury nos enche de informações reais sobre a ascensão e Hitler e do Nazismo na Alemanha, impondo ainda questionamentos importantes que nos fazem pensar.
Um ótimo livro para todas as idades, para quem busca compreender a história da Alemanha Nazista de forma explicada e simplificada e para entender a ascensão de líderes ditatoriais em situações de crise.

godoy9 25/08/2020

O
Depois de 5 meses de leitura descobri que esse era só o começo da história...

Rinaldo 28/12/2020

O colecionador de lágrimas
Augusto Cury no campo da ficção... Bem tão ficção assim...rendo como pano de fundo Hitler e sua terrível influencia em nosso mundo.

Keila Sousa 28/05/2022

O tempo
O medo da perda, essa argamassa tão primitiva e tão atual, que molda e transforma o ser humano, foi utilizado como um memorial eterno para selar o amor entre Katherine e Júlio Verne, um amor sem dúvida sólido e que havia passado por muitos testes de estresse, mas que não se sabia se resistiria ao mais invisível e penetrante dos fenômenos: o tempo.

Isabelle Rodrigues 23/03/2022

Com esse livro aprendi a olhar com solidariedade para a família que pertencemos que é à Família Humana.?

Prof Alex 27/03/2022

Me frustrei
Lido pela segunda vez. Realmente didático. A ficção é só pano de fundo para palestra literária e frases de efeito. Mas para quem gosta do Cury vai se contentar.

thuanyf 28/12/2020

...
Eu amo tanto os livros do Augusto Cury. Quer ler de novo...

wendy4 15/09/2022

sensacional
esse livro me deixou não me deixou dormir pq toda hora eu ficava lembrando de uma passagem ou imaginando alguma cena, li quando tinha uns 14 anos e reli com uns 18 e continuo com a mesma opinião. Ja to com vontade de ler dnv kkkkkkk