O Quinze

Shiko

Resenhas - O Quinze

Lee 20/01/2024

Uma leitura arrebatadora
Rachel de Queiroz é um nome muito homenageado no Ceará, estado onde vivo. Na minha universidade, há um auditório que leva o seu nome e um poster gigante com sua foto nos corredores da biblioteca. Também há um parque muito lindo com seu nome aqui. FIco feliz por tantas celebrações da escritora, de fato seu romance de estreia é uma leitura arrebatadora, ainda quando se sabe que foi escrito por uma jovem cearense de apenas 19 anos. Coincidentemente, é com essa idade que eu li este livro, e confesso que hoje não seria capaz de lançar uma obra tão perspicaz, atenta ao cotidiano de sua época.

A jornada de Chico Bento, Cordulina, os meninos, rumo a uma chance em outro canto do país, assim como o romance tecido entre Vicente e Conceição são suficientes para prender minha atenção em um excelente retrato da vida no sertão nas primeiras décadas do século XX. Enquanto graduando em História, foi importante para mim mergulhar nesse cenário tão bem descrito de seca, miséria, sofrimento mesclado com fé e esperança que todas as personagens se enchiam para conseguirem sobreviver aquele período de estiagem. Li algumas resenhas e vi que alguns acharam que faltou algo no final. Eu discordo, essa história não precisava de um final incrível, porque a jornada que era o essencial. O final era só uma mera formalidade que todo livro exige, e, por isso, este não é diferente, e teve um.

Leitura obrigatória para todo cearense. Especialmente aqueles "do interior", que sabem do impacto da chuva, do gado, da agricultura, da mobilidade urbana, e de tantos dilemas que ainda permanecem atuais por aqui.
Jéssica Maria 23/01/2024minha estante
Que linda sua resenha. Também sou cearense e fiquei curiosa para saber onde você estuda, rs

Adenilcio 12/01/2024

Leitura fundamental
A obra retrata um país que ainda teima em existir: fome, pobreza, mazelas sociais? A autora externa ainda a triste vida do sertanejo, retirante em busca do alimento.

Duda 12/01/2024

O quinze
Um livro que conta a história da grande seca de 1915 no nordeste.

Chocou na época por ter sido escrito por uma mulher, nordestina e com apenas 19 anos.

Impacta mostrando como os retirantes enfrentaram a seca e que por causa dela muitos faleceram ou ficaram desnutridos.

Apesar do tema pesado, a linguagem é bem leve e você fica curioso para saber o que vai acontecer com os personagens.

Achei peculiar um dos personagens se chamar Chico Bento como o de turma da Mônica.

A história de Conceição e Vicente me ensinou a nunca deduzir algo sem questionar antes e que o orgulho e a falta de comunicação pode te impedir de viver coisas boas na vida.

Clara 11/01/2024

Um livro que me entreteve de forma fácil e instantânea, com personagens bem construídos, ainda que com apenas algumas páginas.

A história, sem dúvidas, é cheia de tristeza, agonia e morte, assim como a realidade na qual a autora se inspirou.

Foi o primeiro livro da Rachel de Queiroz que li e, com certeza, não será o último.

Ruth 10/01/2024

Esse livro apresenta uma história difícil de muito sofrimento e dor causado pela seca.
Apesar do tema ser bem pessado a Raquel consegue contar a história de forma muito sensível.
Obra prima dessa autora cearense.

Thi Acrisio 10/01/2024

Vae Soli
Amei o livro, ele é direto, sem delongas ou formalismo. Há um regionalismo que incialmente pode causar desconforto, mas você se acostuma, por que ele é Brasil.

A história da Conceição é instigante de mais, uma garota que olha pro mundo com o olhar de autocuidado, de respeito consigo mesmo e com grande amor pelo seu coração, é lindo. E a Rachel respeita muito esse amor, decidindo não finalizar com a donzela sendo salva por seu cavaleiro maravilhoso. (Eu pensei que isso iria acontecer)

A história da seca é dura, e Chico Bento e sua família tem os momentos mais pesados do livro. Muito pesado!!! porém tão verdadeiro. Eu não conhecia a história da dessa seca de 1915.

E agora quero falar da edição, simplesmente MAGNÍFICA. Tem tudo que um leitor deseja em um livro, apresentação, história, glossário e textos de apoio, e no fim uma cronologia da vida da escritora, é fantástica. Parabéns a José Olympio.

Além disso, quero ressaltar a importância da Rachel, primeira mulher a sentar na cadeira da academia brasileira de letras.

Quero ler todos os seus livros.

Rebeca 10/01/2024

Se eu soubesse que o livro tinha passagens racistas eu nem teria começado achei bastante desconfortável. Sim o livro tem uma escrita interessante principalmente na parte da família e autora não tem pena dos seus personagens é cruel eu realmente gostei desse realismo enriquece a obra, uma pena o racismo quem for sensível nessas questões como eu sou não recomendo por mais que tenha outros elementos bons esse estragou minha leitura.

Paulo2175 08/01/2024

Um romance da seca
Quinze - Rachel de Queiroz

O romance O Quinze, é um livro curto com cerca de 150 páginas, fiz a leitura num período de 24h. Fazia tempo que eu não lia um livro em período tão curto
O romance foca mais na seca do sertão do Ceará, a fome e aqueles que não aguenta tanto sofrimento que se tornam em retirantes. Retrata também o racismo, num sertão de 1915. A autora tinha apenas 19 anos quando escreveu o livro. Uma trama de muito impacto e dor daquela gente tão sofrida, onde o poder público não existe e casa um tem que se virar como pode.
O livro contém muitos vocábulos regionais, mas que não atrapalha em nada a leitura.

Bruna Gomes 08/01/2024

Quando uma garota de 19 anos escreve um clássico!
"Teve um súbito desejo de emigrar, de fugir, de viver numa terra melhor, onde a vida fosse mais fácil e os desejos não custassem sangue."

O quinze é um livro sucinto, entretanto, profundo o suficiente para nos conectarmos aos personagens e ao cenário desolador que vivem.

A autora, em poucas páginas, escancara uma seca que despe suas vítimas de qualquer dignidade. Humanos, animais, terra, sofrendo e morrendo à espera da volta da chuva.

Não pude evitar me surpreender ao descobrir que a Rachel de Queiroz tenha escrito um livro com tamanha consistência, vocabulário, enrendo com apenas 19 anos.

Enfim, se estiverem à procura de uma leitura rápida, densa e bem escrita vão de O quinze.

Hadlla.H 06/01/2024

"O quinze"
?O quinze? de Rachel de Queiroz é um livro que apresenta diferentes jornadas, de personagens distintos e com perspectivas variadas, abordando temas sensíveis e complexos. O livro envolve o leitor facilmente e possibilita que ele desenvolva sentimentos de apreensão, curiosidade, conexão e até tristeza ao longo das páginas. A história, sendo apresentada por diferentes pontos de vista, torna-se mais interessante, pois acompanhamos simultaneamente o drama de uma família que tenta fugir da seca, o drama de um vaqueiro que tenta salvar seu gado e a vida de uma mulher que se sente pressionada por vários motivos, mas encontra consolo em seus livros.

Clariane2 06/01/2024

Um dos clássicos da literatura brasileira, Rachel retrata na sua obra uma das piores secas do Ceará a de 1915, uma leitura simples e impactante.

Fabiana191 06/01/2024

Curto porém...
Um romance curto, porém entregou muito do que queria entregar.
Como cenário a grande seca de 1915 no nordeste brasileiro, um livro que você sente sede enquanto lê.
Um livro árido, severo, estéreo, seco, porém de leitura fluida e sensível. Onde até o amor sofre com a seca, mas tal sentimento ainda pode nascer, como uma flor de mandacaru que flora na adversidade. Um criança sobrevivente.
Contém cena de falas racistas (se é que posso chamar atenção para isso numa obra de uma jovem de 19 anos na década de 30).

Clara_Galaxia_ 04/01/2024

Uma estória sem dúvidas muito profunda.
Acredito que quem gostou muito de "Tudo é Rio" ds Carla Madeira, tbm vai gostar desse livro.
Chokito 04/01/2024minha estante
Chique

Aiphos 31/12/2023

Como não elogiar um livro nacional escrito por uma escritora tão fenomenal que é Rachel de Queiróz? Li o livro para a escola e simplesmente amei a forma como Queiróz brinca com metáforas e transforma suas descrições em algo palpável para o leitor. Era quase possível sentir o calor e a fumaça transmitido pela escritora em suas palavras. Também gostei da forma como um dos protagonistas, Conceição, rejeitou a ideia de se relacionar romanticamente com Vicente, quebrando completamente a expectativa de romance e demonstrando que o foco da trama era escancarar em forma de romance, a seca de 1915, que assolou o nordeste brasileiro.