Cristianismo puro e simples

Cristianismo puro e simples C. S. Lewis

Resenhas - Cristianismo Puro e Simples

Ka_ 19/07/2023

O mundo continua matando aquilo que Jesus fundou;
De início achei que a escrita seria um pouco complicada, rebuscada e afins. Mas percebi que Lewis tenta iniciar com premissas lógicas e amplas, para chegar nas particularidades e verdades coletadas a partir dos argumentos apresentados a cada capítulo.
Achei cômico os exemplos que ele colocou (que são a maior parte do livro haha).

A você que pensa que é difícil entender o cristianismo, ou que não entendeu esse livro, saiba que não é complicado. Mas também não é fácil. É uma linha tênue entre o que é o certo a se fazer e direto, e os percalços que podem surgir ao tomar o Caminho de Cristo.
O evangelho é simples, o ser humano é quem complica para si mesmo.

Mas também para conhecer a visão do autor. Perseverei e fui recompensado com uma das visões mais belas sobre a fé, esse conceito abstrato, sentido por cada um de nós à sua própria maneira.

Uma leitura por vezes difícil? Sim.
Cristianismo puro e simples? é uma leitura bastante recomendada para quem se interessa pela religião. Me engrandeceu.

Guilherme Dehon 11/02/2023

Cristianismo Puro e Simples...
Como é de praxe, mais uma obra extremamente intensa, complexa e repleta de ensinamentos do surreal C S Lewis, que com sua irreverência, perspicácia e sabedoria, discorre pelos principais elementos da cosmovisão cristã...

"Cosmovisão Cristã - é um esquema conceitual pelo qual, conscientemente ou não, aplicamos ou adequamos todas as coisas em que cremos, interpretamos e julgamos como realidade)."

Obs: não ouso resenhar C S Lewis... Minha capacidade intelectual não me permite tal façanha... me contento no que consigo absorver.

Recomendo sem reservas.

Victória 22/06/2022

C. S. Lewis não decepciona nunca
Ótimo livro para quem é cristão. A leitura é fluída, mesmo abordando em alguns momentos temas mais complexos.

Chunchumaru 17/10/2022

Didático, belo e fundamental.
Sensacional. Um clássico da apologética cristã que certamente levarei para vida; precisarei revisitá-lo de tempos em tempos.

Lewis é honesto, simples e didático ao mesmo tempo que consegue ser profundo e reflexivo. Maravilhoso.
milena :) 17/10/2022minha estante
SEMPRE QUIS LER!!!

Paulo1378 02/02/2021

A forma como Lewis escreve sempre me cativou... é um excelente livro no segmento religioso.

João 29/03/2024

O conteúdo do livro é extraordinariamente fiel ao seu título. O livro foi criado a partir das exposições do C.S. Lewis em uma rádio, durante o período de guerra que deixou tantas pessoas sem esperanças no futuro. Em todos os capítulos, o autor está conversando com o leitor e preocupado em fazer com que ele entenda o que está sendo dito. Para isso, ao seu modo, C.S. Lewis apresenta diversas ilustrações para simplificar e fazer jus ao que o livro propõe no seu título: apresentar ao leitor o verdadeiro cristianismo, o puro e simples.
Pavozzo 29/03/2024minha estante
Muito bom. Se me permite saber, qual o motivo da meia-estrela perdida?

João 30/03/2024minha estante
Eu demorei muito pra ler o livro porque ainda não consegui encaixar a leitura na minha rotina de trabalho e faculdade. Aí acabei deixando ele em mais ou menos 78% até achar uma oportunidade pra terminar. Fiquei quase 1 mês sem ler e quando voltei nesse feriado acabei perdendo muito o ritmo que C.S Lewis estava construindo ao decorrer do livro. Muitas das passagens que ele retornava eu já não lembrava mais. Acredito que se tivesse conseguido ler tudo, sem fazer um intervalo tão grande, a experiência teria sido bem melhor. Mas foi só isso mesmo, Felipe.

jamilly__m 22/04/2021

Jesus!! Qlivro...
Ao contrário do que eu pensei, foi uma leitura super fluida, é como se vc estivesse sentada na varanda da tua casa ouvindo Lewis te contar...
Mais também não é uma coisa que se lê rapidinho ñ, tem que prestar atenção a cada palavra escrita...cada vírgula conta.
Eu super amei como sempre,LEWIS tem muito a ensinar!!??

Leituras e Reflexões 05/06/2022

Realizei a releitura deste clássico maravilhoso juntamente com meu grupo de leitura coletiva. E foi simplesmente edificante, duplamente prazeroso em comparação à primeira leitura, porque tinha agora aquela sensação de estar em companhia de pessoas que amo também lendo as mesmas porções que eu e tendo percepções diferentes. Muito bom saber disso! E ouvir os relatos de leitura de muitos que estavam sendo edificados, foi indescritível.
Termino minha releitura com uma certeza: preciso reler (novamente) para absorver mais da profundidade de Lewis e sua análise do cristianismo.

INDICO A CRISTÃOS E NÃ0-CRISTÃOS... LEIAM ESTE LIVRO!
Meglen 05/06/2022minha estante
???muito edificante ?

Leituras e Reflexões 05/06/2022minha estante
??

Taty 06/06/2022minha estante
Livro incrível e que também tá na fila pra reler em uma edição diferente ?

Leituras e Reflexões 06/06/2022minha estante
Qual a edição que você tem?

Taty 07/06/2022minha estante
Li na edição da Martins fontes e agora vou ler nesta da Thomas Nelson

Arturzinho 26/05/2020

A fundição entre conceitos teológicos e a literatura
Esse livro consegue de fato expor o cristianismo de modo puro e simples, tocando em temas básicos, porém essenciais a construção da mentalidade cristã saudável. É uma obra de arte ter um livro desses em mãos, que fala sobre teologia na visão de um escritor de literatura, mas sem descuidar da praticidade dos ensinamentos cristãos.

Eis um trecho fantástico: "[···] se você estiver bem com Deus, inevitavelmente estará bem com todos os que o rodeiam, da mesma forma que, se todos os raios de uma roda estiverem bem encaixados no centro e no aro ao qual são atados, estarão na posição certa uns em relação aos outros".

Márcia Régia 21/10/2023

Para quem, como eu, nunca leu C. S. Lewis, ele era ateu, mas com 31 anos se converteu ao cristianismo.
Excelente livro! Um aprendizado indispensável para aqueles que realmente desejam entender as questões fundamentais da vida cristã. Admiro a coragem e a perspicácia de C. S. Lewis. Um homem bem a frente do seu tempo.
Fiquei presa em alguns capítulos, mas outros fluíram com facilidade.  A simplicidade com que ele aborda os assuntos me encantou e me faz recomendar esse livro.

Leticia Jatobá 20/07/2021

Cristianismo Puro e Simples
Em abril foi quando eu comecei a minha conversão.
Todo esse processo é bem confuso, são muitas coisas para aprender e é bem difícil saber por onde começar. Até que me indicaram esse livro e eu li com a maior tranquilidade que eu podia.
Lewis expõe claramente seus pensamentos, ao mesmo tempo cria e responde questões antes mesmo de a gente parar e refletir. E tudo consegue se conectar e fazer sentido (dentro do possível).
É uma leitura gostosa e esclarecedora, onde eu parava e fazia marcações e anotações, enquanto aprendia e compreendia o que é o cristianismo. Recomendo para quem quer se aprofundar no assunto e não sabe por onde começar.
Estou ansiosa para ler mais obras do autor.

“A única ajuda que vou lhes dar é no sentido de torná-los perfeitos. Vocês podem até querer menos do que isso, mas eu não vou fazer menos.” 🔥
Deus é isso. Ele sempre tem mais para você, mais do que você pode esperar.

Marcianeysa 11/03/2021

O livro, escrito nos anos 40, resultado de várias palestras transmitidas pelo rádio durante a segunda Guerra, tenta explicar de modo simples, o cristianismo.
O autor usa muitas comparações com coisas do cotidiano e isso me incomodou em alguns momentos porque não achei algumas comparações felizes.
Ainda existem muitos preconceitos comuns à sociedade da época, principalmente em relação à mulher, mas o livro é interessante e bem escrito.
O capítulo final é lindo, bem poético e resume bem o que Deus espera de um cristão.
almeidalewis 11/03/2021minha estante
Marcianeysa vc já leu a autobiografia dele : surpreendido pela alegria

Marcianeysa 11/03/2021minha estante
Não, esse foi o primeiro livro dele que li

almeidalewis 12/03/2021minha estante
A tá, obg.se importaria em dizer como o conheceu e pq escolheu especificamente esse livro,dentre as crônicas de narnia, a trilogia cósmica e vários outros,ainda pensa em ler algum dele e porque ( curiosidades da minha parte )...até breve ?

Wesley David 27/09/2020

Cristianismo puro e simples.
A obra expõe os fundamentos sobre a vida Cristã, de certa forma exaltando a moralidade com sendo o maior exemplo de que os seres humanos forma criados por um Ser Superior.

A mensagem da fé cristã é simples e se aplica a toda a complexidade do mundo.
Ainda é abordado no livro sobre a natureza de Jesus. Ele não foi apenas um grande líder, mas o próprio Filho de Deus, que é da mesma natureza divina do Pai.

No livro, a vida Cristã vem pqra incentivar as pessoas a buscar sempre fazer o bem, mesmo quando o seu desejo é fazer o mal.
Sem dúvidas são ótimas definições a cerca do Cristianismo e Lewis expõe de forma clara e simples.

Maju.simões 20/08/2020

Sensacional!
Esse foi o livro mais completo que já li sobre o cristianismo. O autor usa uma linguagem fácil, detalhada e explica muito bem todos os argumentos que defende. Não achei difícil entender sobre a trindade do jeito que ele explicou. Eu amei reler esse livro e me arrependi de não ter feito anotações de cada capítulo.
Bruna396 23/08/2020minha estante
Também estou arrependida de não estar fazendo anotações! Mas creio que vou reler este livro!!

Maju.simões 23/08/2020minha estante
Também vou reler kkkk

Alexsandro.Soares 02/03/2021

Livro fantástico, revelando um verdadeiro cristianismo puro e simples. Temos de sair de nós mesmos e entrar em Cristo.