Cristianismo puro e simples

Cristianismo puro e simples C. S. Lewis

Resenhas - Cristianismo Puro e Simples

Alexsandro.Soares 02/03/2021

Livro fantástico, revelando um verdadeiro cristianismo puro e simples. Temos de sair de nós mesmos e entrar em Cristo.

herbert.goncalves 20/09/2021

certas pessoas deixaram sua marca sobre a terra precisamente porque suas mentes estavam ocupadas com o paraíso. foi quando os cristãos deixaram de pensar no outro mundo que se tornaram tão incompetentes neste aqui. basicamente, se aspirarmos o céu, ganhamos a terra. se aspirarmos a terra, perderemos ambos.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Beca 09/07/2020

1 ano para terminar esse livro!
Meu maior sucesso de procrastinação, juntando com os trabalhos da faculdade, o tcc e o sono. Não conseguia terminar nunca.

estantezinha 03/03/2022

O que falar desse livro maravilhoso?
Cristianismo Puro e Simples foi o meu primeiro favoritado de 2022, e não é para menos... que livro fantástico!

O começo foi meio difícil para mim, travei em algumas partes e precisei reler inúmeros trechos para conseguir captar a mensagem que o autor queria passar, mas quanto mais você avança na leitura, mais fácil e compreensiva ela se torna.

Eu amei a forma como o C.S Lewis nos entrega cada tema, as explicações e exemplos que ele usa são magníficas, nos faz realmente compreender o que ele quer dizer.

O meu livro está todooo grifado e isso demonstra o quanto eu realmente o amei.
É uma leitura que eu pretendo fazer sempre que possível para tentar absorver ao máximo cada valioso ensinamento contido ali.
eu recomendo Cristianismo Puro e Simples a TODOS! apenas leiam.

Safira 27/06/2021

Livro excelente. Para um cristão este livro traz bons argumentos acerca do Cristianismo. O autor é bem instrutivo e tem uma escrita que chama atenção de quem está lendo, dando a impressão que estamos conversando com o autor. Esta obra fala sobre os aspectos fundamentais no que se refere as linhas de pensamento cristão. O autor trabalha sobre as questões morais, tais como virtudes cardeais e teológicas, levanta discussão sobre as tentações e também sobre o conhecimento do bem e do mal, etc. Cristianismo Puro e Simples é um livro único e depois da Bíblia, talvez seja um dos primeiros a se recomendar àqueles os quais estão curiosos sobre a fé cristã.

Dan 12/10/2020

*Puro, simples e complexo*
Esta foi minha segunda leitura de C.S. Lewis do ano de 2020 e posso dizer que foi uma ótima experiência de leitura. Nesta obra, Lewis explica de forma objetiva, e ao mesmo tempo com complexidade, a fé cristã; temas relacionados às doutrinas fundamentais do cristianismo, sobre a conduta pessoal do cristão e o que é SER cristão. A obra também destrói o relativismo, Lewis aponta diversos pontos em comum entre diferentes culturas e com isso defende a tese da existêcia da "Lei Natural". Para o autor de "Cristianismo puro e simples", encontramos fortes evidências da existência de Deus em tal lei. Além de explicar no que consiste a fé cristã, Lewis também é um ótimo apologeta: sabe como poucos defender o cristianismo, fazendo uso da história, filosofia, sociologia e às vezes até da literatura em seus argumentos; difícil até mesmo para um ateu engajado rebatê-lo.
Claire Scorzi 12/10/2020minha estante
^^
\o/

Ziza 14/10/2020minha estante
Ainda estou lendo. CS era brilhante!

Dan 14/10/2020minha estante
D+! Só discordo fortemente de algumas coisas que ele diz no livro, como a de passar pano para a pena de morte. Tirando esses derrapes, é um ótimo livro!

Gladstonier 15/10/2020minha estante
Dan, eu já tenho outras críticas, não cheguei nessa parte sobre pena de morte ainda, mas gostamos ou não pena capital é bíblica e foi instituída por Deus e ordenada diretamente por ele em alguns casos particulares.

Dan 15/10/2020minha estante
No Antigo Testamento sim, no Novo Testento não.

Dan 15/10/2020minha estante
Não há aprovação da pena de morte posta em prática por homens no NT. Só há relatos de juízos divinos em que Deus tira a vida diretamente, sem intermédio de um aparato legal mundano.

Gladstonier 15/10/2020minha estante
Vou discordar de você nesse aspecto. Se Deus instituiu no AT então devemos entender que o princípio é justo. No Novo Testamento havia pena de morte e ela nunca foi criticada por Jesus ou pelos apóstolos, o próprio Jesus foi condenado à pena capital e não criticou a pena em si. Há ainda o caso do malfeitor na cruz, que disse ao malfeitor não arrependido que estavam ali com justiça. Pra fechar, Paulo diz que o Estado pode usar a espada para punir. Acho que a pena capital deve ser aplicada com extrema cautela, mas não posso dizer que é incompatível com as Escrituras.

Dan 15/10/2020minha estante
E eu conheço versículos na Bíblia que podem sugerir o contrário que você afirma. A afirmação do malfeitor é a palavra dele e acabou, não quer dizer que é um princípio bíblico. Quanto a Jesus não condenar certas práticas deste mundo, isso não quer dizer necessariamente que são aprovadas por Deus. Jesus não condenou à morte a mulher adúltera, só disse: "Vá e não peques mais". Pela lei mosaica do AT, ela era digna de morte, porém Jesus foi na contramão disso. Cristo disse que veio para os perdidos, salvar os pecadores e por esses e outros motivos foi muito criticado. Tirar a vida de um não cristão, por exemplo, é tirar a oportunidade dele um dia conhecer o evangelho da cruz e impedi-lo de ser salvo. Isso não cabe ao homem, cabe somente a Deus. Cristo nos promete perdoar até o pior pecador e oferecer a ele oportunidade de salvação. C. S. Lewis só pegou passagens isoladas e distorceu-as, acredito que sem querer, levado por suas convicções equivocadas. Além disso, não quero ficar debatendo por aqui. É uma situação um tanto chata que no final das contas, geralmente, ninguém convence ninguém. Vou encerrar por aqui. Boa tarde!

Dan 15/10/2020minha estante
E a paz de Cristo, irmão. Deus o abençoe!

Gladstonier 15/10/2020minha estante
No caso da mulher adúltera não se enquadrava na lei diretamente, Cristo impediu uma injustiça, não houve um julgamento e não tinha um adúltero, a lei mandava que o homem e a mulher fossem apedrejados. Sobre a salvação, muitos se convertem no corredor da morte, o malfeitor se converteu na cruz. Sobre o malfeito dizer que era justo, se não fosse justo o escritor não colocaria uma opinião contrária sem uma crítica. Mas é assunto para discussões longas, abraços. Deus te abençoe, graça e paz..

Dan 15/10/2020minha estante
A mulher foi surpreendida no ato. No caso, se Cristo fosse a favor da pena de morte, ele pediria um julgamento "justo" para que só depois ela fosse punida, morta. No entanto, Cristo fez o contrário.
Sim, se convertem no corredor da morte porque tiveram a rara oportunidade de um pouco antes da pena ouvir o evangelho. Porém, pergunto: isso acontece com frequência? Ou não seria mais de acordo com a misericórda de Cristo dar mais tempo de vida para o indivíduo ouvir a mensagem e se arrepender? Quanto a fala do malfeitor, de que se fosse uma opinião contrária não estaria ali sem uma crítica, tal coisa não se sustenta, pois na Bíblia devemos discernir o meramente descritivo do que é doutrinário. Muita coisa é descrita/registrada na Bíblia que não é princípio bíblico. Mas, como você disse, é algo para longas discussões e o espaço aqui não permite. Falei que já havia encerrado e não cumpri minha palavra. No entanto agora a cumprirei. Tchau e abraço, irmão!

Gladstonier 15/10/2020minha estante
Ainda discordo, mas não vou retrucar agora, senão nem um de nós vai conseguir encerrar o debate. Kkkkkkkk abraço, irmão.

Roberta Silva 01/11/2021

O livro está dividido em 4 partes, onde Lewis apresenta tudo que é de mais essencial e profundo na cosmovisão cristã, sem perder ?a graça? ou precisar que o leitor tenha cursado Filosofia ou Teologia.

Contudo, eu o indico sem medo de errar. Se você é cristão leia esse livro!

Thaí 29/08/2023

Maravilhoso
Quando ele disse: ?Sede perfeitos?, ele estava falando sério. Ele quis dizer que devemos nos submeter ao tratamento completo. É difícil, mas o meio-termo a que todos aspiramos é mais difícil ? na verdade, é impossível. Pode ser difícil para um ovo transformar-se num pássaro: seria engraçado de ver e ainda mais difícil para ele aprender a voar enquanto ainda estivermos dentro da casca do ovo. Somos parecidos com esses ovos. E você não pode seguir sendo apenas um ovo comum, digno, indefinidamente. Ou rompemos a casca ou goramos.

Mais um livro pra ser lido e relido!!!
C.S. Lewis é incrível!

Jackson 26/03/2022

Cristianismo adulterado e defecador de regra puritana!
Vou abandonar esse livro ( li até a PG 167) pq não sou obrigado!
Cometo aqui, de propósito, um anacronismo histórico porque essa obra se propõe "clássica" ou seja, sobrevive as rupturas e continuidades do mundo!

Aqui, tem-se a reprodução do que o cristianismo político vem arquitetando há dois milênios! O autor utiliza-se do positivismo mais barato que existe para legitimar as regras pudicas de controle social que a igreja vem praticando, através do medo do inferno e da construção do Diabo como entidade fiscalizadora dos atos que são inerentes ao ser humano. Quando não utiliza a entidade fictícia do diabo, se vale da psicanálise para afirmar que a homossexualidade é uma perversão e um distúrbio mental que pode ser corrigido. Me poupe! Poucas vezes me senti tão irritado com uma obra dita "clássica".
Pra quem é cristão esse livro é o suco puro e simples das regras mais esdrúxulas que o cristianismo do Imperador Constantino aprimorou durante 1500 anos. Alguém que era ateu se prestar a um serviço desse! Pqp é o cúmulo! Pior que gastar dinheiro com comida ruim, é gastar dinheiro com livro tosco! O que salva é a capa lindíssima que essa coleção tem, Bjs a todes
Marcos 30/05/2022minha estante
Vou passar bem longe desse...

Jackson 24/06/2022minha estante
É interessante conhecer a obra e tirar suas próprias conclusões. Tive bastante problemas com o cristianismo na minha infância e adolescência, o problema é que quando vc tem um tipo de literatura assim que dita as regras do que a vida é, e automaticamente quem não está inserido dentro dessa estrutura é condenado.

Marcos 24/06/2022minha estante
Digamos que não tenho um mínimo de tempo para ler o que possivelmente não vou gostar.

Tio Ju 02/08/2021

Não é para qualquer cristão
É um livro que desafia o cristão a rever muitos pontos de sua caminhada de fé e prática. Talvez melhor é não "procurar sarna para se coçar" como diz o ditado antigo. Muitos confrontos sobre o comportamento daqueles que se professam cristãos hoje.
Ótima leitura.
Stuart.Gregory 02/08/2021minha estante
livro obrigatório p os cristãos e indisponível p os curiosos.

Michelle 24/06/2021

Puro e simples
Traz algumas reflexões interessantes com exemplos do nosso dia a dia, mas recomendo uma avaliação crítica em cima de alguns pontos.

Rosa â¡ 20/10/2020

Literalmente cristianismo puro e simples
"Se você buscar a si mesmo, só o que vai encontrar, no fim das contas, é o ódio, a solidão, o desespero, a ira, a ruína e a decadência. Mas, se você buscar a Cristo, acabará por encontrá-lo e, junto com ele, todas as demais coisas."  C.S. Lewis

Jamais encontraria título tão perfeito a livro algum. C.S. Lewis realmente trata aqui, da forma mais simples e pura, o cristianismo. Se você é uma pessoa que está procurando o caminho certo, é por aqui que deveria começar.

É claro que eu encontro explicações tão extraordinárias em livros e documentos da Santa Igreja Católica, mas Lewis conseguiu resumir tudo isso em um livro de quase 300 páginas, e ainda por cima ele não era católico e sim anglicano, essa é uma grande irônia no meio disso tudo, pois cada coisa que você lê aqui, você encontra na Igreja Católica, é incrível. Lewis me inseriu mais profundamente na verdade e agora eu não consigo parar de buscar conhecimento sobre Deus e tudo que Ele criou. É realmente um livro incrível, e é bom que se tenha uma caneta e caderno ao seu lado, para anotar tudo aquilo que lhe for útil.

Grasi 25/01/2021

Todos Deveriam ler...
O autor é muito claro e trás diversas ilustrações oque facilita o entendimento de todos os argumentos. Ameiii. Vou ler novamente.

Mylla 06/05/2021

Cristianismo puro e simples
Uau, ele é muito bom! É muito interessante o livro, é muito ver a forma da visão de um ex ateu. O livro é ótimo, cada palavra escrita com um soneto musical.
Nossa!
Vou finalizar a minha resenha com umas das palavras dele, que eu amei!
" Deus só pode se revelar como ele realmente é para pessoas reais, e isso não significa simplesmente para pessoas que são individualmente boas, mas para pessoas que são unidas em um corpo, que amam às outras e ajudam umas às outras revelando-o umas às outras. Pois é assim que Deus pretendeu que humanidade fosse: como os músicos de uma banda ou como os órgãos de um corpo". Cada palavra expressada com o coração por clamor. Você lendo o livro. Você sente a cada batida do seu coração acelerado.

Diego 20/03/2021

Cristianismo Puro e Simples
"Deus se tornou homem para transformar as criaturas em filhos, ou seja, não simplesmente para produzir homens melhores, mas sim uma nova espécie de ser humano."

Um livro que auxilia no conhecimento acerca do cristianismo. De fato puro e simples como o título.