Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Lipe 14/04/2021

Um maravilhoso drama político.
O que aconteceria com o mundo se recebêssemos uma mensagem de seres de outro planeta? É esta pergunta que o livro tenta responder.
Escrita pelo famoso físico Carl Sagan, a obra tem forte uso da matemática e de suas teorias para explicar suas discussões e temas centrais. Em alguns momentos pode ser um pouco difícil de acompanhar tantos teoremas, mas nada que uma rápida pesquisa no Google não ajude.
A personagem principal é interessante e é bastante fácil de se identificar com seu drama.
O drama político aqui é forte, envolvendo a época da Guerra Fria e de como vários países diferentes entre si precisam trabalhar juntos para um bem maior.
A presença da religião versus ciência é outro tema forte.
É um livro ótimo, ritmo bem gostoso e rápido. Recomendo com força!

Catão 27/03/2021

Sagan mostra mais um vez como sabe escrever o lado emocionante da ciência. Sim, ela envolve a tentativa de se olhar objetivamente o mundo, mas conta com todas as peculiaridades humanas de reconhecimento e feitos grandiosos. Talvez por isso tantos se dediquem de corpo e alma ao que fazem, e isso é incrível de se ver.
Sagan também descreve maravilhosamente as reações políticas e sociais ao evento que move a história, tão bem escrito que parecem a descrição de algo que realmente ocorreu.
Por fim, o que não pode ser deixado de lado eh o fato de que praticamente todos os conceitos de física são descritos de forma compreensivel e agradáveis de ler - nisso o autor eh sem igual

Iury 07/03/2021

Um dos livros mais incríveis que tive a oportunidade de ler.
Impressionante a capacidade de harmonizar abordagens filosóficas profundas em uma ficção científica tão coesa e impactante.
O desenvolvimento dos mais variados personagens nos debates acerca do nosso lugar no espaco, sob os aspectos religiosos, espirituais e científicos provoca nos leitores reflexões sobre a própria forma como relacionamos nossa vida com as pessoas ao nosso redor e com o universo que nos cerca.
Dickson 09/03/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Paula1630 04/03/2021

Me senti burra, mas gostei muito do livro. Sagan detalha muito conceitos de física, astronomia e matemática que as vezes eu acompanhava, outras vezes não.
Minha única critica é ao excesso de informação sobre os personagens.
Esse livro tem os melhores diálogos que eu já li, apresenta debates profundos, e apesar de ser uma ficção é tão verossímil que parece um livro histórico.

Karoline 03/03/2021

O livro foi publicado em 1985, ou seja, a Guerra Fria acontecia. As tensões entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética continuavam; Ronald Reagan era reeleito presidente dos EUA, e Mikhail Gorbachev se tornava o secretário geral da URSS; ideologias bipolares tomavam conta; atos de espionagem eram investigados e descobertos; a corrida espacial permanecia, assim como a corrida armamentista; além disso, o fato de o milênio está perto do fim, dava um dimensão mística para a realidade da época, resultando nas pessoas apenas incertezas sobre o futuro (sentimento este que parece bem familiar, não é mesmo?).

Sagan então, como qualquer autor em qualquer época, escreve sua obra como um resultado de suas experiências e contexto. Em diversas passagens da narrativa, a crítica é bem clara e precisa a diversos pontos sociais e políticos: a guerra nuclear, a guerra do Vietnã, o machismo na área científica, a colonização e exploração humana, além do constante debate entre religião e ciência. E o que mais gostei é que todas essas questões estão postas para discussão e não necessariamente apresentando respostas fixas, deixando para o leitor encontrá-las. Embora, particularmente, no meu caso me trouxe mais perguntas do que algum tipo de conclusão, o que confesso fez da leitura ainda mais instigante.

Os diálogos entre Ellie e Palmer Joss são uma das minhas partes preferidas no livro inteiro. Joss é um pregador e ele serve na narrativa, principalmente, para ilustrar o embate religião versus ciência. Os pontos em que cada uma dessas duas personagens discutem permutam entre a ideia do sagrado, da fé, da existência de um Deus, e como na maioria das vezes esses conceitos são distorcidos para o bem próprio de indivíduos que, no fim, só estão atrás de poder, pura e simplesmente.

O fato de o romance ter como protagonista uma mulher, é outro aspecto fortíssimo do livro, pois é possível ver o quanto na ciência algumas de suas práticas e atitudes são bastante misóginas. Sim, eram os anos 80 vocês podem dizer, mas é inegável que ainda hoje presenciamos os mesmos tipos de comportamentos para com mulheres e, principalmente com as mulheres na área científica. É no mínimo revoltante quando é dito que Ellie tinha que mudar de postura e até mesmo o seu jeito de falar para poder ser levada a sério entre seus colegas homens.

Acredito que o que fez de Contato uma leitura tão extraordinária para mim, além de todos esses tópicos que já mencionei, é o quanto ele me fez sentir pequena diante de todo o universo e de seus conhecimentos ainda por serem descobertos. Algumas pessoas talvez achem isso um ponto negativo, mas eu adoro ser lembrada constantemente de nossas perspectivas limitadas, de que no fundo, nós como espécie, ainda temos muito o que aprender e que ignorar isso é o mesmo que desistir da possibilidade de mudança.

Não quero dar spoilers do livro aqui, mas por um momento no romance, Sagan nos mostra o quanto ganharíamos, tanto no nível pessoal, mas principalmente no coletivo, quando trabalhamos por um único bem comum a todos. O quanto isso poderia ser benéfico para a construção de uma sociedade igual e justa para todos, não importando gênero, cultura e raça.

Tenho a impressão de que Sagan escreveu essa obra como uma forma de lidar com todos os eventos loucos que tomaram conta do mundo durante a Guerra Fria, e acho que tendo em vista a nossa realidade atual, talvez seja por isso que esse livro mexeu tanto comigo enquanto eu o lia. Loucuras e incertezas são o que não faltam no presente momento e, o desejo por uma sociedade melhor nunca foi tão presente e necessário.

site: https://registrosdeumagarotacosmica.blogspot.com/2021/03/contato-1985-de-carl-sagan.html

Albieri 08/01/2021

Contato - Carl Sagan

Comecei o livro no fim do ano passado, mas o embalo veio em 2021.

Um livro sensacional!

O que mais me chamou a atenção nesse livro foi os detalhes meticulosos do autor em colocar alguns fatos científicos e mostrar de forma deslumbrante um contato com uma outra civilização de uma maneira que não esperamos. E caso um dia isso aconteça fora da ficção, conforme uma outra resenha que vi, também acho que será dessa maneira primeiramente.
O texto ainda mostra a briga entre a ciência e a religião, em fatos e em fé.
Mas que no final, mostrou que ambos podem andar de mãos dadas.

O desenvolvimento do texto e dos personagens foram absurdamente notáveis. Ao ler o enredo você se sente naquele universo e imagina tudo com clareza.

O livro foi escrito em uma época, onde alguns fatos históricos ainda não haviam ocorridos como o colapso e o fim da URSS, então o autor imaginou um futuro onde a mesma ainda existia.

Pensar que somos tão pequeno em um universo ainda em expansão e imaginar ou melhor acreditar que não estamos sozinhos no universo, me faz sentir algo inebriante, alguns acreditam que ilusório, mas no fim veremos quem estará certo?

Isabella 30/12/2020

Primeira vez que leio um livro com uma protagonista feminina, científica, e que sua história não está focado exclusivamente em romance com outro personagem. E o mais doido: foi escrito por um homem. Eu amei a forma como Sagan conseguiu colocar todas as dificuldades femininas em meio a áreas científicas de uma forma tão significativa e sublime. Além disso, também nos deu ótimos ensinamentos sobre os mistérios da vida humana, as dúvidas que cercam nossas vidas sobre o cosmo, as dúvidas que temos em relação a religião, a vida após a morte. O livro é um show de ensinamentos. É um livro que vem de um autor extremamente ciente das maiores perguntas que cercam nossa existência.
ada 30/12/2020minha estante
Como me convencer a ler um livro com apenas um texto:

Wyllian Torres 30/12/2020

Incrível
Carl Sagan não foi apenas um cientista e divulgador científico sensacional, mas um romancista impecável também. Ao mesmo tempo em que ele levanta debates sobre o "numinoso" como ponto comum entre ciência e religião, ele também constrói tão bem a mente dos personagens. Emocionante!

Luizgustavo 27/12/2020

Os Zeladores......
Gostei muito do livro, um livro necessário para todos que gostam de ficção. Elly uma personagem incrível que passa por autos e baixos nessa trama kkkk. Sem falar que esse livro aborda vários temas importantes no debate social. Sim o livro é 1000 vezes melhor que o filme,o final é surpreendente kkkkkk. Merecia uma continuação é claro. A ediçao da companhia das letras é nota 0, as letras minúsculas, tive q ler no kindle se não tava cego. Esse livro merecia uma edição melhor. Dora isso o livro é nota 10.valeuuuu

Matheus.Monteiro 26/12/2020

Uma viagem na ciência
O livro é muito legal, seguindo a tradicionalidade dos livros do autor, o ritmo é lento e não há muito sobressaltos e conclusões esperadas, no entanto pela persistência em se ler, o livro acaba por se tornar muito agradável. É valido para todas as pessoas, embora para aqueles mais familiarizados com conceitos apresentados no livro tenham um vislumbre muito maior da grandiosidade do livro e das intenções do autor.

Do ponto de vista cético, o livro é rico em detalhes e fornece uma descrição clara de como o mundo veria uma descoberta das proporções de vida extraterrestres, se para os humanos é difícil a compreensão da biologoa evolutiva de Darwin,e é incompreensível a teoria da reatividade de Einstein, como seria para o mundo se fosse descoberto a vida em sua forma mais sutil em Marte?

É estranho pensar nisso, seres tão dependentes da ciência, mas tão frágeis em suas compreensões da vida e do mundo.

Como todo divulgador da ciência, Sagan ocupa um lugar na história da ciência e do mundo, não só como cientista, porém como formador de uma geração de pessoas que veem na ciência o futuro da humanidade!

Lais544 21/12/2020

Contato é o único livro de ficção científica de Carl Sagan , não só por ser uma fã declarada do autor mas esse livro consegue ser bem pé no chão ao tratar de um assunto que rende tantas teorias e histórias fantásticas. Durante a leitura, você se pega pensando diversas vezes: ?sim, é assim que aconteceria?.

lekikia 25/10/2020

O livro é de leitura fácil mesmo para leigos no assunto como eu!

Embora se trate de um Romance, o autor sempre busca contextualizar todos os aspectos relativos ao contato com extraterrestes, então não nos sentimos perdidos quanto à isso.

No mais, é uma história empolgante e envolvente. A todo momento queremos saber o que está por vir e quais são as implicações do que está acontecendo no momento. Dito isso, o livro me prendeu do início ao fim e o final foi um tanto quanto surpreendente. Valeu a pena a leitura. ?
belzi 26/10/2020minha estante
Já quero ler!!!

Gabrielle 25/09/2020

Sem palavras
"Se os nazistas tivessem conquistado o mundo, nosso mundo, depois adquirido capacidade de fazer viagens interestelares, vocês não interviriam?"
"Você ficaria surpresa se soubesse como é raro acontecer uma coisa dessas. A longo prazo, as civilizações agressivas destroem a si próprias, quase sempre. Faz parte da sua natureza."

"Vocês, humanos, têm certo talento para a adaptabilidade... Pelo menos a curto prazo."
"É esse o problema, não é?"
"Um dos problemas. Pode-se ver que, depois de certo tempo, as civilizações que só têm perspectivas a curto prazo simplesmente deixam de existir."

"Este planeta é dirigido por loucos. Lembre-se do que eles tiveram de fazer para chegar aonde estão. As perspectivas deles são tão estreitas, tão... Breves. Alguns poucos anos. Nos melhores casos, algumas décadas. Eles só se importam com o tempo em que se acham no poder."

Magnífico é pouco.
Gabrielle 25/09/2020minha estante
E ainda:
"Para criaturas pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor."

Diego Mundim 03/09/2020

Incrível!
Um dos melhores livros que li em 2020 e, com certeza, um dos melhores que já li em toda minha vida (amo ficção científica). Livro publicado em 1985, entretanto ainda alinhado com a física teórica e espacial de hoje: Carl Sagan era definitivamente um gênio e esse livro jamais se tornaria obsoleto. Escrito com muito estilo e com pormenores. Encontrei nesse livro aquele prazer de ler e não conseguir parar, ou parar, e ficar pensando na história! Obrigado, Sagan!