Os Irmãos Sisters

Os Irmãos Sisters Patrick DeWitt

Resenhas - The Sisters Brothers

Alanna Gianin 20/04/2020

Eu não tenho o costume de ler romances de faroeste, acho que na verdade nunca havia lido um. Mas como assinante da @taglivros, recebi o livro Os irmãos Sisters de Patrick de Witt na caixinha de abril/2017 e desde então ele permaneceu como uma das possibilidades da minha estante. Foi então que, finalmente, em março de 2020 resolvi sair da minha zona de conforto e comecei a leitura. Gostei, achei que foi uma leitura intrigante, do tipo que nos leva para uma direção inesperada.
Os Irmãos Sisters, é um faroeste ambientado em 1851, em meio a corrida do ouro, época em que ocorreu uma grande migração de pessoas para a Califórnia, em busca de ouro e melhores condições de vida. Dentro desse cenário acompanhamos a história de dois irmãos muito conhecidos pelo seu trabalho como assassinos de aluguel, Eli e Charlie Sisters. Eli, é o narrador da história que diferente de Charlie, um executor pragmático e brutal, é um homem ingênuo e cheio de compaixão, que tem o desejo de mudar de vida. Os irmãos são contratados pelo Comodoro, para extrair informações e matar o garimpeiro Herman Kermit Warm, com a ajuda de Morris, outro empregado do Comodoro, que já está na California, vigiando todos os passos de Warm e aguardando a chegada dos irmãos.
Diferente de outras histórias do velho oeste as quais estamos acostumados, em Os Irmãos Sisters vemos essa ruptura onde a missão inicial cede espaço para uma história que aborda reflexões profundas sobre amizade, honra, misericórdia, amor e família.

- J 13/05/2020

Valeu meu tempo
Charlie e Eli, irmãos que realizam trabalhos sujos para Comodoro, vão pegar um trabalho que mudará o rumo de nossas vidas. Na opinião de Eli, uma mudança muito bem vinda. Mas será que Charlie, o irmão boêmio irá acompanhar?

O livro é dividido em longuíssimos capítulos, ao ponto de muitas vezes parecer que não são nem capítulos; são partes. Isso torna a leitura um pouquinho mais cansativa porque não há muitas pausas na estória.

Além disso, o final me decepcionou um pouco. Pareceu tudo muito fácil, na pressa de terminar o livro e encerrar a passagem dos dois irmãos.

Apesar disso, essa foi uma boa estória enquanto durou. Não foi meu gênero favorito, mas li para incentivar a leitura do meu namorado. E funcionou muito bem! Agora ele quer mais livros! Fiquei tão feliz que acho que sempre terei um carinho por essa obra.

Se você gosta do clima de faroeste (mesmo com o enredo bastante clichê, na minha opinião), talvez goste desse livro porque a ambientação é bastante boa. Mas acho que esse livro é somente sobre isso: revisitar uma época perdida.

melnoliteraverso 30/11/2020

Nova categoria
Essa é uma categoria nova que leio: Faroeste. É meu primeiro livro assim e gostei bastante apesar de o meio dele ser um pouco tedioso e pensei em parar algumas vezes, mas continuei e gostei muito

Bkunz 11/12/2020

Ufaa finalmente!
Lembro que quando comecei a ler meses atrás (apesar dos contratempos, me envergonho por isso rs) foi graças a uma recomendação indireta que recebi, no caso uma resenha que li de alguém e que me fez se interessar por esse livro. Comecei a ler, continuei, parei, mas sempre pensando em voltar, e no fim voltei.
Gostei bastante da leitura, realmente surpreendeu minhas expectativas (que não eram tão altas, mas também nem tão contidas), o desenrolar do enredo, a dinâmica entre cada aventura dos dois irmãos, a relação entre si e a evolução da dupla de irmãos a partir de cada aventura que atravessa suas jornadas.. enfim, tudo! Gostei bastante, e recomendo não só o livro, mas também as opiniões de outras pessoas (uma das coisas que aprendi) sobre livros diversos, de fato podem pender na balança de nossas escolhas e nos trazer experiências mágicas e inesquecíveis.

Rafael 06/03/2021

Desconstruindo tipos
Para os amantes de faroeste a experiência com "Os irmãos sisters" pode ser um tanto quanto surpreendente. A obra, sem dúvida alguma, não é mais um dramalhão entre mocinhos e bandidos em que os primeiros sempre são os mais rápidos do oeste em atirar. Para além disso, o livro compõe tipos humanos e reais daquilo que, certamente, poderia ser o caubói, em sua acepção mais ampla, na época. E é justamente isso o que torna sua leitura tão interessante. Isto é, o autor, além de compor um enredo envolvente, ainda se preocupa demasiadamente com a condição humana de suas personagens tornando-as, por isso, bem reais. Ao invés de termos o caubói durão, charmoso, garanhão e vencedor, temos dois irmãos, assassinos profissionais, sem quaisquer características que os tornem fisicamente atraentes e sem muitas qualidades que possam destacá-los entre os seres humanos comuns. Somado a isso, temos toda a sorte de confronto moral e psicológico entre a "profissão" por eles escolhida e sua própria personalidade. Culpa, arrependimento e outros conflitos são abordados de maneira muito interessante. Imagine um assassino profissional que se arrepende de ter escolhido tal profissão, mas que se vê, ao mesmo tempo, impedido de deixá-la. Imagine, ainda, um assassino profissional que tenta, o tempo todo, poupar o maior número de possíveis vítimas. Imagine, por fim, o preço que a vida pode cobrar de uma pessoa por escolher tal caminho. São todas essas nuances que o autor vai abordar de forma magistral nesse livro que merece ser lido. Se cabe o paralelo, a leitura me remeteu, de certo modo, ao filme "Bronco Billy" estrelado por Clint Eastwood, no qual nos deparamos com um caubói artista de circo que, no picadeiro é o conhecido heroi de faroeste que estamos acostumados, mas, na vida real, é um fracassado. A desconstrução de um ideal imaginário sobre a figura do caubói na película e neste livro são geniais e, por isso, merecem nossa atenção.

Lucas 30/11/2021

"The creak of bed springs suffering under the weight of a restless man is as lonely a sound as I know."

Lucas 30/11/2022

Leitura de entretenimento. Leve e divertido. Nada mais, um livro para se ler sem compromisso e sem pretensão.

yuyu 08/01/2023

no começo achei o livro TERRÍVEL, sentia a leitura arrastada e muito devagar, mas quando warm e morris de fato entram na história (lá pela página 200) melhora DE UM JEITO ?

Stefanny 18/03/2023

Um faroeste dramático pra chamar de meu
A sinopse d’Os Irmãos Sister me chamou muito a atenção. Sou apaixonada pela temática de faroeste e consumo quase tudo sobre esse assunto que está inserido no mundo do entretenimento: filmes, séries, jogos e, claramente, livros.

Presente do meu marido, que conhece meus gostos, me desbravei nessa história achando que seria um pouco diferente do que realmente encontramos: um drama que se passa nos Estados Unidos de 1851. Nele, acompanhamos Eli e Charles, dois assassinos que saem em busca do próximo alvo. Dividido em 3 capítulos mais um epílogo, a história fica realmente interessante na penúltima parte, então achei o livro um pouco arrastado no início.

Narrado por Eli, o livro traz basicamente os pensamentos do irmão mais novo e da vontade de largar essa vida de crimes, além da narração dos acontecimentos a caminho do trabalho que eles precisam cumprir. Talvez a expectativa de ler algo com mais ação tenha me deixado com um hype bem alto, o que não me fez curtir tanto o livro.

Mesmo assim, a narrativa é bem interessante e acompanhamos um pouco mais da história – passado, presente e futuro – dos irmãos extremamente diferentes, mas que sempre caminham juntos. A leitura nos leva por uma jornada de descobertas e de pequenas paixões, além de desfortúnios encontrados no meio do caminho.

Me siga nas redes pra saber mais sobre minhas leituras atuais! IG e TikTok: @isterbooks

site: https://www.tiktok.com/@isterbooks/video/7203833047333080326

brunamp 11/04/2023

Ambíguo
A história é surpreendentemente entediante e intrigante ao mesmo tempo, o autor consegue fazer o leitor sentir exatamente o que é jornada desses dois irmãos. Além de trazer a tona sentimentos diversos sobre os personagens complexos dessa aventura.

Livia M. 07/04/2024

Mercúrio na ferida
Para reestabelecer a vida
Sem justiça legal
Com resgate moral
Por um momento torci que não se dessem tão mal

Kelly 06/06/2013

Complexa simplicidade
Acabei de ler o livro hoje , e já me peguei aqui com saudade de Eli .
A estoria é narrada por ele , e me simpatizei muito com essa cara grandão e confuso sobre o seu papel no mundo. Não gosto muito de fazer resenhas contando trechos do livro , mas sim de falar a respeito dele
e o que eu posso dizer dessa obra despretensiosa e muito interessante ?
Que essa foi uma das melhores estorias que já li e adorei
Eli , o irmão mais velho dessa dupla que também conta com o mau encarado Charlie , que no fundo só precisa de um pouco de esperança em um futuro melhor para poder demonstrar que era um cara legal . O final é bem legal e vale a pena ler.
Gostei muito