O Vento da Noite

O Vento da Noite Emily Brontë

Resenhas - O Vento da Noite

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@jaquepoesia 18/09/2023

Este livro reúne 33 poemas da escritora e poeta inglesa Emily Brontë (1818- 1848). Estes textos foram publicados pelo pseudônimo Ellis Bell e apresentam aos leitores(as) muito romantismo e também é claro a faceta sombria da autora.

Estes poemas que ao meu ver falam de uma dor intensa falam de amor tanto quanto falam de solidão. É como se refém dos próprios sentimentos a autora sentisse estar presa a seus desejos. E o que pode nos causar mais sofrimentos do que não ter nossos desejos realizados?

A escrita de Brontë é dramática, é profunda, é apaixonada e fazem desses poemas um deleite aos que assim como eu admiram as infinitas formas de se falar sobre o amor, o tempo e a morte. Há aqui saudade, luto, dor por dizer adeus, dor por não ser eterno.

Na forma peculiar de escrever poesia da extraordinária poeta, fui levada muitas vezes enquanto lia a crer que era preciso viver mil vidas para se sofrer tanto, mas a verdade é que basta uma imaginação e muito coração para em uma só vida viver mil e Emily com total certeza sabia disso.

Separei aqui alguns trechos que expressam o que estou dizendo:

"Sentada e perseguindo o meu sonho de silêncio,
A doce mão do vento brincava em meus cabelos
(...) E quando o teu coração achar enfim repouso
Enterrado na igreja sob a lousa profunda,
Então terei tempo para gemer à vontade,
E te deixarei todas as horas para ficar sozinha... "
"Diante de mim a noite se torna mais escura,
As rajadas do vento são mais frias e selvagens
(...) As solidões não me comovem mais;
A vontade se acha extinta,
Não posso mais partir..."
"Oh quando virá o tempo, quando terão fim
Estes combates no meu coração..."
"O mundo em que vivemos é a seara de frêmitos."
"E a criança, na triste aurora da sua vida,
Assiste ao melancólico cair da noite de seus anos."

Stone Shelley 15/08/2023

Sem dúvidas uma obra prima
Das irmãs Brontë, muito posso dizer sobre Emily. Todo o teor, imersão e vastidão psicológica que ela aborda para a época, só mostra "um pouco" sobre ela, e a ambiguidade da própria jovial escritora. Não há buracos nem furos em seus poemas, a coesão é assertiva e acima de tudo nos eleva para emoções tão escondidas em nosso íntimo, que eu me pergunto: " E se ela tivesse feito outras obras, seriam elas tão primorosas? ", bom, isso não posso responder, mas lendo Morro dos ventos uivantes e O vento da noite, só posso supor que sim.

anna 20/07/2023

O título dessa coletânea é perfeito pra representar os poemas da Emily: eles são cheios de natureza e de escuridão. Foi perfeito ter lido sua poesia pouco tempo depois do Morro e enquanto leio Jane Eyre, de Charlotte, e conseguir ver pontos em comum entre os dois romances e esses poemas.

Maria 19/07/2023

Nunca fui fã de poesias, na verdade acredito que a compreensão do texto poético é bastante subjetiva e muitas vezes missão quase impossível (rsrsrs).
Mas gostei bastante do livro e adorei diversos poemas, os quais trazem a alma atormentada e muito mais próxima das paisagens selvagens do que de seus pares, ideia familiar a quem já leu "O morro dos ventos uivantes".

Leya 03/07/2023

Bom sair da zona de conforto as vezes?
Eu não sou leitora de poemas, já fui na infância, mas hoje não mais, no entanto, esse livro foi uma grata surpresa, gostei bastante e recomendo tanto pra quem gosta de poemas quanto pra quem não tem o costume.

Noêmia 09/07/2023minha estante
Falsidade se vê por aqui

MarcosOMartins 10/07/2023minha estante
Falou q ia ler mas até agora nada

juisreading 21/06/2023

O vento da noite.
"E se viesse o fim deste mundo e o fim dos homens
O fim dos universos, a ruína dos sóis,
Se apenas Tu ficasses,
Serias ao mesmo tempo todas as existências."
maria 11/08/2023minha estante
qual o nome desse poema? vc lembra?

Roberta Irds 20/06/2023

Neste ano, mergulhei no universo das irmãs Brontë (e também em outras mulheres extraordinárias), buscando conhecer mais sobre elas e suas obras. Eu ainda não concluí todas as leituras, não tenho pressa, pois cada descoberta é incrivel.

Recentemente, fiquei encantada ao ler "Os Manuscritos Perdidos", de Charlotte Brontë, que apresenta registros preciosos sobre a família Brontë (inclusive, já compartilhei uma resenha e reels sobre ele no insta). Essa leitura despertou minha curiosidade sobre os poemas que as irmãs escreviam, e durante minha busca por mais informações, encontrei o livro de poemas "O Vento da Noite", de Emily Brontë, autora de "O Morro dos Ventos Uivantes".

"O Vento da Noite" reúne uma seleção de 33 poemas da escritora e poeta inglesa, com a curadoria do tradutor e escritor Lúcio Cardoso. Alguns desses poemas foram publicados sob o pseudônimo Ellis Bell. Essa coletânea nos apresenta o lado mais romântico e sombrio da poesia brontiana. Os poemas encontrados em "O Vento da Noite" são profundamente românticos e líricos, revelando um aspecto fascinante de Emily Brontë, que eu considero a mais gótica entre as irmãs Brontë.

Recomendo esse livro aos amantes da poesia romântica e aos admiradores da escrita única de Emily Brontë.

Insta: robertairds

Jonathan Vicente 16/05/2023

FINALIZADO! Para quem gosta das jovens autoras esse livro vai te fazer mergulhar em suas histórias.

Thaina210 10/05/2023

Sensacional, amei essa leitura. Foi o meu primeiro contato com a autora e estou apaixonada pela escrita e o estilo.

Juliane.Teixeixa 30/04/2023

Perfeito como todos os livros das Brontë. Eu amei conhecer esse novo lado da Emily, ela é a mais "gótica" das irmãs e no gênero da poesia, os escritos ficaram ainda melhores.

Eu amo tudo que elas escreveram e leria até a lista de compra delas hahaha.

Daniela.Lopes 28/03/2023

Toda a intensidade da Emily Brontë em forma de poesia!
Poemas tristes, mas de um vigor inexplicável.
A tradução, apesar de ser mais literal, conseguiu manter a sensibilidade da obra.

julia.cout 13/03/2023

Necessitava ler algo "novo" da Emily Brontë, ela é intensa na poesia assim como é no seu único romance.

Luísa Anjos 27/02/2023

Esse livro é um deleite para os fãs de Emily Brontë e/ou da poesia romântica, principalmente da segunda geração

Os poemas de Emily são noturnos, sombrios, atmosféricos e extremamente líricos. Alguns parecem uma história e outros parece um hino. É impressionante notar a capacidade que essas palavras têm de construir uma floresta solitária ao nosso redor enquanto lemos esse livro

Pra quem está lendo pela tradução (porque se trata de uma edição bilíngue), é importante ler o prefácio: o tradutor é um recriador. Apenas a estrutura e as ideias são mantidas aqui. Em português não há rimas ou tradução ao pé da letra. Isso me decepcionou um pouco, mas minha leitura foi em inglês então não perdi o conteúdo original

Recomendo se você for um Romântico incurável e estiver procurando algo que, apesar de ser semelhante com o que já leu antes, no fundo seja diferente de tudo que já encontrou

dpdpdp 26/02/2023

O Vento da Noite
Nesta intensa obra poética, Emily Brontë irrompe os porões oníricos e toca as densas névoas do estado das coisas e da alma. Sob um sensível e apurado olhar que transforma e traduz, Lúcio Cardoso atravessa por outra porta os recônditos da obra e nos convida gentilmente à catarse.

1 | 2 | 3 | 4 | 5