Insubmissas lágrimas de mulheres

Insubmissas lágrimas de mulheres Conceição Evaristo

Resenhas - Insubmissas Lágrimas de mulheres

anacreola 25/11/2021

Muito difícil falar desse livro e dessa autora incrível, mas vamos lá , porque esse livro é simplesmente necessário se você gosta de ler/ouvir outras narrativas, sair da bolha... O livro traz contos narrados por mulheres negras de variadas gerações e realidades mas todas falando sobre seus desejos, seus medos, suas dores. Impossível não se emocionar com cada uma das histórias. Simplesmente necessário!

Cris @cristinadaitx 21/11/2021

Um relato real e emocionante da história de 13 mulheres que abriram seu coração e contaram à autora suas histórias. Aramides, Natalina, Shirley, Adelha, Maria do Rosário, Isaltina, Mary, Mirtes, Líbia, Lia, Rose, Saura e Regina. Todas mulheres negras que representam cada um dos capítulos do livro, com suas histórias que envolvem abuso, violência e superação. Além disso, a autora nós agracia com a sua percepção poética a respeito dessas mulheres excepcionais. Um livro bem curto, mas enorme em conteúdo e que transborda lições de superação, força e fé.

Gisele 19/11/2021

A escrita de Conceição é encantadora. Ela conta histórias de incríveis mulheres de forma poética, onde vivências pessoais se misturam com a vivência das outras. Linda leitura.

Ana 12/10/2021

Insubmissas Lágrimas de mulheres.
Insubmissas Lágrimas de Mulheres livro da autora Conceição Evaristo é um relato ficcional de situações dolorosas que muitas mulheres passam. A autora traz em forma de contos, trezes histórias de mulheres negras e periféricas que enfrentaram à violência doméstica, estupro, machismo, falta de reconhecimento, aceitação e injustiças.
O livro é intenso, uma mistura de sentimentos como raiva, afeto, desilusão e lagrimas narrados com muita sensibilidade, respeito e zelo. Cada Conto traz como título os nomes das suas personagens que as define como pessoas, e suas vidas, suas dores.
A leitura da obra é essencial para entender a precariedade do dia a dia das mulheres negras, como o preconceito que sofrem nas ruas, no ambiente de trabalho, violência doméstica e o machismo estrutural que temos na sociedade que é passado entre as gerações. Conhecer essas histórias é fundamental para não cometer os mesmos erros criarmos mais empatia com as personagens.

carolina 09/10/2021

Ler esse livro me trouxe a sensação de estar sentada tomando um café com todas as mulheres, conhecendo, se emocionando, se indignando e caminhando com cada história que li. Como se fosse próxima e conhecesse cada uma.

Entendi o que Conceição Evaristo quer dizer com escrevivência. Percebi força, medo, amor e fiz longas viagens durante a leitura. Levo a história de cada uma como um grito de coragem pra dentro de mim.

Não há estrelas que definam o quão maravilhosa pode ser a experiência de acompanhar a escrevivência de Conceição nesse livro.

Iza Santos 18/09/2021

Conceição Evaristo é uma dádiva. Escreve sobre as dores com uma delicadeza, mas também vem cada porrada em seus contos que os olhos enchem de lágrimas.

LeandroCastro88 01/09/2021

Maravilhoso
Primeiro livro da autora que leio. Que escrita maravilhosa! Que histórias cheias de encanto e luz. Muita lição de vida. Amei a experiência. Ela é tudo e mais um pouco do que dizem por aí.
Anderson 17/01/2022minha estante
Leia olhos d'água, tenho certeza que irá amar

Poly 27/08/2021

A escrita da Conceição Evaristo é linda! Não costumo ler livros de contos, mas esse eu li rapidinho, apesar de algumas histórias serem bem pesadas. Em insubmissas lágrimas de mulheres, a gente acompanha várias histórias que são muito doídas e também muito reais e muitas vezes mais próximas do que a gente imagina. Necessário

Ana 12/08/2021

As histórias de todo lugar
Essa é a primeira coletânea de contos que leio de Conceição Evaristo. Embora os contos sejam bem curtinhos (você mal tem tempo de se conectar às personagens e ele sempre parece que acaba abruptamente, assim que chega ao topo da história) todos compartilham um traço bem peculiar: são histórias que você poderia ter ouvido de qualquer mulher, em qualquer lugar.

Se puxar da memória, inclusive, algumas delas vão parecer familiares - mesmo que absurdas. O drama pode ter sido de uma parente, uma conhecida, uma vizinha...o fato de não entrarem em muitos detalhes dá uma dimensão ainda maior de conectividade com o cotidiano. É quase como se você estivesse na sala de alguém, tomando um café com bolo, e ouvindo os dramas de alguém que alguém conhece.

O estilo também é muito coloquial, a linguagem do texto é muito oral. E bem, essa é, afinal, a premissa dessa obra: relatos colhidos de mulheres e transformados em contos.

À primeira vista, pode parecer uma obra simplória, sem grandes atrativos ou grandes épicos, mas é um retrato profundo de dramas comuns a muitas mulheres, particularmente mulheres negras, passando por temas como o machismo, o abandono, a descoberta de si, o sonho e a realização, a solidão, a construção de seu próprio destino e, claro, também o racismo.

Andressa 09/08/2021

Meu primeiro contato com Conceição Evaristo e entendi o porquê de ser uma autora consagrada. A leitura é uma delícia - fluida. A sensação é de estar ouvindo alguém contar todas essas histórias, numa narrativa que traz tanta proximidade e verdade. Contudo, são contos doídos de se ler, nos recordando os sofrimentos a que são submetidas as mulheres, especialmente se negras. Necessário. Absurdamente real.

Maria Clara Monteoir 07/08/2021

Nunca havia lido nada como isto, a escrita de Conceição é um sopro de poesia, força, beleza e dor. De fato, a narrativa é de uma grandeza surrealmente real. Cada relato fluiu aqui dentro como numa correnteza. Foi uma porta de entrada fascinante aos escritos da autora para mim.

Carol 07/08/2021

Muitas lágrimas
Conceição Evaristo simplesmente me fez chorar muito!

Um livro fundamental para entendermos e visualizarmos a violência e as dores sofridas diariamente pelas negras na sociedade.

Adriana Scarpin 05/08/2021

Depois que a Elvira Vigna faleceu demorei um tempo para cicatrizar o fato que minha autora brasileira viva preferida deveria passar o cetro para uma outra, passado esses anos degustando das mais variadas literaturas feitas por mulheres, acho que Conceição Evaristo é hoje minha autora Brasil viva favorita. Explico o porquê.
Evaristo escreve com uma prosa poética que me é muito cara, mas que vai além da questão estética, ela também resvala na ética e sentimentalmente é bastante madura em expor nossos corações sem nunca descambar para pieguice.
Uma autora completa, fazendo bom uso do cérebro e coração.
Esse mês o @filosofiaemperspectiva irá discutir o sei Insubmissas Lágrimas de Mulheres, um livro em que Evaristo descreve histórias de mulheres reais com sua habitual prosa poética e nos comove como ninguém.

Wallace17 29/07/2021

Conceição Evaristo, um monumento da literatura brasileiro
Sabe quando você passa uma tarde agradável conversando com pessoa que te ouve sem te julgar. Você confidencia histórias da sua vida com ela, e sente-se seguro o bastante para esvaziar o coração e a alma?! Esta foi a sensação que tive ao ler Insubmissas Lágrimas de Mulheres. Antes mesmo de terminar a leitura, eu já estava indicando para um monte de gente o livro. Eu adoro a maneira como a Conceição Evaristo enxerga o mundo, ela é uma escritora talentosa, engajada e muito sensível!

Sobre o livro, são histórias de mulheres negras que passaram por momentos extremos na vida. Estupro, violência doméstica, pedofilia, lesbianismo, preconceito racial, misoginia. Apesar de serem temas dificílimos de "digestão literária" existe uma beleza na escrita dos contos. Primeiro, porque todas as personagens de alguma forma sobreviveram e estão firmes em suas caminhadas. Segundo, a estrutura das histórias se baseiam nos encontros que a autora realizou com as mulheres do livro. E aí reafirmo a lindeza do livro! Pois são encontros afetuosos e de muita empatia, solidariedade e respeito, entre a escritora e as personagens. Este é um livro potente! É pra ser lido, refletido e debatido com a família, amigues, colegas, sala de aula e até com desconhecides! Quando a Conceição Evaristo diz: "Quando escrevo, quando invento, quando crio a minha ficção, não me desvencilho de um CORPO-MULHER-NEGRA EM VIVÊNCIA". O resultado são mulheres negras protagonistas e donas de suas próprias narrativas e estilos estéticos. É isso, leia mulheres negras brasileiras também!

site: https://www.instagram.com/p/B4K4jL_HTsJ/

Josiane PADIAR Zoch 29/07/2021

Cada capítulo um conto, uma história de uma mulher. No total são 13 mulheres que falam de sua força, coragem e coração cheio de amor para dar e para receber.
Ao mesmo tempo que nos faz pensar ser histórias reais, Conceição Evaristo diz: "(...) Invento? Sim, invento, sem o menor pudor (...).
Mas esse fato não diminui a importância do livro, pois é possível que em algum lugar algo parecido aconteça sim. E, alguma mulher se vê ali identificada.
Casos de violência, relacionamentos abusivos, superação, garra, suicídio, determinação, amor incondicional, coragem... Uma mistura de sentimentos antagônicos. São mulheres negras retratando suas dores na vida em sociedade.
O caso que mais me marcou foi de Shirley Paixão, que tentou matar seu marido após ele agredir e abusar de uma de suas enteadas.
Porém impossível não se prender nas demais histórias. Todos os 13 casos tem suas particularidades, são chocantes e muitas lições tiramos dessas histórias. São 13 mulheres com suas insubmissas lágrimas que sobreviveram a dura realidade de ser mulher, negra e da periferia do Brasil.
Muita emoção, uma mistura de raiva, afeto e desilusão, mas acima de tudo a NÃO DESISTÊNCIA.
Há também histórias inspiradoras de mulheres que conseguiram conquistar seus sonhos.
A autora conta tudo com muita sensibilidade e respeito.