Insubmissas lágrimas de mulheres

Insubmissas lágrimas de mulheres Conceição Evaristo

Resenhas - Insubmissas Lágrimas de mulheres

Isa 28/07/2021

Insubmissas e inesquecíveis ?
Literalmente o livro mais bonito que li até hoje. Entre lágrimas e sorrisos, me descobri fã da autora. Um forte chute no estômago, uma dor forte com cor. Uma realidade quase esquecida? quase não larguei deste livro!
Livro este, um dos favoritos da vida, sem dúvidas.

Literalmente.Eu 08/07/2021

? " E eu, viciado em ouvir histórias alheias, não me contive quando soube da facilidade que me esperava."
Ah querido leitor, venho dizer que são as historias que movem o mundo, e nada é mais gratificante do que a história de uma mulher, ou de vários o que é o caso nesse momento.

?"Mas como pintar a concretude da solidão de uma mulher? Como pintar a concretude da soledad humana?"

Nesse livro maravilhoso de Conceição Evaristo, temos a história de 13 mulheres. Histórias essas que se parece tão longe da nossa realidade ao mesmo tempo em que define a nossa própria vida. Creio eu que qualquer uma de vocês que lerem esse livro vão se identificar em algum momento, ou em vários.
?"Outras deusas, mulheres sonhadoras, procurando se desvencilhar da cruz, avultaram em minha memória... e mais outras que desafiavam as contas de infinito Rosário de dor. E depois, elas mesmas, a partir de seus corpos mulheres, concebem a sua própria ressurreição e persistem vivendo."

Gosto de dizer que os livros da Conceição são livros tapa na cara, onde as palavras tocam na ferida e machuca, são livros para se emocionar, chorar, de felicidade mas grande parte de dor. E com esse não foi diferente, chorei e chorei muito. Tantas lágrimas que era minhas e delas, tantos sorrisos que foram delas e agora eram meu.
?"Mas não me sinta a primeira e nem a última das pecadoras, mesmo porque eu não acredito em pecados."

Margô 03/07/2021

LÁGRIMAS QUE ESCREVEM...
Me tornei fã de Conceição Evaristo, desde a primeira obra que li, que também é um livro de contos, Olhos D'água. Observando que ambas obras têm um ponto em comum, a lágrima.

Insubmissas Lágrimas de Mulheres, se difere por ser uma suposta coletânea de relatos de mulheres que foram contadas para a autora, ou uma escuta "imaginada". Na literatura tudo é possível!

Gostei da diversidade dos assuntos abordados, é uma colcha de retalhos de emoções, algumas de superação, outras de decepção, dores amargas, e situações inusitadas.

São mulheres que contam sua trajetórias ancoradas no estigma de uma sociedade recentemente escravocrata; sofridas, guerreiras, dançarinas, poliglotas, e até rainha...uma linda Regina Anastácia!

Os contos são pontuados por nomes de mulheres que fazem todo sentido com os relatos do texto: Aramides Florença, Natalina Soledad, Shirley Paixão, Adelha Santana, Lia Gabriel, Mary Benedita, etc.

Bem, é uma escrita fluida, com contos curtos, e que , (se o tempo permitir) dá pra ler em um dia ...rsss. O último conto é simplesmente lindo!!!
Apreciei.

Bruna.Toledo 20/06/2021

Escrita deliciosa!
Essa foi a minha primeira (espero que de muitas) leitura de Conceição Evaristo e todas as minhas expectativas foram alcançadas.

A prosa dela é deliciosa de acompanhar! Em Insubmissas Lágrimas de Mulheres, ela trouxe contos, quase sempre tristes, sobre mulheres. Terminei vários com os olhos cheios de lágrimas (insubmissas) e uma vontade de ir pessoalmente dar um abraço nessas personagens tão fictícias e reais ao mesmo tempo.

Eu amei como Conceição conta as histórias de um jeito tão subentendido. Ela deixa que você, leitor, imagine o que aconteceu e fique se perguntando se tirou a conclusão certa. Se é que há alguma certeza.

Gabriel 19/06/2021

Um oceano de afetos.
Fiz essa leitura num ritmo que considerei até um pouco acelerado, por ter sido pensada pra uma discussão que logo mais acontecerá, e digo isso não pela quantidade de páginas, mas sim pela força contida em cada linha dessas histórias. Sendo outras as circunstâncias, facilmente me (des)organizaria de modo a ler uma história por semana (?) e me permitir ir digerindo ao longo dos dias os afetos que se derramam de cada uma delas. O livro pede tempo. É de uma força incrível!

Se fosse fazer uma média, diria que morri e renasci, por baixo, umas três vezes a cada história. As durezas dos relatos por vezes me tiraram o fôlego, às vezes de súbito, outras mais vagarosamente, mas quando menos esperava, lá vinha também, e ainda mais imponente que o abatimento, o sopro de vida que traz de volta o fôlego pra seguir a leitura (e os dias).

Além disso, é incrível a sensação de proximidade que essas escrevivências trazem. As histórias não deixam em nenhum momento o domínio da oralidade. São linhas que se escutam. Linhas que nascem em tantos corpos e que, em algum momento, encontram os nossos pra expressar através deles o que tanto afeta mas é difícil de apalavrar.
Duda.Anjos 23/06/2021minha estante
Sua resenha foi uma daquelas que instigam. Quero muito conhecer a escrita de Conceição Evaristo. Colocarei na minha lista esse!

Gabriel 23/06/2021minha estante
Que coisa tão boa de se ler! A escrita da Conceição é de uma beleza ímpar. Tenho certeza de que tu não vai se decepcionar! Espero ler a tua resenha em breve!

Rafael 13/06/2021

Escrevivência
Suportar, com nome de batismo vexatório, rejeição familiar, por não admitir seu pai que da ?rija semente? dele brote uma ?coisa menina?; confrontar mortalmente o homem cujas filhas pediam ajuda, "sem perceberem que ele era o próprio algoz"; ser sequestrada de sua família, quando criança, para atender aos caprichos de um casal branco abastado; lidar com o abandono do lar de companheiro que a estupra e que sente ciúmes do próprio filho recém-nascido. Esses e outros contos de mulheres negras que sobreviveram às violências que as acometeram, sobretudo as causadas por homens, estão reunidos em "Insubmissas Lágrimas de Mulheres", livro publicado em 2011 pela primeira vez.

Logo na página introdutória da obra, uma advertência: "...estas histórias não são totalmente minhas, mas quase me pertencem, na medida em que, às vezes, se (con)fundem com as minhas. Invento? Sim invento, sem o menor pudor. Então as histórias não são inventadas? Mesmo as reais, quando são contadas. [...] Entretanto, afirmo que, ao registrar estas histórias, continuo no premeditado ato de traçar uma escrevivência" (p. 7).

Por certo, a contribuição literária de Conceição Evaristo parte de onde estão fincados seus pés: da sua experiência enquanto mulher negra na sociedade brasileira, como integrante de uma coletividade subalternizada. Escreve Conceição a partir do que vive, portanto. Escrevivência. Sobre esse procedimento narrativo, a autora discorre mais a respeito em "O ponto de partida da escrita - Ocupação Conceição Evaristo (2017)", vídeo disponível no YouTube.

Com o gravador sempre a postos, parece-me que em diversos contos Conceição privilegia a História oral como método para apreender as formas como a pessoa efetuou e elaborou experiências e situações de aprendizado. É através da oralidade negra, e da memória que ela carrega, que os personagens podem acessar o passado, preservando saberes com potência e criatividade.
Melanie13 13/06/2021minha estante
??

emillebraga 11/06/2021

Escrita impecável!
Segundo livro que leio da autora, sigo encantada de como sua escrita é sensível, atenta e rica. Aqui, especificamente, a gente se depara com vários relatos que são entrelaçados e adaptados com as vivências da própria ouvinte/autora - como ela mesma fala durante a obra. É um livro doloroso em muitos momentos, com relatos que machucam, mas que mostram a força e irmandade entre as mulheres e revela a identidade de cada uma das personagens. Recomendo muito a leitura e pretendo ler outros de Conceição!

Alê Ferreira 24/05/2021

Insubmissas Lágrimas de Mulher
Insubmissas Lágrimas de Mulher, Conceição Evaristo, mulher negra, brasileira, Doutora em Literatura Comparada, que cede o seu lugar e empresta voz a outras mulheres negras, para que suas histórias sejam conhecidas e para que seus corpos sejam vistos e suas existências sejam sentidas.
E como eu senti! É como estar sentada ao lado dessa mulheres ouvindo suas narrativas, suas dores, suas angústias e suas aprendizagens.
E é o que a narradora faz, recolhe relatos da experiência pessoal de mulheres que corajosamente revelam seus segredos.

Aline 24/05/2021

Relatos emocionantes de mulheres negras e suas lutas. Umas histórias chocantes outras lindas, todas cheia de amor.

Aila Cristina 15/05/2021

Uma literatura que salva
Com 13 contos que narram a histórias de mulheres negras, o livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres me tocou de diversas formas. Essa obra de escuta-inversão carrega consigo afetos, vivências, partilhas, vida, morte, movimentos e experiências...Carregado de vivências que, muitas vezes, se cruzaram com minhas próprias experiências. A leitura bailou entre sorrisos e lágrimas, lembranças e saudades. É difícil escolher um conto que tenha gostado mais. Todos eles mexiam comigo de maneiras distintas. Em cada conto, era invadida por um sentimento diferente, por memórias e reflexões próprias. Mas, acho que de todos, o conto da Shirley Paixão foi o que mais me emocionou, me marcou bastante no movimento da leitura. Apesar disso, todos os outros me tocaram profundamente. E atribuo isso ao fato dos contos serem reflexões e experiências do acontecer das vidas de mulheres negras, o movimento das vidas dessas mulheres, a partir da escuto-inversão da Conceição. Por essa razão, as minhas experiências se cruzam, se imbricam com aquelas narradas no livro. Elas existem, resistem e seguem. Por fim, como diz Vagner Amaro no texto da orelha do livro: as reflexões que o esse livro nos causam são os resultados de uma boa literatura, uma literatura que salva. Sigo apaixonada pela escrita da Conceição Evaristo.

Sandra.Fatima 13/05/2021

histórias de mulheres
A sensibilidade de Conceição Evaristo, é demonstrada em cada história que foi contada, por várias mulheres. É um livro de uma linguagem deliciosa e muito intima.

Daniel1841 12/05/2021

Um livro que dá VOZ, a quem nem sempre é OUVIDA
Um dos pontos que marcam esse livro é a narradora que percorre todos os contos - em cada conto há a história de uma mulher negra como centro. Esse livro me fez chorar, refletir e ter um pouquinho de esperança. O racismo está presente em todos os contos, então se este for um tema sensível para vc, talvez não seja uma boa escolha, além de outras violências sofridas pela população negra, em especial, as mulheres negras.
Mas de uma forma geral, eu queria que todo mundo pudesse conhecer o poder de narração da Conceição, já li 4 livros dela e pelo menos, pra mim, beiram a perfeição.
É uma das maiores vozes da contemporaneidade.
Fer Paimel 13/05/2021minha estante
Curti sua resenha!! Não conhecia esse, já adicionei a minha lista! Obrigada kkkk

Daniel1841 14/05/2021minha estante
Sou oficialmente fã, mas ela merece demais! Falta só um livro dela pra eu ler, vou ficar na espera de novas publicações.

Lais Duanne 11/05/2021

Conceição é sempre impecável
Mais um livro da Conceição que eu sou completamente envolvida enquanto leio.

Como todas as obras de Conceição esse é livro que merece ser lido e relido.

Aisiel 05/05/2021

Insubmissas Lágrimas de Mulheres. (Conceição Evaristo, 2011).

Esse livro é mais que uma rasura no cânone literário, é um desenho do conceito de "Escuta", dádiva suntuosa na escrita forte de Conceição Evaristo. Treze contos narrados em terceira pessoa. Treze vozes-mulheres, vozes-sangrantes, vozes-aguerridas. O rompimento do calo imposto pelo falo. Corpos/histórias do putrefado patriarcado à nossa revelia. Nomes feitos com esmero, vidas de mulheres que redigiram a própria ressurreição e subsistiram vivendo. Mulheres-múltiplas derivadas de pontos minúsculos do mapa-múndi abstraído.