Insubmissas lágrimas de mulheres

Insubmissas lágrimas de mulheres Conceição Evaristo

Resenhas - Insubmissas Lágrimas de mulheres

Alice 26/01/2022

Sabia que ia gostar, mas não tava preparada pra tanto
Esse livro é de uma pulsação difícil de explicar. Um lance revoltante, poético, delicioso. Mobilizador. Real.
Todas as histórias do conjunto de contos me atravessaram de modos singulares e inevitavelmente, assim como as personagens, tratei de produzir minhas insubmissas lágrimas.
Poderia dizer mil coisas. Nesse momento, só posso ficar grata pelas surpresas proporcionadas pela escrevivência de Conceição Evaristo.

suenygomes13 24/01/2022

As Mulheres de Nossas Vidas
Quando comecei a ler Conceição, por ter colocado ela no meu desafio de leitura, sabia algumas coisas sobre a autora e quase nada sobre seus livros. Não sei se isso influenciou de alguma forma minha opinião, mas eu a amei. Amei sua escrita, suas opiniões submersas, experiências invisíveis e capacidade absurda de contar.
Pude me identificar um pouco com cada história contada, meio inventada talvez. Ainda que não falasse diretamente sobre mim, pois seria impossível também. Mas elas são lindas, profundas, sofridas, mas são acima de tudo, sobre mulheres. E mais ainda, sobre as mulheres mais escondidas e esquecidas.
Conceição nos apresenta cada uma e mostra o porque de serem únicas. É extremamente tocante e amável.
Com certeza buscarei ler mais Conceição em minhas próximas leituras e aventuras.

Nado 21/01/2022

Coletânea de 13 histórias contadas por essa autora brasileira da qual eu sou um grande admirador e fã incondicional.
Em ?Insubmissas Lágrimas de Mulheres?, Conceição Evaristo mostra uma solidariedade e afeição feminina. Traz ao leitor histórias e reflexões a respeito da vida de inúmeras mulheres pelo país a fora. Com os 13 textos narrados, ela desbrava por temas intentos e até assustadores, com a sua peculiar maneira sensível de escrever a qual, particularmente, me encanta em todos os níveis.
Esse trabalho de Dona Conceição é delicado e forte ao mesmo tempo, despertando em quem lê os mais diferentes sentimentos. É impossível ler essas obras e não se comover com o que é apresentado. Em diversos momentos eu fiquei com um nó na garganta e precisei pausar a leitura para continuar depois.
Dentre todos as histórias lidas aqui, gostei muito de ?Maria do Rosário Imaculada dos Santos?, que desde o início fala de um tema pertinente, a religião, que molda a formação de muitas famílias. A última narrativa me tocou bastante também, a história de amor de ?Regina Anastácia?, apesar de ser a narrativa de uma vida sofrida e cheia de desafios. É aí que está o meu encantamento por Dona Conceição, a sua escrita é muito delicada ao contar vivências tão difíceis, sem romantizá-las.
Já tive o prazer de ler outras três obras da autora. A primeira lida foi ?Olhos D?Água?, que até hoje me traz inúmeras reflexões. O segundo livro lido foi ?Becos da Memória?, seguido de ?Ponciá Vicêncio?. ?Insubmissas Lágrimas de Mulheres? faz parte da primeira leitura coletiva de 2022 do grupo ?Lendo Mulheres Nacionais?, do @eu_rafaprado.

Luana 18/01/2022

Muitos relatos, muitas conversas
Nesse livro parece que a Conceição tá conversando com cada uma das mulheres, sentada de frente em um banco.

Acho lindo pensar nessa imagem de como cada uma é e como cada uma é insubmissa sua forma. ??

Mariana.Alvares 17/01/2022

De arrepiar
A sensibilidade na escrita da autora eh de outro mundo, ja havia lido olhos dagua dela tbm e recomendo millll

marcinha 13/01/2022

Dores de mulher
Nesse livro Conceição Evaristo fala sobre as atrocidades e preconceitos sofridos pelas mulheres principalmente as mulheres negras.
Em seus escritos a autora da voz a mulher em suas insubimissas lágrimas e dores.

Cynthia Lia 13/01/2022

Mais uma vez Conceição Evaristo surpreendendo!
A autora reúne o relato de 13 histórias de mulheres que não se deixaram abater pelas marcas da vida.

Com uma história mais surpreendente do que a outra, ressalva a sororidade presente no íntimo feminino através de narrativas sem julgamentos prévios.

anacarolina.spalla 11/01/2022

Resenha para o desafio
A história de Rose Dusreis me lembrou a de minha vó que com 11 anos começou a trabalhar em casa de família sendo babá (e cozinheira na folga da cozinheira) para complementar a renda de casa após seu pai morrer.
Minha vó sempre quis continuar estudando, quando estava na 1º série teve que parar pois não tinha mais como continuar, ela ávida pela leitura começou a ler os livros escolares que o irmão um pouco mais velho tinha em casa.
Vovó já depois de adulta, casada, com três filhos, fez supletivo e finalizou até o segundo grau. Sempre que aprendo algo interessante e curioso eu ensino pra ela e ela comenta que gostaria de ter feito faculdade.

Minha vó é uma mulher branca que também experiênciou lutas durante a vida, assim que acabar esse livro vou emprestar e recomendar que ela leia também, tenho certeza que irá se identificar com algumas situações e histórias.

Esse livro é ótimo e uma ótima maneira de iniciar a leitura de Conceição Evaristo.

Rai 09/01/2022

Que livro incrível
Cada história desse livro nos faz querer sentar e tomar o lugar de Conceição como ouvinte de cada história de mulheres, mulheres reais que sofreram com grandes mágoas e agonias de pessoas e situações horríveis, mas pensar que cada uma delas se levantou é uma das melhores sensações para a empatia de uma mulher para com outra, nos dá força para levantar e continuar também, tenho um imenso respeito por conceição e todas as mulheres desse livro, insubimissas mulheres desse livro.

"E, depois, elas mesmas, a partir de seus corpos mulheres, concebem a sua própria ressurreição e persistem vivendo" p.95

Rodrigo 09/01/2022

Escrevivência
Leitura intensa e repleta de significados. Quanta sensibilidade exala das histórias apresentadas por Conceição Evaristo e sua escrevivência.

TineC 08/01/2022

Representatividade importa
A representatividade começa pela autora, Conceição Evaristo.

São histórias de mulheres diversas em sexualidade, deficiência física. Trata sobre tipos e formas de maternar dentro dessas diversas formas de existir, tanto a mãe capaz de matar por uma filha não gerada por si, que veio com um segundo casamento, quanto a mãe incapaz de amar uma cria parida por ela.

A negritude não é o foco, nem mesmo aparece em descrições de personagens, mas se faz presente nas entrelinhas das histórias como a da menina que queria ser bailarina, mas fora recusada pela professora por não ter o "tipo físico" para dançar balé clássico. Tanto quanto o machismo, no exemplo da história de um pai que irritado com o nascimento de uma menina depois de 6 filhos homens a batiza de Troçoleia Malvina, ou no marido que violenta a própria esposa.

São histórias do cotidiano de mulheres reais. Tanto que a autora escreve no início "Da voz outra, faço a minha, as histórias também. (...) Portanto estas histórias não são totalmente minhas, mas quase que me pertencem, na medida em que às vezes, se (con)fundem com as minhas."

É o retrato do feminino nas mais diversas formas e nuances.

Rosangela Max 27/12/2021

Excelente!
Completamente apaixonada pela escrita da Conceição Evaristo!
Ela retrata a luta, o sofrimento e os dissabores femininos como ninguém.
Os contos são bem diversificados e cada um conta a história de uma personagem feminina negra. Mas a raça aqui é secundária, o gênero é o que impera, já que as experiências relatadas são ?comuns? entre as mulheres, independente da raça.
Recomendo a leitura.

Ísis 11/12/2021

Esse livro me impactou desde a primeira história contada pela autora (e que autora maravilhosa!). Histórias muito reais, de mulheres que lutaram e continuam lutando. Seja contra o patriarcado, seja contra o racismo, contra tradições que não fazem mais sentido próprio... Vou guardar essas histórias com muito carinho e orgulho, de todas essas mulheres, que fictícias ou reais, fazem parte de realidades dolorosas (cada mulher com o seu recorte de raça, classe, etc).

Bia 05/12/2021

Quanto mais eu leio livros da Conceição, mais eu me apaixono por essa mulher. Uma escrita dura,crua, com vivências difíceis, mas não perde a sua escrita poética...ainda impactada com esse livro, a cada conto, 28303 lágrimas insubmissas foram derramadas.

Manu5 01/12/2021

Tudo que essa mulher escreve é bom, a forma como escreve é maravilhoso, esse livro conta histórias reais de mulheres reais, mulher muito humanas, o que não quer dizer que não comete erros, essas histórias são maravilhosas.