Insubmissas lágrimas de mulheres

Cristiana.Dieguez 27/05/2022

Perfeito ??????????????????????????????????????????????

Jaque Jaque :) 19/05/2022

Insubmissas lágrimas de mulheres
"Desafio alguém a relatar fielmente algo que aconteceu. Entre o acontecimento e a narração do fato, alguma coisa se perde e por isso se acrescenta."

Insubmissas lágrimas de mulheres é um exemplo claro de livro que nos leva a questionar como os caminhos da vida de uma mulher tem diversos obstáculos, e quando se é negra, eles dobram, triplicam.
A escrita da Conceição é impactante! Como ela descreveu tão bem a vida de diversas mulheres, reais ou de sua invenção, e faz com que o o leitor termine cada conto em choque.
Uma leitura que nunca vou esquecer! Meu novo xodó?

Leslie.Cabral 24/04/2022

Escrita poética
Este livro é de uma sensibilidade, vou citar o trecho no começo do livro que já demonstra toda minha experiencia com o livro " E, quando de mim uma lágrima se faz mais rápida do que o gesto de minha mão a correr sobre o meu próprio rosto, deixo o choro viver"
As histórias são histórias reais, e como dito por Conceição também inventadas, que foram encarnadas em mim também, em todas nós. São histórias de mulheres fortes, sensíveis, que foram protagonistas de suas vidas, mesmo com as dificuldades, falam sobre si, seus sonhos, medo, amor, dor, violencias sobre seu genero, cor, luto, maternidade, laços familiares, sexualidade etc.Gosto de ouvir, sinto que nesse livro peguei uma cadeira e me sentei ao lado delas também para ouvir. Lindo! Chorei.

Camila.Grilli 22/04/2022

Incrível
A leitura é muito fluida, Evaristo tem um talento incrível. Demorei um pouco para ler porque alguns dos relatos são pesados e precisam ser digeridos antes que se possa continuar, mas é incrível.

romulorocha 08/04/2022

Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo 9/10
Esta foi a minha primeira experiência com uma das mais influentes autoras do cenário pós-modernista nacional. Conceição Evaristo foi por muitos anos docente e pesquisadora universitária e boa parte de suas obras são do gênero de poesia, romance e contos.

Em Insubmissas lágrimas de mulheres, somos apresentados a diversas personagens mulheres, com histórias de sofrimento, mas sobretudo de personalidade, coragem e determinação.? A forma como Evaristo??? descreve essas personagens nos toca em lugares diversos, desde a relação entre mãe e filho, abusos, preconceito e faltas de oportunidades.

Outro aspecto interessante da obra, e a forma como os contos se conectam, nos dando a entender como de certa forma a história dessas personagens mulheres também estão conectadas entre si. Vale muito estar leitura!

#resenhasdoromulo #literaturabrasileira #conceicaoevaristo #insubimissaslagrimasdemulheres

brunomathiasss 31/03/2022

Foi bonito conhecer essas mulheres tão fortes
Amei o livro demais, foi uma experiência muito comovente e reflexiva acompanhar essas mulheres singulares. Me deixou um pouco triste algumas, o mundo nao foi e não é legal pra algumas pessoas. E eu sei disso mas não consigo me conformar com essas coisas.

Gabi 26/03/2022

Histórias de força
Tenho muitas palavras para falar sobre esse livro, mas sinto até um receio por achar não serem o suficiente para descrever tudo. Cada história ali descrita está permeada de força de cada uma das mulheres que contaram suas histórias, cada uma com uma luta diferente e nessa parte eu prefiro me restringir a sentir sobre cada história que me causou tristeza, respeito e admiração pela resistência e força para contar suas vivencias em uma sociedade que falha em tantos níveis com mulheres, (e) com mulheres negras.
Um livro que dói recomendar pois são histórias muito fortes e pode ser difícil a leitura para muitas mulheres, e ao mesmo tempo dá vontade de gritar ao mundo para ler, pois além da escrita poética de Conceição Evaristo, mostra uma realidade de muitas mulheres e se faz grande a vontade de mudança para que não seja mais vivência de nenhuma pessoa tais violências.

Mari 17/03/2022

Conceição Evaristo nessa obra faz jus a fama de exímia contista e de trazer a tona temas extremamente doloridos. Em Insubmissas Lágrimas de Mulheres a autora passa pela a história de diversas mulheres que foram traumatizadas seja pelo próprio seio da família, pelo companheiro (que supostamente deveria amar e cuidar da esposa), por indivíduos psicopatas que sequestram ou estupram crianças. É uma obra que nos traz de volta a dura realidade, que muitas vezes passa despercebida.

Ester448 10/03/2022

Maravilhoso, intenso e sensível

Maria Conceição Evaristo de Brito é uma importantíssima linguista e escritora brasileira, nascida em Belo Horizonte (1946). Titulou-se mestre em Literatura Brasileira (PUC-Rio) e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua obra mais popular é “Olhos d’água” que foi publicado pela primeira vez em 2014, e que ainda vende incansavelmente.
Em uma narrativa fluida Evaristo traz nessa obra uma escrita sensível e atenta, retratando as vivencia de 13 mulheres negras, por meio de uma reunião de contos, com uma estrutura narrativa encantadora, que faz com que a narradora esteja presente em todas as histórias. De forma intimista ela expõe as subjetividades de cada uma das personagens – e como a própria autora já diz: ela acaba por sentir que, de alguma forma, vive a história de cada personagem, por meio da escrita, e por meio da leitura ela nos proporciona vive-las também.
Na apresentação da obra, Conceição diz: “Gosto de ouvir, mas não sei se sou hábil conselheira. Ouço muito. Da voz outra, faço a minha, as histórias também.”, durante a leitura, é perceptível na narrativa dela essa intensa sororidade e solidariedade que ela sente e acaba nos transmitindo. Seus escritos tornam-se um meio de dar voz a mulheres negras, um meio de essas mulheres contarem suas histórias, e tantas outras se identificarem.
Seu livro carrega assuntos com uma carga emocional muito forte, e que abrem caminhos para debates profundos e persistentes, tais quais: depressão pós parto, violência doméstica, abuso e abandono parental, heterossexualidade compulsória, abuso sexual e machismo estrutural. E indo um pouco além, Conceição por meio de sua escrita, demonstra a força e a superação de cada personagem. Essa é uma leitura rica de saberes, experiências e reflexões, das quais todos nós deveríamos nos sujeitar pelo menos uma vez na vida.

Srtadd 08/03/2022

Conceição Evaristo, há de se tirar o chapéu, mas que profissional, mas que competência, mas que cuidado, MAS QUE CRITÉRIO!

@marcosmelhado 02/03/2022

Curto, mas Sensível
Não tem como não se sensibilizar com um livro da Conceição Evaristo. A autora nos conta que para esse projeto, percorreu o interior de minas como ouvinte, e foi procurada por mulheres que queriam compartilhar sua história. A provocação inicial da autora é nos alertar que quem reconta inventa. Apesar de cada capítulo narra a história de uma pessoa, notamos muita coisa em comum na luta dessas mulheres. Trajetórias tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidas. Narrativas curtas, mas bem violentas. A conceição escreve com muito respeito, muita reverencia e traz para o texto trechos muito bonitos. Mas não espere por finais felizes. Texto simples, mas com grande potencial para discussão. Depois de lido o livro, o titulo soa ainda mais forte.
mpettrus 03/03/2022minha estante
Resenha perfeita ?

Alícia 19/02/2022

insubmissas lágrimas de mulheres
Através de uma narradora que percorre de lugar em lugar atrás de histórias de mulheres que passaram por diversas situações, Conceição Evaristo nos impressiona com mais um livro de contos incríveis! A escrita dessa mulher não tem defeitos: te faz questionar, refletir, se emocionar e se identificar. São histórias tão reais, palpáveis que com certeza você vai conhecer alguma mulher que já passou por algo assim. Sublime!

sarita 17/02/2022

"Eu espero, sem pressa alguma, a hora do meu poente..."
e Conceição Evaristo fez mais uma vez lágrimas surgirem no canto dos meus olhos. Segundo livro que leio dela e meu deus essa mulher é incrível, todo mundo deveria conhecer e ler os livros dela

@juliosanttana 03/02/2022

Sua escrita é incrível, aborda assuntos extremamente importantes, muitos deles são recebidos como um soco no estômago.
4 estrelas, porque Olhos D?água na minha opinião dispara na frente desse.

Carla 30/01/2022

Mais uma escrita poderosa de uma rainha!
São contos de uma profundidade afetiva, emocional e sentimental indescritíveis. Esses relatos, histórias de mulheres pretas nos move ao que é, ou pelo menos deveria ser, sagrado entre nós mulheres: a sororidade e a solidariedade.
O livro conta histórias, com a de Aramides Florença, violentada em seu momento sublime, o nascimento de seu filho; a de Shirley Paixão que acolheu filhas que não eram suas e lutou por elas no pior momento de suas vidas; de Maria do Rosário que apartada dos seus, teve que se recriar para sobreviver; de Isaltina que não pode resguardar seu corpo e sua alma das agruras do que chamamos humanidade, entre tantas outras que Conceição nos traz com sua sensibilidade e maestria.
Mais um livro lido dessa rainha maravilhosa de escrita poderosa, empoderada e empoderadora! Sempre aprendo, reaprendo, me conecto e me reconecto com a ética, valores e história quando usufruo de suas escritas.