Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Thais 27/03/2024

Eu robô
Que leitura incrível. Os contos foram escritos na década de 1940 e é fascinante ver as semelhanças com os dias atuais.

Cris 24/03/2024

24.03.2024
Resolvi me aventurar em livro de ficção científica, pois não faz meu gênero, mas posso dizer que gostei da escrita e das histórias. Estamos vivendo o momento de que a inteligência artificial nunca foi tanto mencionada e ler essas histórias são tão atuais! Super recomendo.

anacarol.luz 23/03/2024

Foi meu primeiro livro de ficção científica e não teria como não começar no gênero pelo cara que simplesmente INVENTOU a palavra robótica. Gostei bastante dos contos e dos dois personagens cientistas, achei os dois super bem humorados. Mesmo sendo um livro de memórias da Susan Calvin, a personagem contribuiu demais para não dar um tom meio "negativo" para a história, pois se paramos para pensar é bem assustador esse futuro onde robôs e máquinas dominam tudo, inclusive o livre arbítrio dos seres humanos. No final do livro, o autor esclarece esses pontos, gostei demais!

Minha nota para cada conto:
Robbie ⭐️⭐️⭐️
Andando em círculos ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Razão ⭐️⭐️⭐️⭐️
É preciso pegar o coelho ⭐️⭐️
Mentiroso! ⭐️⭐️⭐️
Um robozinho sumido! ⭐️⭐️⭐️⭐️
Evasão! ⭐️⭐️⭐️
O conflito evitável ⭐️⭐️⭐️

Já quero ler as outras obras do autor!!

Mari Ayub 21/03/2024

Minha primeira leitura de Asimov. Simplesmente amei. Normalmente não gosto de contos por achá-los muito rápidos e ficar com sensação de que algo ficou faltando. Porém não senti nada disso nesse livro. Gostei demais. Pensando qual o próximo livro dele que eu lerei.
Akemi 21/03/2024minha estante
Recomendo o Cavernas de aço. Leitura rápida, divertida. Fala de robôs...
Eu amei.

Ravenyelle 21/03/2024

Fui com muita expectativa por já ter lido um livro de Asimov e pra mim os contos não fluíram muito bem.
Fiz a leitura em conjunto valeu a experiência.
São nove contos, gostei de uns três mais não chegam a ser favorito.
Quem se interessar por ficção científica vale a pena tentar, recebi a dica de que a edição da CÍRCULO DO LIVRO melhora a experiência da leitura dos contos.

Bianca2478 21/03/2024

Excedeu expectativas!
Uma simples série de contos que retratam a relação entre seres humanos e robôs. O autor se apoia na lógica e racionalidade para resolver diversos conflitos, mas não foge dos aspectos humanos de cada interação.

Isaac não se abstém de apresentar uma protagonista feminina de personalidade forte e com defeitos. Ótima leitura para aquele que deseja molhar as pontas dos dedos em ficção científica e, principalmente, o impacto da robótica na sociedade.

tainota 21/03/2024

Mente e ferro
"qualquer avanço tecnológico pode ser perigoso. o fogo era perigoso no princípio, assim como (e até mais) a fala - e ambos são perigosos nos dias de hoje -, mas os serem humanos não seriam humanos sem eles."

sinceramente? estou obcecada pela escrita deste homem ! simplesmente meteu ESSA nos anos 50?? e a nota dele no final é muito boa pra saber como o livro foi sendo construído ao longo dos anos

Aline Oliveira 20/03/2024

O livro é dividido em contos, e gostei bastante de quatro deles, Robbie, Andando em Circulos, Razão (ri demais com o robô "religioso") e Evidência.

Não é uma temática que eu curta muito, acompanhei pela leitura coletiva com a Isabella Lubrano, mas valeu todas as reflexões tiradas e o conhecimento da escrita do Asimov, que é genial.
Odivany 21/03/2024minha estante
Se vc gostou desse, sugiro o livro Andróides sonham com ovelhas elétricas? (Philip Dick) Esse livro deu origem ao filme Blade Runner. Vale a pena.

Cleber 21/03/2024minha estante
Muito bom, gostei dos contos

Richard O. Silva 19/03/2024

Um futuro próximo?
Indico este livro como introdução ao universo de Asimov, onde somos apresentados as três leis do Robótica, a humanidade já conseguiu colonizar outros planetas da Galáxia,e os Robôs se devolveram de tal forma, que fazem parte do cotidiano da sociedade influenciando até na economia, o que não esta muito distante dos dias atuais, mas considerando que foi escrito ha aproximadamente 70 anos atrás. O livro é dividido em 9 contos, onde se segue uma certa cronologia dos fatos e uma conexão entre eles.

Adriana.Karimi 19/03/2024

As 3 leis da robótica nem os humanos conseguem seguir
Asimov consegue transcorrer em várias mundos da escrita. No 1°. Conto ele tem uma vibe infanto juvenil, mas no transcorrer dos contos ele flutua desde ciências, política, suspense o que nos faz a cada conto ficar mega vidrada para saber o transcorrer da história. Lembrando que foram contos iniciados em 1949 e a 1° base espacial foi lançada em 1975. Meus contos favoritos são o 1° e o 8°. Só façam essa viagem pois é bem reflexiva.
LaraTavares 20/04/2024minha estante
Eu só li os dois primeiro contos e já estava pensando nisso, exatamente sobre o título da sua resenha, que grande reflexão, estou gostando muito.

Jaque 18/03/2024

Amei!
Caraca! Amei.

Eu conhecia um pouquinho o fato de serem contos reunidos, mas adorei a forma como tudo se encaixou e como tivemos a dimensão de todas as coisas que podem acontecer com robôs.

Nunca fui muito fã de ficção científica, mas estou nessa vibe, e acho que li no momento certo. Esse livro se tornou um dos meus favoritos.

Obs.: Eu não sabia que o filme era tão diferente. Gostei.

Mel 18/03/2024

"Eu, Robô"
Foi minha estreia no universo de Isac Asimov, e sim, ele já tem um espaço entre meus escritores prediletos.
Asimov escreve de forma impecável e única. Sua escrita é fluida e nos leva direto há um mundo de possibilidades, onde homens e robôs convivem entre si amigavelmente.
Como era de se esperar, Asimov sabia bem que essa convivência geraria desastres e êxitos.
Pois bem, nos nove contos reunidos nessa obra, foi exatamente o que aconteceu.

Tivemos robôs, prefiro chamá-los de camaradas, de todo jeito. Amáveis, mentirosos, Arrogantes, religiosos, egocêntricos, teimosos...
Mas parei para analisar essas situações, e cheguei a conclusão de que eles estavam se espelhando em nossas atitudes.
Asimov foi genial e muito criativo quando escreveu essas histórias.

Dois contos mexeram bastante comigo, o primeiro foi Robbie, o segundo, Razão.

Robbie, um robô baba que nutre sentimentos puros e verdadeiros por sua protegida. Fiquei extremamente sensibilizada com o amor genuíno que há entre ambos. Eu, sentimental como sou, nao poderia deixar de me emocionar com essa linda história, onde um robô que havia sido descartado como sucata, encontra em uma menininha um sentido diferente para sua existência.

Razão, nos leva a refletir sobre nossa condição como seres humanos, nossas atitudes, sentimentos e até mesmo sobre religião. São temas muito discutíveis, mas cada ser humano tem o seu ponto de vista.
É um conto magnífico.

Ao longo dos contos acompanhamos a evolução dos nossos camaradas, e é fantástico!!

Viajamos para o universo, galáxias que, graças à ficção científica, somos capazes de nos transportar para esses outros mundos.
E nessas muitas viagens, homens e robôs entraram em conflitos e resta ao homem sanar o problema.

Todos os contos foram bem elaborados, os personagens bem construídos e vão se desenvolvendo ao longo do tempo.

Eu simplesmente amei o livro!!

"Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano venha a ser ferido."

.... Será?!
Fabio 18/03/2024minha estante
Resenha impecável, minha linda!???
Muito bem escrita, concisa e repleta de lirismos!!!???
Você discorreu de forma excepcional os pontos principais do compêndio, com suas meticulosas impressões e enalteceu e abrilhantou ainda mais a obra, quando absorveu, os intuitos de Asimov em nos mostrar que os seres mais complexos do universo não são feitos de ligas metálicas, plástico ou processadores "Positrônicos", mas de carne, osso, mente e coração!
Parabéns minha linda!???
Sou seu fã!??

Mel 18/03/2024minha estante
Aaah meu lindo, vindo de você, sinto-me lisonjeada!!! ??
Sua opinião é muito importante para mim, você sabe disso!!
Obrigada por me incentivar a fazer a resenha. Você é incrível!!
Agradeço por sua atenção a esse humilde texto!!
???

Duda.bae 18/03/2024minha estante
Mel, que resenha incrível!! ???? ??
Confesso que eu tenho um pouquinho de medo de robôs, mas fiquei com vontade de ler por conta da sua resenha. ???

Paulo Henrique 18/03/2024minha estante
Se você gostou do Robbie, recomendo enfaticamente que você leia "O Homem Bicentenário".

Léo 18/03/2024minha estante
Uau, que resenha... Está ótima. ???
Também comecei a ler Asimoc por esse livro, e também foi meu primeiro livro de contos, me marcou muito o livro.

Mel 18/03/2024minha estante
Dudinha, minha princesa... obrigada pelo carinho e elogio, vindo de você tem um significado muito importante!!
Eu nunca tinha me interessado por ficção científica, mas depois desse livro tudo mudou. Leia sim, são contos maravilhosos, você vai gostar!! ???

Mel 18/03/2024minha estante
Paulo, querido! Adorei sua recomendação, já vou colocar na minha lista infinita. Rsrsrs... Obrigada!! ?

Aaaah, Léo!!! ??
Obrigada pelo elogio, fico muito feliz que tenha gostado!
Jamais vou me esquecer desse livro, me marcou profundamente!!
???

Bruno.Jacimenco 19/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha. Retrata bem a mensagem que o livro transmite. Divulga la no insta pra mais pessoas apreciarem ?

Mel 20/03/2024minha estante
Obrigada, Regis linda!!! ???
Eu amo suas resenhas, a forma como escreve é de uma grandeza única!!
Eu amei o universo de Asimov!
??

Mel 20/03/2024minha estante
Bruno, meu querido, obrigada pelo elogio! Obrigada pelo carinho! ?
Vou tentar divulgar sim!! ??

DANILÃO1505 26/03/2024minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!

Alex 26/03/2024minha estante
Esse eu li há muitos e muitos anos, sua resenha me fez rememorar o quão impecável é Asimov.

Regis 27/03/2024minha estante
Sua resenha está esplêndida, Mel!! ???
Sou muito fã desse livro e o conto Robbie, também, mexeu comigo, permanecendo vívido em minha memória.

Obrigada, Danilo!!! ?

Mel 27/03/2024minha estante
Asimov é mesmo um gênio, Alex! ?

Mel 27/03/2024minha estante
Aaah Regis... Receber um elogio seu, que para mim é uma resenhista sensacional, é maravilhoso! Robbie jamais será esquecido! ???
Obrigada, linda!!!

Obrigada, linda!!!

Will 18/03/2024

Dilemas e mais dilemas
Eu, Robô é um compilado interligado de 9 contos que aborda a ascensão dos robôs e sua utilidade para a humanidade. Ao mesmo tempo, nos apresenta questões quanto à sua maneira de funcionar e como a humanidade reage a tais paradoxos. As 3 leis da robótica (excelente conceito, diga-se de passagem) são as peças-chaves para que nos deparemos com situações que nos faz questionar a (possível) senciência das máquinas.

Ingrids.arts 18/03/2024

Contos e metáforas sociais interessantes
O primeiro conto foi de longe o meu favorito, mas todos são interessantes e bem desenvolvidos, acompanham a evolução da sociedade com os robôs e a importância social que eles acabaram tomando.